sábado, 25 de dezembro de 2010

Paróquia de Nova Cruz prepara festa de São Sebastião


A paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, prepara a festa de São Sebastião, padroeiro de um dos bairros da cidade.Na próxima segunda-feira, dia 27, acontecerá uma reunião, na Igreja de São Sebastião para definir a programação religiosa e socio-cultural. A festa de São Sebastião será realizado de 11 a 20 de janeiro de 2011.

Na reunião será formada as equipes que atuarão durante o período da festa. Caso você queira ajudar nos festejos de São Sebastião, participe da reunião, a partir das 19 horas.

Arquidiocese destaca o que de melhor aconteceu em 2010




Neste período de festas de Natal, de final do ano e de começo de um novo ano, as pessoas e instituições fazem um “balanço” das ações, elencam “ganhos” e “perdas” e focam análise no “saldo final” para detectar se houve “superavit” ou “deficit”. A análise mede o desempenho das pessoas e instituições.

Para a Arquidiocese de Natal, em 2010 entre as muitas ações realizadas em 2010, várias são destacadas. O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha (foto), são dois dos personagens da matéria que aponta o que de melhor aconteceu, neste ano. Entre os pontos indicados pelo Arcebispo, um foi a assembleia comemorativa dos 50 anos de ação pastoral na Arquidiocese.

O Vigário Geral, Pe. Aerton Sales, apontou a inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, idealizado por ele. O Vigário Geral de confessa surpreso com as muitas romarias que, em curto espaço de tempo, começaram a chegar ao Santuário. Ao todo, seis pessoas apresentam os destaques.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papa Bento XVI convida cristãos a se prepararem para o Natal


“Que o Natal não seja apenas exterioridade. Preparemo-nos com alegria, purificando a consciência daquilo que é contrario a vinda de Deus”, foi o que disse o Papa Bento XVI durante a última audiência geral do ano, em Roma, nesta quarta-feira, 22.

Cerca de 3 mil pessoas presentes na habitual Audiência Geral, ouviram o Papa falar sobre o Natal. “O nascimento de Jesus não poder ter outra finalidade senão ensinar-nos a ver e a amar os acontecimentos, o mundo e tudo aquilo que nos circunda, com os mesmos olhos de Deus”, disse o Papa.

Ainda durante a catequese, o Papa dirigiu uma mensagem, em português, aos fiéis: “Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha cordial saudação de boas vindas para todos, com votos de um santo Natal, portador das consolações e graças do Deus Menino. Nos vossos corações, de suas famílias e comunidades, resplandeça a luz do Salvador, que nos revela o rosto terno e misericordioso do Pai do Céu. Em seu Nome, eu vos abençoo, pedindo a Deus um Ano Novo sereno e feliz para todos”.

Fonte: CNBB

Nova Cruz prepara assembleia pastoral

A paróquia de Nova Cruz realizou na manhã do dia 22, uma reunião com as religiosas Filhas do Amor Divino, os padre Edilson de Janilson, Flavio Luiz, da Pastoral da Comunicação e Valtiene, secretaria paroquial, para objetivo preparar Assembleia Pastoral que será realizado no dia 9 de janeiro de 2011.

Na reunião foi definido a programação da assembleia como também as equipes que irão atuar na assessoria, tais como equipe da cozinha, liturgia, palestrantes, acolhida, entre outras. A assembleia acontecerá das 8 horas às 16 horas, com momento de avaliação e planejamento das atividades que serão desenvolvidas pela paróquia e pastorais.


Infância Missionária de Nova Cruz visitou santuário de Santa RIta

Os membros da Infância Missionária da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participaram de um passeio, no último domingo, dia 19. Acompanhados da Ir. Edneide, do Pe. Janilson e de algumas mães de crianças da Infância foram até a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, visitar o santuário de Santa Rita.
Momentos de alegria, devoção e descontração
fizeram parte da programação do passeio



Paróquia de Nova Cruz divulga os horários das missas do Natal


As missas serão presididas pelo pardres Edilson Nobre e Janilson Francisco, administrador e vigário paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.


Missa do Natal na próxima sexta-feira, dia 24:
16h em Lagoa do Couro
17h em Lagoa de Serra da Lapa
19h em Lagoa Limpa e Conceição
20h30 em Primeira Lagoa e em Serrote dos Bezerras
22h em Juriti e missa na Matriz

Missa do Natal no dia 25:
17h em Santa Luzia
19h na Sagrada Família e em Gravatá
20h30 missa em Lagoa Limpa do Fernando

No dia 26, no bairro Planalto, às 19 horas, presidida pelo Pe. Iranildo Virgilio. A missa será em frente ao local da capela do planalto. Você é convidado para participar!

