sexta-feira, 8 de julho de 2011

8º Zonal reflete “vocações”


Padres, religiosos, articuladores zonais e paroquiais do 8º Zonal se reunirão dia 15 de julho, das 8 às 12h, em Vera Cruz. Os participantes refletirão sobre “vocações”, orientados pelo Pe. Newton Coelho, coordenador da equipe vocacional da Arquidiocese de Natal. Na ocasião será articulado o Encontrão do povo de Deus, do 8º zonal, que acontecerá em Santo Antonio, no mês de agosto. A Paróquia de Nova Cruz participará do encontro do zonal.

Carmelitas completam dois anos em Natal

Missa de instalação do Carmelo, em 16 de julho de 2009
Foto: José Bezerra

O Mosteiro das Irmãs Carmelitas Descalças celebra dois anos de fundação na Arquidiocese de Natal, dia 16 próximo. Às 8 horas, haverá celebração eucarística, no Carmelo, situado na Granja do Clero, em Emaús, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales.

Após a missa, funcionará um bazar, cuja renda será destinada à construção do Carmelo. Desde que foi instalado, na Arquidiocese de Natal, o Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha funciona em uma casa, na Granja do Clero, até construir a sede definitiva, também no bairro de Emaús, vizinho ao Cemitério Morada da Paz.

As pessoas que desejarem colaborar com a construção do Carmelo, podem contribuir através de depósito em uma conta do Banco do Brasil, Agência 2035-4, Conta 38748-7.

Fonte: Jornal A Ordem

São José de Mipibu festejará padroeiros

Altar-mor da Matriz de Santana e São Joaquim
Foto: Cacilda Medeiros

A comunidade de São José de Mipibu prepara a festa dos padroeiros, Santana e São Joaquim. No período de 19 de junho a 15 de julho, são realizadas missões e peregrinação de estan-dartes dos padroeiros, nos setores missionários. Domingo, 10, a comunidade fará uma carreata, saindo às 18h, da Igreja Matriz, conduzindo as imagens dos padroeiros, até a cidade de Monte Alegre.

No dia 16, as imagens retornarão a São José, onde chegarão às 18h30, na Praça da Saudade. De lá, serão conduzidas,

em procissão, até à Igreja Matriz, onde haverá hastamento das bandeiras e missa, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Pe. Aerton Sales da Cunha.

O novenário será celebrado no período de 17 a 25, sempre às 19 horas, com a participação de padres da Arquidiocese de Natal. No mesmo período, às 5h, haverá caminhada penitencial, seguida de missa; e, das 9 às 11h, atendimento de confissões, na Matriz, e visitas aos enfermos. No dia 24, às 10 h, na Praça da Saudade, será celebrada a Missa do Vaqueiro. Na programação social, haverá funcionamento de quermesse, no período de 16 a 26; festa dançante, no dia 16; passeio ciclístico, no dia 18; feijoada e leilão de garrotes, no dia 24; e escolha da rainha da festa, no dia 25.

Os festejos serão encerrados dia 26 de julho, com a seguinte programação: às 8h30, missa dos avós; às 10h, batismo; 11h, adoração ao Santíssimo Sacramento; às 16h, procissão, seguida de missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Ainda, em São José do Mipibu, no dia 30, às 19h, na Matriz, haverá celebração do Sacramento da Crisma, presidida pelo bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano.

Fonte: Jornal A Ordem

Nova Cruz realizará Semana Missionária


A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará Semana Missionária, no período de 10 a 17 deste mês. A programação será desenvolvida nos bairros e constará de caminhadas penitenciais, atendimento de confissões, visitas às famílias, procissões luminosas, reza do terço, momento recreativos e celebrações eucarísticas. No domingo, 10, às 19 horas, os seminaristas e missionários participarão da missa de envio, na Igreja Matriz. A semana missionária será encerrada no dia 17, às 7h30, na Igreja Matriz, com missa, presidida pelo Pe. Janilson Macêdo. O grupo dos seminaristas será coordenado pelo vice-reitor do Seminário, Pe. Iranildon Virgilio. Confira a programação completa no blog da Pascom: pascomnovacruzrn.blogspot.com.

Brasil está entre os 10 países com mais inscritos para a Jornada Mundial da Juventude


A informação foi divulgada pela organização da Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madri, na Espanha. A JMJ acontece dos dias de 16 a 21 de agosto, com a participação do papa Bento XVI. Até o momento, existe mais de 440 mil inscritos, vindos de 182 países, o que constitui um recorde na história das edições da JMJ, que acontece desde 1985. Além de Portugal e Brasil estão no grupo dos 10 países com mais inscrições: Espanha, Itália, França, Estados Unidos da América, Alemanha, México, Polônia e Argentina. A organização da JMJ lançou uma nova campanha de inscrições, através da Internet, pelo site: www.madrid11.com. A Paróquia de Nova Cruz será representada pela jovem Karla Priscilia, coordenadora da Pastoral da Juventude.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Convite especial


O casal Matias Jr. e Iracilda convida todos a reza do terço,
dia 8 de julho, ás 19h30, na Gruta Nossa Senhora da Conceição,
na Rua Maria cavalcante de Melo, 85 Centro - Nova Cruz/RN.
Desde já o casal agradece a quem comparecer a este momento mariano.

