sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Justiça é tema de mensagem do Papa para a Quaresma

Bento XVI convida os fiéis a fazerem uma revisão de vida
Foto: José Cordeiro
“A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo”. Este é o tema da mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma deste ano. O Santo Padre inicia a mensagem dizendo que, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida os fiéis a fazerem uma sincera revisão de vida, à luz do Evangelho.

Sobre o significado da palavra justiça, o Pontífice lembra que, na linguagem comum, quer dizer: “dar a cada um o que é seu”. Porém, alerta o Papa, “na realidade, tal definição clássica não precisa em que é que consiste aquele “suo” que se deve assegurar a cada um. Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais íntimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado á sua imagem e semelhança”.No final da mensagem, o Papa pede que todos celebrem a justiça divina, na Páscoa. “ A Quaresma culmina no Triduo Pascal, no qual também este ano celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação”. E recomenda: “Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autentica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça”.

A mensagem, na íntegra, pode ser lida no site: http://www.cnbb.org.br/.

Fonte: jornal A Ordem online

Clero estudará sobre a identidade do presbítero

Grupo de padres, da Arquidiocese de Natal
Foto: Pe. José Nazareno
O Clero da Arquidiocese de Natal participará de curso, de 23 a 25 deste mês, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Este ano, o curso tem como tema: “A identidade do presbítero diante dos desafios do mundo e da Igreja”. A assessoria será do Pe. Antônio José de Almeida, da Diocese de Maringá (PR), autor de vários livros, publicados pelas livrarias Paulus e Paulinas, entre eles: “Leigos em quê?”, “Paróquias, comunidades e pastoral urbana”, “Sois um em Cristo Jesus” e “O ministério dos presbíteros - epíscopos na Igreja do Novo Testamento”. No dia 25, à tarde, o assessor se encontrará com professores e alunos do Seminário de São Pedro.


Todos os anos, em fevereiro, a Arquidiocese de Natal promove um curso de atualização para o clero.

Fonte: jornal A Ordem online

Comissão planeja comemoração dos dez anos dos Mártires

A primeira romaria será para o Monumento, em Uruaçu
Foto: Cacilda Medeiros


A comissão responsável pelo desenvolvimento do programa “Santuários”, do Plano Pastoral Arquidiocesano, já definiu as atividades para este ano. A primeira será a comemoração dos dez anos de beatificação dos Mártires de Cunhaú e de Urauçu. No período de 4 a 6 de março, deverá ser celebrado um tríduo, em todas as paróquias. No dia 7, haverá a primeira Romaria Arquidiocesana para Uruaçu, saindo de todas as Regiões Pastorais para o Monumento dos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, onde será celebrada missa, às 17 horas.


No dia 16 de julho, será promovida a primeira Romaria dos Setores Pastorais para Cunhaú. As caravanas, organizadas pelos Setores Família, Catequese, Juventude, Dízimo, Social e dos Leigos, se concentração na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Canguaretama, e, de lá, sairão, em caminhada, para a comunidade Cunhaú.s


Em 26 de setembro, haverá celebração do Dia dos Mártires. Pela manhã, às 10 horas, será celebrada missa, na Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal. Depois, acontecerá uma carreata, do Santuário para Uruaçu. “No calendário da Igreja Católica, a festa dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada dia 3 de outubro. Mas, este ano, por coincidir com as eleições, anteciparemos para o dia 26 de setembro”, diz o pároco do Santuário dos Mártires, Pe. Francisco das Chagas de Souza.
Fonte: Jornal A Ordem online

O sentido da Quaresma


Uma festa social exige de nós preparativos e sacrifícios. Um casamento, por exemplo, a noiva se prepara, prepara o seu enxoval, abdica de outros interesses porque a sua meta é o matrimônio. O noivo também se prepara. Quer dar à noiva uma vida tranqüila. As famílias de ambos também se preparam. Cada um, de acordo com as circunstâncias, deixam outros interesses de lado, para preparar e participar de uma festa inesquecível.

