sábado, 30 de janeiro de 2010

Nota de falecimento


A diocese de Toledo (PR) comunica com profundo pesar o falecimento do padre Daniel Aloísio Hemkemeir, 58 anos de idade. Ele faleceu no final da tarde de sexta-feira, 29, vítima de acidente automobilístico, momentos antes de chegar à cidade de Guaíra (PR), onde era pároco na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

Ele trafegava pela Rodovia BR-163 quando envolveu-se em acidente com outro veículo. Com a força da colisão, seu corpo ficou preso entre as ferragens.

Padre Daniel estava em despedida desta paróquia, depois de seis anos de serviço pastoral junto à comunidade. No dia 14 de fevereiro assumiria, como pároco, a paróquia Nossa Senhora das Graças, de Novo Sarandi, distrito de Toledo.

O velório acontece hoje, 30, nas dependências da paróquia Sagrada Família, em Dez de Maio, distrito de Toledo, onde sua mãe, dona Elisabeth, seus irmãos e demais familiares residem.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Paróquia de Nova Cruz reúne coordenadores das comunidades

Membros de algumas comunidades


Coordenadores das diversas comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participam de encontro neste sábado, 30, no Centro Pastoral do Catolé. O objetivo é conhecer melhor cada coordenador e organizar as comunidades em setores, para uma melhor articulação e desenvolvimento do trabalhos pastorais, ainda será entregue o plano de ação da paróquia para 2010. Na ocasião será apresentado os membros da equipe da Campanha da Fraternidade . O encontro será assessorado pelos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto, além do articulador paroquial, João Germano. "Será um momento de formação e articulação, para nossos coordenadores das comunidades", diz Pe. Edilson Nobre, adminitrador paroquial. Essa a primeira atividade prevista no plano de ação 2010.

Festa de Nossa Senhora da Piedade

Está acontecendo no bairro Frei Damião, em Nova Cruz, a festa de Nossa Senhora da Piedade, e na noite desta quinta-feira, 28, a missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e teve com noiteiros as Pastorais da Comunicação e do Dízimo e o Apostolado da Oração. Na ocasião os membros da pascom vestiram a nova camisa. A festa prosseque até o dia 2 de fevereiro, quando acontecerá a procissão e missa de encerramento. Confira a programação dos próximos dias:

Sábado - 30/01
19h - Celebração Eucaristica
Pres.: Pe. José Adelson
Noiteiros: Coroinhas e Ministros da Eucaristia
20h - Show musical, ao vivo, com quermesse
Domingo - 31/01
19h - Celebaração Eucaristica
Pres.: Pe. Iranildo Virgilio
Noiteiros ECC, Pastorais da Família, Matrimônio e Batismo
20h - Programação socio-cultural
Segunda - 01/02
19h - Celebração Eucaristica
Pres.: Pe. Iranildo Augusto
Noiteiros: PJ, Catequese e Infância Missionária
20h - Festa social
Terça- feira - 02/02
16h - Procissão e missa de encerramento
Pres.: Mons. Francisco de Assis Pereira
Durante o periodo festivo, às 5 horas da manhã, acontece
caminhada penitencial e recitação do oficio de Nossa Senhora.
Confira as fotos da 5ª noite da novena, 28/01




Pascom com novo uniforme

Alguns membros da pascom estiveram na
missa e vestiram a nova camisa da pascom,
como disse padre Edilson:
" a pascom está de cara nova",
ou melhor de roupa nova.

Falece dom José Eugênio Corrêa, bispo emérito de Caratinga


Morreu na manhã desta quinta-feira, 28, em Juiz de Fora (MG), o bispo emérito de Carantiga (MG), dom José Eugênio Corrêa(foto). A causa da morte foi uma insuficiência respiratória. Ele estava internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia, e faleceu por volta das 7:30h.

Dom Eugênio Corrêa tinha 95 anos e foi ordenado bispo em 1957. Ele nasceu em 10 de maio de 1914, na cidade mineira de Lima Duarte.

