sábado, 17 de maio de 2014

Simpósio Vocacional Nacional - Região Nordeste

Teve início na noite da última sexta-feira (16), o Simpósio Vocacional Nacional - região Nordeste, que está sendo realizado em Natal (RN). As atividades estão acontecendo no Instituto Maria Auxiliadora, no bairro Tirol. A programação segue até o domingo (18). Cerca de 200 pessoas dos nove estados do Nordeste participam do encontro.




FOTOS: Cláudia Freire e Raimundo Gurgel 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dia Internacional da Família celebra 20 anos

Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou essa data como Dia Internacional da Família. A data foi instituída em 1994 por ocasião do Ano Internacional da Família.
 Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes.
Na ocasião, o então papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário. “Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história”, disse São João Paulo II, por ocasião do Ano Internacional da Família.
Em sua primeira Encíclica “Alegria do Evangelho”, o papa Francisco traz reflexão sobre os desafios enfrentados pelas famílias e a importância desta instituição milenar. “A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos”, disse Francisco.
A partir de 1994, por iniciativa de São João Paulo II foi instituído o Encontro Mundial da Família que ocorre a cada três anos. No Brasil, o encontro foi realizado em 1997, quando o papa rezou uma missa campal no Aterro do Flamengo, para 2 milhões de pessoas, encerrando o 2ª Encontro Mundial da Família. Na passagem pelo país, o pontífice convidou pais e famílias do mundo inteiro a viver a santidade, sendo testemunhas para a sociedade.
Celebração
Completando 20 anos de sua criação, o Ano Internacional da Família, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas),  traz como lema “Importância da Família para alcançar as metas de Desenvolvimento: Ano Internacional da Família + 20”.
Na mensagem do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgada pela ONU, para este dia, é destacado o potencial da família para o desenvolvimento global, como também para a superação de conflitos e problemas como a fome e miséria no mundo. Ainda faz apelo para a superação da pobreza e melhores condições e bem-estar das mães.
O texto retrata também a necessidade do apoio financeiro e emocional aos membros da família, tendo como meta o crescimento e bem comum das famílias.  “É essencial que as famílias recebam apoio para que eles possam tirar proveito do seu pleno potencial. Isto significa que se deva levar em conta as necessidades de formulação de políticas de desenvolvimento [...]”.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Nossa Senhora de Fátima


A treze de maio na cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria

Nossa Senhora aparece resplandecente aos pastorinhos pela primeira vez no dia 13 de maio de 1917.

Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.

Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.




Sua face, indescritivelmente bela, não era nem alegre e nem triste, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como rezando, apoiadas no peito, e voltadas para cima. Da sua mão direita pendia um rosário. As vestes pareciam feitas somente de luz. A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.

Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante. Com voz maternal e suave, Nossa Senhora tranquilizou as três crianças, dizendo: “Não tenhais medo. Eu não vos farei mal. Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez”.

Ao pronunciar estas palavras, Nossa Senhora abriu as mãos, e delas saía uma intensa luz. Os pastorinhos sentiram um impulso que os fez cair de joelhos, e rezaram em silêncio a oração que o Anjo havia lhes ensinado: "Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, pevo-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

Passados uns momentos, Nossa Senhora acrescentou: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”

As aparições continuaram nos sucessivos meses, sempre no dia 13, até o mês de outubro.

Hoje, não apenas em Fátima, mas em todo o mundo, os fiéis veneram a Virgem Maria e pedem sua intercessão. 

A Arquidiocese de Natal celebrará o Dia do Leigo


A Arquidiocese de Natal celebrará o Dia do Leigo, no próximo dia primeiro de junho, com uma programação que terá início às 8 horas e seguirá até o meio dia, na Catedral Metropolitana. O tema do evento será: "O leigo na Igreja, a partir do Concílio Vaticano II". Durante a manhã, haverá uma palestra e serão apresentados testemunhos de leigos engajados na Igreja, culminando com a celebração eucarística. Também, como parte da comemoração, acontecerá uma Feira Pastoral, no Pátio da Catedral, onde as coordenações das pastorais e movimentos de leigos exibirão, em standes, as ações realizadas. As coordenações arquidiocesanas de pastorais e movimentos, interessadas em montar um stand, devem entrar em contato com o Diácono Márcio Andrade, até o dia 26 de maio, na sala do Vicariato para as Instituições Sociais, localizada no Centro Nossa Senhora da Apresentação, por trás da Catedral, ou telefonar para o 3615-2800.

Segundo o coordenador arquidiocesano do Setor de Leigos, Padre José Sílvio de Brito, o dia do leigo é celebrado na festa de Cristo Rei, mas, por coincidir com a festa de Nossa Senhora da Apresentação, a comemoração, na Arquidiocese de Natal, foi antecipada para o dia primeiro de junho.

Foto: A Arquidiocese de Natal celebrará o Dia do Leigo, no próximo dia primeiro de junho, com uma programação que terá início às 8 horas e seguirá até o meio dia, na Catedral Metropolitana. O tema do evento será: "O leigo na Igreja, a partir do Concílio Vaticano II". Durante a manhã, haverá uma palestra e serão apresentados testemunhos de leigos engajados na Igreja, culminando com a celebração eucarística. Também, como parte da comemoração, acontecerá uma Feira Pastoral, no Pátio da Catedral, onde as coordenações das pastorais e movimentos de leigos exibirão, em standes, as ações realizadas. As coordenações arquidiocesanas de pastorais e movimentos, interessadas em montar um stand, devem entrar em contato com o Diácono Márcio Andrade, até o dia 26 de maio, na sala do Vicariato para as Instituições Sociais, localizada no Centro Nossa Senhora da Apresentação, por trás da Catedral, ou telefonar para o 3615-2800.

