sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fiéis realizam Romaria Mariana


Fiéis da paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras e Serrinha, realizarão a sexta Romaria Mariana, dia 24 deste mês, começando com missa, às 22 horas, em Lagoa de Pedras. À meia noite, centenas de fiéis fazem o percurso da romaria, de Lagoa de Pedras para a cidade de Serrinha. Na caminhada, haverá seis paradas para breves reflexões sobre Política, Dízimo e Campanha da Fraternidade, Catequese, Juventude, Família e Devoção Mariana.

Neste ano o tema da Romaria é: "Desperta tu que dormes", uma citação da Carta de São Paulo aos Efésios. A chegada a Serrinha ocorrerá às 5h30. A Romaria termina com a benção do Santíssimo, seguindo-se um café comunitário.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Arquidiocese cria página no Twitter

Internauta acessa página da Arquidiocese, no Twitter
Foto: José Bezerra

Arquidiocese de Natal acaba de inaugurar uma nova ferramenta de comunicação. Na semana passada, a Arquidiocese criou uma página na rede social, chamada “twitter”. O endereço é: www.twitter.com/arqnatal.

“A Igreja busca acompanhar a evolução da comunicação midiática, das inovações tecnológicas. O Vaticano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o Regional Nordeste 2, da CNBB, dioceses e paróquias, vêm aderindo às páginas na internet, como sites, blogs, perfil no

twitter e outras ferramentas, utilizadas para evangelizar”, diz Cacilda Medeiros, da coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal.

O endereço do Vaticano, no Twitter, no idioma português, é: www.twitter.com/news_va_pt. A CNBB está no www.twitter.com/cnbbnacional, e o Regional Nordeste 2 é: www.twitter.com/cnbbnordeste2.

O twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber mensagens, pequenos textos de, no máximo, 140 caracteres.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br


Abertura da festa de Santo Expedito


Aconteceu na noite desta sexta-feira, 16 , a abertura da festa de Santo Expedito, padroeiro da capela do 8º Batalhão de Polícia Militar. O Pe. Iranildo presidiu a missa que contou com uma boa participação de fiéis paroquianos e também soldados PM.

Fotos: Flavio Luiz










Papa Bento XVI faz 83 anos de idade


Nesta sexta-feira, 16, o papa Bento XVI faz 83 anos de idade. Durante todo o dia bispos católicos e políticos italianos enviaram felicitações pelo aniversário do pontífice. Até o momento, porém, nenhum evento oficial foi divulgado. Na segunda-feira, 19, cardeais devem almoçar com o papa, no Vaticano, por ocasião do quinto aniversário de sua eleição papal.

Bento XVI aproveitou o dia para pedir aos fiéis que rezem pela santidade da Igreja Católica. “Nestes dias, peço a vocês que rezem pelas necessidades da Igreja, para que ela possa recobrar usa santidade, unidade e zelo missionário”, disse o pontífice.

Biografia de Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI

O Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo), e foi batizado no mesmo dia. O seu pai, comissário da polícia, provinha duma antiga família de agricultores da Baixa Baviera, de modestas condições econômicas. A sua mãe era filha de artesãos de Rimsting, no lago de Chiem, e antes de casar trabalhara como cozinheira em vários hotéis.

Passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria, a trinta quilômetros de Salisburgo. Foi neste ambiente, por ele próprio definido «mozarteano», que recebeu a sua formação cristã, humana e cultural.

O período da sua juventude não foi fácil. A fé e a educação da sua família prepararam-no para enfrentar a dura experiência daqueles tempos, em que o regime nazista mantinha um clima de grande hostilidade contra a Igreja Católica. O jovem Joseph viu os nazistas açoitarem o pároco antes da celebração da Santa Missa.

