sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nova Cruz festejará Santa Maria Goretti

Festa de Santa Maria Goretti, realizada em 2009
Foto: Flavio Luiz

Santa Maria Goretti, padroeira da comunidade que recebe o nome da santa, na cidade de Nova Cruz, será festejada, a partir deste domingo, dia 27. A programação inicia às 18h, com procissão, conduzindo quadros com a imagem de Santa Maria Goretti. Logo em seguida acontecerá a missa de abertura, presidida pelo Pe. Iranildo Augusto.

A festa acontecerá no período de 27 de junho até o dia 6 de julho. Durante o período festivo a programação consta de caminhada penitencial, às 5h; reza do oficio da Imaculada Conceição, às 12; celebrações, às 19h, com a participação das pastorais, movimentos e serviços, seguido de quermesse. Na programação social no dia 3 de julho, acontecerá bazar durante todo o dia, às 20h, festival de prêmios; no dia 4, após a celebração, desfile da rainha da festa. A festa termina dia 6 de julho, com visita aos enfermos, às 9h; procissão às 16 horas, seguido de missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre.

Pastoral da Criança faz encontro arquidiocesano


Coordenadores paroquiais da Pastoral da Criança, na Arquidiocese de Natal, se reúnem nestes dias 26 e 27 de junho, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Trata-se de um encontro de avaliação e planejamento de ações da Pastoral. “O encontro tem como meta principal trabalhar a metodologia da formação contínua. Isso se dará através de oficinas distintas”, explica o coordenador arquidiocesano, Milton Dantas. “Durante o encontro, será chamada a atenção para o quarto programa do Plano Arquidiocesano de Pastoral, que trata dos Santuários. Todos os coordenadores trazem para o encontro, a imagem do padroeiro de suas cidades, com as quais trabalharemos a mística do encontro”, acrescenta Milton Dantas.

Na ocasião, também acontece a assembleia eletiva para escolher uma nova coordenação para a Pastoral da Criança, na Arquidiocese de Natal. Em nível estadual, a assembleia eletiva foi realizada dia 12 deste mês, durante encontro com coordenadores de áreas e das três dioceses. A atual coordenadora estadual, Marlúzia Pessoa, foi reconduzida à função, por mais quatro anos.



Milton Dantas, atual coordenador arquidiocesano
Foto: Cacilda Medeiros
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nova Cruz ajudará Pernambuco


Chuva causou destruição
Foto: Glauco Araujo

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, e o Colégio de Nossa Senhora do Carmo, das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho, realizam uma campanha de roupas, calçados, lençois, toalhas e alimentos não perecíveis em favor das vítimas das chuvas, que residem no território da Diocese de Nazaré, no estado de Pernambuco. Os pontos de coleta são a secretaria paroquial e o colégio de Nossa Senhora do Carmo.

Segundo a irmã Rosani,de Nova Cruz, o colégio das Irmãs do Bom Conselho, na cidade de Barreiros (PE) foi inundado pelas chuvas que caíram na região, nestes últimos dias. “Sensibilizados com todas aquelas pessoas, que perderam suas casas e demais pertences, por causas das enchentes, decidimos fazer esta campanha, em conjunto com outras cidades que tem Colégio, administrado pela irmãs do Bom Conselho, como Ceára-Mirim e Natal.
De acordo com o governo, os municípios que registram o maior número de desabrigados são: União dos Palmares (9 mil), Murici (5 mil), Rio Largo (2 mil) e Viçosa (1,2 mil). Outras cidades atingidas foram Jacuípe (250). Quebrangulo (800), Santana do Mundaú (500); Joaquim Gomes (350); São José da Lage (386); Branquinha (1 mil); Atalaia (100), Cajueiro (192); Capela (300) e Satuba (200).

A quantidade de chuva que caiu em Recife e em Olinda no último dia 17 foi equivalente a um terço da média mensal.


Missão Atos promove Kairós


A comunidade Missão Atos, de Nova Cruz, realizará Kairós de Cura e Libertação, dias 26 e 27 deste mês, com a participação da comunidade Missionária Consolação Misericordiosa, de João Pessoa-PB. A abertura ocorrerá dia 26, às 18 horas, na Igreja de São Sebastião, com louvor, missa e bênção da Capela Peregrina Jesus Misericordioso.

