sexta-feira, 24 de junho de 2011

Catedral faz adoração na intenção do Papa

Bento XVI fará 60 anos de sacerdócio
Foto: blog.cancaonova.com



O Papa Bento XVI celebrará 60 anos de ordenação sacerdotal, no próximo dia 29. Por ocasião do aniversário, a Congregação para o Clero convidou os católicos do mundo inteiro para realizar 60 horas de adoração eucarística pelas intenções do Papa, pela Igreja, pelo mundo, clero e vocações sacerdotais, de 29 de junho a primeiro de julho.

Atendendo ao pedido da Congregação, a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, realiza as 60 horas, divididas da seguinte forma: quatro horas de adoração ao Santíssimo, diárias, das 12 às 16 horas, no período de 20 de junho a primeiro de julho.

A adoração acontece na Catedral Metropolitana e é dirigida pelas pastorais, movimentos e comunidades existentes na Paróquia.

Bento XVI foi ordenado sacerdote na Catedral de Frisiga, na Alemanhã, no mesmo dia do irmão mais velho, Georg, em 29 de junho de 1951, festa dos Santos Pedro e Paulo.

Fonte: Jornal A Ordem



RN sediará Mariápolis 2011

Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares
Foto: divulgação

Cerca de 500 pessoas, integrantes do Movimento Focolares, do Rio Grande do Norte, Paraíba e do Ceará, se reunirão no Hotel Mardunas, na Lagoa do Bonfim, no município de São José de Mipibu, no período de 7 a 10 de julho. Trata-se da Mariápolis, com o tema: “Um sim ao amor de Deus” e que acontecerá em terras potiguares após 34 anos.

A programação iniciará às 16h, da quinta-feira, dia 7, e, durante os quatro dias constará reflexões, fóruns temáticos, atividades culturais e testemunhos. “Um ponto sempre marcante das Mariápolis são as experiências e testemunhos da vivência cristã na sociedade”, explica a integrante do Movimento Focolares, Maria das Neves Valentim.

O encontro será encerrado no domingo, 10, ao meio-dia, com missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A Mariápolis contará com a presença dos coordenadores regionais do Movimento Focolares, Ivanaldo Araújo e Ana Lúcia Bandeira. Quanto aos assessores e organizadores do encontro, Maria das Neves explica que se dá coletivamente. “A espiritualidade do Movimento Focolares é coletiva e, em razão disso, a Mariápolis é construída pelos seus membros. A organização é dividida por aspectos e cada grupo assume tarefas”, esclarece.

Quem desejar participar da Mariápolis pode obter mais informações pelos telefones: (84) 3219-4078 ou pelo e-mail: nevinha5@hotmail.com.

Fonte: Jornal A Ordem

Celebração e procissão marcaram o dia de Corpus Chirsti em Nova Cruz


O dia 23 de junho foi dedicado a oração e conteplação ao Santíssimo Sacramento. Em todo o mundo fiéis da Igreja Católica celebrou o dia de Corpus Christi. Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a programação foi extenção e bastante participativa. Adoração, confecção de tapete, celebração solene, procissão e muita oração fizeram parte da programação. Vejas nas fotos os principais momentos:

A celebração Eucaristica

A missa foi presidida pelo Edilson ( que fez uma bela pregação) e concelebrada pelo Pe. Janilson (que proclamou o Evangelho)



A procissão
Saiu da Igreja Matriz, passando pelo tapete, confeccionado especialmente para este dia


Chegando na capela Sagrada Família onde o Santíssimo ficará exposto até dia 30


Lá teve a benção solene, em seguida o Santíssimo foi conduzido ao altar


Foto: Washignton Baraunas e Flavio Luiz
Pascom

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Começou a programação de Corpus Christi em Nova Cruz


Teve inicio por volta das 8h da manhã na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a programação religiosa de Corpus Christi. Na ocasião o Santíssimo Sacramento foi exposto para visitação e adoração, dirigida pelas pastorais, movimento e serviços. A adoração prosseque até as 16h, quando começará a missa solene. Enquanto isso em frente a Igreja Matriz, as pastorais estão montando um grande tapete com símbolos liturgicos e pastorais, em homenagem ao dia de Corpus Christi.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escolhidos os vencedores dos Prêmios de Comunicação da CNBB 2010/2011



Reunidos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), nos dias 08 e 09 de junho, o júri dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu os vencedores dos trabalhos que concorreram aos prêmios Dom Helder Câmara de Imprensa, Clara de Assis (TV) e Margarida de Prata (Cinema) e escolheu os vencedores.

Concorreram ao prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa 35 trabalhos e os vencedores na categoria reportagem foram os jornalistas: Letícia Alline Paris, com a reportagem “Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho”, publicada na Revista O Mensageiro de Santo Antônio, e Daniele Simões, Paulo Eduardo de Gois e Felipe Chicarino da Silva, com a reportagem “Força de Vontade”, do Jornal Santuário de Aparecida. Os outros vencedores foram Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor Uchoa, com a série especial sobre a vida de Irmã Dulce, com o trabalho “Além do hábito”.