Precisamente nesta complexa situação, descobriu a beleza e a verdade da fé em Cristo; fundamental para ele foi a conduta da sua família, que sempre deu um claro testemunho de bondade e esperança, radicada numa conscienciosa pertença à Igreja.Nos últimos meses da II Guerra Mundial, foi arrolado nos serviços auxiliares antiaéreos.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de Junho de 1951.Um ano depois, começou a sua atividade de professor na Escola Superior de Freising.

Fonte: CNBB

Tudo pronto para a 48ª Assembleia da CNBB


Já está tudo preparado para a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (48ª AG), que acontece nos dias 4 a 13 de maio, em Brasília (DF). Está será a segunda vez que a capital federal recebe a Assembleia dos Bispos. A primeira foi em 1970.

Durante 36 anos ininterruptos a reunião dos bispos se realizou em Itaici, município de Indaiatuba (SP), exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil.

A escolha de Brasília para a 48ª AG teve como motivação o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Brasília, de 13 a 16 de maio. A partir de 2011, os bispos passarão a se reunir em Aparecida (SP).

Temas

No encontro deste ano, os bispos vão discutir “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”, que é o tema central. A Comissão que prepara este tema é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings.

Entre os temas chamados prioritários destaque para “Comunidades Eclesiais de Base”, que está sendo preparado por uma Comissão de Bispos presidida pelo bispo de Registro (SP) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom José Luiz Bertanha.

Na pauta constam ainda temas como avaliação das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da Missão Continental, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico. O arcebispo de São Luis do Maranhão, dom José Belisário da Silva, preside a Comissão responsável pela avaliação das Diretrizes.

Local e transporte

O local escolhido para a 48ª AG é o Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), que fica bem no centro da capital federal (SGAS – 902, Bloco C). Aí acontecerão as conferências, reuniões em grupo, debates, plenárias. A hospedagem e as missas, no entanto, serão em outros locais.

As missas vão ser rezadas no Santuário Dom Bosco, que fica próximo ao CNTC. Abertas ao público e com transmissão ao vivo pelas TVs Católicas, as missas serão todos os dias às 7h, exceto domingo que será às 11h.

Já a hospedagem para os mais de 300 bispos que participarão da Assembleia foi distribuída em 17 casas de religiosos e religiosas. Foram contratados dez ônibus para o translado dos religiosos, que serão recebidos no aeroporto de Brasília pelos casais das Equipes de Nossa Senhora.

Cronograma de trabalho

Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, duas pela manhã e duas à tarde, todos os dias, com os trabalhos se encerrando às 19h. O Coffie Braek (o lanche do intervalo) entre uma sessão e outra será oferecido pelos casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Todos os dias, às 14:30h, haverá coletiva de imprensa com três bispos designados pela coordenação da Assembleia. O porta-voz do encontro será o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. As coletivas serão na Sala de Imprensa, montada na área externa do CNTC.

O número previsto de participantes da Assembleia deve ultrapassar 400, incluídos os convidados, secretários executivos dos Regionais da CNBB, assessores e representantes dos Organismos ligados à Conferência.

Fonte: CNBB

Conheça trajetória de Bento XVI


"Um humilde servo da vinha do Senhor". Uma frase que tocou fundo o coração dos católicos durante a primeira apresentação de Bento XVI como Papa, em 19 abril de 2005, três dias depois de ter completado seus 78 anos.

A frase naquele momento talvez o fez recordar os tempos de menino, já que o pequeno Joseph Ratzinger cresceu vendo o trabalho dos vários agricultores da cidade onde cresceu, chamada de Titmonting, que fica localizada na região da Baviera, na Alemanha e possui ainda hoje, pouco mais de 6 mil habitantes.

Os olhos do Papa que em todas as catequeses e Missas celebradas na Praça de São Pedro contemplam a multidão que toma conta desse lugar, foram os mesmos que presenciaram a multidão atingida pela Guerra, na Alemanha dos anos 40. Através daqueles olhos, 83 anos de muitas histórias para contar.

