sábado, 9 de abril de 2011

Moradores do bairro Planalto participam da ação concreta da CF

Aconteceu na manhã deste sábado, 9, uma ação concreta da Campanha da Fraternidade, no bairro Planalto. Uma parceria entre a Paróquia e a Secretaria de Serviços Urbanos para realizarem um trabalho em conjunto da limpeza de alguns pontos de lixo que tinha no bairro. Moradores, agentes de pastorais e outros voluntários participaram entregando planfletos sobre dicas de preservação ao meio ambiente, fazendo um trabalho de conscientização aos moradores.

A mobilização contou com o apoio da equipe da secretaria de serviços urbanos que foram limpa várias ruas que estavam sendo locais de lixo. No Pe. Edilson Nobre esteve participando onde levou sua mensagem em prol dos moradores do bairro e pediu a colaboração de todos. No final em frente a capela Mãe Peregrina foi montando uma tenda onde foi servido um lanche para todos os participantes.
Foto acima: antes
Foto abaixo: depois

Na rua Maria Felismina havia um local de lixo,
lá foi tirado o lixo e colocado uma placa
Foto acima: antes
Foto abaixo: depois

Pascom capacita novos membros

A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz realizou na noite de sexta-feira, 8, mais um momento de capacitação para os novos membros. A reunião aconteceu na sala da Pascom e contou com a participação do Pe. Edilson Nobre. Na ocasião os participantes tiveram um momento de espiritualidade e depois foi apresentado as atividades realizadas pela pascom de Nova Cruz. No final da reunião todos os participantes disseram sim para serem novos membros. Agora eles terão formação específica em área de atuação da Pascom. A próxima reunião será sábado dia 16.
Fotos: Sidnei Silva

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Igreja e Hemonorte fazem campanha de doação de sangue

Momento do lançamento da Campanha, em 2010
Foto: José Bezerra



Pelo segundo ano seguido, a Arquidiocese de Natal, através da Região Pastoral Urbana e da Paróquia da Catedral, em parceria com o Hemonorte, realizarão uma campanha de doação de sangue, no período da Semana Santa. A campanha será nos dias 18, 19 e 20 e haverá postos de coleta na Catedral, no centro; no Hemonorte, situado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, no Tirol; e na Casa da Cidadania, próxima à Área de Lazer do Panatis, na zona norte de Natal.

Para o pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales, doar sangue é um gesto concreto de solidariedade. “Motivados pelo exemplo e mandato de Jesus ‘amai-vos como eu vos amei’, desejamos expressar um gesto concreto, o nosso amor, salvando vidas, doando sangue.

Convocamos homens e mulheres de boa vontade para aderirem à campanha”, reforça o pároco. Para fazer a doação de sangue, basta a pessoa se apresentar a um dos postos de coleta, ter idade entre 18 e 65 anos de idade, peso acima de 50 quilos, apresentar um documento com foto, e sentir-se bem de saúde.


Capacitação e formação acontece em Nova Cruz

Momento de formação dos missionários em 2010
e capacitação da Pastoral da Criança

A Paróquia de Nova Cruz realiza na manhã de sábado, 9, a formação para os missionários que irão fazer missão nas comunidades durante a semana santa. A formação será no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 7h30. Os padres Edilson Nobre e Janilson Macedo, com o seminarista Shirleno e as Irmão do Filhas do Amor Divino serão os assessores.

A Pastoral da Criança de Nova Cruz realiza capacitação para os líderes das comunidades, no domingo, dia 10, também no Centro Pastoral do Catolé. O objetivo é a formação permanente dos líderes que realizam um trabalhos excelente com crianças assistidas pela Pastoral.

Sábado é dia de ação concreta no bairro Planalto em Nova Cruz


Uma ação concreta será realizado no bairro Planalto em Nova Cruz com o objetivo de mobilizar todos os moradores a preservar o meio ambiente em vivem. A ação é fruto da Campanha da Fraternidade cujo tema está em sintonia com a preservação e os cuidados com a vida no planeta.

A paróquia de Nova Cruz em parceria com a Secretaria de serviços urbano e com a participação de agentes de pastorais vão se reunir por volta das 8h, na entrada do bairro e irão sair em caminhada pelas ruas do bairro para uma manifestação contra as pessoas que colocam lixo em locais inadequados e também uma forma de concretizar os moradores a preservar o meio ambiente.

Distribuição de planfetos com dica básica de preservação da vida no planeta, utilização de carro de som, equipe de funcionários e máquinas da secretaria de serviços urbanos para limpeza dos pontos de lixo no bairro fazem parte da programação.