A Igreja se une, a cada ano, mediante os quarenta dias da Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. A Quaresma é um tempo de organização para a festa da Páscoa.

Enfim, a Quaresma coloca a Igreja bem solidária à paixão de Cristo e solidária também à paixão da humanidade, que sofre sem rumo, uns oprimindo, outros sendo oprimidos, mas, assim como carregamos as culpas uns dos outros, carregamos também o sofrimento nosso e alheio, pois somos um só corpo e, como no corpo humano, o que afeta um membro, afeta todo o corpo.

Quaresma tem o sentido maior de fazer-nos redimir as nossas faltas e também as faltas de toda a humanidade. É o sentido da solidariedade e, através dela, a preparação dos caminhos de um mundo melhor, mais fraterno, em direção à Ressurreição.

Leia o texto na íntegra na: catolicanet.com

Fonte: catolicanet.com

3º Encontro Interregional dos diáconos do PR, SC e RS acontece em Curitiba


Curitiba sediou, entre os dias 12 e 14, no Seminário Filosófico Bom Pastor, no bairro Orleans, o 3º Interregional dos Diáconos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que teve como tema: “Diaconado na Igreja de hoje”.


Estiveram presentes no evento: dois Bispos, quatro padres, 87 diáconos, dois candidatos e 28 esposas, num total de 123 pessoas. A diocese de Umuarama foi representada no evento, pelo diácono Elias Rocha e sua Esposa Zilda - coordenadores diocesanos dos diáconos; e o diácono João Luiz Barizão e sua esposa, Ana.


O evento foi coordenado pelos presidentes das Comissões Regionais Sul 2 (Paraná), 3 (Rio Grande do Sul) e 4 (Santa Catarina). diácono João Veldelin Kielthyika, do Paraná; diácono Antonio Camilo, de Santa Catarina; e Diácono Zeno Konzem do Rio Grande do Sul. Os assessores palestrantes foram dom João Carlos Seneme, bispo auxiliar de Curitiba e responsável para os diáconos do Paraná, que trabalhou o tema “Diáconos na Igreja de hoje”; e padre João Batista Chemim, reitor do Seminário São José, da arquidiocese de Curitiba, que trabalhou o tema “Organização e disciplina na vida dos Diáconos”.


No sábado, 13, à noite, houve troca de experiências entre os diáconos dos Regionais. Fez-se presente também no encontro o diácono Odélcio Calligaris Gomes da Costa, da diocese de Piracicaba (SP), e presidente da Comissão Nacional de Diáconos (CND).


Fonte: catolicanet.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CF2010: Ecumenismo para testemunhar a fé num único Deus


Foi aberta nesta Quarta-feira de Cinzas, 17, em Brasília, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (CFE), com o tema "Economia e Vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24)". O evento reuniu no Santuário Dom Bosco representantes das cinco Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), responsável pela Campanha deste ano.

O representante da CNBB no ato, o Arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Alberto Moura, leu a mensagem de Bento XVI.

O Papa deseja sucesso às Igrejas e Comunidades Eclesiais no Brasil, "que, neste ano, decidiram unir seus esforços para reconciliar as pessoas com Deus, ajudando-as a se libertarem da escravidão do dinheiro".

"Recordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça têm origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal" – disse o Papa.

Dom Alberto Moura ressaltou que a estrutura da Campanha não parte do econômico e ideológico, mas do Evangelho. "É justamente com o espírito da Quaresma que queremos colocar em discussão a economia que nos serve. Não vamos apresentar um novo modelo e derrubar o que está aí, mas queremos com esse tema dar mais razão à pessoa do que ao econômico."


De acordo com a mensagem, o CMI "está engajado nesta reflexão, questionando as inter-relações entre riqueza e poder, que geram injustiça e pobreza, além de lesar gravemente a boa criação de Deus. Esta é, portanto, uma causa que mobiliza a família cristã não só no Brasil, mas ao redor do mundo todo".