Joseph Ratiznger, hoje Papa Bento XVI, nasceu em 16 de abril de 1927, em Mark Amm In, na Alemanha, justamente no Sábado Santo. Ele foi batizado um dia depois, ou seja, no Domingo de Páscoa. Para Ratzinger, um sinal da providencia que ele mesmo reconheceu, antes de se tornar Papa.

“Ser o primeiro batizado com a água que acabara de ser abencoada na noite pascal era um grande sinal profético” (Autobiografia de Joseph Ratzinger, 1997)

A profecia se cumpre a cada ano na vida de Bento XVI. O Papa que mesmo em meios as mais duras provas e perseguições sofridas pela Igreja nunca deixou de dirigir um olhar sereno a Multidão que a cada semana lota a Praça de São Pedro.

O Papa escolhe celebrar a vida indo em direção a Igreja que está espalhada pelos confins da terra, através das inúmeras viajens que faz a cada ano. O Papa que não deixa de dispensar o sorriso mesmo em meio ao cansaço e as grandes adversidades. O Papa que encontrou nos campos da Baviera o sentido da sua vocação: ser um humilde servo da vinha do Senhor. No dia 16 de abril, o Papa Bento XVI comemorou 83 anos.

Fonte: Cançãonova.com

Paróquia de Nova Cruz realiza formação

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realiza neste final de semana encontro de formação. O primeiro será no sábado, 17, para os membros da Mãe Peregrina, a parti das 14h. Depois será os Ministros da Eucaristia participarem de formação, no domingo, 18. Os encontros acontecerão no Centro Pastoral do Catolé.

Membros da Mãe Peregrina



Ministros da Eucatistia



Festa de Santo Expedito

A festa de Santo Expedito, padroeiro da capela do 8º Batalhão de Polícia Militar, de Nova Cruz será celebrada de 16 a 19 deste mês. Em preparação à festa, está acontecendo desde o dia 12, caminhadas penitenciais, às 5 horas, seguido da reza do ofício de Nossa Senhora.

A abertura da festa acontece com uma caminhada saindo às 18h30, da Igreja de São Sebastião, conduzindo a imagem de Santo Expedito, até o 8º BPM. Às 19 horas, celebração eucarisitca, presidida pelo Pe. Iranildo Augusto. Logo após, acontece a programação sócio-cultural, em frente a capela, com a presença da banda de música da Polícia Milita.

A festa prossegue até o dia 19, com missas às 19h, seguido de quermesse e show musical, ao vivo.


No dia 19, às 16 horas acontece a procissão de encerramento, seguido de missa solene, presidida pelo Pe. Edilson Nobre.

Fotos: Festa realizada em 2009





Tradicional romaria da diocese de Cachoeiro de Itapemirim reúne 3 mil fiéis



A diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) realizou mais uma tradicional Romaria em honra a Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado, em Vila Velha (ES).

A Romaria acontece todos os anos e conta com a presença do bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart; com seu presbitério, diáconos, religiosos, religiosas e dezenas de ônibus de diversas paróquias do território diocesano. Neste ano participaram cerca de 60 ônibus de vários municípios do Sul do Espírito Santo, totalizando aproximadamente 3 mil pessoas.

Dom Célio iniciou a caminhada rumo ao Convento da Penha, no Portão da Penha, às 14h. Durante a subida dos romeiros, o padre João Batista Maroni animou a reza dos mistérios gozosos do rosário, em sintonia com as reflexões do Ano Sacerdotal. A Eucaristia foi organizada e animada pelo Regional 3 da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a missa, em sua homilia, dom Célio destacou a fidelidade do sacerdote, a partir da proposta do Ano Sacerdotal, e lembrou a tristeza que vem causando ao papa Bento XVI as últimas notícias sobre abusos sexuais por parte de presbíteros.