Venha você também e faça sua parte!
Lixo em algumas ruas do bairro Planalto

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Candidatos receberão ministérios

José Jeová e João Aparecido, dois dos alunos da Escola Diaconal

Um grupo de alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, Núcleo de Santa Cruz, receberá os Ministérios de Leitor e Acólito, dia 27 deste mês, às 19 horas, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Receberão os ministérios os candidatos ao diaconato permanente: Emanoel Araújo Costa, Evanoel Fernandes da Silva, Francisco Nelson Gomes, Geraldo José de Paiva, Jário Hélio do Nascimento, João Aparecido Ribeiro de Lima, José Jeová dos Santos Júnior, José Rogério Sobrinho e Manoel Cícero Batista Silva.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Dom Matias celebrará 75 anos

Dom Matias Patrício, Arcebispo de Natal
Foto: José Bezerra

Alguns bispos do Regional Nordeste 2, o clero da Arquidiocese de Natal, religiosos e fiéis leigos se reunirão na Catedral Metropolitana de Natal, dia 14 próximo, às 18 horas. Será a celebração de ação de graças pelos 75 anos de vida de Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Metropolitano de Natal.

Dom Matias nasceu em 14 de abril de 1936, em Santana do Matos (RN). Foi ordenado presbítero em 14 de julho de 1963, em Natal, e bispo, em 21 de outubro de 1990, em Nova Cruz, paróquia onde era pároco. Como bispo, atuou em Cajazeiras e Campina Grande (PB) e, desde 25 de janeiro de 2004 está à frente da Arquidiocese de Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Diáconos em Itaici participam de Assembleia


Começa hoje, em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), a 9ª Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos (CND). O encontro, que prossegue até domingo, 10, terá como tema “A identidade do ser diaconal, a Palavra de Deus gerando comunhão”. O lema, tirado da carta de São Paulo aos Efésios, é: “Um só corpo, um só Espírito, uma só esperança”.

A assembleia elegerá a nova diretoria da CND. Segundo o assessor de comunicação da Comissão, diácono José Carlos Pascoal, dois candidatos concorrem à presidência. Um é o diácono Zeno Konzen, de São Leopoldo (RS), atual vice-presidente. É indicado pelo Regional Sul III da CNBB (Rio Grande do Sul). O segundo é o diácono José Ribamar de Moraes Silva, do Distrito Federal, indicado pelo Regional Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).

São esperadas 300 pessoas para a assembleia, entre diáconos, esposas de diáconos, candidatos ao diaconato, padres e bispos. O atual presidente da CND, diácono Odélcio Callingaris Gomes da Costa, presidirá os trabalhos da assembleia. O arcebispo de Teresina (PI), dom Sérgio da Rocha, bispo referencial dos Diáconos do Brasil, também acompanhará a reunião.

Nesta assembleia, os diáconos estudarão alterações no Estatuto Canônico e Civil da CND e a atualização das Diretrizes para o Diaconado Permanente (Doc. 74 da CNBB). Outro tema que será debatido pelos diáconos é a reparação ao II Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconato Permanente, que acontecerá em Itaici no próximo mês.

Fonte: CNBB

Divulgado o programa de beatificação do papa João Paulo II


Foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé o programa de três dias da beatificação do papa João Paulo II, que será realizado no dia 1º de maio. O vigário do papa para a diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini, detalhou o programa dos três dias de celebração que tem início no dia 30 de abril com uma Vigília de Oração no Circo Massimo.

A celebração foi dividida em duas partes, sendo que a primeira é dedicada à recordação das palavras e dos gestos de João Paulo II. Em seguida haverá uma procissão solene que entronizará a imagem de Maria acompanhada por representantes de todas as paróquias e capelanias diocesanas.De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, durante o ato alguns colaboradores de Karol Wojtyla, como o cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi seu secretário particular, e Joaquín Navarro-Valls, ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, farão um breve discurso. Também participará a irmã Marie Simon-Pierre, cuja milagrosa cura abriu o caminho para a beatificação. Ao final desta primeira parte se cantará o hino "Totus tuus", composto para o 50º aniversário da ordenação sacerdotal de João Paulo II.

A segunda parte do evento se centralizará na celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário introduzidos por João Paulo II. Depois do canto “Abram as portas a Cristo”, do novo bem-aventurado, o cardeal Vigário Agostino Vallini fará uma síntese da personalidade espiritual e pastoral do papa. Após esta intervenção, os participantes em conexão direta via satélite com cinco santuários marianos em todo o mundo, rezarão o terço.


No dia 1º de maio, domingo da Divina Misericórdia, o Papa Bento XVI presidirá a Santa Missa de Beatificação de João Paulo II, que será precedida por uma hora de preparação na qual se rezará o Terço da Divina Misericórdia, devoção introduzida por Santa Faustina Kowalska, e muito apreciada pelo então papa João Paulo II e terminará com uma invocação à misericórdia no mundo, com o canto “Jezu ufamTobie”, que quer dizer “Jesus confio em vós”. A missa será na Praça São Pedro às 10h (horário de Roma).

