sexta-feira, 20 de março de 2015

Legião de Maria realizará festa de Acies




Os legionários e legionárias da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, se consagrarão a Nossa Senhora, no domingo (22), na Igreja Matriz, numa cerimônia que tem o nome de Festa de Acies, que significa “um exército em ordem de batalha”. 

A programação começa com cântico mariano, seguido das Orações Iniciais, incluindo o Terço. Em seguida, acontece uma explicação sobre o significado e as consequências práticas da Consagração a Nossa Senhora. Depois, cada membro da Legião de Maria participa do rito de Consagração. A Festa de Acies é a festa central da Legião de Maria durante todo o ano.

Ainda em Nova Cruz, na sexta-feira (27), os jovens da paróquia vão participar da Via-Sacra da Campanha da Fraternidade (CF), a partir das 18h30, saindo do bairro Antônio Peixoto em direção à Igreja Matriz. A via-sacra percorrerá as ruas da cidade, com encenação de cada estação feita pelos jovens.

terça-feira, 17 de março de 2015

Paróquia planeja Via Sacra

O pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, o Pe. Francisco de Assis, convocou na quinta-feira, dia 12, coordenadores de pastorais e movimentos, lideranças e irmandades, para planeja a Via Sacra, que irá acontecer dia 27 de março, dentro da programação que antecede a Semana Santa. 

A Via Sacra neste ano vai contar com a participação integral de todas as pastorais e movimentos da cidade, que irão ficar responsáveis por cada estação. O mesmo sairá do bairro Antônio Peixoto, percorrerá as ruas da cidade, até a ultima estação na Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Haverá encenações na paixão de Cristo. 

Os fiéis podem acompanhar as leituras e respostas feitas na Via Sacra através do livrinho da campanha da Fraternidade 2015.




Fotos: Robervânio Heverton

CNBB divulga nota sobre a realidade atual do Brasil

cnbb
“O que nós devemos procurar fazer é estabelecer cada vez mais um diálogo entre as diversas instituições, entre os poderes constituídos, a sociedade, as entidades da sociedade civil”, afirmou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 12, na sede da instituição, em Brasília.
Na ocasião foi divulgada a nota da Conferência sobre a realidade atual do Brasil. O texto foi aprovado na reunião do Conselho Permanente, ocorrida de 10 a 12 de março, e tem o objetivo de alertar para o possível enfraquecimento do Estado Democrático de Direito, frente ao “delicado momento pelo qual passa o país”.
Dom Damasceno ainda ressaltou a necessidade de preservar o Estado Democrático de Direito. “Depois de muitos anos difíceis pelos quais passamos durante o período do Regime Militar, creio que em nenhum momento deve ser quebrada essa ordem democrática”, salientou.
Quanto às manifestações, o presidente da CNBB as considerou normais dentro do regime democrático para que as pessoas reivindiquem seus direitos e demonstrem sua insatisfação. “Nós achamos legítimas essas manifestações contanto que elas transcorram no respeito ao patrimônio público, ao patrimônio particular, às pessoas que participam das manifestações. Mas na medida em que elas podem se transformar em manifestações de desrespeito à ordem pública, ao patrimônio público, às pessoas, evidentemente que isso cria um clima de intranquilidade, de insegurança e de violência que não contribuem em nada para a manutenção do Estado de Direito, democrático”, enfatizou.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, falou da importância dos posicionamentos diferentes mostrados nas ruas. “A reação que nós sentimos também é que as manifestações de rua são de discordância, muitas vezes ideológica que é normal e diria, inclusive, necessária e democrática”, considerou.
Conselho Permanente
Leia a nota na íntegra:

Nota da CNBB sobre a realidade atual do Brasil

“Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade” (Tb 4, 5)
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 10 a 12 de março de 2015, manifesta sua preocupação diante do delicado momento pelo qual passa o País. O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, o aumento da inflação, a crise na relação entre os três Poderes da República e diversas manifestações de insatisfação da população são alguns sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com  muita luta e sofrimento.
Esta situação clama por medidas urgentes. Qualquer resposta, no entanto, que atenda ao mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça. Cobrar essa resposta é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as Instituições da comunidade política.
As denúncias de corrupção na gestão do patrimônio público exigem rigorosa apuração dos fatos e responsabilização, perante a lei, de corruptos e corruptores. Enquanto a moralidade pública for olhada com desprezo ou considerada empecilho à busca do poder e do dinheiro, estaremos longe de uma solução para a crise vivida no Brasil. A solução passa também pelo fim do fisiologismo político que alimenta a cobiça insaciável de agentes públicos, comprometidos sobretudo com interesses privados. Urge, ainda, uma reforma política que renove em suas entranhas o sistema em vigor e reoriente a política para sua missão originária de serviço ao bem comum.
Comuns em épocas de crise, as manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. O que se espera é que sejam pacíficas. “Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e Instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva, que leva ao seu descrédito” (Nota da CNBB 2013).
Nesta hora delicada e exigente, a CNBB conclama as Instituições e a sociedade brasileira ao diálogo que supera os radicalismos e impede o ódio e a divisão. Na livre manifestação do pensamento, no respeito ao pluralismo e às legítimas diferenças, orientado pela verdade e a justiça, este momento poderá contribuir para a paz social e o fortalecimento das Instituições Democráticas.
Deus, que acompanha seu povo e o assiste em suas necessidades, abençoe o Brasil e dê a todos força e sabedoria para contribuir para a justiça e a paz. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda pelo povo brasileiro.
Brasília, 12 de março de 2015. 

                                     Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SPPresidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luis do Maranhão – MAVice Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Coordenadores da Pascom estudam Diretório de Comunicação



Cerca de 40 pessoas, integrantes das coordenações diocesanas da Pastoral da Comunicação, das dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, estiveram reunidas na cidade de Caruaru (PE), de 6 a 8 de março. O principal objetivo do encontro foi o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. “Foi um momento muito rico, pois cada capítulo do Diretório foi apresentado por diocese, tornando o estudo bastante didático”, explica a coordenadora regional,  jornalista Márcia Marques. “Foi um encontro muito proveitoso. Esperamos que continuemos com essa animação para fazer a comunicação acontecer em nossas dioceses e comunidades”, enfatiza o bispo referencial da Pascom, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.
Durante o encontro, também houve eleição para escolher a nova coordenação da Pastoral da Comunicação, no Regional, para os próximos quatro anos. Márcia Marques, que é da Diocese de Campina Grande, foi reeleita para a função de coordenadora. Maria Cícera, de Maceió, foi eleita secretária. O novo assistente eclesiástico é o Padre José Arimatéia, de Guarabira (PB). O bispo referencial da Pascom, no Regional, é Dom Manoel Delson, da Diocese de Campina Grande.   Na manhã do domingo, a equipe da Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou como estão os preparativos para o 6º Mutirão Regional de Comunicação, marcado para o período de 14 a 16 de outubro do próximo ano, na capital pernambucana.
Durante este ano, ainda vão acontecer outras reuniões com os coordenadores diocesanos da Pascom, de forma virtual.  O próximo encontro presencial ficou agendado para março de 2016, na cidade do Recife.

Fonte: Arquidiocese de Natal