Ao final da celebração, o bispo convidou a assembleia a estender a mão em direção à imagem de Nossa Senhora da Penha e pronunciou uma oração à Virgem, consagrando a ela a diocese de Cachoeiro e o estado do Espírito Santo.
Fonte: CNBB

Campanha “Maristas pelo Haiti” abre conta para doações em dinheiro

Na semana passada, a União Marista do Brasil (Umbrasil) abriu a Campanha Maristas pelo Haiti. O objetivo é levantar fundos para ajudar as vítimas do terremoto que devastou aquele país, em janeiro deste ano. Para colaborar, bastar fazer um depósito de qualquer valor na conta corrente 18.000-9, agência 2883-5, do Banco do Brasil. A conta é exclusiva da campanha, gerenciada diretamente pela Cáritas Brasileira, que encaminhará os recursos aos projetos do Haiti.

Segundo o secretário executivo da Umbrasil, irmão João Carlos do Prado, essa Campanha pretende contribuir para a mobilização nacional de suporte a projetos humanitários, principalmente aqueles voltados ao socorro das crianças e jovens haitianos, em especial as órfãs.

Inicialmente a campanha se dará com suporte financeiro e, posteriormente, com ajuda e mão de obra para reconstrução do país. Ainda, segundo o irmão João Carlos, a campanha pretende mobilizar o público das organizações do Brasil Marista, mantendo o caráter marista de ação solidária.

A Umbrasil atua com a parceria da Cáritas Brasileira, que cedeu uma conta corrente exclusiva para a mobilização Marista. A Campanha conta também com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Fundação Marista pela Solidariedade Internacional (FMSI) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Para mais informações, acesse o site http://marista.edu.br/maristaspelohaiti/ ou entre em contato com a Umbrasil. Telefone: (61) 3346-5058 ou pelo e-mail: umbrasil@umbrasil.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Fonte: CNBB

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mons. Assis entrega função de Arquivista

Mons Assis Pereira completou 75 anos de idade
Foto:Cacilda Medeiros

O Mons. Francisco de Assis Pereira se despediu dos funcionários da Arquidiocese de Natal e dos estudantes que trabalham na organização do Arquivo da Arquidioceano, terça-feira, dia 13. Nesta data, ele completou 52 anos de ordenação sacerdotal.

No dia anterior, 12, ele completou 75 anos de idade, e optou por deixar o cargo de Arquivista da Arquidiocese. Para o lugar, ele está indicando a Ir. Vilma Lúcia, doutora em História da Igreja. “Vou me dedicar inteiramente aos meus santos”, disse o Mons. Assis, numa referência às causas de beatificação em que está trabalhando, atualmente.


Fonte: www.arquidiocesedental.org.br

Encerramento do Ano Sacerdotal é um novo início, afirma cardeal dom Cláudio Hummes


O prefeito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo (SP), cardeal dom Cláudio Hummes, (foto) escreveu uma carta por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal, que teve início no dia 19 de junho de 2009 e termina no próximo dia 19 de junho. No texto, o cardeal, em nome do papa Bento XVI, convida os sacerdotes do mundo inteiro a se fazerem presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, nos dias 9 a 11 de junho, para a solenidade de encerramento. “Não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará”, diz ele.

Dom Cláudio Hummes também lembra os casos de pedofilia que se envolveram alguns padres. Ele diz que são fatos que “devemos rejeitar e condenar de modo absolutamente intransigente”. “Devem eles responder diante de Deus e diante dos tribunais, também civis”, sublinhou. Ele ressalta dizendo que a Igreja se faz presente ao lado das vítimas. “[...] estamos, antes de mais nada, do lado das vítimas e queremos dar-lhes apoio tanto na recuperação como em seus direitos ofendidos”.

O cardeal termina o texto afirmando que o encerramento do Ano Sacerdotal não é, necessariamente um fim, “mas um novo início”.

