sábado, 10 de julho de 2010

Pastoral prepara Semana Nacional da Família

A Pastoral Familiar, da Arquidiocese de Natal, se prepara para viver a Semana Nacional da Família, que acontecerá, em todo o território brasileiro, de 8 a 15 de agosto. Este ano, o tema da Semana será: “Família, formadora de valores humanos e cristãos”.

Em preparação para a Semana, a Pastoral disponibilizará o livreto "Hora da Família"(foto ao lado). "Pedimos aos padres e coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar e dos demais movimentos que trabalham com família para adquirir o livreto, que está disponível na sala do Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral", diz o coordenador da Pastoral Familiar, Osvaldo Oscar. O livreto custa dois reais, a unidade, e traz subsídios para serem trabalhados, em encontros, durante a Semana Nacional da Família.

Fonte: Jornal A Ordem online

Pascom exibi filme no pós-encontro do ECC

Cinema realizado na comunidade de Lagoa do couro


A Pastoral da Comunicação realiza mais uma sessão do cinema itinerante, neste sábado dia 10 de julho. Desta vez o cinema será no salão do ECC, localizado próximo à Igreja Matriz, a parti das 20 horas, onde será exibido um filme especialmente para os casais, cujo nome do filme é "Prova de fogo".

O pós - encontro do ECC acontece a cada 15 dias, e neste, será um encontro feito em parceria com a Pascom, que tem o projeto Cinema itinerante, com o objetivo de levar mensagens cristã, através de fimes.

Camelo festeja primeiro aniversário

Instalação do Carmelo, em Emaús, em 16 de julho de 2009
Foto: José Bezerra

O Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, situado em Emaús, celebra o primeiro aniversário de fundação, dia 16 próximo, na solenidade de Nossa Senhora do Carmo.
Desde o dia 7, o Carmelo desenvolve uma programação festiva, com celebração eucarística, às 17 horas. Neste domingo, a celebração será às 8 horas. Ontem, sábado, às 16h, houve palestra sobre o santo escapulário.


No dia 16, às 8 horas, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo. Na ocasião, a postulante Maria Caroline receberá o hábito da Congregação.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Inscrições para o 1º Mutirão de Comunicação do RN






Estão abertas as inscrições para o 1º Mutirão de Comunicação do RN, que será realizado dias 28 e 29 de agosto, em Natal. As inscrições já estão chegando!!!! E olhe que ainda estamos na primeira semana de inscrições. Então, é bom apressar o passo e garantir a vaga nas oficinas desejadas.

Lembramos que um dos assessores será Ismar de Oliveira Soares, doutor em comunicação, na Escola de Comunicação da USP. Ele também é um dos autores do novo documento da CNBB "Igreja e Comunicação". Além dele, teremos gente boa, gente nossa, pessoas capacitades, profissionais da comunicação.

Visitem http://www.arquidiocesedenatal.org.br/muticomrn/muticomrn.htm.



Padre faz show em Passa e Fica


Pe. João Maria de Oliveira (foto) fará show religioso, dia 17 próximo, a partir das 17 horas, na praça pública da cidade de Passa e Fica. “O show é em comemoração meus dez anos de sacerdócio, em Passa e Fica, minha terra Natal”, explica o padre. Ele completou dez anos de sacerdócio, dia 30 de junho.

Atualmente, é administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, compreendida pelos municípios de São Tomé, Barcelona e Ruy Barbosa.

Encerramento da Festa de Santa Maria Goretti

A paróquia de Nova Cruz realizou no dia 6 de julho, o encerramento da festa em homenagem Santa Maria Goretti, padroeira de um dos bairros da cidade. A solenidade teve inicio com a procissão com a imagem de Santa Maria Goereti, pelas principais ruas do bairro, seguido da santa missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Veja nas fotos como foi o encerramento.










Fotos: Flavio Luiz

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Nova Cruz prepara Encontrão do Povo de Deus

Encontrão do povo de Deus, realizado em Monte Alegre, em 2009
Foto: Flavio Luiz

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, será sede do Encontrão do Povo de Deus, do 8º Zonal, a ser realizado dia primeiro de agosto. Desde já, a paróquia organiza o evento. “Foram criadas comissões para organizar a infra-estrutura, animação, articulação, lanchonete, liturgia, limpeza, e outras, através dos agentes pastorais”, explica o coordenador paroquial da Pascom, Flávio Luiz.Há, também, uma coordenação geral, formada pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre, pelas Irmãs do Amor Divino e pelos leigos João Germano, Josinaldo Santos, Terezinha Pinto e Flávio Luiz. No dia 17, às 8h, na Matriz, haverá reunião com todas as equipes de trabalho.

MEC credencia Faculdade Dom Heitor Sales


O Ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou a portaria 875, de 5 de julho de 2010, credenciando a Faculdade Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, de 6 de julho.

Segundo o consultor acadêmico e assessor da Faculdade, Pe. João Medeiros Filho, num prazo de 30 dias deverá ser realizado vestibular para os cursos de licenciatura em Filosofia e de bacharela em Teologia. “Além desses dois cursos, também poderemos oferecer pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Religioso e em Direito Canônico”, explica Pe. João Medeiros.