"Nossa Senhora é nossa Intercessora

Secretário geral da CNBB apresentará a Campanha da Fraternidade de 2012 na ExpoCatólica



A CNBB, por meio de seu secretário geral, dom Leonardo Steiner, fará a apresentação oficial do tema da Campanha da Fraternidade de 2012, na ExpoCatólica, considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina. A CF 2012 discutirá questões sobre saúde e tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública", e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

A cerimônia de lançamento contará também com a participação do cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, do secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, autoridades públicas do estado de São Paulo, e da representante do Ministério da Saúde, Eliane Aparecida da Cruz, que é assessora especial do ministro Alexandre Padilha. A apresentação será realizada no dia 7 de julho durante a abertura da Feira.

A ExpoCatólica, o principal evento católico do gênero e considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina, é um retrato da expansão do segmento religioso no país. Em sua 8ª edição, a feira ocupará o Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte nos dias 7 a 10 de julho. A mudança para um espaço maior (com 17.300 m2) foi necessária para abrigar toda a gama com os mais de 200 expositores presentes no evento: fabricantes de artigos religiosos e de material de liturgia, editoras, prestadores de serviços de tecnologia, distribuidores e representantes especializados além de entidades da própria Igreja.

O evento conta anualmente com cerca de 35.000 visitantes. O público alvo é formado por padres, freiras e lideranças religiosas, mas o evento atrai maciçamente lojistas, atacadistas e o consumidor comum, que pode visitar a feira para comprar livros, imagens sacras, incensos, CDs e também participar das atrações promovidas pelas gravadoras e editoras. Esse ano, além da programação de shows, os visitantes poderão participar de missas e celebrações ao vivo durante os quatro dias de evento.

Outro destaque da ExpoCatólica são os eventos realizados paralelamente à Feira, como o Salão ANEC de Educação Católica, a Expo Vocacional, o Salão Peregrinus, de turismo religioso, e o Conage, Congresso Nacional de Gestão Eclesial, que está em sua 7ª. Edição.

Para a entrada é pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal).

Fonte: CNBB

Catequese planeja missas com as crianças

A catequese da Paróquia de Nova Cruz está organizando as missas com as criança que acontecem todos os domingo, às 17h, na Igreja de São Sebastião. As catequistas se reunião na noite do dia 6, para planeja a missa do próximo domingo. O objetivo é fazer as missas sejam voltadas totalmente para as crianças. A missa com as crianças já tem um coral formado por crianças que cantam todos os domingos. A partir deste mês as catequistas irão se reunir semanalmente para planejas as missas.

Pastorais de Nova Cruz terão manhã de espiritualidade, dia 10 de julho

Retiro da Pascom realizado em 2010

Os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, participam de manhã de espiritualidade, dia 10 de julho, na comunidade de Pedra tapada, zona rural de Nova Cruz. O objetivo é fazer um momento de oração e reflexão, com o tema: Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital.

O pregador será o Pe. Edilson Nobre, Paróco de Nova Cruz e assistente da Pascom na Arquidiocese de Natal. Também neste mesmo dia, os membros da Pastoral do Matrimônio participam de manhã de espiritualidade na casa paroquial, com assessoria do casal Maria de Lourdes e Rosalvo Soares.

Canguaretama celebrará festa dos Mártires

Missa de encerramento da Festa dos Mártires 2010
Foto: José Bezerra

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, celebrará festa dos Mártires de Cunhaú, no período de 10 a 19 deste mês. Na mesma ocasião, a paróquia comemorará 153 anos de criação. A programação será aberta domingo, 10, às 19h30, na Igreja Matriz, com celebração eucarística. No período de 11 a 15, as atividades acontecerão nos setores missionários.

No dia 16h, às 5h, haverá alvorada festiva; das 9 às 15h, no Santuário Chama de

Amor, na Comunidade Cunhaú, terá louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e atendimento de confissões. Às 10h30 e às 17h, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, haverá celebração eucarística. No dia 17, às 19h30, missa, na Matriz; no dia 18, às 9h, adoração eucarística, na Praça; às 19h, procissão, seguida de missa.

A programação será encerrada no dia 19, às 19h30, com missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Na oportunidade, será administrado o Sacramento da Crisma.
O martírio de Cunhaú aconteceu em 16 de julho de 1645, quando o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Papa Bento XVI visita a sede do jornal L’Osservatore Romano por ocasião dos 150 anos de fundação


Bento XVI visitou a sede do jornal da Santa Sé L’Osservatore Romano, por ocasião de seus 150 anos de atividades.