Dom José estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Entre outras atividades, foi reitor do Seminário Menor de Juiz de Fora (MG) e pároco do Rio Preto (MG). Foi bispo de Caratinga (MG) de 1957-1978 e presidente do Conselho Curador da Faculdade de Filosofia de Caratinga, de 1964-1978.

Seu lema foi “Omnibus Omnnia” (tudo em todos).

Nota pelo falecimento de Dom José Eugênio Correia

“Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25)

Com pesar, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu a notícia do falecimento de Dom José Eugênio Correia, bispo emérito de Caratinga, Minas Gerais, ocorrido nesta quinta-feira, dia 28, em Juiz de Fora, MG.

Dom José era o bispo mais idoso da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Natural de Lima Duarte, MG foi ordenado presbítero da arquidiocese de Juiz de Fora em outubro de 1941. Nomeado bispo diocesano de Caratinga, em 1957, pelo Papa Pio XII, participou das sessões do Concilio Vaticano II. Em 1978, com 64 anos entregou o governo da Diocese de Caratinga.

Ao longo de seus 53 anos de ministério episcopal, dos quais 21 como bispo diocesano de Caratinga, Dom José deu testemunho de sua fé na Ressurreição do Senhor e anunciou, destemidamente, o nome de Jesus Cristo, único Salvador. Agora, Dom José é chamado a experimentar o gozo da alegria eterna, prêmio para aquele que cumpriu com fidelidade sua vocação de discípulo-missionário de Jesus.

A Dom Hélio Gonçalves Heleno, à Diocese de Caratinga, aos familiares e amigos de Dom José, a CNBB expressa sua solidariedade fraterna. Conforte a todos a fé cristã que nos faz crer na vitória de Cristo sobre a morte, certeza de nossa ressurreição.



Brasília, 29 de janeiro de 2010
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: www.cnbb.org.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Semana Nacional de combate ao trabalho escravo


No dia de hoje, 28, tem início a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, instituída pela Lei 12.064, de outubro de 2009. Também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A Semana será marcada por manifestações em todo o país, organizadas por entidades que fazem parte da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Os atos pretendem destacar a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/01, que prevê a expropriação de terras onde esteja comprovada esta prática, por meio de coleta de assinaturas junto à população. Em Brasília, a programação será às 10h, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), liderada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).

O evento é parte de uma série de iniciativas do Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de difundir os dados relativos às ações de combate ao Trabalho Escravo.

Além da presença de outras entidades e discursos de conscientização sobre o trabalho escravo como mazela social, o evento vai lembrar os seis anos de impunidade da chacina de Unaí, em Minas Gerais, ocorrida em 28 de janeiro de 2004.

Em Minas Gerais, mais de 120 pessoas, entre elas diversas autoridades e representantes de entidades da sociedade civil, participaram de ato público, no dia 26 de janeiro, em que apoiaram o abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo e divulgaram uma carta aberta pela reestruturação das fiscalizações no Noroeste de Minas. O ato público, intitulado “Combate ao Trabalho Escravo em Minas Gerais – Perspectivas e Desafios”, foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT) e pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (Conatrae).

O coordenador nacional de Combate ao Trabalho Escravo do MPT, Sebastião Caixeta, destacou o simbolismo de a abertura das atividades da semana acontecer em Minas. “O crime de Unaí foi uma afronta não só às famílias, mas também ao poder do Estado que estava ali encarnado pelos fiscais”, afirmou. “É imperioso que o trabalho de fiscalização se mantenha firme para fazer frente a essa forma de vil de exploração”. Durante toda a semana outras atividades estão sendo realizadas em várias partes do país. Confira abaixo:

Fonte: www.cnb.org.br

Pastoral Carcerária luta pelo direito de voto dos presos provisórios

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem, 27, uma resolução que prevê a instalação de seções eleitorais em penitenciárias para permitir o voto de presos provisórios. Segundo entidades da sociedade civil, há cerca de 150 mil detentos no país que podem ser beneficiados pela medida neste ano.

O texto faz parte de um pacote de resoluções que ainda depende de aprovação do plenário do TSE e será objeto de discussão em audiências públicas no início de fevereiro.