Celebrar o Natal em família


As ruas de nossas cidades estão enfeitadas, as lâmpadas coloridas iluminam e embelezam prédios, avenidas e praças. Em toda casa, por mais simples que seja, há sempre um sinal de alegria e esperança. É Natal, a festa do nascimento do Salvador. Não há dúvida de que o espírito de fraternidade envolve os homens e mulheres de boa vontade. E tudo isto é muito bom! Ao mesmo tempo precisaríamos ficar mais atentos para não desvirtuarmos o sentido mais profundo do Natal, pois este não é a festa do “Bom Velhinho” ou do consumo desenfreado de bens; muito embora seja mais do que justo que os comerciantes proporcionem melhores produtos e condições de compra nestes períodos festivos como o Natal.

A questão que não pode ser esquecida é que o Natal é original e essencialmente uma celebração cristã, apesar de haver muito esforço e uma tendência quase violenta de tornar o Natal um período puramente pagão de culto ao “deus consumo”. Esta celebração cristã é, sobretudo, uma festa da família. Se contemplarmos o presépio – e que pena que são tão poucos hoje – veremos a belíssima imagem de um casal, envolvido pela natureza, a adorar e proteger uma criancinha, seu Filho e Filho de Deus. E o que este casal tinha a oferecer? Nada mais, nada a menos que o presente incorruptível do seu amor. Certamente, os filhos se alegram com os presentes que recebem de seus pais neste período natalino, porém eles nada dizem, se estes não forem acompanhados de uma perseverante ternura e de uma saudável exigência no amor e por amor. Presentes belos, caros e enfeitados, desprovidos, porém, de afeto e responsabilidade, são apenas “palhas lançadas ao vento” ou dinheiro jogado fora.

É altamente deplorável vermos a sistemática substituição da pessoa histórica de Nosso Senhor Jesus Cristo pela figura lendária e capitalista do “Papai Noel”. É claro que as lendas, as fantasias fazem parte da cultura de todos os povos, e em si não há mal nisto, mas, é lamentável renunciarmos às nossas raízes mais profundas para abraçarmos uma falsa imagem de felicidade, pois esta não se encontra na quantidade de presente que se dá ou se recebe e sim na capacidade de auto doação e acolhimento do outro, sobretudo, dos membros da própria família. Ao vermos as propagandas de televisão, de rádio ou da internet; ao entrarmos num shopping ou num grande comércio, a pergunta que nos vem é se, por ventura, esqueceram o dono da festa: onde está o Menino Jesus? Na Páscoa substituíram o Crucificado-Ressuscitado pelos “ovos do coelho”; no Natal, o Menino Deus é escondido para enaltecer o vermelho do consumo e o branco da neve, onde nem sequer o “gelo” cai. Mas por que tudo isso? Por que costumamos esquecer a família, por que renegamos o maior sinal do amor de Deus por nós? Jesus é Deus-conosco e preferimos fazer um Natal do “nós sem Deus”. Quer queiramos ou não, quando tiramos algo ou alguém do seu lugar legítimo, necessariamente outra realidade tomará seu posto. Nos Estados Unidos, o Hallowim tende a substituir o enfoque do Natal; em parte da Europa, a negação das raízes cristãs tem gerado uma invasão maciça da cultura islâmica; na Suíça, na Holanda e em outros países conhecidos pelos seus altos índices de estabilidade econômica, o abandono da prática da fé veio acompanhada de uma forte falta de sentido da existência que gera, anualmente, índices alarmantes de suicídios.

No Brasil, não há uma organização declarada contra o cristianismo e a família, mas seria, no mínimo, ingenuidade ou cegueira não perceber uma tendência invasiva para ofuscar tudo aquilo que tem uma relação direta com Jesus Cristo e a família, segundo o modelo do seu Evangelho. Natal feliz é aquele que não despreza o convidado especial, ou melhor, o anfitrião, o aniversariante, o homenageado da Festa. Pensemos nisto e feliz Natal de Jesus.

Dom Matias Patrício de Macêdo,
Arcebispo Metropolitano de Natal


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bispos do RN se encontram com Governadora

A reunião foi realizada na sala do Arcebispo de Natal
Foto: José Bezerra


Os bispos da Província Eclesiástica de Natal tiveram um encontro com a governadora eleita, Rosalba Ciarlini, dia 20 deste mês, no gabinete do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Além do Arcebispo de Natal, Dom Matias, estavam presentes o Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales; Bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana; o de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz; a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Marlúzia Pessoa; o coordenador estadual do Serviço de Apoio aos Projetos Comunitários - SEAPAC, Francisco Teixeira, e os agrônomos dos escritórios do SEAPAC em Natal, Caicó e Mossoró.