 Segundo o coordenador  arquidiocesano do Setor de Leigos,   Padre José Sílvio de Brito, o dia do leigo é celebrado na festa de Cristo Rei, mas, por coincidir com a festa de Nossa Senhora da Apresentação, a comemoração, na Arquidiocese de Natal,  foi antecipada para o dia primeiro de junho.

FOTO
LEGENDA: Pe. Sílvio, coordenador arquidiocesano do Setor de Leigos
CRÉDITO: José Bezerra

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mensagem por ocasião das eleições 2014: "Pensando o Brasil"



A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil durante entrevista coletiva, a mensagem "Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014", aprovada pelos bispos do Brasil reunidos na 52ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Atenderam a imprensa o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis; o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente, dom José Belisário; o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner. 

Na entrevista, cardeal Raymundo Damasceno Assis explicou que o texto "contém importantes reflexões para os cristãos e para toda a sociedade" que neste ano irão eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. "Com este texto, fazemos uma convocação aos brasileiros para que exerçam o voto de forma consciente", exortou.

Dom Damasceno destacou três pontos fundamentais do texto: participação consciente nas eleições; a necessidade de conhecer os candidatos, sua história, e quais princípios e valores eles praticam e defendem; buscar candidatos que tenham compromisso com tantas reformas necessárias no país, especialmente a Reforma Política, que tem apoio da CNBB e outras entidades.

Leia, na íntegra, a mensagem: Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014

Fonte: CNBB

Presidência da CNBB avalia a 52ª Assembleia Geral



Após dez dias intensos de estudos e reflexões,  a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que reuniu mais de 350 bispos dos 18 regionais, no período de 30 de abril a 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP) foi encerrada.

Com programação diária que incluiu celebração diária de missas, reuniões e retiro de oração, o episcopado brasileiro dedicou-se ao estudo da temática central da “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, além de temas prioritários sobre a questão agrária, laicato, liturgia. Outros assuntos também estiveram em pauta como evangelização da juventude, eleições 2014, campanha contra a fome, Copa do Mundo, entre outros.

Na avaliação do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis, a Assembleia termina com resultados positivos, deixando testemunho da unidade e comunhão entre os bispos do Brasil. “Os trabalhos transcorreram em clima de muita fraternidade, oração e partilha. Conseguimos concluir os temas previstos na pauta. Estou feliz com os resultados”, ressalta.

O arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB destaca que a Assembleia encerra com orientações práticas para a continuidade da missão da Igreja no Brasil e já antecipa os trabalhos do próximo ano. “Teremos um trabalho muito importante que é a revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Por decisão do episcopado, as diretrizes serão atualizadas na próxima Assembleia”, comenta dom Belisário.

Resultados
Entre os textos estudados e avaliados pelo episcopado brasileiro, foram aprovados dois documentos e um estudo. Sendo um documento sobre a Renovação Paroquial e outro que trata da Questão Agrária no Brasil.

O documento “Comunidades de Comunidades: uma nova paróquia” aprovado na Assembleia discute a renovação das paróquias. De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o texto quer contribuir para dinamizar a vida de comunidade. “Vai nos ajudar a sermos presença do Evangelho de maneira fecunda e samaritana, no anúncio do Reino de Deus”, disse.

Outro documento esperado pela sociedade e aprovado pelos bispos discute a Questão Agrária brasileira no início do século XXI. “É uma reflexão sobre a realidade do campo e ajudará a compreender a necessidade do cuidado pela terra e também com nossa agricultura familiar”, explica dom Leonardo.

O tema prioritário “Os cristãos leigos e leigas” estudado na Assembleia, após diversas reflexões da plenário, foi aprovado como Estudo da CNBB. O texto será enviado às dioceses do Brasil para reflexão e debate nas paróquias e comunidades, a fim de receber contribuições dos leigos. No próximo ano, a temática volta a ser avaliada para possível aprovação como documento oficial sobre o laicato.

Fonte: CNBB

Dom Fernando Saburido é o novo presidente da CNBB NE2


Pela segunda vez, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, presidirá a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). A escolha aconteceu no dia 8 de maio, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O religioso sucederá o bispo de Palmares, dom Genival Saraiva.

Dom Fernando ressaltou que a escolha é mais uma grande responsabilidade. “Eu já fui presidente em 2002, mas também tive que renunciar porque fui nomeado bispo da diocese de Sobral (CE), que faz parte da CNBB NE1. Passei três anos no cargo. Novamente os bispos me elegeram e não posso me negar à missão. Por estar em Recife e na sede do Regional ser na capital pernambucana. A ideia é de que haja mais facilidade em conciliar as duas funções”, contou o arcebispo.

Com a nova missão, dom Saburido ajudará a pastorear as 21 dioceses que existem nos quatro estados. Para auxiliá-lo, permanece como vice-presidente o bispo de Campina Grande (PB), dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e como secretário, o bispo de Guarabira (PB), dom Francisco de Assis Dantas Lucena.

Os religiosos permanecerão no cargo até o ano que vem, concluindo o último quadriênio. Em 2015, portanto, será escolhida uma nova presidência.



Fonte: Pascom Regional Nordeste 2