São considerados provisórios os presos que estão detidos em caráter preventivo ou cujas condenações ainda não são definitivas. Segundo a Constituição federal, somente não podem votar os presidiários com sentença criminal da qual não é mais possível recorrer, no período em que eles estiverem cumprindo suas penas.

Apesar de a Constituição garantir o direito de voto dos presos provisórios, na prática somente uma pequena parte deles tem acesso a meios de votação nas eleições.

Em agosto passado uma comissão de entidades da sociedade civil solicitou ao presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a adoção de medidas para reverter esse quadro.

O grupo foi formado por representantes do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Associação Juízes para a Democracia, da AMB (Associação Brasileira de Magistrados), da Pastoral Carcerária, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária.

Na reunião os membros da comissão afirmaram que, nas últimas eleições, apenas 11 Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados haviam implementado o voto dos presos provisórios.
O texto da nova resolução do TSE determina que "os juízes eleitorais, sob a coordenação dos tribunais regionais eleitorais, criarão seções especiais em penitenciárias, a fim de que os presos provisórios tenham assegurado o direito de voto".

Essa regra consta em uma das seis minutas de resolução divulgadas no site do tribunal ontem. Elas trazem disposições sobre escolha e registro de candidatos, voto do eleitor residente no exterior, atos preparatórios das eleições, prestação de contas, arrecadação de recursos por meio de cartão de crédito e a identificação de eleitores por meio de digitais- que será implantada em 50 cidades do país.
Uma das regras das resoluções restringe a realização das chamadas doações ocultas- contribuições que não permitem a identificação dos financiadores dos candidatos.
Esse dispositivo obriga os partidos a "discriminar a origem e a destinação dos recursos repassados a candidatos e comitês financeiros".

Fonte: www.cnbb.org.br

Cáritas Brasileira já arrecadou mais de R$ 1 milhão para o Haiti

Os recursos serão destinados às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano. Só no Brasil, através da Cáritas Brasileira, já foram arrecadados R$ 1.331.717,00. Deste total, R$ 500 mil já foram enviados na última semana.

A previsão da Cáritas Internationalis é que, em dois meses, 200 mil pessoas tenham sido ajudadas no Haiti com as doações de Cáritas.

Neste fim de semana (30 e 31), a equipe da Cáritas, provenientes de várias partes do mundo, iniciou os trabalhos de planejamento junto à Cáritas Haiti em Porto Príncipe. O objetivo foi conhecer a estrutura que a Cáritas haitiana ainda tinha para implementar a “chamada imediata de emergência” de maneira que assegure a ajuda humanitária de forma qualitativa. De acordo com Hector Hanashiro, coordenador de emergências da Cáritas para a América Latina e o Caribe, todas as pessoas que trabalharão como voluntárias ou contratadas deverão ter o acompanhamento direto do pessoal da Cáritas Haiti equivalente à função.

Técnicos em saúde, logística, distribuição, saneamento e água estão sendo solicitados às Cáritas de todo o mundo para compor a equipe no Haiti. Contadores também se integrarão aos profissionais requisitados para que “se possa assegurar, desde o princípio, a responsabilidade e a transparência financeira com as doações enviadas”. “É importante esclarecer que os fundos arrecadados serão utilizados para oferecer uma resposta de alta qualidade, sob os requisitos dos doadores e do sistema interno da Cáritas Haiti, que já está definindo estes detalhes”, disse Hanashiro em comunicado à Cáritas Brasileira.

As necessidades urgentes, segundo Hanashiro, continuam sendo alimentação, saúde, água potável, saneamento e abrigos. Há ainda problemas com grupos importantes de mulheres grávidas, crianças órfãs, famílias com algum desaparecido ou ferido que foi enviado a outras localidades, incluindo hospitais na República Dominicana. “Dada a quebra da economia haitiana, é imperativo gerar imediatamente formas de trabalho temporário e, em longo prazo, emprego sustentável”, alertou ele.

O Brasil também responde

Em carta divulgada, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o presidente da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentim, conclamam todas as comunidades eclesiais, paróquias e dioceses a promoverem orações e coletas em dinheiro para as vítimas do desastre.