Seguirá a Santa Missa com os textos do domingo da Oitava de Páscoa. Depois da fórmula de beatificação, quando for descoberta a imagem do saudoso pontífice, será cantado em latim o Hino do Bem-aventurado.

Na segunda-feira, 2 de maio, o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, presidirá às 10h a Missa de Ação de Graças pela Beatificação na Praça São Pedro.

Esta Eucaristia será a primeira celebrada em honra do novo bem-aventurado. Os textos serão os da Missa do Beato João Paulo II. A celebração será animada pelo Coro da diocese de Roma, com a participação do Coro de Varsóvia e da Orquestra Sinfônica de Wadowice (Polônia).

O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, explicou que na sexta-feira, 29 de abril, pela tarde, se transladará o caixão do beato Papa Inocêncio XI - que se encontra na Capela São Sebastião da basílica vaticano -, ao altar da Transfiguração, para deixar seu lugar ao corpo de João Paulo II.

Na mesma manhã, o caixão do Pontífice - que não será aberto - será transladado para diante do túmulo de São Pedro, nas grutas vaticanas. Na manhã do 1º de maio, será levado diante do altar da Confissão da basílica.

Terminada a cerimônia de beatificação, o papa Bento XVI e os cardeais concelebrantes se dirigirão ao altar da Confissão da basílica e rezarão uns instantes diante do corpo do novo bem-aventurado. Na parte da tarde do mesmo dia, as pessoas que o desejarem poderão venerar os restos de João Paulo II.

PAROQUIA DE NOVA CRUZ EM FESTA - Confira os momentos das comemorações de 20 anos de ordenação de Pe. Edilson.

Ao amanhecer do dia de hoje, um grupo de paroquianos foi até a Casa Paroquial onde literalmente acordaram Padre Edilson Nobre, com a Banda Fanfarra, Dragões da Independência do Maestro Olival de Nova Cruz. Surpreso, Padre Edilson se disse feliz pela passagem de 20 anos de Sacerdócio. Em seguida todos tomaram o café ao lado de Pe. Edilson. Confira as fotos:

(Banda "do Olival" animou o Café da manhã)



MISSA NA IGREJA REUNE MILHARES DE FIÉIS:

Milhares de pessoas compareceram nesta noite na Igreja Matriz para celebrar os 20 anos de Ordenação Sacerdotal de Padre Edilson Nobre. Paroquianos de Nova Cruz e das cidades vizinhas, ex paroquianos, amigos e familiares, além das autoridades da cidade participaram deste momento de alegria.
Cerca de 50 Padres co celebraram a missa desta noite, presidida pela próprio Padre Edilson Nobre e pelo Arcebispo de Natal D.Matias Patrício de Macedo, que também foi paroco de Nova Cruz por 25 anos. A igreja Matriz ficou pequena diante da multidão que se fez presente, tanto que, foi necessário providenciar um telao para que os fiéis acompanhassem a missa do lado externo da Igreja. Padre Edilson Nobre é Administrador Paroquial e hoje recebeu do Arcebispo D. Matias o título de PAROCO da Imaculada Conceição com Matriz em Nova Cruz. Confira as fotos:

(D. Matias em seu pronunciamento na Missa de Ação de Graças)

(Pe. Edilson em suas boas vindas para os presentes à celebração)


(Prefeito Flavio Azevedo em seu pronunciamento destacou o trabalho de Pe. Edilson)



(Familia de Pe. Edilson Presente à missa)


(Fiéis representantes das paróquias por onde Pe. Edilson Passou)








(Devido à grande quantidade de pessoas presentes, o lado externo da Igreja fiéis assistiram a missa através de um telão)


(Cerca de 50 Padres estiveram presentes à Missa)


(Autoridades municipais)



RECEPÇÃO E JANTAR COM MUSICA AO VIVO NO SESC:

EM SEGUIDA TODOS SE DIRIGIRAM ATÉ O SESC ONDE EM SUA QUADRA ESPORTIVA ACONTECEU A RECEPÇÃO AOS CONVIDADOS E AOS PAROQUIANOS COM MUSICA AO VIVO - HELIO E SEUS TECLADOS ONDE FOI SERVIDO UM JANTAR.