Palestras, adoração ao Santíssimo, oração e louvor darão prosseguimento ao evento, no dia 27, a partir das 8 horas, no Centro Pastoral do Catolé. Na ocasião da presença de integrantes do Movimento Consolação Misericordiosa, em Nova Cruz, cerca de 90 famílias farão parte do movimento e realizarão a peregrinação das capelas Jesus Misericordioso.

Santa Cruz faz festa na inauguração da estátua de Santa Rita de Cássia




Complexo Alto de Santa Rita, em Santa Cruz
Foto: Cacilda Medeiros

Uma multidão de devotos de Santa Rita de Cássia é esperada, dias 26 e 27 próximos, na cidade de Santa Cruz (RN), a 120 quilômetros de Natal. Uma vasta programação será desenvolvida, sábado e domingo, por ocasião da inauguração da estátua de Santa Rita, a “madrinha dos sertões”. No dia 26, haverá reza do terço, missa, procissão, solenidade de inauguração, às 16h, e show com os cantores Joana e José Augusto. No domingo, 27, a programação terá início às 7 horas, com missa, na Igreja Matriz e início da visitação ao Santuário.

Depois, terá reza do terço, atendimento de confissões, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, na praça da Matriz, terá show com o Pe. João Carlos, do Recife. Às 17h30, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo, transmitida pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Rural de Natal. Segundo o reitor do Santuário, Pe. Aerton Sales da Cunha, a expectativa é que mais de 60 mil devotos vão a Santa Cruz, nos dois dias.
A estátua da imagem da padroeira de Santa Cruz faz parte do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo, lado da cidade. O início das obras foi em 2007, com recursos dos governos municipal, estadual e federal. A estátua mede 50 metros de altura, sobre um pedestal de seis metros, totalizando 56 metros de altura, tornando-a mais alta que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros de altura. O Complexo compreende, além da estátua, uma capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, banheiros, mirante e estacionamento.

A ideia de construir uma estátua com a imagem da santa padroeira, no Monte Carmelo, ao lado da cidade, foi do ex-pároco de Santa Cruz, Pe. Aerton Sales e do então prefeito, Luiz Antônio de Farias. Padre Aerton não esconde a felicidade de ver a obra concluída. “Sentimos que Deus confirmou o desejo que Santa Cruz se tornasse uma cidade santuário, que a devoção a Santa Rita de Cássia, tão intensa nessa região, fosse partilhada com outras pessoas, de outros lugares”, diz.
O decreto de criação do Santuário de Santa Rita de Cássia foi assinado em 11 de outubro de 2009, por Dom Matias Patrício de Macêdo, no encerramento da visita pastoral à Paróquia de Santa Cruz.

Programação permanente

A partir de agora, será desenvolvida uma programação permanente, todos os domingos, no Santuário: 10h, missa, e às 11h30, bênção do Santíssimo. Além disso, cinco romarias serão realizadas, anualmente: Romaria Eucarística, dias 21 e 22 de abril, fazendo memória à primeira missa celebrada no Santuário; Romaria de Santa Rita de Cássia, de 13 a 22 de maio, na festa da padroeira; Romaria Mariana, de 17 a 22 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo; Romaria da Gratidão, dias 11 e 12 de outubro, celebrando o aniversário de criação do Santuário; e Romaria da Coroa, todo dia 22 de cada mês.

De segunda a sábado, o santuário será aberto para visitação, das 7 às 18 horas. O local também pode ser um espaço para retiros e encontros de grupos pastorais. Basta agendar, previamente, pelo telefone: (84) 3291 2112.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Inscrições para Mutirão Estadual de Comunicação começam dia primeiro


As coordenações da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró abrem as inscrições para o primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, dia primeiro de julho. As inscrições se estenderão até 15 de agosto e poderão ser feitas com as coordenações diocesanas da Pascom ou no site: www.arquidiocesedenatal.org.br. A taxa será de trinta reais e deverá ser paga no ato da inscrição.