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:
- Banco do Brasil - Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;
- Caixa Econômica Federal - OP: 003; Agência:1041; Conta Corrente:1132-1;
- Banco Bradesco - Agência: 0606 ; Conta Corrente: 70.000-2.
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16

Outras informações no site www.caritas.org.br

Fonte: www.cnbb.org.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dom Fernando José é nomeado membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica


O papa Bento XVI nomeou Ontem, dia 25, no Vaticano, o bispo de Garanhuns (PE), dom Fernando José Monteiro Guimarães (foto), membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica (Supremo Tribunale della Segnatura Apostolica).

O Supremo Tribunal é um departamento da Cúria Romana e é o Supremo Tribunal da Santa Sé. É composto por um número indefinido de bispos, arcebispos e cardeais nomeados pelo Papa, um dos quais serve como prefeito.

Além de dom Fernando, os outros nomeados foram o cardeal Giovanni Lajolo, presidente do Governo do Estado e da Cidade do Vaticano; o arcebispo Velasio de Paolis, presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, o arcebispo Stanislav Zvolensky, de Bratislava, na República da Eslováquia; e os bispos: Filippo Iannone, de Sora-Aquino-Pontecorvo, Itália, e Ryszard Kasyna, auxiliar de Gdansk, Polônia.

Fonte: www.cnbb.org.br

Últimos preparativos para o 16º Congresso Eucarístico Nacional


A Comissão de Educação e Cultura está a todo vapor na organização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece entre os dias 13 a 16 de maio, em Brasília. A Comissão organizou concursos de redação pra crianças e jovens, escolheu a letra do hino e está decidindo os últimos detalhes da apresentação da orquestra sinfônica durante o CEN.

Agora, a comissão está trabalhando para trazer a Brasília uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e uma exposição com objetos vindo de Fátima, Portugal, sobre os Milagres Eucarísticos, que acontecerão no período do Congresso. “As obras são quadros, textos e gravuras. Só temos que montar os painéis e decidir o lugar”, explicou o padre Ulysses, coordenador da Comissão de Educação e Cultura, responsável pela realização dos eventos culturais.

De acordo com o sacerdote, os possíveis locais para a exposição seriam a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, o Ginásio Nilson Nelson ou a Cúria Metropolitana de Brasília, já que esta agora tem um salão e que provavelmente será usado para exposição.

Nas negociações, padre Ulysses também tenta trazer as relíquias dos beatos Francisco e Jacinta. E ressalta que “a missa de abertura será no dia de Nossa Senhora de Fátima. Estaríamos preparando para o Congresso a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em algumas paróquias de Brasília, e para reforçar, então, traríamos as relíquias dos beatos Francisco e Jacinta. Uma maneira de incentivar a participação e a devoção”.

Segundo o padre, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, ao chegar em Brasília, peregrinaria por pelo menos uma paróquia por setor ou, então, passaria pelas Igrejas de Nossa Senhora de Fátima, que existem em Brasília. Durante a realização do Congresso, a imagem deve ficar na Igrejinha de Fátima, para a visitação pública.

Fonte: www.cnbb.org.br

Arquidiocese de São Paulo abre 1° Congresso de Leigos


Com o tema “Cristãos leigos: discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo”, a arquidiocese de São Paulo iniciou na segunda-feira, 25, seu 1° Congresso de Leigos. O lançamento do Congresso aconteceu durante a cerimônia pelos 456 anos da capital paulista, em missa na Sé que também marcou a festa patronal da arquidiocese. A celebração foi presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

Cerca de 3.500 pessoas participaram da missa, que contou com a presença do vice-presidente, José Alencar, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O Congresso Arquidiocesano de Leigos surgiu em 2007, quando a Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) propôs às dioceses a realização de eventos que procurassem articular e envolver mais os leigos na vida e na missão da Igreja.

Desde então, o laicato da arquidiocese de São Paulo vem promovendo uma série de reuniões para tornar possível a realização de um evento que pudesse responder a este chamado do Regional Sul 1 que, na verdade, ecoava a convocação da Conferência de Aparecida – para a retomada da consciência da condição de discípulos-missionários.