Confira, o texto na íntegra no site: www.cnbb.org.br

Fonte: CNBB

Arquidiocese de São Luís realiza I Jornada de Comunicação Social

A arquidiocese de São Luís (MA) realiza, entre os dias 28 e 30, a I Jornada Arquidiocesana de Comunicação Social. O evento é organizado pela arquidiocese em parceria com a Pastoral da Comunicação, Instituto de Educação Superior do Maranhão (Iesma), Edições Paulinas, TV Rede Vida e TV Nazaré.

O evento trata-se da forma escolhida pela arquidiocese de São Luís para comemorar o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no qual o papa Bento XVI convida os sacerdotes a refletirem e se apropriarem das novas tecnologias da comunicação, os meios digitais, especificamente, no seu ministério: “Pastoral no mundo digital: novos meios de comunicação a serviço da palavra”.

Na programação do evento haverá palestras, oficinas e a participação da presidente da Rede Católica de Rádio (RCR), Helena Corazza. “Apesar de uma data de caráter pastoral, as palestras e oficinas estão abertas para todos os que se interessarem pelo tema e desejarem participar”, lembram os organizadores.

Entre os temas discutidos durante os três dias de evento, haverá um seminário sobre “Evangelização e as novas tecnologias de comunicação”, com o jornalista professor Dr. Francisco Gonçalves, coordenador do departamento de comunicação social da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Além dele, haverá também uma oficina de prática de locução de rádio em linguagem AM e FM, com o radialista Robson Júnior, locutor da Difusora e da Rádio Educadora e professor do Senac. O mestre em comunicação e correspondente de TV Rede Vida no Maranhão, padre Benedito Estrella, vai palestrar sobre “Meios de comunicação na Igreja”.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Congresso Eucarístico Nacional tem tudo a ver com os 50 anos de Brasília, diz dom João Braz de Aviz


"O 16° Congresso Eucarístico Nacional será um momento de celebrar o jubileu da arquidiocese juntamente com os 50 anos da cidade de Brasília, porque a história dessa capital tem tudo a ver com a história do nascimento da Igreja particular de Brasília”. A afirmação é do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, durante a coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta terça-feira, 13, na cúria metropolitana.

Dom João comentou que foi secretário do 13º Congresso Eucarístico de Vitória (ES) e que o acontecimento mudou a cara da cidade durante a semana do evento. Ele destacou que sua pretensão, desde que chegou a Brasília, em 2004, é fazer um Congresso que marque também os 50 anos da capital. “Eu pensei para o aniversário de 50 anos de Brasília um acontecimento religioso que marcasse a cidade da mesma forma que o 13º Congresso mudou a cara de Vitória. Até mesmo o prefeito da cidade na época, hoje governador do estado, afirmou que o município viveu um ‘estado de graça’ nos dias do CEN. Impressionou a quantidade de violência que diminui em Vitória durante o evento”.

O arcebispo também falou sobre a programação do CEN. “A Esplanada dos Ministérios”, disse ele, “será um dos centros do evento ao longo dos dias 13 e 16 de maio”. O altar-monumento, com 23 metros de altura e 150 de largura, construído em frente ao Congresso Nacional, já está quase pronto para receber cerca de 300 bispos e 2 mil sacerdotes durante as celebrações. “Ali vamos realizar grandes celebrações eucarísticas e momentos de reuniões. Contamos com a participação de 300 mil pessoas ao longo do Congresso”, antecipou o arcebispo.

Para dom João, os 50 anos da capital brasileira representa muito também na vida da Igreja. Ele relembrou um pouco dessa história e ligação da Igreja com a nova capital, logo quando foi anunciada a construção de Brasília. “Celebrar o Congresso Eucarístico Nacional em Brasília no aniversário de 50 anos da capital é muito importante porque Brasília vai ser também a capital nacional da eucaristia e isso relembra grandes acontecimentos, pois nossa Igreja particular não existiria sem a capital e essa visão nós trazemos para o Congresso. É importante ressaltar também que a cidade, desde seu nascimento, teve um rosto voltado para a Igreja, algo importante que o Congresso irá resgatar com exposições, fotografias históricas”, disse dom João.