Leia o texto na íntegra na: catolicanet.com
Fonte: catolicanet.com

Quaresma


É um período especial, dentro de um período de quarenta dias, na vida do cristão, tendo sua origem em fatos acontecidos na vida de Moisés, de Elias e de Jesus Cristo, dentro do projeto da História da Salvação. Normalmente é tempo que prepara algum acontecimento mais significativo. Na vida dos cristãos, é a chegada da Páscoa do Senhor.


Junto com a Quaresma, acontece também a Campanha da Fraternidade, neste ano de 2010, valorizando a vida através dos bens que possuímos. Por isto, o tema escolhido é “Economia e Vida”, mostrando no lema que não é possível servir a Deus a ao dinheiro ao mesmo tempo.


A vida é provada na história. É fundamental uma base de fé, que passa pelo crivo das tentações para não se tornar acomodada e morta. Assim pretendem a Quaresma e a Campanha da Fraternidade, levando-nos para uma luta constante na realização da paz e da vida, como valores pelos quais não podemos abrir mão.


Leia o texto na íntegra na: catolicanet.com

Fonte: catolicanet.com

Iraque: Dom Casmoussa pede reconciliação nacional


O Arcebispo sírio de Mosul, Dom Basile Georges Casmoussa, fez um apelo a fim de que se apresente uma só lista de candidatos cristãos para as eleições de 7 de março próximo, no Iraque.

"Nós cristãos, precisamos nos unir" – frisou o Arcebispo caldeu, referindo-se à função dos cristãos nas próximas eleições e ao novo Conselho de Líderes das Comunidades Cristãs no Iraque.

"Desejamos ver uma só lista de candidatos cristãos. É importante que os políticos que nos representarão nas próximas eleições trabalhem juntos e apresentem propostas concretas. Somente assim, poderemos reconstruir material e espiritualmente o nosso país e promover a reconciliação nacional" – frisou Dom Casmoussa.

O Arcebispo sírio de Mosul expressou o desejo de reunir os políticos cristãos a fim de discutir e preparar um plano comum de ação. "Futuramente pediremos um encontro com novo Governo que será eleito, a fim de apresentar o novo Conselho de Líderes das Comunidades Cristãs.

Fonte: catolicanet.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Missas de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer. A intenção deste sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma; e fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. (Canção Nova)

A Missa


Em todo mundo a Igreja católica realiza a celebração de Cinzas, num ato de reconciliação do Cristão. Na paróquia da Imaculada Conceição foi realizado várias missas durante este dia. Uma delas foi realida as 19h na Igreja de São Sebastião.


A igreja de São Sebastião ficou lotada para celebrar a missa de Cinzas, que foi presisida pelo Pe. iranildo Augusto, vigário paroquial.



Após a Homilia o padre fez a benção das Cinzas e juntamente com ministros e coroinhas tingiram a fronte dos fieis presentes com um sinal da cruz . As Cinzas são feitas de galhos de palmeiras do dia de ramos do ano que se passou.



Entramos neste tempo em que o nosso dia a dia se confronta com o dia a dia da Igreja. Iniciamos hoje a Quaresma. E neste tempo da Igreja, nós mergulhamos no dia a dia da misericórdia divina. A nossa misericórdia dura por um tempo, mas a misericórdia de Deus é eterna. É por essa razão que somos convidados a participar deste grande tempo de retiro espiritual chamado Quaresma.

Homem é pó precioso aos olhos de Deus, ensina o Papa na Catequese

"O homem é pó e ao pó retornará, mas é pó precioso aos olhos de Deus, porque Deus criou o homem destinando-o à imortalidade", ensinou Bento XVI na Catequese desta Quarta-feira de Cinzas.Junto aos milhares de peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa explicou a novidade que se expressa através do convite à conversão, feito de modo especial durante a Quaresma."A conversão é ir contra a corrente, onde a 'corrente' é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório, que muitas vezes nos arrasta, nos domina e nos torna escravos do mal ou como que prisioneiros da mediocridade moral".O Pontífice destacou que a fórmula litúrgica usada no rito da imposição das Cinzas - "Convertei-vos e crede no evangelho!" - não expressa duas coisas diferentes, mas sim a mesma realidade. "A conversão é o 'sim' total de quem entrega a própria existência ao Evangelho, respondendo livremente a Cristo que por primeiro se oferece ao homem como caminho, verdade e vida, como aquele que o livra e salva"