Em novembro, na data em que a Igreja no Brasil celebra o Dia do Leigo, na solenidade de Cristo Rei, 21, acontece, no ginásio do Ibirapuera, o encerramento do Congresso. Na parte da manha, a partir das 9h, os participantes do processo ao longo do ano deverão pensar e votar proposições que serão articuladas em um documento final. À tarde, acontece uma grande celebração eucarística marcando o encerramento do Congresso.

Fonte: www.cnbb.org.br

Rio de Janeiro promove o 19º Curso para Bispos



O 19º Curso para bispos foi aberto na noite de segunda-feira, 25, com a presença de aproximadamente 70 bispos de todo o Brasil. Promovido pela arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o curso é coordenado pelo bispo auxiliar emérito do Rio, dom Karl Josef Romer, e tem como tema “Mudanças socioculturais das últimas décadas e implicações para a ação evangelizadora”.

A temática é desenvolvida por conferencistas de nível internacional, como o vigário geral emérito de Sua Santidade para a arquidiocese de Roma, cardeal Camillo Ruini; o reitor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, monsenhor Luiz Romera; o chanceler da Pontifícia Academia pro Vita, monsenhor Ignácio Carrasco de Paula; o consultor do Pontifício Conselho da Cultura e diretor do Centro de Pesquisa da Faculdade de Teologia Pontifícia Civil de Lina, professor Alfredo Garcia Quesada e o professor da pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, padre Mário França de Miranda.

Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o tema do curso foi escolhido após uma consulta aos bispos auxiliares do Rio e membros da coordenação de pastoral da arquidiocese, que viram no assunto a ser estudado uma forma de dar continuidade à reflexão iniciada na 5ª Conferência do Conselho do Episcopado Latino-Americano e expressa no nº 44 do Documento de Aparecida, que diz: “Vivemos uma mudança de época cujo nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus.


O curso segue até o dia 29, e acontece no Centro de Estudos do Sumaré. O objetivo do curso é contribuir para a comunhão episcopal, na linha da formação permanente, através da reflexão sobre os desafios do momento presente para a ação evangelizadora da Igreja.

Fonte: www.cnbb.org.br

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nova Cruz prepara a Campanha da Fraternidade

A Paróquia de Nova Cruz esta se preparando para vivenciar a Campanha da Fraternidade 2010, cujo temo é: Economia e Vida. Um grupo de agentes pastorais e o Pe. Iranildo Augusto vem se reunindo semanalmente, para estudar o texto-base da CF e também para planejar campanha na paróquia. No último dia 25, a equipe teve mais uma reunião na casa paroquial. confira as fotos:




Festa em Espírito Santo



A festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Espírito Santo, tem início domingo, 24, e se estende até o dia 2 de fevereiro. Nos dias que antece-deram à festa, equipes de missionários visitaram das famílias da cidade, levando quadros com a imagem da padroeira.

PELO "SIM" DE MARIA TESTEMUNHAMOS JESUS

é o tema da Festa de Nossa Senhora da Piedade 2010. Dia 17 a Imagem de Nossa Senhora foi conduzida em grande carreata à cidade de Várzea e lá recebe diariamente a visita dos seus devotos. A Igreja está sendo pintada (foto) e recebendo adaptações para melhor receber os romeiros: “A nossa preocupação maior deve ser a acolhida aos romeiros que acorrem à nossa cidade, sobretudo no dia dois de fevereiro, para pagar suas promessas ou fazer seus pedidos a Nossa Senhora.” Afirma o padre Martins. Vamos todos, com alegria viver esse tempo de graça e reconciliação, de encontro e de festa, de bênçãos e de paz, pois já estão começando os louvores à nossa querida Mãe do Céu, a Senhora da Piedade. Engaje-se, ajude, colabore, participe, reze, louve, viva essa alegria, viva essa paixão.