CEN_1Outro ponto destacado pelo arcebispo é a participação do enviado da Santa Sé ao Congresso, o cardeal prefeito da Congregação para o Clero, dom Claudio Hummes. Ele vai participar de seis atividades durante o evento. Sobre a participação de outros bispos, dom João disse que a maioria, cerca de 300 a 350 bispos, deverá participar do Congresso, isso porque a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai acontecer entre os dias 4 e 10 de maio, em Brasília, possibilitando assim a participação dos prelados no 16º CEN.

Simpósio de Teologia e Bioética

Nos dois primeiros dias, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães receberá os simpósios de Teologia e Bioética. Os eventos terão como foco o tema “Pão da Unidade dos Discípulos Missionários” e o lema “Fica conosco, Senhor!”. Segundo dom João, os dois simpósios trarão para o Congresso temas ligados ao atual cenário político e social brasileiro, bem como a concepção da vida até a morte natural.

Fonte:CNBB

terça-feira, 13 de abril de 2010

Arquidiocese disponibiliza Projeto de Evagelização

As paróquias, padres, diáconos, coordenadores de zonais e articuladores paroquiais já podem dispor do Projeto Arquidiocesano de Evangelização para o período de 2009 a 2011, elaborado na Assembleia Pastoral realizada no final do ano passado. O plano contém as pistas de ação e os programas pastorais para o próximo triênio, além de anexos, propostas de formação e as datas para os encontros zonais nas três regiões pastorais e de eventos dos setores.

O projeto apresenta os programas elaborados para o triênio: Animação Missionária, Setorização das Paróquias, Formação Permanente e Estruturação dos Santuários. Os quatro anexos do plano apresentam: metodologia do Planejamento, formulário de avaliação, funcionamento dos zonais e formação pastoral dos agentes.

O Projeto está disponível na coordenação de pastoral da Arquidiocese. Cada paróquia terá direito a dois exemplares, um dos quais ficará com o articulador paroquial. Os agentes pastorais que desejarem dispor do Projeto poderão adquiri-lo na coordenação de pastoral, ao preço de R$ 2,50. A coordenação fica no subsolo da Catedral Metropolitana. Mais informações, pelo telefone (84) 3615-2800.

Foto: divulgação
Capa do Projeto de Evangelização

Fonte: Jornal A Ordem online

Maxaranguape promove formação litúrgica

Pe. Abelardo Freitas, Administrador da Paróquia de Maxaranguape
Foto: José Bezerra

A paróquia de N. Sra. da Conceição, de Maxaranguape, promoverá curso intensivo de Liturgia, de 16 a 18 deste mês. O curso terá como base o Documento Sacrosanctum Concilium e as orientações da CNBB. Também haverá abordagem sobre práticas e cantos litúrgicos. Os assessores serão os padres Elielson Cassi-miro, Edvaldo Alexandre, New-ton Coelho e Abelardo Freitas, atual Administrador de Maxa-ranguape, e o leigo José Júnior.

O curso será ministrado na sede da paróquia, Maxaranguape, e nas comunidades Dom Marcolino e Rio do Fogo. Segundo a coordenadora de Liturgia, Rogéria Lima, o objetivo é favorecer a participação de agentes pastorais de todas as comunidades da Paróquia.

“Todos os agentes devem participar”, conclama o Pe. Abelardo Freitas. As inscrições são feitas com os coordenadores paroquiais.

Fonte: Jornal A Ordem online

Vaticano divulga diretrizes a serem adotadas em caso de abusos contra menores




A Congregação para a Doutrina da Fé publicou, nesta segunda-feira, uma nota onde são explicados os procedimentos canônicos que devem ser adotados nos casos de abusos sexuais contra menores.