(Matérias - Claudio Lima / Fotos: Flavio Luiz e Robervânio/ Apoios: demais membros da Pascom)


terça-feira, 5 de abril de 2011

Pe. Edilson e seus 20 anos de vida sacerdotal


Assumir a vocação, em qualquer estado ou ministério na Igreja, é sempre escutar uma voz. É levantar-se e seguir alguém que nos levará até onde Deus nos espera, lá onde Ele precisa de das mãos para levantar os que estão no chão, dos braços para consolar os que sofrem, dos pés para ir ao encontro de quem não tem mais forças de andar, de vida para que Jesus viva e chegue aos corações de todos os que ainda não se encontraram n’Ele.

Assim fez o Pe. Edilson Soares Nobre assumiu sua vocação e há 20 anos está servindo a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Pe. Edilson sentiu a necessidade da Igreja, onde via em uma paróquia, um padre para assumir tantas atividades e comunidades. Daí surgiu o desejo de ser mais um a colaborar na evangelização da Igreja como sacerdote. “Sempre tive admiração quando via os padres, o Pe. Benedito (hoje não exerce o ministério) e o Mons. Lucena serviram de motivação para o sacerdócio, isso por volta dos anos 80, em João Câmara” relata o Pe. Edilson.

Diante de tantas opções que o mundo oferece, tinha dúvidas para tomar a decisão certa, mas em uma frase do Pe. Zezinho, foi decisiva em ajudar a escolher a vida sacerdotal, “dúvidas na vida sempre tereis, porém é necessário tomar decisões”.

Pe. Edilson Nobre nascido na cidade de Touros/RN, filho do casal José Soares Gabriel e Maria Odete Nobre Soares, Ingressou no Seminário de São Pedro no ano de 1984. Foi Ordenado diácono dia 19 de agosto de 1990 em João Câmara, pelas mãos do então Bispo Auxiliar Dom Antônio Soares Costa e ordenado presbítero dia 06 de abril de 1991 na Catedral Metropolitana de Natal, pelo então Arcebispo Dom Alair Vilar Fernandes de Melo.

Curso Superior Seqüencial de complementação de estudos em Gestão Eclesial na Universidade Potiguar, estudou Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma. Entre as suas diversas atividades foi Vigário Paroquial de São Paulo Apóstolo; Pároco de Lajes/RN (Paróquia de Nossa Senhora de Conceição); Administrador Paroquial de São Paulo Apóstolo em Pedro Avelino/RN; Pároco de Macau (Paróquia de Nossa Senhora de Conceição); Administrador Paroquial de São João Batista em Pendências. Foi representante do clero e coordenador da pastoral presbiteral na Arquidiocese de Natal. Foi vigário cooperador da Paróquia de São João Maria Vianey, em Roma. Hoje é Administrador Paroquial de Nova Cruz (Paróquia da Imaculada Conceição) desde 06 de janeiro de 2008. É assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação e Vigário Episcopal para o Clero desde 2009.

Nesta quarta-feria, 6 de abril, o Pe. Edilson rende graças a Deus na celebração da Santa Missa pelo 20º aniversário de Ordenação Sacerdotal Presbiterial, na Igreja Matriz, a partir das 19h.

2º Cristo Vive será dia 30



A Paróquia Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará no dia 30 de abril o 2º Cristo Vive, o evento acontecerá com muita alegria e animação dos ministérios de músicas Missão atos e Claves de Deus, em um trio.

Tudo será a partir das 16h30, saindo da Praça de São Sebastião e percorrendo as ruas da cidade de Nova Cruz, camisas à venda com os coroinhas. Maiores informação com Diogo 9191-2538 e 99188148.

Nova Cruz realiza gesto concreto da CF


A Campanha da Fraternidade deste ano suscita um tema muito desafiado para todos os habitantes da terra. "Fraternidade e Vida no Planeta", é o tema que chama a atenção do grave problema da preservação do meio ambiente. Depois da abertura oficial, realização do fórum para debater o tema e agora com os encontros da CF em familia, surge a necessidade e já é proposta da própria CF a realização de ações concretas que visam amenizar o problema.

Por isso, comunicamos a todos que próximo no sábado, dia 09 de Abril, a partir das 8 h, acontecerá UMA AÇÃO CONCRETA NO BAIRRO DO PLANALTO. Esta AÇÃO CONCRETA consiste na mobilização dos moradores com a distribuição de Panfletos nas residências do bairro, utilização de carro de Som, com o apoio de equipamentos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fazendo a limpeza das ruas e agentes de pastorais que vão conscientizar os moradores a preservar o meio ambiente em que vivem.

Uma reunião no dia 29 de março com o secretario da secretaria de serviços urbanos e moradores vão juntos realizar essa ação concreta, tendo em vista que naquele bairro existe vários pontos de lixos em locais inadequados. Na noite do dia 4, os moradores voltaram a se reunir e planejaram o itinerário da ação. A partir das 8h, na entrada do bairro será o ponto de partida para a mobilização.