O papa escreveu uma mensagem ao jornal destacando que o mesmo é um dos instrumentos privilegiados a serviço da Santa Sé e da Igreja, engajado na divulgação do magistério dos papas.

"Através de seu trabalho cotidiano, vocês dão vida a este meio de comunicação que se coloca a serviço do ministério do Sucessor de Pedro, dando uma contribuição específica na difusão do Evangelho e no testemunho da verdade", ressaltou Bento XVI.

"Difundindo os ensinamentos do papa, informando sobre sua atividade e da Cúria Romana, e mostrando o andamento da vida católica no mundo, L’Osservatore Romano ajuda os fiéis a considerarem os problemas do momento à luz da Palavra de Cristo e do Magistério da Igreja, com constante atenção aos sinais dos tempos. Neste sentido, o jornal da Santa Sé se apresenta como um recurso precioso, que deve ser cada vez mais conhecido e valorizado”, disse o papa.

Bento XVI concluiu a mensagem convidando todos os funcionários do L’Osservatore Romano a continuarem trabalhando com alegria no grande areópago da comunicação moderna, tendo como tesouro a longa história desse jornal.

O papa os convidou a cultivar a adequada formação técnica e profissional e o espírito de oração, serviço e adesão fiel aos ensinamentos de Cristo e da Igreja. A visita ocorreu , na manhã, do dia 5.

Fonte: CNBB

Papa visita à Mostra dedicada a João Paulo II no Vaticano



O Papa Bento XVI visitou a Mostra dedicada a João Paulo II por ocasião de sua Beatificação na manhã desta quarta-feira, 6, no Braccio di Carlo Magno, no Vaticano.

O Pontífice acompanhou com atenção a todos as seções da exposição, que ilustra a vida e o Pontificado de Karol Wojtyla. Estão expostos, entre outros, os seus esquis, botas, a bicicleta, macacões dos mineiros da época, a batina do sacerdote Karol Wojtyla, a veste violeta do bispo e a púrpura cardinalícia.

Bento XVI, guiado pelos curadores Barbara Iatta e Roberto Pulitani, pôde ver alguns escritos autógrafos e também objetos da infância e da juventude provenientes de Wadowice, terra natal de João Paulo II.

A exposição, sob os cuidados do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e da Embaixada Polonesa junto à Santa Sé, foi inaugurada em 28 de abril passado e permanecerá aberta até 24 de julho. A entrada é gratuita.

Fonte: Canção Nova noticia

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Paróquia de Nova Cruz realizará Semana Missionária


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz receberá cerca de 11 seminaristas do Seminário São Pedro para uma grande Semana Missionária em todos os bairros da cidade. A semana missionária acontecerá de 10 a 17 deste mês, com uma vasta programação que consta de caminhadas, visitas as famílias, celebrações, encontros com crianças, jovens e adolescentes, missas e adoração ao santissimo. Além dos seminaristas que estarão durante toda semana missionaria, vários agentes de pastorais irão participar desse momento de evangelização. No dia 10, às 19h, na Igreja Matriz, acontecerá a missa de acolhida dos seminaristas e envio dos missionários. Veja ao lado a programação completa.

Festa de Santa Maria Goretti

A festa em homenagem a Santa Maria Goretti, padroeira do bairro do mesmo nome em Nova Cruz, está acontecendo desde o dia 25 de junho. Caminhadas penitenciais, reza do oficio de Nossa Senhora, celebrações e quermesse fazem parte da programação até o próximo dia 6, quando acontecerá o encerramento da festa.

No encerramento será realizada a procissão com a imagem de Santa Maria Goretti, pelas principais ruas do bairro, seguido de celebração presidida pelo seminarisata Shirleno Sharlisson. Logo depois será feito o arriamento da bandeira da padroeira, hasteada na abertura da festa.




No ultimo sábado, dia 2, aconteceu o festival de prêmios em prol da continuação da construção da capela do Santissímo Sacramento na Igreja de Santa Maria Goretti. Os ganhadores foram: André da Silva, 1º prêmio; Marcelo Pedro, 2º prêmio; Loudinha e Maiara, 3º prêmio; Juliana, 4º prêmio; Raiane, 5º prêmio e Nizete Xavier o 6º prêmio. Antes do festival de prêmios aconteceu a missa presidida pelo Pe. Janilson Macedo.

Alguns dos ganhadores do festival de prêmios

Festa do Sagado Coração de Jesus



A primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em Nova Cruz a sexta-feira, dia primeiro, foi de festa na Igreja de São Sebastião, com o encerramento do tríduo em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, oragnizado pelo movimento do Apostolado da Oração. Confissões e missa presidida pelo Pe Janilson Macedo, fizeram parte da programação.


Fotos: Josias - Pascom