quinta-feira, 22 de junho de 2017

Comunidades da Paróquia de Nova Cruz festejam padroeiros

 Capim Açu festeja São Pedro
Foto: Festa São Pedro em Capim Açu

A comunidade Capim Açu festeja de 20 a 29 deste mês o padroeiro São Pedro. Com o tema: Como São Pedro, queremos ser uma Igreja misericordiosa e servidora, os fieis participam, diariamente, na capela da comunidade, da recitação do Oficio, às 12h, e das celebrações às 19h, seguida de quermesse. Os festejos serão encerrados no dia 29 de junho, com missa presidida pároco Pe. Francisco de Assis.

Gravatá festeja Nossa Senhora Perpetuo Socorro

A comunidade Gravatá festeja a padroeira Nossa Senhora Perpetuo Socorro, no período de 24 a 27 deste mês, com celebrações, às 19h, seguido de quermesse, na capela da comunidade. No dia 27, às 18h30, acontecerá procissão seguida de missa de encerramento presidida pároco Pe. Francisco de Assis. Este ano a festa tem como tema: Com Nossa Senhora, queremos ser uma verdadeira comunidade "misericordiosa e servidora",


Fortaleza celebrou festa de São Luiz Gonzaga

De 18 a 21 deste mês a comunidade Fortaleza celebrou a festa do padroeiro São Luiz Gonzaga. Com o tema: Ó São Luiz, concede-me a tua fé, o teu entusiasmo e tua fortaleza, os fieis participaram das celebrações na capela. A festa terminou com procissão e missa, dia 21 de junho.

Festa do Sagrado Coração de Jesus termina dia 23



Com o tema: Sagrado Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno e da Virgem Maria, ajudai-nos a amar! o Apostolado da Oração da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realiza o tríduo em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, de 20 a 23 de junho. As celebrações acontecem na igreja de São Sebastião, às 19h. Nesta quinta-feira, 22, a missa será presidida pelo Pe. Raimundo Renato, de  Montanhas. O encerramento da festa será na sexta-feira, 23, com missa solene, às 9h, presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio.




 
Fotos da festa 2017 - cedida

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Pascom organiza Seminário Arquidiocesano de Comunicação


2º Seminário Arquidiocesano de Comunicação, realizado em 2016
 (Foto: Rivaldo Jr)


O 3º Seminário Arquidiocesano de Comunicação será realizado dia 23 de julho, das 8 às 13 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, em Natal. O evento abordará o tema “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”, o mesmo da mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no último dia 28 de maio.

A programação do Seminário constará de uma mesa redonda, que terá como expositores os jornalistas Marksuel Figueiredo ( repórter e apresentador da Inter TV Cabugi), Carlos Magno (diretor de redação do Novo Jornal) e Antônio Neto (coordenador da Pascom na Paróquia de Santa Teresinha, no Tirol), e como mediador o Padre Antônio Roberto (membro do Setor Arquidiocesano de Comunicação). Em seguida, haverá uma palestra sobre “Mídia, opinião pública e princípios cristãos”, ministrada pelos jornalistas Filipo Cunha (chefe de reportagem da Inter TV Cabugi) e Kaline Mesquita (repórter da TV Tropical).

O Seminário é destinado a agentes da Pascom, nas paróquias. As inscrições estarão abertas a partir de primeiro de julho e devem ser feitas junto à coordenação do Setor Arquidiocesano de Comunicação. Mais informações pelo telefone (84) 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte; Arquidiocese de Natal

Natal receberá relíquia de São Francisco de Assis

Relíquia e imagem de São Francisco (Foto: site da OFS)


A Ordem Franciscana Secular (OFS) completa 800 anos, em 2021. Para comemorar a data, acontece uma peregrinação de uma relíquia de São Francisco de Assis (um fragmento de osso) e uma imagem do santo. Em Natal, o evento acontece entre os dias 28 de julho a 13 de agosto. A peregrinação começou, em São Paulo, em 2015, e termina daqui a quatro anos, depois de ter visitado todas as fraternidades franciscanas do Brasil.

Presente em todos os estados e mais de setenta outros países, a antiga Ordem Terceira foi fundada pelo próprio São Francisco e reúne mulheres, homens, solteiros, casados, celibatários e sacerdotes. Os membros fazem um compromisso público de vida evangélica, em profissão solene, e buscam viver o Evangelho, inseridos na sociedade. Aos 20 de maio de 1221 foi aprovado pelo Papa Gregório IX a “Memoriale Propositi”, primeira regra de vida para os então irmãos da Penitência, como eram conhecidos, na Idade Média.