A medida a ser aplicada é o Motu Proprio Sacramentorum sanctitatis tutela de 30 de abril de 2001 junto com o Código de Direito Canônico de 1983.Na fase preliminar, a diocese indaga sobre qualquer suspeita de abusos sexuais perpetrados por um religioso contra um menor. Se a suspeita for verossímil, o caso deve ser levado à Congregação para a Doutrina da Fé.

O bispo local transmite todas as informações necessárias à Congregação para a Doutrina da Fé e expressa sua opinião sobre medidas e procedimentos que devem ser adotados. A lei civil referente à denúncia dos crimes às autoridades apropriadas deve ser sempre aplicada.

Nesta fase, o bispo pode impor medidas de precaução para salvaguardar a comunidade e as vítimas. É conferido ao bispo local o poder de tutelar as crianças, limitando as atividades de qualquer sacerdote em sua diocese.

A Congregação para a Doutrina da Fé estuda o caso apresentado pelo bispo local e, se for necessário, solicita informações suplementares. O sacerdote acusado é chamado a responder às acusações e tem o direito de apresentar recurso ao referido organismo vaticano contra um decreto que o condene a uma pena canônica. A decisão dos cardeais membros da Congregação para a Doutrina Fé é definitiva. Se o sacerdote for condenado, os processos judiciário e penal podem condená-lo a um certo número de penas canônicas, até a destituição do estado clerical.

Nos casos particularmente graves, em que um religioso durante um processo é declarado culpado de abusos sexuais contra menores ou que as provas sejam evidentes, a Congregação para a Doutrina da Fé pode decidir levar tal caso diretamente ao Santo Padre a fim de que o Papa emita um decreto de demissão do estado clerical "ex officio". Não existe recurso canônico contra o decreto papal.

O organismo vaticano leva também ao Santo Padre os pedidos dos sacerdotes acusados que, conscientes dos crimes cometidos, pedem para ser dispensados das funções do sacerdócio e voltar ao estado laical. O Santo Padre aceita tal pedido para o bem da Igreja ("pro bono Ecclesiae").

Nos casos em que o sacerdote acusado tenha admitido seus crimes e se proposto a viver uma vida de oração e penitência, a Congregação para a Doutrina da Fé autoriza o bispo local a emitir um decreto que proíbe ou limite o ministério público de tal sacerdote. No caso de violação das condições do decreto, não está excluída a destituição do estado clerical.

A Congregação para a Doutrina da Fé conclui a nota recordando que está sendo feita a revisão de alguns artigos do Motu Proprio Sacramentorum sanctitatis tutela 2001 a fim de atualizá-lo à luz das faculdades especiais reconhecidas pelos Pontífices João Paulo II e Bento XVI à Congregação para a Doutrina da Fé. As modificações propostas e sob discussão não mudarão as medidas.

Fonte: CNBB

Mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang é condenado a 30 anos de reclusão


O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, mais conhecido como Bida, foi condenado no final da noite de ontem, 12, em Belém (PA) a 30 anos de reclusão por ter mandado matar a missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, há cinco anos.

Após mais de 14 horas de julgamento, Bida foi considerado pela maioria dos jurados autor do homicídio duplamente qualificado (por ter havido promessa de recompensa e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) com o agravante da vítima, irmã Dorothy, ser idosa.

O juiz Raimundo Moisés Flexa disse na sentença que a personalidade de Bida é "perversa e covarde" e a religiosa, por sua vez, era "uma anciã indefesa".

Os atos do fazendeiro "negam a própria racionalidade humana", afirmou o magistrado a uma platéia de apoiadores de Stang, que rezavam de mãos dadas e comemoravam de maneira comedida.

Com isso, Bida continua sendo o único mandante de crime agrário a estar preso no Pará, estado com o histórico fundiário mais violento do país.

"A Justiça foi feita. Minha irmã estaria muito feliz. Ela acreditava no sistema judicial brasileiro", disse David Stang, irmão de Dorothy que mora nos EUA e esteve em Belém ontem para o julgamento.