Fonte: www.vozdapiedade.org.br

Fórum social reúne 30 mil em Porto Alegre



A capital gaúcha hospeda a partir de hoje, e até o dia 29, o Fórum Social Mundial. Neste ano, que celebra o décimo aniversário do evento, a programação inclui 27 atividades pelo mundo.

O movimento que em sua primeira edição, em 2001, chamou a atenção do mundo, vai reunir na capital gaúcha cerca de 30 mil pessoas que durante cinco dias, farão um balanço da última década e debaterão seus acertos e erros. Para avaliar os rumos da proposta altermundista, o seminário internacional discute temas que vão da sustentabilidade ambiental ao novo ordenamento político mundial e a conjuntura econômica pós-crise.

Depois de ganhar força na última edição, em Belém (PA), a questão ambiental deve ser um dos principais temas de debate. A conferência ONU sobre o clima, em Copenhague, no final do ano passado, também acelerou a inclusão das questões ambientais nas rodadas de discussão do fórum.

Estudantes, movimentos sociais, ONGs e representantes dos cinco continentes estão sendo esperados em Porto Alegre e nos municípios vizinhos de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí.

Apesar do caráter “não governamental e não partidário" do evento, a reunião também atrai políticos: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser o anfitrião da comemoração dos 10 anos do FSM no ginásio Gigantinho amanhã, dia 26, ao lado dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, do Paraguai, Fernando Lugo e o recém-eleito José Mujica, do Uruguai.

Fonte: www.catolica.net.com

“Está aberta uma nova era: a da evangelização na Internet”, afirma o papa Bento XVI


O Pontífice destacou ao anuncia a mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Bento XVI convocou toda a Igreja a olhar a Rede Mundial de Computadores com entusiasmo, audácia e exortando os sacerdotes a navegar na Internet, participar de redes de relacionamento e levar a Palavra de Deus ao grande “continente digital”.

Ressalvando os limites das novas mídias, na mensagem “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, Bento XVI dá o seu “juízo positivo” do mundo digital.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli, o papa aconselha os padres a serem partícipes, “dando alma ao fluxo comunicativo da rede e alcançando os não-crentes”.

“Apesar de dirigida principalmente aos sacerdotes – a quem o papa está dedicando um Ano – a mensagem quer envolver também os leigos, numa espécie de ‘diaconia da cultura digital’, chamados, cada um em seu papel, a testemunhar a Palavra”, explica dom Celli.

Enfim, “a rede Internet não é apenas um espaço a ser ocupado, e os responsáveis pelos processos de comunicação devem promover uma cultura de respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana” – reza a mensagem.

Fonte: www.cnbb.org.br

Igreja lança maior sondagem realizada no Oriente Médio

A preparação do Sínodo dos Bispos do Oriente Médio, que acontecerá de 10 a 24 de outubro em Roma, está permitindo que a Igreja realize a maior sondagem de caráter sócio-religioso nesta região.

A secretaria geral do Sínodo dos Bispos enviou a todas as dioceses da área as Lineamenta (Orientações), redigidas pelos membros do Conselho Pré-Sinodal (8 patriarcas, 4 membros da Cúria Romana, assim como os presidentes das Conferências Episcopais da Turquia e do Irã) para especificar os temas de constituirão esta cúpula episcopal presidida por Bento XVI.

Junto aos temas, que giram em torno de “A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho. ‘A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma’ (Atos 4, 32)”, apresentam-se, como em toda sondagem, perguntas concretas, cujas respostas servirão para redigir o Instrumentum laboris (Documento de trabalho) que marcará a agenda do sínodo.

Ao contrário de uma sondagem clássica, as perguntas enviadas – em 4 idiomas (árabe, francês, inglês e italiano) – pelo organismo que prepara o sínodo, não sugere as respostas.

Por exemplo, o capítulo dedicado à “Igreja Católica no Oriente Médio”, que acontece em um ambiente de maioria muçulmana, apresenta, entre outras, estas perguntas: “Como fazer crescer o respeito pela liberdade de religião e a liberdade de consciência?”.

O documento apresenta um dos desafios mais graves que os católicos têm através desta pergunta: “O que pode ser feito para deter ou diminuir a emigração dos cristãos do Oriente Médio?”.

