sábado, 1 de junho de 2013

Comentário litúrgico: 9º Domingo do Tempo Comum

A fé não admite fronteiras
Lc 7,1-10
            Para fins de uma maior compreensão a respeito do sentido teológico do texto, suponho a necessidade de saber quem é a pessoa desse centurião?
            O centurião na hierarquia militar romana era o sexto na cadeia de comando numa legião. Era o oficial responsável por comandar uma centúria, encarregado da disciplina e instrução da legião. O centurião era o equivalente a posto de capitão, na hierarquia militar no exército de um qualquer país. A centúria equivale a uma tropa de 80 soldados. Aliás, é um engano comum creditarem o nome ao número (centúria e 100).
            A figura dele é descrita por traços significativos, tais, a saber: não aparece o seu nome, o que, aliás, pode significar qualquer um de nós, é um pagão, simpatizante da religião e das práticas judaicas, às quais tem dedicado parte da sua fortuna construindo uma sinagoga.
            O centurião reconhece a dignidade de Jesus: aproxima-se dele por intermediários e não se atreve a hospedá-lo. O que mais importa é que crê no poder sobrenatural de Jesus. O mesmo reconhece que basta uma ordem de Jesus para que aconteça a cura.
            O relato desemboca de forma bem definida, demonstrando o centurião, não obstante ser pagão apresenta sua total expressão de fé no poder e na misericórdia de Jesus, dizendo-lhe: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa, mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado”. E da parte de Jesus, a fé do centurião lhe causa uma profunda admiração. Jesus voltou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei uma fé tão grande”.
            Quanto à alusão feita a Carfanaum, é um detalhe é importante, pois, simbolicamente, esta cidade, às margens do Lago de Genesaré, abre a mensagem perspectiva para a missão de Jesus aos pagãos...
            Um outro detalhe, é que Lucas chama a devida atenção para a admiração-louvor que Jesus, de coração contrito e reconhecido, fez naquela ocasião, àquele militar, o centurião, pela sua maturidade de fé, por causa da cura do seu servo.
            A fé tem o seu segredo. “A fé é exatamente entregar-se, confiar plenamente em Jesus, e permitir que sua palavra conduza para além de tudo aquilo que, por nós mesmos não somos capazes de compreender e fazer”. A fé estende à mão a outra mão, clamando, proclamando e reclamando humildade: “Senhor eu não digno”. “A fé nos revela o que não podemos alcançar com a inteligência; ela é a substância das coisas que se esperam. A fé e o amor são os dois guias de cego que te conduzirão, através de caminhos desconhecidos, até os segredos de Deus”. (São João da Cruz).
            Aproximando-nos do tema deste domingo, é possível afirmar que a fé não admite fronteiras, chegamos a compreender a iniciativa do centurião em ajudar a resgatar entre os gentios e os judeus a vocação de Israel. Ou seja, agora tudo indica que Israel conseguirá promover a inclusão dos estrangeiros na ação misericordiosa de Deus. Agora, sim, Deus tem vez e voz na sua iniciativa libertadora. Por isso, tem razão Jesus quando luta em evitar de restringir sua missão ao povo israelita. Ele é a proposta de salvação que é oferecida a todos e a todas, valorizando os testemunhos amorosos, humildes e respeitosos das pessoas estrangeiras, a exemplo do senhor, o centurião.
            Como cristãos, não podemos admitir fronteiras na nossa prática missionária, porque a Palavra que liberta e promove não precisa pedir licença para agir em favor da vida de qualquer que seja o filho de Deus, pertencente a essa ou àquela cultura, membro desse ou daquele sistema religioso, que tenha esse ou aquele laço de sangue. Caso contrário, estaremos institucionalizando a prática da desprezível injustiça.
            Assim sendo, tem razão o que diz o velho Pedro na casa de Cornélio: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz discriminação entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (At 10,34-35).
            O trecho do Evangelho de hoje é concluído em consonância com a primeira leitura, conforme o episódio transferido a Jesus, aquilo que era pedido a Javé, ou seja, a oração de Salomão pede que Deus não deixe de escutar e atender a qualquer pedido dos estrangeiros, pois os horizontes distantes da fé são eliminados. E Jesus, atenciosamente, considera o pedido do estrangeiro porque a fé não admite fronteiras.

Para refletir:
         - Israel é interpelado pela fé, esperança e justiça que tem na Palavra de Deus a formar um só povo, uma só família.  E nós, como cristãos, como temos demonstrado a nossa fé na força da Palavra de Jesus? Atenção: precisamos olhar não só para nós, mas também para os outros que “estão fora” com a docilidade do Espírito.



- Paróquia da Imaculada Conceição -
Pe. Francisco de Assis Inácio


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Carreata e coroação encerram o mês de maio em Nova Cruz


O encerramento do mês dedicado a Nossa Senhora, foi encerrado com carreata, missa e coração. A carreata saiu da comunidade de Lagoa Limpa, com a imagem de Nossa Senhora, seguido de missa na Igreja  Matriz, presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis. Na homilia Pe. Francisco falou do significado  e da devoção a Maria, Mãe de Jesus, com enfase aos trinta e um dia de louvores e recitação do terço. No final da missa foi feita a prestação de contas de mês de maio.