Inicialmente, a governadora manifestou aos bispos a preocupação com os problemas relacionados com a Infância e a Adolescência, e com o Programa do Leite. Na pauta, foram tratados, informalmente, assuntos do interesse do Governo do Estado e da coletividade, entre os quais os trabalhados pelas instituições da Igreja como o SEAPAC, e a Pastoral da Criança. Foram lembrados programas como o de combate à pobreza rural e à desertificação, o de recursos hídricos e de construção de cisternas. Em relação à Micro Região do Seridó, Dom Delson expôs o projeto da ADESE - Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Arcebispo anuncia transferências e nomeações

Dom Matias, Arcebispo de Natal
Foto: Cacilda Medeiros

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, anunciou a transferência e nomeação para funções de cinco padres, no último dia 16, por ocasião da reunião mensal do clero, realizada no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

Pe. Ajosenildo Nunes sai da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, na cidade de Pureza, e passará a compor a equipe de formação do Seminário de São Pedro.

Pe. Edvaldo Alexandre de Brito deixará de ser vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, e passará a ser administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza.

Pe. Iranildo Virgílio da Cruz foi nomeado para compor a equipe de formação do Seminário de São Pedro. Ele também permanece nas funções de capelão do Colégio Marista e assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude.

Pe. Antônio Gomes da Silva deixa a função de reitor do Seminário de São Pedro para ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, nos municípios de São Rafael e Itajá.
Pe. Elielson Camissiro de Almeida será o novo reitor do Seminário de São Pedro. Até então, ele ocupava a função de vice-reitor da instituição.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Renovação Carismática de Nova Cruz realizou a campanha Natal sem fome

Com a chegada do Natal do menino Jesus, muitas familias carentes gostaria de ter pelo menos uma boa refeição. A Renovação Carimática da Paróquia de Nova Cruz realiza a mais de dez anos a Campanha Natal sem Fome, cujo objetivo é arrecardar alimentos para serem doados para algumas familias carentes de nossa cidade.
No domingo, dia 19, membros da RCC sairam as ruas, visitandos milhares de residencias a fim de arrecadar alimentos não-pereciveis. Muitas familias novacruzense tem o plazer de doar um kilo, dois, o importante é ajudar o mais necessitado. Depois dessa ação a coordenação da RCC vai marcar o dia da entrega das cestas natalinas, nesse dia acontecerá um louvor com as familias que irão ser beneficiadas.
Vários membros da RCC visitando as casas e
vários carros de apoio
para tranportar os alimentos arrecardados.


Catequese de Nova Cruz realizou encontro de avaliação e planejamento

As catequistas da Paróquia de Nova Cruz participaram na manhã de domingo, dia 19, do encontro de avaliação das atividades realizadas neste ano e planejar para 2011. O encontro acontece no Centro Pastoral do Catolé, com a presença da Ir. Lucia Domingos da coordenação paroquial da catequese.
Muitas atividades foram realizadas de janeiro a dezembro com as crianças da pré-eucaristia, primeira eucaristia e perseverança. 2010 foi um ano muito proveitoso para a catequese, na qual terminou as atividades com a realização de missa e primeira eucaristia para cerca de 100 crianças, na festa da padroeira. No final as catequistas participaram do amigo secreto e confraternização.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Católicos de São José de Mipibu protestarão contra gays que invadiram igreja

Igreja Matriz de Santana e São Joaquim - São José do Mipibu
Foto: José Bezerra


Católicos e evangélicos da cidade de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, vão protestar contra um grupo de gays que invadiu a paróquia de Santana e São Joaquim. O Ato de Desagravo ao padre Matias, pároco da Igreja, acontece na próxima segunda-feira, 20, às 18h30, com concentração na Praça da Saudade e contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo.

No último sábado, 11, um grupo que participava de uma Parada Gay promovida pela OnG Terra Viva, invadiu a Matriz de Santana e São Joaquim no momento em que era realizado o “Terço das Mulheres” para protestar contra um artigo escrito sobre direitos civis de homossexuais assinado pelo padre Matias. Segundo testemunhas, a invasão ocorreu por volta das 19h e os homossexuais acusavam o padre Matias de homofobia.

A Polícia Militar enviou oito viaturas para o local. A Praça da Matriz foi o local escolhido para finalizar a Parada.