A Faculdade terá como diretor Mons. Lucas Batista Neto; vice-diretor, Pe. Vicente Laurindo, e o secretário será Washington Carlos de Lima. A instituição funcionará no prédio do Instituto de Teologia Pastoral de Natal - ITEPAN, situado na Av. Câmara Cascudo, na Cidade Alta.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br


MCCE lança campanha sobre corrupção eleitoral e saúde



O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou no dia 7, a cartilha “Voto não tem preço. Saúde é seu direito!”, tema da nova campanha da rede, que pretende esclarecer aos eleitores sobre serviços de saúde garantidos por lei e que não podem ser trocados por voto. O lançamento será às 9h na Plenária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O objetivo da cartilha, que teve apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e será distribuída nos 300 comitês do MCCE no país, é envolver a sociedade em ações de combate à corrupção eleitoral na saúde, no que diz respeito à troca de votos por bens e serviços, principalmente durante o período eleitoral. Esta é a primeira campanha da rede após a sanção da lei da Ficha Limpa, no dia 04 de junho.

Para o MCCE, é mais uma ação que pretende alterar o modo de se fazer política no país. “Tanto na Ficha Limpa quanto nesta nova campanha, temos os eleitores informados e atentos como protagonistas do processo eleitoral”, define a diretora executiva do MCCE, Jovita José Rosa. Além dela, participarão do evento, o diretor executivo e membro do organismo vinculado à CNBB, Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Carlos Alves Moura, e a representante do Sindicato dos Servidores do Legislativo e do TCU (Sindilegis), Lucieni Pereira.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por 46 entidades da sociedade civil organizada e que atua no combate à corrupção eleitoral a partir de ações de educação e difusão de informações aos eleitores. O MCCE é autor do projeto que originou a lei da Ficha Limpa, sancionada pelo presidente Lula, no dia 4 de junho, e que cria critérios mais rígidos para quem quer se candidatar. Além disso, o MCCE atua fiscalizando a aplicação da lei 9840, a primeira lei de iniciativa popular do Brasil, sancionada em 1999, e que tipifica a compra de votos como crime eleitoral. Conheça mais sobre o MCCE e a nova cartilha no site da rede: www.mcce.org.br.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pascom prepara novos correspondentes

Grupo de correspondentes, em momento de formação
Foto: José Bezerra

A equipe de coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação realizará encontro de formação para novos correspondentes do Programa Ritmo Pastoral, dia 17 próximo, das 8h30 às 12 horas, na sala da Pascom, no subsolo da Catedral. A intenção é preparar agentes da Pascom para participarem, semanalmente, do Programa Ritmo Pastoral, por telefone, divulgando notícias de suas respectivas paróquias.

O Ritmo Pastoral é o informativo da Arquidiocese, levado ao ar desde 1999, pela Rádio Rural de Natal, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 14 horas, e, aos sábados, das 7h às 7h30. De segunda a sexta, o noticiário, apresentado pela equipe arquidiocesana da Pascom, conta com a participação do Mons. Lucas Batista Neto e dos correspondentes das paróquias. Atualmente, são 28 agentes da Pascom que participam do programa, semanalmente.

Para o encontro, no dia 17, a Pascom convida as paróquias que ainda não têm correspondentes. Basta confirmar a participação até o dia 15, pelo telefone: 3615-2800 ou pelo e-mail: pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Responsáveis por folhetos litúrgicos se reúnem em São Paulo


Os responsáveis pelos folhetos usados nas missas estão reunidos em São Paulo para estudo e troca de experiência. A reunião, que começou dia 5, é coordenada pelos assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia, padres Carlos Gustavo Haas e José Carlos Sala.

“Os objetivos do encontro são de proporcionar aos participantes um momento de partilha sobre o seu trabalho, dificuldades, iniciativas e projetos”, explica padre Gustavo. Participam do encontro representantes de dez folhetos litúrgicos mais usados pelas comunidades do Brasil. “É gratificante ver a união dos participantes, a partilha, a vontade que os redatores tem de caminhar e trabalhar em sintonia com as orientações da CNBB”, disse padre Gustavo.

O coordenador da publicação de periódicos da Paulus, padre Darci Marin, ressalta a importância do encontro proporcionado pela CNBB. “Este encontro possibilita uma sinergia de todos os que preparam os subsídios que dinamizam as celebrações das comunidades”.

A assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, falou aos participantes da reunião sobre o Evangelho de Mateus, que será proclamado ao longo do próximo Ano Litúrgico, que começa no dia 28 de novembro.

Na manhã de hoje, o assessor do setor Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, refletiu com o grupo sobre a importância da música litúrgica. Ele deu ênfase, especialmente, aos critérios que deverão ser marcar a escolha dos cantos contidos nos folhetos. O encontro termina amanhã, 7, e deverá discutir também o tema da Campanha da Fraternidade 2011, a Campanha da Evangelização, Mês Missionário.

Fonte: CNBB