sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Papa agradece à presidência da CNBB por "tudo o que realizam para o bem da Igreja"


Os bispos que compõem a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foram fraternalmente recebidos pelo Papa Bento XVI. O presidente, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, o vice-presidente, Dom José Belisário e Dom Leonardo Steiner, secretário geral, saíram do encontro muitosatisfeitos com o acolhimento e a especial atenção do Santo Padre.

Esta foi a primeira visita da presidência da CNBB eleita na última assembléia de geral de maio de 2011. Os bispos visitaram vários Dicastérios da Cúria Romana. esses encontros tornaram-se oportunidades para recolher dos responsáveis por esses organismos todas as orientações que são produzidas em favor do bom desenvolvimento da ação evangelizadora da Igreja no mundo inteiro. Em cada um desses lugares, mediante o contato com as autoridades da Santa Sé, os bispos puderam também apresentar o relato dos últimos passos dados pelo conjunto do episcopado brasileiro.

No encontro com o Papa, um acento especial foi dado para a apresentação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Segundo Dom Leonardo, o papa se mostrou muito interessado no documento, especialmente porque nele se evidencia a importância da exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini e as conclusões da última Conferência do Conselho Episcopal Latino-americano contidas no chamado Documento de Aparecida. Bento XVI também conversou com os bispos da presidência sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude no brasil. "Transmitimos a ele o que temos realizado, até o momento, junto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro", disse Dom Leonardo. O papa demonstrou particular apreço pelas iniciativas da CNBB representadas pela promoção da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. "Ele mostrou-se muito satisfeito e desejou a continuidade de uma boa preparação da Jornada Mundial", assegura o secretário geral.

Dom Damasceno, Dom Belisário e Dom Leonardo também tiveram a oportunidade de dar notícias gerais da caminhada da Igreja no país e de transmitir a ele, as manifestações de comunhão de todas as comunidades Bento XVI , no final do encontro, enviou a bênção para todos e agradeceu aos bispos por "tudo o que realizam para o bem da Igreja".

Assista a 11ª edição do Jornal da Arquidiocese

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ECC promove feijoada

Fotos: Feijoada realizado em 2010

Próxima terça-feira, dia 15 de novembro, feriado, acontece a Feijoada do ECC, no Centro Pastoral do Catolé, com música ao vivo, a partir do meio dia. As senhas já estão a venda, no valor de R$ 5,00, com a equipe dirigente do ECC. A feijoada do ECC já está sendo um dos grandes eventos realizados pelos casais do ECC. Um ambiente familiar e descontraido para você passar um dia bastante alegre.


Os casais do ECC convida você e sua família

João Câmara comemora criação da paróquia

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara


A paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, completa 82 anos domingo, 13 de novembro, e terá missa em ação de graças pelo aniversário de criação. Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, o quarto bispo e primeiro Arcebispo de Natal, foi quem criou a paróquia. Naquela época, a Igreja de Baixa Verde, antigo nome de João Câmara, pertencia à Paróquia de Taipu. No livro de tombo da paróquia de João Câmara, consta o registro da criação, nos seguintes termos: “A paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Baixa Verde, foi criada aos 13 de novembro de 1929”.

Com a criação da paróquia, a então capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens passa a ser a Igreja Matriz. Construída pelo engenheiro férreo Antônio Porença, a Igreja foi inaugurada em 1915. “A então capela pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu, até a criação da paróquia”, registra texto escrito pelo atual administrador paroquial, Pe. Edvan Araújo de Lucena. Atualmente, ele é auxiliado pelo vigário paroquial, Pe. Ivanilson Alexandrino, e pelo pároco emérito, Pe. Luiz Lucena Dias, nos trabalhos pastorais.

Pascom organiza Mutirão Provincial



Os coordenadores da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal e Dioceses de Mossoró e Caicó estarão reunidos no dia 19 deste mês, das 9 às 12 horas, em Mossoró. O objetivo é dar andamento aos preparativos para o segundo Mutirão Provincial de Comunicação, que será realizado de 7 a 9 de julho de 2012, em Mossoró.

Além da equipe de Mossoró, que está na organização do evento, também estarão presentes Cacilda Medeiros e José Bezerra, de Natal, e o Pe. Givanildo Medeiros de Araújo, de Caicó.

