quinta-feira, 4 de março de 2010

Reunião com coordenador estadual da pastoral carcerária

Aconteceu na quinta-feira, 04, uma reunião com o coordenador estadual da pastoral carcerária, Geraldo Soares, e com os padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto. A reunião contou a participação da professora Terezinha Sabino, Flavio Luiz e Ana Etelvina, secretária da pastoral carcerária no nordeste. O objetivo da reunião foi iniciar a implantação da pastoral carcerária na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Geraldo Soares esteve em Nova Cruz em janeiro passado, e visitou o 8º BPM, como também a cadeia pública que está sendo construida no interior da cidade. Foi marcada uma próxima reunião para o dia 14 de abril, para o coordenador apresentar a pastoral carcerária aos agentes de pastorais e sociedade em geral.
Da esq.: Geraldo Soares, coordenador estadual da
pastoral carcerária e Ana Etelvina, secretária



Fotos: Flavio Luiz

Curso de formação litúrgica

A Paróquia de Nova Cruz iniciou na quarta-feira, 03, o curso de formação litúrgica. Essa formação foi um compromisso assumido pelo padre Edilson Nobre na assembleia pastoral. O curso acontecerá toda 1ª quarta-feira do mês, na Igreja Matriz, a parti das 19h30, com a participação dos membros da pastorais, movimentos e serviços. A finalidade é capacitar os agentes de pastorais. Com isso contará com a orientação dos padres Edilson e Iranildo.
Fotos: Flavio Luiz


Natal Lança CFE 2010 com a presença do Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade


O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, na arquidiocese de Natal, acontecerá com um Café com a Imprensa, dia 5 de março, no Salão Pastoral da paróquia de Nossa Senhora da Candelária. A solenidade contará com a presença do Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB, padre José Adalberto Vanzella, e do arcebispo de Natal, dom Matias Patrício de Macêdo. Também estarão presentes pastores de Igrejas Evangélicas integrantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e os coordenadores arquidiocesanos da CFE 2010.

CNBB lança a campanha nacional "Projeto 1 milhão de Bíblias"



Será lançada, no próximo dia 6, em Teresina (PI), a campanha nacional desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão para a Missão Continental no Brasil: o “Projeto 1 milhão de Bíblias”, que tem como tema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19) e o lema “Discípulo e servidores da Palavra de Deus”.


O lançamento será feito pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e contará com a presença do bispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), dom Sérgio da Rocha. Após o lançamento na capital, será lançada também na diocese de Picos (PI), com a presença do bispo dom Plínio José Luz da Silva e em Campo Maior (PI), com a presença de dom Eduardo Zielski.

Fonte: CNBB

Correios lançam selo em homenagem a Drª Zilda Arns



A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançará um selo em homenagem à Zilda Arns, vítima do terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro deste ano. O lançamento está previsto para o próximo dia 24 de março, na Catedral Basílica Menor da Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (PR). A tiragem será de 600 mil exemplares e o valor facial será de R$1,45.



A ilustração do selo é uma obra da artista plástica Thereza Regina Barja Fidalgo. No selo, o rosto da missionária divide o espaço com o desenho de famílias e com um coração branco, que representa a paz. Dentro dele, a frase “Para que todas as crianças tenham vida”. Embaixo do coração, uma criança com os braços abertos em sinal de vitória.Thereza e Zilda já haviam se conhecido no final da década de 80. A artista foi convidada para fazer as ilustrações de uma das primeiras edições do Catecismo “Crescendo com Jesus em comunidade”, adotado pela arquidiocese do Rio de Janeiro.



Zilda era médica pediatra e sanitarista, fundou e coordenou a Pastoral da Criança. A missionária era irmã do arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns. Ela dedicou sua vida a trabalhos de solidariedade, combatendo as doenças infantis e a desnutrição. Doutora Zilda Arns morreu aos 75 anos.




Fonte: CNBB

quarta-feira, 3 de março de 2010

Iraque: Igreja agradece ao Papa


Após o apelo feito por Bento XVI no Angelus de domingo, em prol do Iraque, os líderes católicos do país organizaram uma série de manifestações para pedir o respeito pelas minorias religiosas.

Comentando as palavras do pontífice, o vigário patriarcal de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, agradeceu ao papa, fazendo votos de que sua voz possa ter uma ressonância no mundo e, sobretudo, naqueles implicados nessa ofensiva contra os cristãos. "Chegou a hora de deixar de lado interesses particulares, políticos, religiosos, culturais e étnicos. Os cristãos devem poder viver em paz e em segurança em seu país, como cidadãos, na plenitude do direito."