Verdadeira conversão
"Converter-se significa mudar a direção no caminho da vida: não, porém, com um pequeno ajuste, mas com uma verdadeira e real inversão de marcha", salientou Bento XVI.Diante do contexto de uma cultura que irradia um medo do fim e da morte, a Quaresma se tornaria um convite a compreender e viver "na novidade inesperada que a fé cristã irradia na realidade da própria morte", expressou.O Santo Padre concluiu a Catequese desejando que os fiéis vivam o tempo quaresmal como uma renovação do compromisso de seguir Jesus, de se deixar transformar pelo mistério pascal: "Para vencer o mal e fazer o bem, para fazer morrer o nosso 'homem velho' ligado ao pecado e fazer nascer o 'homem novo' transformado pela graça de Deus".

Fonte:Canção nova

Papa e Conselho de Igrejas enviam mensagens para Campanha da Fraternidade

O papa Bento XVI saudou a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), aberta hoje em todo o país, com uma mensagem enviada ao presidente da CNBB e às demais Igrejas responsáveis pela Campanha deste ano. A Campanha, que é realizada durante a quaresma, traz o tema “Economia e vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Bento XVI desejou sucesso às Igrejas e Comunidades Eclesiais no Brasil “que, neste ano, decidiram unir seus esforços para reconciliar as pessoas com Deus, ajudando-as a se libertarem da escravidão do dinheiro”.

“Recordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça têm origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal”, disse o papa.

Realizada de forma ecumênica pela terceira vez, a Campanha da Fraternidade congrega cinco igrejas cristãs, membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, responsável pela Campanha de 2010.

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que reúne 349 igrejas em todo o mundo e mais de meio bilhão de cristãos, também manifestou seu apoio à Campanha.

De acordo com a mensagem, o CMI “está engajado nesta reflexão, questionando as interrelações entre riqueza e poder, que geram injustiça e pobreza, além de lesar gravemente a boa criação de Deus. Esta é, portanto, uma causa que mobiliza a família cristã não só no Brasil, mas ao redor do mundo todo”.

Ainda o Celibato Sacerdotal


A disciplina da Igreja em não admitir vida matrimonial aos seus Presbíteros, não é assunto evidente. Sua compreensão não é fácil. Jesus, ao aconselhar essa prática, (num contexto de fidelidade conjugal), já advertiu que nem todos compreenderiam: “Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido” (Mt 19, 11). E fica estabelecido desde já que católicos, que não manifestam sintonia com essa praxe eclesial, não deixam de ser católicos. Pelo simples fato de o costume ter sido introduzido pela Igreja, e não ser artigo de fé. Mas ser simplesmente contra o celibato, seria falta de delicadeza para com Jesus, que estimulou o não-casamento, por causa do Reino dos céus. Seria querer corrigir o Cristo. Além de estimular o clero a não ser fiel...

Nos meus quase 28 anos de Bispo, vi grandes Padres, Sacerdotes fiéis e generosos. E fico triste ao ver o silêncio da opinião pública sobre a maioria desses santos Ministros. Ao contrário, quando algum deles erra, tudo é esquadrinhado com lupa, com holofotes e alto-falantes. Sou a favor do celibato, bem motivado, livremente escolhido e bem formado. Porque, na verdade, a família do Padre é alegre, fecunda, e séria. Satisfaz seu coração. Trata-se da comunidade dos fiéis. Você já rezou pelos Padres?