Coordenação define prazo para zonais



Os Coordenadores e articuladores de zonais têm até 5 de dezembro para entregar o calendário de 2012, à Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, que tem como responsáveis o Pe. Francisco das Chagas de Souza (foto acima) e o Diác. Haroldo Lima. “O objetivo é evitar atraso no agendamento das assembleias pastorais paroquiais e dos trabalhos do próximo ano”, explica Josélia Carvalho, assessora da Assembleia Arquidiocesana.

Os calendários dos zonais da Região Pastoral Urbana devem ser enviados para o e-mail de Josélia: joseliacarvalho@gmail.com, enquanto os zonais das outras regiões deverão enviar para Josailton Fernandes, no e-mail: josailtonf@uol.com.br. O envio do calendário é uma das últimas providências para a conclusão do Plano Pastoral da Arquidiocese de Natal, para o próximo quadriênio. Neste ano, a elaboração do plano teve alguns momentos, dos quais os três últimos foram realizados neste mês: dias 3 e 4, assembleia com os representantes das paróquias da região pastoral urbana, formada por Natal e grande Natal; dias 9 e 10, com os das regiões do interior. No dia 11, houve a assembléia geral, que definiu o plano da Arquidiocese.

O Plano Pastoral terá vigência a partir de janeiro de 2012 até 2015. Apresenta as diretrizes da Arquidiocese de Natal para que as paróquias se planejem para o mesmo período, juntamente com os zonais. Também foi elaborado plano pastoral em cada uma das regiões pastorais, com vigência de quatro anos.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese celebra festa de Nossa Senhora da Apresentação

Procissão de encerramento da festa, em 2010
Foto: Cacilda Medeiros

A 258ª festa de Nossa Senhora da Apresentaçã, padroeira da Arquidiocese, da cidade do Natal e das paróquias da Catedral e da antiga Catedral é celebrada no período de 11 a 21 de novembro. Neste ano, a festa tem como tema: “Com Maria e José, a Igreja de Natal transborda Jesus”. De acordo com o Pároco da Catedral, Padre Aerton Sales, o tema é inspirado nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. “Transbordar Jesus significa estar em estado permanente de missão”, lembra.

Já, a primeira parte do tema - “Com Maria e José” - faz referência ao fato de a imagem de São José ser entronizada na Catedral. “Desde 28 de agosto, a imagem de São José, que foi um presente de um devoto, peregrinou pelas paróquias do interior. No dia 11, ela veio, em carreata, de São José de Mipibu para a Catedral, onde permence até o fim da festa. Após a festa, sairá em peregrinação pelas paróquias da capital, e, no dia 30 de dezembro, dia da Sagrada Família, ela retornará à Catedral, quando será definitivamente entronizada”, explica o pároco.

Rosário do Potengi

Há dez anos, a coordenação da Festa de Nossa Senhora da Apresentação publica a Revista Rosário do Potengi. Neste ano, a Revista traz a programação completa da festa; o roteiro da novena e da missa solene; os cânticos das missas; uma explicação sobre o cartaz e o tema da festa; artigos sobre a Ação Evangelizadora da Igreja, sobre o pastoreio de Dom Matias, sobre a paróquia da Catedral;, e sobre o Hospital Infantil Varela Santiago, e uma matéria sobre o Projeto ‘Paróquia na Praça’, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.
A Revista pode ser adquirida na Livraria “Rosário do Potengi”, no pátio da Catedral, ao preço de cinco reais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ficha Limpa!


Hoje, 8 de novembro, às 18h30, um grupo de representantes de importantes entidades da sociedade civil tem agendada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, uma audiência para reforçar a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (LC135/2010).
Há apenas um dia da votação da constitucionalidade da Lei (quarta, 9/11) pelo Supremo, o encontro servirá para ratificar o que a sociedade clamou desde o inicio das coletas de assinaturas para o projeto de iniciativa popular "Ficha Limpa", em 2008, além de corroborar com o que recentemente tem sido tema de manifestações pelo país: o fim da corrupção. O projeto, que recebeu mais de 2 milhões de assinaturas de eleitores de todos os estados brasileiros, virou lei em 2010 após passar pelo Congresso Nacional e ser sancionado pelo presidente Lula.
Também nesta terça (8), manifestantes iniciarão uma vigília a favor da Lei em frente ao STF a partir das 18h. Abaixo, segue o manifesto do MCCE pela constitucionalidade da Ficha Limpa.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA: FICHA LIMPA JÁ!

Os últimos três anos, a cidadania brasileira se mobilizou para alcançar uma conquista histórica: a aprovação da Lei da Ficha Limpa.Todos somos testemunhas de que foi muito difícil reunir as assinaturas necessárias e, especialmente, conseguir a aprovação unânime do projeto na Câmara e no Senado, com sua posterior sanção presidencial sem vetos.