Fonte: Arquidiocese de Natal

8º zonal planeja Encontrão do Povo de Deus




Padres, diáconos, religiosas e coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços das paróquias do 8º Zonal se reuniram para planeja o Encontrão do Povo de Deus, do 8º Zonal, marcado para o dia 27 de agosto, na cidade de Santo Antônio.

Durante a reunião, no dia 16, também foi feita uma reflexão sobre a terceira meta do Marco Referencial Arquidiocesano, conduzida pelo Diácono Márcio Andrade, assessor do Vicariato Episcopal para as Instituições Sociais.

Ainda, na reunião, o Vigário Episcopal Sul, Padre Severino dos Ramos Vicente, falou sobre os preparativos para a canonização dos Mártires, e destacou a romaria arquidiocesana para Cunhaú, que acontecerá dia 16 de julho, bem como as celebrações em ação de graças pela canonização: dia 28 de outubro, em Uruaçu, e dia 4 de novembro, em Cunhaú. A canonização dos Mártires acontecerá dia 15 de outubro, em Roma. O encontro aconteceu no dia 16 de junho, no salão pastoral São João Paulo II, em Passa e Fica. Na ocasião.


Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 19 de junho de 2017

RCC realiza Cerco de Jericó



O grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica de Nova Cruz realiza o Cerco de Jericó, de 15 a 22 de junho, com exposição do Santíssimo Sacramento, 24 horas, na Capela Sagrada Família. O encerramento acontecerá na quinta-feira, 22, com missa ás 17h. O Cerco de Jericó acontece anualmente, sempre após a procissão de Corpus Christi, com duração de uma semana, com exposição para momentos de oração e louvor.


Casais participaram do Arraia do ECC


Casais e familiares prestigiaram o Arraia do ECC, realizado no último sábado, 17 de junho, no Centro Pastoral do Catolé. A animação ficou por conta de Marlo Alexandre, além das barracas com comidas típicas, sorteios de balaio junino, quadrilha improvisada e muito forró pé de serra.







Fotos: Cedidas


8º zonal refletiu sobre Setor Social e planejou Encontrão do Povo de Deus

Diácono Márcio, da Rede SAR, assessor do encontro

Padres, diáconos, religiosas, leigos e coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços participaram do Encontro do 8º zonal, realizado no último dia 16 de junho, no salão  Pastoral São João Paulo II, acima da Matriz de Passa e Fica, para reflexão sobre a 3ª Meta do Marco Referencial da Arquidiocese de Natal. Na ocasião o Diácono Marcio Andrade, apresentou o Setor Social ( REDE SAR), com os objetivos funções, além das atividades realizadas na arquidiocese, tais como a Caminhada da Solidariedade, que será realizada este ano no dia 03 de setembro, em Natal.

Após o momento de reflexão o Pe. Idelbrando falou sobre o planejamento e preparativos para o Encontrão do  povo de Deus. que acontecerá em 27 de agosto, na cidade de Santo Antônio. O encontro contou com presença do Pe. Ramos, vigário Episcopal Sul, que falou sobre os preparativos para canonização do Mártires de Cunhaú e Uruaçu, com eventos previstos para dia 16 de julho, em Cunhaú, 28 de outubro, em São Gonçalo e 04 de novembro, em Cunhaú, além da canonização, dia 15 de outubro, em Roma.

Nos comunicados foi apresentado alguns eventos que serão realizados, tais como, 1ª Moto Romaria, dia 16 de julho, saindo de Passa e Fica, passando por Nova Cruz, Montanhas, Pedro Velho, até o Santuário Chama do Amor, em Cunhaú-Canguaretama. Outro evento será o Encontro de formação bíblica , em  Nova Cruz, dia 02 de setembro, com assessoria do Pe. Roberio. 

Pe. Francisco de Assis, coordenador do 8º zonal e pároco de Nova Cruz







Pe. Iranildo, Pároco de Passa e Fica


Pe. Ramos, Vigário Episcopal Sul



Pe. Idelbrando, pároco de Santo Antônio

Celma, secretária do 8º zonal