O primeiro Mutirão do RN será realizado dias 28 e 29 de agosto próximo, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, com o tema: "A comunicação a serviço da Palavra". A abertura será às 8 horas, com acolhida e palavras de boas vindas. Das 9 às 12h, haverá uma exposição sobre o tema do evento, proferida pelo jornalista, doutor em comunicação e professor da USP, Ismar de Oliveira Soares. À tarde, serão oferecidas 11 oficinas: linguagem radiofônica, produção de blog e twitter, Pastoral da Comunicação, documentário em vídeo, marketing e organização de eventos, comunicação pessoal e grupal, canto litúrgico, fotografia, jornal impresso e webjornal, assessoria de comunicação e como falar em público. No final da tarde haverá o lançamento do CD "Buscai as coisas do alto", do Pe. Héliton Marconi, da Diocese de Caicó. No domingo, a programação inicia, às 7h30, com a celebração eucarística. Após a missa, haverá um painel, que enfocará o tema: "Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafio". O evento será encerrado ao meio dia, com o almoço.


O Mutirão é aberto a agentes da Pascom e de outras pastorais, padres, diáconos, religiosos, seminaristas, estudantes e profissionais da Comunicação Social.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Renovação Carismática realiza arraiá



A Renovação Carismática de Nova Cruz realiza no próximo dia 24 o arraiá da RCC no Ginásio de esporte Geovana de Azevedo. O arraiá terá inicio às 20 horas e muita animação não vai faltar, pois lá vai acontecer quadrilha junina, música ao vivo e forró, além de muita comidas típicas.


São da João RCC realizado em 2009
Fotos: Cedida

Juventude em clima de copa



A Pastoral da Juventude de Nova Cruz realizou a formação mensal para coordenadores de grupo de jovens da Paróquia. A formação contou com assessoria do seminarista Manoel que também fez momento de adoração ao Santíssimo com jovens. Os jovens estavam no clima da copa do mundo, já que a formação aconteceu no domingo, 20, dia do jogo do Brasil.




Foto: Flavio Luiz

Arraiá do ECC

Os Casais do ECC da paróquia de Nova Cruz realizaram o Arraiá, no dia 19, no Centro Pastoral do Catolé. Forró, quadrilha junina, comidas típicas e muita animação fizeram parte da programação.








Da esq.: Ir. Aparecida, Diac. Sidney, Ir. Edneide e Seminarista Wilson


Quadrilha Junina



Fotos: Flavio Luiz

Paroquianos recepcionam os padres


Os paroquianos de Nova Cruz fizeram uma bela recepção aos padres Edilson e Iranildo, recém chegado de Roma, onde participaram do encerramento do Ano Sacerdotal. Vários agentes de pastorais, movimentos e serviços estiveram na noite de domingo, 20, na casa paroquial aguardando a chegado dos padres.


Assim que chegaram, muitos abraços...




Os padres agradeceram a acolhida e ficaram muito gratos pelo empenho dos paroquianos, que ajudaram na ida dos padres.

Os fiéis paroquianos ouviram atentamente os padres que fizeram um breve comentário o evento.


Fotos: Flavio Luiz

Pe. Campos publica livro biográfico de Dom Pereira Alves


Parte da capa do livro escrito pelo Pe. Campos
Foto: ilustração


O livro “O Mestre da Palavra”, de autoria do Pe. José Freitas Campos, pároco de São Sebastião, Alecrim, Natal, será lançado no dia três de julho, às 9 horas, na Livraria Paulinas, centro de Natal. É um trabalho de pesquisa sobre a vida do terceiro Bispo de Natal, Dom José Pereira Alves, nascido em Palmares, região canavieira de Pernambuco. Dom Pereira Alves foi nomeado Bispo de Natal em 27 de outubro de 1922, tomou posse em 17 de junho de 1923 e governou a Diocese até 27 de janeiro de 1928, quando foi transferido para Niterói-RJ.

Com apresentação do Pe. João Medeiros Filho e prefácio do Mons. Francisco de Assis Pereira, o livro descreve a vida de Dom José Pereira Alves em 20 capítulos. “O livro está muito bom”, afirma o Prof. Itamar de Souza, autor do comentário sobre a obra, nas “orelhas” do livro. Na apresentação da obra, o Pe. João Medeiros Filho afirma que “Dom José Pereira Alves é considerado um dos gigantes da oratória sacra do episcopado brasileiro,não só pela forma literária, mas também pela profundidade teológica que transmite”. O livro é publicado no contexto do Centenário da Diocese de Natal, celebrado em 2009.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br