Mas mesmo a edição dessa Lei Complementar à Constituição não foi suficiente para que o Supremo Tribunal Federal recusasse aplicação imediata à referida lei, retardando a sua aplicação para as eleições de 2012.

Agora estamos diante de um novo desafio. Forças poderosas sustentam no Supremo Tribunal Federal a tese – rechaçada pelos mais importantes constitucionalistas brasileiros – de que a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional.

Paulo Bonavides, Celso Antônio Bandeira de Mello, Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato estão entre os juristas brasileiros que afirmam a plena validade dessa lei oriunda da manifestação direta do povo soberano, que se manifestou pela via da iniciativa popular de projeto de lei.

Da mesma forma, todas as organizações representativas de advogados, magistrados, defensores e membros do Ministério Público corroboram esse entendimento.

A Lei da Ficha Limpa não afronta qualquer princípio constitucional. Pelo contrário, materializa o princípio da proteção, explicitamente afirmado pelo § 9º do art. 14 da Lei Maior.

O princípio da presunção de inocência nada tem a ver com a matéria tratada pela lei de iniciativa popular, já que se volta à aplicação da lei penal. E segundo o entendimento pacífico da jurisprudência do STF, “Inelegibilidade não constitui pena” (MS 22.087, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 28-3-1996).

Por outro lado, a Lei da Ficha Limpa, ao levar em consideração fatos passados para permitir a verificação de uma inelegibilidade, não possui efeito retroativo. O que ela faz é assegurar o cumprimento do próprio texto constitucional, que autoriza a verificação da “vida pregressa” dos candidatos (art. 14, § 9º, da CF).

A Lei da Ficha Limpa não sofre de qualquer falha a ser reparada pelo STF. Não é sem razão que a Procuradoria Geral da República acaba de afirmar a integral compatibilidade da lei de iniciativa popular com a Constituição do nosso país.

A sociedade brasileira não pode e não será privada dessa conquista.

Por essa razão, convocamos a todos os cidadãos e cidadãs que já se levantaram para afirmar ao Congresso o seu interesse na aprovação dessa lei, que voltem a fazê-lo, desta vez para dizer ao Supremo Tribunal Federal que a Lei da Ficha Limpa veio para ficar.

Ficha Limpa já!!!

COMITÊ NACIONAL DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Equipe de Nossa Senhora visitou Pastoral do Menor

Casais da Equipe de Nossa Senhora, de Natal, estiveram mais uma vez visitando a Pastoral do Menor da Paróquia de Nova Cruz. A visita aconteceu no último domingo, dia 6, na sede da Pastoral. Na ocasião os casais realizaram uma manhã de alegria e descontração com as crianças, além de proporcionar um momento de pura festa entre os baixinhos. Muitas brincadeiras, entrega de brindes, lanches e muita animação fizeram parte da programação.

Os padres Edilson Nobre e José Adelson estiveram participando da visita, além da equipe de coordenação e funcionários da Pastoral do Menor. Os casais realizam essa atividade anualmente na Paróquia de Nova Cruz, desde quando Pe. Adelson era pároco em Nova Cruz.

Vejas as fotos: Pastoral do Menor

Pais participaram de reunião

Pais das crianças que receberam pela primeira vez a Eucaristia, participaram de reunião no último domingo dia 6, na Igreja de São Sebastião. O objetivo foi preparar e organizar para a celebração onde mais de 140 crianças irão receber a primeira eucarisita. A reunião contou com a participação da Ir. Lúcia Domingos, do Pe. Edilson Nobre, do Diácono Jeová e dos catequistas. A missa da primeira eucaristia acontecerá dia 8 de dezembro, dia da padroeira de Nova Cruz, no encerramento da festa.

Veja mais fotos: Reunião

Retiro para jovens

Cerca de 150 jovens das comunidades da Paróquia de Nova Cruz estiveram reunidos no Centro Pastoral do Catolé participando do retiro em preparação para a celebração do sacramento da Crisma que acontecerá dia 25 de novembro. O Pe. Edilson, pároco de Nova Cruz, e a Ir. Edenilza fizeram a assessoria do retiro. O retiro aconteceu no último domingo, dia 6. Os jovens agora irão participar de vários momentos de preparação para a celebração, tais como confissões, para todos os jovens; primeira eucaristia e batismo para aqueles que ainda não receberam este sacramentos e ensaio dos cânticos para a celebração.


Veja as fotos do retiro: FOTOS