Leia o texto na íntegra na: catolicanet.com

Fonte: catolicanet.com

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ágape de Nova Cruz - Três dias de Benção e alegria

Aconteceu nesta terça-feira, 16, o encerramento 13º Retiro de Carnaval Ágape , realizado pela Renovação Carismática de Nova Cruz. Este ano o evento foi realizado de 14 a 16 de fevereiro, na quadra da Escola Nestor Marinho. Foram três dias de muita alegria, animação, Fé, oração, penitencia e bençãos, além de missas, adoração e o tradicional Arrastão de carnaval Ágape. A missa de encerramento contou com um número grandioso de fieis, que juntamente com a equipe organizadora participaram de uma missa repleta de benção e oração, Presidida pelo Pe. Felipe Anderson, de Santo Antônio do Potengi e animada pelo ministério da Missão projeto Bom Jesus.No final da missa o coordenador do Renascer Naldo fez os agradecimentos a todos os organizadores, parceiros, assessores, pelestrantes e ao fieis.

Reveja os melhores momentos do Ágape 2010 de Nova Cruz

1º dia
Domingo, 14/02

Fotos: Robervânio Heverton
Pascon deixou os paroquianos informado através da Radio

Arrastão do Ágape

O Ministério do grupo Renascer fez a animação

Animação para todas as idades


Arrastão percorre as ruas de Nova Cruz


2º Dia
Segunda-Feira, 15/02

Capela para adoração do santíssimo nos três dias

Cantinho da Criança

Alegria, diversão e oração para as crianças

Momentos de Confissão pelas manhãs ( na foto: Pe. Iranildo Virgílio)

Diácono Pedro de Natal fez Pregação no 2º dia

Irmão Francisco também fez pregação na manhã do 2º dia

Missa - grande número de fieis participaram da celebração

Assembléia

Momento de adoração ao Santíssimo Sacramento

Pe. Iranildo Virgílio presidio a missa e adoração

Momento de Oração com os casais


3º Dia
Terça-Feira, 16/02

Nino, da Missão Projeto Bom Jesus fez pregação na manha de terça-feira

Publico na manhã do terceiro dia

Missa de encerramento presidida pelo Pe. Felipe Anderson

Assembléia na Missa de encerramento

Momentos de bençãos e de cura





Promover uma economia a serviço da vida é objetivo da CF que começa amanhã


A Campanha da Fraternidade que as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançam amanhã, 17, tem como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. Além do objetivo geral, outros cinco objetivos específicos fazem parte da Campanha.

Pela terceira vez a Campanha é realizada de forma ecumênica, a exemplo do que aconteceu em 2000 e 2005. O ato de abertura, em nível nacional, será em Brasília e consta de uma coletiva de imprensa, às 14h, na igreja Luterana (Quadra 406/Sul), e de uma celebração ecumênica, às 19:30h, no Santuário Dom Bosco.

Confira, abaixo, os objetivos da Campanha da Fraternidade Ecumênica-2010.

Objetivo geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

Objetivos específicos:
1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;
2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;
3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;
4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;
5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.


Fonte: www.cnbb.org.br

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Começo do Retiro de Carnaval Ágape

O Ágape - Retiro de carnaval em Nova Cruz teve inicio, neste domingo, dia 14, com missa presidida pelo Pe. Iranildo Augusto. Com um público que lotou uma quadra da Escola Municipal Nestor Marinho, a missa teve momentos especiais, entre eles, exposição e benção do Santíssimo Sacramento. Logo após a missa teve a primeira palestra do dia com Expedita de Natal e muita animação e oração com uma Missão Projeto Bom Jesus, também de Natal. O Ágape conta com equipes da lanchonete, do cantinho da criança, do acolhimento de animação e outros. A programação segue com louvores, animação, missas e Adoração até terça-feira dia 16.

Fotos: Heverton Robervânio
Público presente não Ágape - Retiro de Carnaval

1 ª Missa do Ágape

Pe. Iranildo na Homilia

Ministério para a Família está filmando o evento

Pascom (Pastoral da Comunicação) faz a cobertura do Evento para os ouvintes da Rádio Agreste


Equipe das Fichas

Equipe da Lanchonete

Missão Projeto Bom Jesus faz a animação do Ágape

Equipe que cuida das crianças

Animação e Oração pra como crianças

Expedita de Natal


1 ª palestra do Ágape 2010