No final do mês, Regivaldo Pereira Galvão, o outro acusado de ser o mandante da morte de Stang, em associação com Bida, deve ir ao júri pela primeira vez.
Assassinato

Morta em fevereiro de 2005, Stang era uma das principais líderes de pequenos produtores rurais na Amazônia. Ela lutava pela reforma agrária e denunciava crimes ambientais, trabalhistas e fundiários.

Seu assassinato, um dos principais marcos no conflito agrário amazônico, gerou repercussão internacional e originou um documentário, "Mataram a Irmã Dorothy", do norte-americano Daniel Junge, que foi pré-selecionado ao Oscar do ano passado.

Fonte:CNBB

Mutirão motiva a articulação da Pastoral da Comunicação em Colatina



Cerca de 120 pessoas participaram do 1º Mutirão Diocesano de Comunicação, que aconteceu em Ibiraçu (ES), no último sábado, 10. O evento contou com a participação de aproximadamente 25 paróquias e organismos da diocese de Colatina. Também estiveram presentes pessoas vindas das vizinhas diocese de São Mateus e arquidiocese de Vitória, além da diocese de Eunápolis (BA).

O Mutirão teve como tema “Comunicação e Igreja: para que todos tenham Vida”. As duas grandes palestras do evento foram conduzidas pelo assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Geraldo Martins.

Inicialmente, padre Geraldo falou sobre a comunicação em si, conceitos e novas tecnologias. Em seguida, ateve-se à perspectiva da Igreja no que se refere à evangelização. Finalmente, uniu essas duas dimensões e mostrou, de forma bastante interativa, a relação entre elas.

Segundo padre Geraldo, a Igreja sempre usou de forma estratégica a comunicação, seja por meio de cores, arte, canto ou por meio dos próprios documentos oficiais que, ao longo da história, reconheceram a comunicação como instrumento importante de evangelização.

Outro assunto tratado no Mutirão foi a Pastoral da Comunicação (Pascom). Padre Geraldo juntamente com o bispo diocesano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade mostraram de que forma a Pascom pode ser implantada nas paróquias. Entre as conferências, houve momentos de debate e também de partilha de experiências.

Coordenação Diocesana da Pascom

Um dos frutos mais expressivos do Mutirão foi a formação da Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação. Reunidos em grupos, os participantes elegeram representantes para esta coordenação, que terá a missão de articular as próximas ações voltadas para a comunicação na Diocese de Colatina. Esta coordenação vai se reunir, pela primeira vez, no dia 15 de maio.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Passa e Fica recebe novo padre

Da esq.: Pe. Edilson e Pe. Moreira

A cidade de Passa e Fica recebeu na noite do domingo, 11, o novo vigário paroquial da area pastoral Nossa Senhora de Fátima. É o Pe. José Moreira que foi recepcionado pela comunidade paroquial daquela cidade. O Pe. Edilson Soares Nobre, vigário episcopal para o clero, da Arquidiocese de Natal, foi enviado pelo arcebispo dom Matias Patricio para nomear o novo vigário.

Pe. Moreira com o grupo de coroinhas de Ipanguaçu,
cidade onde estava o Pe. Moreira


Fora da Igreja fiéis acompanharam a missa através do telão


As comunidades estraram com bannes representandos seus padroeiros



A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre

Pe. Mário Gomes, coordenador do 8º zonal
leu a provissão do novo vigário
Pe. Moreira proclamou o evangelho



Pe. Edilson fez a homilia

Nas homenagem, Jeane Dantas falou em nome do povo de Ipanguaçu,
agradecendo o tempo em que esteve a frente daquela area pastoral.

Fiéis de Ipanguaçu vieram à Passa e Fica, homenagear o Pe. Moreira



Maria Claudia,de Passa e Fica, leu uma mensagem de acolhida ao Pe. Moreira

Pe. Moreira agradeceu as homenagens

Pe. Edilson desejou um bom e fecundo pastoreio ao Pe.Moreira