Após a análise da realidade política do Oriente Médio, o documento pergunta: “Nossas igrejas se preocupam por formar responsáveis cristãos, para que possam contribuir na vida social e política dos nossos países? O que eles poderiam fazer?”, entre outras.

Depois de terem reunido e resumido sugestões, reações e respostas aos vários aspectos dos Lineamenta, os bispos prepararão um informe que será enviado à Secretaria Geral do Sínodo, para que possa ser redigido o Documento de Trabalho.

Fonte: www.cnbb.org.br

Bento XVI escreve carta de condolências às vítimas do terremoto no Haiti


O Papa Bento XVI enviou uma carta pessoal ao presidente da Conferência Episcopal do Haiti, dom Louis Kébreau, arcebispo de Cabo Haitiano, na qual mostra sua dor e proximidade às vítimas do terremoto.

Em sua carta, datada de 16 de janeiro e divulgada no sábado 23, o pontífice expressou sua “grande tristeza” pelo ocorrido, assim como sua “proximidade espiritual e fervente oração por todas as pessoas afetadas por este desastre”.

Ele se referiu especialmente à morte do arcebispo de Porto Príncipe, dom Serge Miot, que “compartilhou o destino de muitos dos seus fiéis, incluindo sacerdotes, pessoas consagradas e seminaristas”.

Por outro lado, Bento XVI celebrou a “rápida mobilização da comunidade internacional, unanimemente comovida pela difícil situação dos haitianos”, e assegurou que “toda a Igreja, através das suas instituições, não deixará de ajudar no serviço de emergência e de reconstrução das regiões devastadas do país”.

“Nestas horas de escuridão, invoco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para que Ela se mostre como Mãe de ternura e saiba dirigir os corações, para que a solidariedade abra passagem em meio ao isolamento.”

A mensagem foi divulgada no sábado, coincidindo com o emotivo funeral de dom Miot, celebrado sob um toldo improvisado na praça da catedral, já que esta foi completamente destruída.

A cerimônia recordou também os mais de 100 mil mortos no terremoto, muitos dos quais não poderão receber uma sepultura digna, e nela estiveram presentes o presidente, René Preval, as autoridades civis do país e o arcebispo de Nova York, dom Thimoty Dolan, entre outros.

Carta ao presidente

Também no dia 16 de janeiro, o Papa dirigiu uma carta ao presidente do país, René Preval, na qual lhe manifestou suas condolências por esta catástrofe.

O Pontífice ofereceu suas orações por “todos os que morreram no terremoto e suas famílias, que, em alguns casos, não podem dar uma sepultura digna aos seus entes queridos”.

Também pediu neste momento “espírito de solidariedade” e “que se mantenha a calma nas ruas”, para que os feridos possam ser socorridos.

Mostrou também sua estima pelo “compromisso de todos aqueles que, haitianos e estrangeiros, às vezes arriscando suas vidas, fazem todo o possível para encontrar e resgatar os sobreviventes”.

Bento XVI finalizou sua carta assegurando que a Igreja Católica, “através das suas instituições, muito além da viva comoção destes dias, permanecerá junto aos afetados por este desastre e, na medida das suas forças, os ajudará em prol de um futuro melhor”.

Fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Nova Cruz festeja Virgem da Piedade

O bairro Frei Damião, em Nova Cruz, celebra a festa da padroeira, Nossa Senhora da Piedade, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro.No período festivo, haverá caminhada penitencial e reza do Ofício de Nossa Senhora, às 5 horas, e celebração eucarística, às 19 horas.