“Ao anunciar os vencedores, queremos renovar nossos agradecimentos pela participação de todos. Chamou-nos atenção, mais uma vez, a qualidade dos trabalhos inscritos, prova do quanto há profissionais trabalhando sério por uma comunicação pautada nos valores humanos, cristãos e éticos, base de uma sociedade democrática e cidadã”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, arcebispo de Campo Grande (MT), dom Dimas Lara Barbosa.

A entrega dos prêmios será no dia 20 de julho, por ocasião do Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Rio de Janeiro (RJ). Saiba mais acessando o link abaixo:


Fonte: CNBB

terça-feira, 21 de junho de 2011

A origem da festa de Corpus Christi


História: A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula "Transiturus" de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, as quais exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter 'visões', exigindo da Igreja uma festa anual para agradecer o sacramento da Eucaristia. Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois, por três anos, se tornaria o Papa Urbano IV (1261-1264), tornando mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.

A "Fête Dieu" começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão Eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a primeira Procissão Eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos.

Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII.
Celebração: O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão, porque ele morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270. O ofício divino, seus hinos, a sequência 'Lauda Sion Salvatorem' são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno. Essa festa [Corpus Christi] tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Siaba mais acessando o link abaixo:

http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12394
Fonte: Canção Nova noticias

Especial da Canção Nova sobre Irmã Dulce recebe prêmio da CNBB


O Jornalismo Canção Nova está com muitos motivos para comemorar. A série "Anjo Bom do Brasil", feita pelo repórter Pedro Teixeira por ocasião da beatificação de Irmã Dulce, foi o vencedor do prêmio Clara de Assis - Edição 2011.

Na série de cinco reportagens especiais, Pedro Teixeira afirma que se empenhou para que as matérias fossem emocionantes. "Falar de Irmã Dulce é falar de amor: exigente, dedicado, paciente e tolerante", ressaltou.

O repórter confessa que conhecia pouco sobre a beata, mas ao chegar a Salvador e conhecer toda sua história e a Obra Social Irmã Dulce (OSID), foi contagiado por sua vivência de fé.

"Tudo naquele lugar inspira santidade, basta que tenhamos olhos para perceber além das paredes frias do edifício o calor humano", recorda.

Sobre a premiação, Pedro Teixeira se diz muito feliz e orgulhoso pelo trabalho realizado, e agradece a todos que fizeram parte desta conquista, desde o motorista, até a produtora, o cinegrafista e o editor. Mas, acima de tudo, agradeceu a Deus. "[Ele] é o grande segredo de nosso trabalho e sucesso. Parabéns a todos do jornalismo, o prêmio é de todos. Profissionais e sócios que acreditam nesse projeto de vida".

O prêmio foi criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e será entregue no dia 20 de julho, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, durante o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).

No comunicado da premiação, o presidente da Comissão para a Comunicação Social da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, agradece a participação do repórter e afirma que seu trabalho "contribuirá para solidificar os valores humanos e cristãos indispensáveis à formação de uma nova sociedade, justa e fraterna".

Fonte: canção nova noticias

Muita animação no arraiá do ECC


Foi grande a festa realizada pelos casais do ECC, na noite de sábado, dia 18. O são joão do ECC, como é chamado, teve muita animação e brincadeiras, além de muita comida e forró. A participação foi muito boa. Os padres Edilson e Janilson estiveram por lá, como também as religiosas do Amor Divino. Veja nas fotos como foi uma maravilha.







Foto: Washington Baraunas

Nordeste 2 prepara Mutirão Regional de Comunicação


Quatrocentas pessoas, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é a estimativa de participantes para o 4º Mutirão de Comunicação, do Regional Nordeste 2, que será realizado em Maceió (AL), no período de 28 a 30 de outubro deste ano. O 4º Mutirão terá como tema: "Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura".

O tema central será abordado em palestra, na noite do dia 28, proferida pela doutora em comunicação, Irmã Joana Puntel. No sábado, dia 29, serão oferecidas 14 oficinas, simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30, serão oferecidos oito seminários, também simultaneamente. Entre os assessores estão a assessora da Comissão de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari; o coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Salvador (BA), Pe. Manoel Filho; a chefe do jornalismo da Rede Milícia Sat e apresentadora do programa Palavra da CNBB, levada ao ar pela Rede Católica de Rádio, Imaculada Del Padre, entre outros especialistas na área da comunicação.

As inscrições serão abertas no mês de julho. Para facilitar a participação dos agentes da Pascom e de outras pessoas interessadas, da Arquidiocese de Natal, a coordenação da Pastoral da Comunicação organizou um pacote, que inclui transporte, inscrição e hospedagem. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação arquidiocesana da Pascom, pelo telefone (84) 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesede-natal.org.br.

Mais informações sobre o Mutirão, no endereço: www.4muticom.blogspot.com