 Momento da coração




Veja mais fotos AQUI

Festa do Sagrado Coração de Jesus começa dia 4



O Apostolado de Oração e o Movimento Eucarístico Jovem, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebram festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, no período de 4 a 7 de junho, na Igreja de São Sebastião. No dia 4, às 19h, haverá hasteamento da bandeira e missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio.

Durante o período festivo, diariamente, acontecerá reza do Ofício de Nossa Senhora, às 6h; hora santa eucarística, às 15h; terço mariano, às 18h15, e, celebração, às 19 horas. Os festejos serão encerrados dia 7, com a seguinte programação: 8h, atendimento de confissões, seguida de hora santa, unção dos enfermos e bênção do Santíssimo; às 12h, repique dos sinos, e, às 18h, procissão e missa.

RN comemora 40 anos de ensino religioso

Dom Jaime participará da solenidade
Foto: José Bezerra

Acontece, nesta segunda-feira (03), uma sessão solene, no auditório Professora Angélica Moura, na Secretaria Estadual de Educação (SEEC/RN), em Natal, alusiva aos 40 anos de implantação do ensino religioso no Estado. A solenidade vai acontecer às 9h30 e vai contar com a presença do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além do clero da Arquidiocese e representações da Educação, no RN.

Na oportunidade, vai acontecer o lançamento de alguns livros, sendo um da atual diretora executiva do Instituto de Teologia Pastoral de Natal (ITEPAN), Maria Augusta de Sousa, outro da professora Josineide Oliveira, sobre o ensino religioso, e ainda, a reedição da tesina do diretor-geral da Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS) e membro do conselho governativo do ITEPAN, Monsenhor Lucas Batista, intitulada "Perspectivas de uma educação da fé na escola pública".

Fonte: Arquidiocese de Natal

Associação dos Pescadores de Primeira Lagoa


O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento sustentável e outras providencias, Pe. Francisco de Assis, esteve reunidos com pescadores da comunidade de Primeira Lagoa para criação da Associação de Pescadores. A reunião aconteceu no último dia 18 de maio. No final da reunião oficializada a criação da Associação de Pescadores da Comunidade de Primeira Lagoa.




Paróquia de Nova Cruz vivenciou dia de Corpus Christi


A solenidade de Corpus Christi foi celebrado por fieis paroquianos de Nova Cruz, na quinta-feira, 30. Adoração ao Santíssimo Sacramento aconteceu durante o dia até as 16 horas quando teve inicio a Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis e com a participação do Diácono permanente José Jeová. Após a missa os fieis saíram em procissão pelas ruas da cidade até a Capela da Sagrada Familia, no bairro Cidade do Sol, onde houve a Benção do Santíssimo Sacramento e começou o Cerco de Jericó que se prolongará até dia 6 de junho. 
A Missa 


Na homilia o Pe. Francisco de Assis abordou o significado da solenidade de Corpus Christi e relatou parte da homilia feita pelo Santo Padre, o Papa Francisco, feita em Roma para este dia.



A procissão do Santíssimo













Benção do Santíssimo




MAIS FOTOS AQUI

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Paróquia de Nova Cruz inicia Campanha da Igreja Matriz



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, inicia na próxima semana a "Campanha da Igreja Matriz", em prol da reforma e melhoramento do telhado e madeiramento da Igreja Matriz. Em reunião realizada na noite de quarta-feira, 29, o Pároco, Pe. Francisco de Assis convidou várias pessoas para avaliar e planejar como será desenvolvida a campanha. Foi constituída uma comissão da campanha formada pelo Pe. Francisco de Assis, Gilma Cunha Lima, Vera Avelino, Clidenor Patricio, Maria José, Robson de Oliveira e Iracilda Costa. Essa comissão irá visitar as famílias novacruzenses com um livro de ouro para doações dos fieis paroquianos. 

 A empresa Cap Construções e Engenharia, de Natal, apresentou um orçamento previsto para execução num total, em média, de 65 mil reais para realização do trabalho, com mão de obra e material. A previsão é iniciar a obra na segunda quinzena de junho e  terminar em média de 60 dias após o inicio.

A reunião contou com a participação do Prefeito Cid Arruda Câmara, da Primeira Dama, Valeria Arruda; do Secretário Germano Targino; das religiosas Filhas do Amor Divino, Ir. Maria Aparecida e Ir. Gilvanete, além de representantes de pastorais e pessoas convidadas. 







quarta-feira, 29 de maio de 2013

Igreja celebra festa do Corpo e Sangue de Cristo



A Paróquia de Nova Cruz inicia a programação de Corpus Christ às 8 horas com a exposição do  Santíssimo  seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16 horas, será celebrada   missa, presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis. Após a missa, acontecerá procissão, com o Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja de São Sebastião, terminando na Capela Sagrada Família, onde terá inicio o Cerco de Jericó.

Confira programação para o dia de Corpus Christis:


Das 08h ás 16h Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de São Sebastião
16h Missa na Igreja de São Sebastião
18h Inicio do Cerco de Jericó


Origem da Celebração de Corpus Christi 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 

Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte da origem: Arquidiocese de Natal