Ontem, em Mosul e em Bagdá, houve manifestações para denunciar a violência contra os cristãos iraquianos. O arcebispo caldeu de Mosul, Dom Emil Shimoun Nona, confirmou que nos últimos dias centenas de famílias abandonaram a cidade.

Segundo um relatório da ONU, cerca de 600 pessoas deixaram Mosul, num total de 4 mil cristãos que moram na cidade. Nesses dias, o patriarca Emmanuel Delly se encontra na região para levar conforto aos familiares das vítimas e se reunir os vértices da política local.

Já em Kirkuk, a comunidade cristã convocou uma jornada de jejum. E às 17h, foi realizada uma vigília de oração. "O governo e os líderes muçulmanos condenaram os ataques", afirma à Agência AsiaNews o arcebispo da cidade, Dom Louis Sako. "Mas já estamos acostumados com as palavras, agora queremos respostas concretas" – disse.

Fonte: catolicanet.com

Diocese de Umuarama se despede de dom Vicente Costa


Na noite do último sábado, 28, aconteceu na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR) a Missa de despedida de dom Vicente Costa, que no próximo domingo, 7, tomará posse como bispo diocesano de Jundiaí (SP). A celebração contou com a presença de muitos padres e diáconos da atual diocese, além de dois padres, da diocese de Cornélio Procópio (PR).

A igreja ficou lotada de fiéis que vieram das várias partes da diocese para se despedir de dom Vicente.

Em sua homilia, dom Vicente agradeceu a dom José Maria Maimone, bispo emérito de Umuarama, como ele mesmo chamava, “o pai fundador” da Igreja de Umuarama. “Agradeço também em especial aos padres que sempre me auxiliaram nos trabalhos pastorais; os religiosos e religiosas, pelo seu empenho nas comunidades e aos leigos e leigas, que foram a força motriz da evangelização nestes sete anos de trabalho frente à diocese de Umuarama”. Dom Vicente encerrou pedindo para que todos orem para que Deus envie um novo bispo, “bom, santo e pastor”.

Ao final da celebração, ele foi homenageado, recebendo 42 rosas, de 42 crianças, que representavam a quantidade de paróquias da diocese.

Fonte: catolicanet.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

Pastorais realizam atividades

A Pastoral da Criança da Paróquia de Nova Cruz realizou domingo, 28/02, a celebração da vida e pesagem das crianças de zero a seis anos. Essa atividade da Pastoral da Criança acontece mensalmente em vários setores da paróquia.
Fotos: Flavio Luiz



A catequese de Nova Cruz também iniciou as atividades para novas turmas da 1ª eucaristia. O primeiro encontro aconteceu com os pais das crianças e as catequistas, na Igreja de São Sebastião. A Ir. Lúcia Domingos participou do encontro com as catequista, elas fizeram a divisão das turmas.


Pascom reuniu apresentadores

Fotos: Flavio Luiz
Os apresentadores dos programas radiofônicos, da Paróquia de Nova Cruz, participaram de um momento de formação, no último dia 27, na sala da Pascom. Os apresentadores definiram várias ações que serão desenvolvidas nos programas que vão ao ar semanalmente, entre eles está os documentos da Igreja. Também foi definido que o Programa Viva a Vida, da Pastoral da Criança, terá novos apresentadores, Roberto Mendes e Joelma, juntos irão apresentar o programa nos 3º e 4º domingo, além de Lourdinha e José Carlos que já apresentam.
A paróquia dispõe de quatro programas, que são apresentados na Rádio Curimataú AM. Na sexta-feira, das 16h30 às 17h30, é apresentado o Programa "60 minutos de aprofundamento na fé"; aos domingos, das 6h30 às 7h, há o programa "Desperta", às 18h, o "Viva a Vida" e, das 18h30 às 19h, o programa "Palavra de Vida", além disso, a emissora também transmite a missa, da Igreja Matriz.

Aniversário de Pe. Iranildo Augusto e Vera

Aconteceu neste domingo, dia 28, na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição de Nova cruz, a missa do 2º domingo da Quaresma e ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Iranildo Augusto, vigário da paróquia. Compareceram na celebração grande numero de fieis, entre eles a mãe, a irmã e o sobrinho do Pe. Iranildo. A missa também foi marcada pela volta do Pároco Pe. Edilson nobre, estava de ferias, que foi recebido com muita alegria. Houve momentos de homenagens, agradecimentos e entregas de presentes. Outras pessoas tambem estavam comemorando aniversário, entre elas Dona Vera, cantora e coordenadora da Equipe de Liturgia da paroquia, que tambem foi homenageada com mensagens e musicas pela equipe de liturgia e pelos parentes que estavam na missa. Após a missa, houve confraternização de bolos e refrigerante com os fieis em frente a Igreja.