A abertura aconteceu no domingo, 24, com a santa missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, em seguida houve o hasteamento da bandeira. Confira as fotos:

Fotos: Flavio luiz






Paróquia de Nova Cruz realiza atividades e inicia construções

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou nos últimos dias vários atividades que movimentaram a comunidade. Homenagem as Ir. Carminha e Eulália, que estão deixando a paróquia para outra missão, encontro de formação para catequistas da pré-catequese e primeira eucaristia e também iniciou a construção da capela do Santissimo na Igreja de Santa Maria Goretti e da Igreja da Mãe Peregrina, no bairro planalto. Confira as fotos:



HOMENAGEM A IRMÃ EULÁLIA
Fotos: Flavio luiz
O Pe. Edilson Nobre ao lado da Ir. Eulália, agradeceu o trabalho desenvolvido pela irmã, em Nova Cruz, ela também fez seu agradecimento. Ir. Eulália vai para o estado de Minas Gerais. Ir. Carminha vai para o estado do Amazonas

HOMENAGEM A IRMÃ CARMINHA

Pe. Edilson e Ir. Carminha

A homenagem aconteceu na missas das crianças, na igreja de São Sebastião. O Pe. Edilson parabenizou a semente plantada pela criação do coral Vozes da Imaculada. Os membros do coral e as catequistas fizeram homenagem a irmã.

CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO BAIRRO PLANALTO


No domingo, 24, teve inicio a construção da capela da Mãe Peregrina, no bairro planalto, em Nova Cruz. A construção é uma iniciativa da paróquia com ajuda de fiéis católicos e entidades, que estão ajudando com material.

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS
DA PRIMEIRA EUCARISTIA


No domingo, 24, a formação foi para as catequistas da primeira eucaristia, na Escola Estadual Getulio Vargas. No encontro os catequistas refletiram a função da catequista na paróquia e como irão realizar as atividades com as crianças.

CONSTRUÇÃO DA CAPELA DO SANTISSIMO
EM SANTA MARIA GORETTI

A construção da capela está sendo feita ao lado da Igreja e
tem as mãos do mestre Dede.

FORMAÇÃO PARA CETQUISTAS
DA PRÉ-CATEQUESE

Cerca de 20 catequistas participou no sábado, 23, no Centro Pastoral do Catolé, da formação para catequistas da pré-catequese. O encontro foi assessorado pela Ir. Lúcia Domingos, Filha do Amor Divino – FDC, Seminarista Jailson Silva e Flavio Luiz, da Pastoral da Comunicação.

Mensagem do papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações

Queridos irmãos e irmãs!

O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais – “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra” – insere-se perfeitamente no trajeto do Ano Sacerdotal e traz à ribalta a reflexão sobre um âmbito vasto e delicado da pastoral como é o da comunicação e do mundo digital, que oferece ao sacerdote novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra. Os meios modernos de comunicação fazem parte, desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrando em contacto com o seu próprio território e estabelecendo, muito frequentemente, formas de diálogo mais abrangentes, mas a sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal.

A tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus encarnada, e comunicar a multiforme graça divina portadora de salvação mediante os sacramentos. Convocada pela Palavra, a Igreja coloca-se como sinal e instrumento da comunhão que Deus realiza com o homem e que todo o sacerdote é chamado a edificar n’Ele e com Ele. Aqui reside a altíssima dignidade e beleza da missão sacerdotal, na qual se concretiza de modo privilegiado aquilo que afirma o apóstolo Paulo: «Na verdade, a Escritura diz: “Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido”. […] Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como hão de invocar Aquele em quem não acreditam? E como hão de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão de pregar, se não forem enviados?» (Rm 10,11.13-15).

Hoje, para dar respostas adequadas a estas questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9,16). Por conseguinte, com a sua difusão, não só aumenta a responsabilidade do anúncio, mas esta torna-se também mais premente reclamando um compromisso mais motivado e eficaz. A este respeito, o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma «história nova», porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra.

A Igreja católica celebrará o Dia Mundial das Comunicações, em 16 de maio deste ano. Leia a mensagem na íntrega, no site da CNBB, www.cnbb.org.br.

Maurício de Souza lembra Zilda Arns em imagem com a Turma da Mônica


Durante os últimos dias foram diversas as homenagens prestadas a Fundadora da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda Arns Neumann. O desenhista brasileiro, Mauricio de Souza, autor de diversos quadrinhos, entre eles "A Turma da Mônica", também prestou a sua homenagem, criando uma imagem especial, que ilustra a página inicial do site da "Turma da Mônica".

Fonte: www.cnbb.org.br