
sábado, 19 de março de 2011
CNBB premia melhores trabalhos de comunicação do Rádio, Imprensa, Televisão e Cinema

O Colégio Nossa Senhora do Carmo completará 70 anos

Fórum debateu temática da CF em Nova Cruz






"Missão do leigo da Igreja" foi tema do encontro do 8º zonal



Pastoral do Batismo e Legião de Maria realizam ações em Nova CRuz
Cantores de Deus fazem show em Brejinho

CNBB reúne líderes jovens em Natal

quinta-feira, 17 de março de 2011
Paróquia de Nova Cruz realiza hoje Fórum Ambiental

Mais de 500 homens rezam o terço em São José

Dom Matias faz novas transferências

Papa Bento XVI faz doação à Conferência Episcopal Japonesa

No último fim de semana, 12 e 13, o papa Bento XVI enviou uma doação de 100 mil dólares à Conferência dos Bispos Católicos do Japão. A doação tem o intuito de ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que devastou a ilha na sexta-feira, 11 de março.
Dom Anthony Figueiredo, do Pontifício Conselho Cor Unum, encarregado das obras de caridade do Vaticano, falou à Rádio Vaticano que este dicastério trabalha de perto com os bispos japoneses, com a rede da Cáritas Internationalis e outras organizações de ajuda para determinar a melhor forma de responder às necessidades dos habitantes do Japão.
O bispo disse que o ocorrido no Japão é “uma grande tragédia” que se soma ao tsunami de 2004 na Ásia, o terremoto e as inundações no Paquistão e o devastador terremoto do Haiti em janeiro de 2010. “O que devemos fazer é rezar para que estas pessoas tenham esperança”, ressaltou.
“Obviamente é necessária uma ajuda material e concreta. O Santo Padre enviou através deste Pontifício Conselho a quantia de 100 mil dólares à Conferência dos Bispos porque esta é a forma mais rápida que os recursos chegam as dioceses mais afetadas. Além disso, os bispos são os primeiros responsáveis pelas obras de caridade nas dioceses e eles conhecem as necessidades do povo”, disse dom Anthony Figueiredo.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Caminhada e missa abriu CF em Nova Cruz
CNBB lança concurso para música do hino da CF 2012

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2012. O prazo para o envio das composições à CNBB é até o dia 15 de maio. A primeira etapa foi concluída em 1º de fevereiro, com a escolha da letra.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2012”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
A CF de 2012 tem como tema: “Fraternidade e saúde pública”, e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8).
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2012 é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
Maiores Informações no Site da CNBB: http://www.cnbb.org.br
Dom Manoel é o novo presidente do CONIC

O bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco, é o novo presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Ele foi eleito durante a 14ª Assembleia Geral do Conselho, que terminou neste sábado, 12, no Rio de Janeiro. Dom Manoel sucederá ao pastor sinodal Carlos Augusto Möller, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no cargo desde 2006.
Fundado em 1982, em Porto Alegre (RS), o CONIC é uma associação que reúne cinco Igrejas cristãs: Católica Apostólica Romana; Episcopal Anglicana do Brasil; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Sirian Ortodoxa de Antioquia; Presbiteriana Unida. Com sede em Brasília, tem entre seus objetivos promover as relações ecumênicas entre as Igrejas cristãs e o testemunho das Igrejas membros na defesa dos direitos humanos.
O atual primeiro vice-presidente do Conselho, dom José Alberto Moura, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, presidiu a celebração de abertura da Assembleia, que discutiu o tema “Unidade e compromisso com o povo de Deus”. Participaram da reunião, que começou ontem, 30 pessoas das cinco Igrejas que compõem o CONIC.
“A Assembleia foi marcada por uma atitude de diálogo e convivência entre os delegados das Igrejas membros”, disse o assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff.
Para a presbítera Elinete Wanderley Paes Miller, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), “as igrejas estão se fechando cada vez mais”, por isso, é preciso “ampliar o exercício do diálogo, para que o conselho não se restrinja a relações institucionais, mas esteja vivo no cotidiano de nossas comunidades”.
Já a reverenda Cacilene Nobre, também da IPU, é necessário investir mais na defesa dos direitos humanos. “O CONIC tem uma boa expressão, mas pode melhorar. Precisamos trabalhar mais intensamente na defesa dos Direitos Humanos. Sonhamos com um conselho de igrejas que lute incessantemente pelos direitos das mulheres”.
O assessor da CNBB, por sua vez, ressaltou a esperança no futuro do CONIC. “Não obstante as dificuldades atuais no mundo ecumênico, é de se esperar que esse Conselho de Igrejas, com o apoio das Igrejas membro, consiga fortalecer seus projetos de ação, favorecendo sempre mais o diálogo e a cooperação ecumênica no Brasil”, observou.
Nova diretoria
Além de dom Manoel, da Igreja Católica Romana (ICAR), foram eleitos, para a 1ª vice-presidência, o bispo dom Francisco de Assis da Silva, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), e para a 2ª vice-presidência, a presbítera Elinete wanderlei Paes Muller, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU). A secretária eleita foi Zulmira Ines Lourena Gomes da Costa, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e para tesoureiro a Assembleia escolheu o pastor sinodal Altermir Labes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Para o Conselho Fiscal foram eleitos o pastor Marcos Ebeling (IECLB), mons. Pacheco Filho, da Igreja Católica Romana (ICAR) e Fabiano Nunes (IEAB). O mandato da nova diretoria vai até 2015.
Morre Irmã Maria Doroteia, primeira superiora da Província Schoenstatt em Atibaia

Foi sepultado no cemitério de Atibaia (SP), nesta sexta-feira 11, o corpo da Irmã Maria Dorotéia Teixeira Beggiato, primeira superiora provincial da Província Schoenstatt-Tabor, em Atibaia. Antes do sepultamento, houve missa de corpo presente celebrada às 16 horas, na capela da casa provincial.
“Sua vida foi inteiramente consagrada à missão da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para anunciar ao mundo a Aliança de Amor. Seu contínuo empenho é para que a humanidade reencontre o caminho à perfeita aliança com Deus”, disseram, em nota, as Irmãs de Maria de Schoenstatt.
Ir. Maria Dorotéia nasceu no dia 19 de abril de 1928, em Três Pontas (MG), e cresceu em Londrina (PR). Em 1951, consagrou sua vida como Irmã de Maria, tendo conhecido pessoalmente o fundador do Movimento Schoenstatt, padre José Kentenich.
“Todos que se aproximavam da Irmã Maria eram logo conduzidos ao padre Kentenich por meio de seu testemunho de vida e por sua alegria em compartilhar tudo o que dele recebera”, diz a nota das Irmãs de Schoenstatt.
Ir. Maria Dorotéia atuou durante longo tempo como educadora no Instituto Secular Irmãs Maria de Schoenstatt. “De 1975 a 1986, ajuda a edificar tudo o que se fez neste lugar de graças. Em seguida, durante 12 anos, serve o Instituto, como membro do conselho geral, atuando como assistente para os países de idioma espanhol e português”, explica a nota das Irmãs.