Fotos: Flávio Luiz
Pe. Iranildo Augusto, Presidente da celebração e aniversáriante da noite

Sobrinho, mãe e Irmã de Pe. Iranildo

Fieis que compareceram na celebração

Recém chegado das férias Pe. Edilson Nobre

Mensagem em homenagem a Pe. Iranildo Augusto


homenagens para também aniversariante do dia Dona Vera

Equipe Liturgia

Família de Dona Vera também fez homenagens

Equipe do ECC e juventude ajudou na confraternização

Momento do Parabéns

Formação mensal da PJ

A Pastoral da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou no domingo, dia 28 de fevereiro, as 8:30h , no Lar de Maria, mas uma formação mensal para coordenadores de grupos de jovens da paróquia e região. Esta formação é realizada para avaliação e melhoria dos grupos, além de oferecer opções de temas, orações, dinâmicas, músicas, informações e outras formas de trabalho em grupo. O tema abordado neste mês foi a Campanha da Fraternidade, trabalhando o texto base oferecido pela CNBB ( Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) o palestrante e assesor da PJ Robervânio Heverton mostrou a metodologia adotada pela campanha: Ver, julgar e Agir. O encontro contou com a presença ilustre do novo assistente da Pastoral da Juventude e da PJE na arquidiocese o Pe. Iranildo Vírgilio da Cruz, que deu suas palavras de apoio e assistência aos coordenadores.
Fotos: Robervânio e Flávio
Coordenadores de Grupo

Demonstração de Dinâmicas

Palestrante do tema: Robervânio e Roniellisson assessor

Novo assistente da PJ e PJE, Pe. Iranildo Vírgilio

Abertas as inscrições para o Simpósio teológico da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro


Estão abertas as inscrições para o Simpósio Teológico da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 26 e 28 de abril, no auditório do Colégio São Bento do Rio. O Simpósio vai constar de sete conferências e a abertura será feita pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. O tema do evento é “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote” - tema do Ano Sacerdotal aberto no ano passado.

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados, das 9h às 16h, na própria faculdade que fica na Rua D. Geraldo, 42/ 6º andar, centro. Ou pelos telefones (21) 2206-8310 e 2206-8281 e pelo e-mail info@faculdadesaobento.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e página na internet http://www.faculdadesaobento.org.br/

Fonte: cnbb

Quaresma



Isaías profetizara: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou-se com as nossas dores. A punição que nos traz a paz foi infligida a ele e suas chagas nos curaram”.
Maria, na sua disponibilidade, sabedoria e presteza, diz convictamente: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Nada questionou, nada duvidou. A Virgem das Dores se dispôs a sofrer e a ver o Filho sofrer para realizar o plano divino de redenção da humanidade.
Chesterton, grande pensador católico, disse: “Não espero de ti o gesto de São Vicente, não espero de ti o gesto de São Francisco, mas espero de ti o teu gesto, aquele que Deus sonhou ao criar-te.
Por isso com a esmola, o jejum, a penitência, a conversão e a busca de Deus encontraremos força para renascermos do pecado para a graça, revivendo a santidade de nosso Batismo. Boa Quaresma, com alegria e discrição na caminhada para a Páscoa!Padre Wagner Augusto Portugal.
Leia a notícia na íntegra na: catolicanet.com
Fonte: catolicanet.com

Ordenado o novo bispo de Jataí. Posse será no dia 6


Eleito bispo da diocese de Jataí, no interior do Goiás, no dia 16 de dezembro, monsenhor José Luiz Majella Delgado recebeu a ordenação episcopal neste sábado, 27, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O ordenante principal, dom Geraldo Lyrio Rocha, exortou o novo bispo a ter um coração de pastor que cuida do povo com amor.

“O ministério episcopal é cruz, mas é também graça”, disse dom Geraldo ao novo bispo.

“Não tem mais volta. O caminho para minha santidade agora passa pelo episcopado”, disse dom Majella, que é da Congregação do Santíssimo Redentor, os redentoristas.

Visivelmente emocionado, dom Majella abençoou o povo e foi ovacionado pelas caravanas de Jataí que foram participar da ordenação de seu novo bispo. “A presença de vocês significa para mim que vocês confirmam, junto comigo, essa missão e me acolhem com carinho como pastor”, disse.

Um dos bispos consagrantes foi o bispo emérito de Volta Redonda (RJ), dom Waldir Calheiros, que ordenou dom Majella padre em 1981. O outro consagrante foi o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno. Outros 25 bispos e mais de uma centena de padres participaram da cerimônia.

Dom Majella toma posse na diocese de Jataí no dia 6 de março. Ele sucede a dom Aloísio Hilário Pinho, que pediu renúncia por ter completado 75 anos. Dom Aloísio também participou da ordenação de seu sucessor.
Fonte: catolicanet.com