sábado, 17 de dezembro de 2011

Bento XVI destaca importância do presépio


Para o Papa Bento XVI, a árvore de Natal e o presépio são elementos do “patrimônio espiritual” cristão que se contrapõem ao “consumismo e busca de bens materiais” nas sociedades contemporâneas.

“O Natal é uma festa cristã e os seus símbolos constituem uma importante referência para o grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus”, disse o Papa ao receber nesta sexta-feira, 16, uma delegação da região ucraniana de Zakarpattya, que este ano presenteou-o com a árvore que decora a Praça de São Pedro. A árvore de 30,5 metros de altura e 4,9 toneladas, vinda da Ucrânia, após uma viagem de sete dias e quase 1800 km.

“Com os seus ramos sempre verdes, que lembra o perdurar da vida, a árvore é também símbolo da religiosidade popular da vossa terra [Ucrânia] e das raízes cristãs da vossa cultura”, disse o Papa aos participantes na audiência privada desta manhã.

Quem introduziu este costume no Vaticano foi o Papa João Paulo II, que, em 1982, recebeu a primeira árvore de Natal oferecida pela Ucrânia para enfeitar a Praça São Pedro.


Fonte: Radio Vaticano

Igreja beatifica 22 mártires na Espanha neste sábado


Neste sábado, 17, a Igreja Católica beatificará 22 novos mártires em uma cerimônia especial em Pozuelo – Madri, na Espanha.Eles passam a integrar a lista de homens e mulheres que deram sua vida por amor a Jesus e seu Evangelho.

Histórico

Entre 1936 e 1939, irrompeu, em toda Espanha, uma sangrenta guerra civil. A Casa de formação dos missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI), localizada em Pozuelo, foi violentamente invadida por milicianos revoltosos.

A comunidade abrigava cerca de 40 membros liderados pelo padre Francisco Esteban: sacerdotes, irmãos e 32 professos em formação. Todos suportaram as dificuldades corajosamente, por Amor a Cristo e sua Igreja, e se apoiaram mutuamente na fidelidade e vivência daqueles desafios, sustentados pelo Espírito Santo de Deus, que a todos fortalece nesses momentos. Este grupo tornou-se prisioneiro em sua própria residência.

Em seguida, sete foram torturados e mortos, enquanto outros passaram por um duro calvário, entre cárceres e refúgios, terminando também em martírio, que totalizaram 22 oblatos e um leigo.

Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dom Matias cria Áreas Pastorais


A Arquidiocese de Natal contará com mais duas Áreas Pastorais, também chamadas Quase Paróquias, a partir deste mês de dezembro. As comunidades de Parazinho, até agora pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, e Pedra Grande, pertencente à Paróquia de Santo Antão Abade, de São Bento do Norte, vão se transformar na Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré, com sede em Parazinho. A criação acontecerá no próximo dia 20, às 19 horas, em missa presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. O Padre Ivanilson Alexandrino será o responsável pela nova Área Pastoral.

A outra será a de Nossa Senhora da Assunção, com sede no Guarapes, atualmente pertencente à paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, de Felipe Camarão, em Natal. A criação será no dia 26, às 19 horas. O Padre Antônio Almeida de Oliveira, fsa, ordenado no dia 12 deste mês, assume a Área Pastoral do Guarapes.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bote Fé disponibiliza camisetas


Modelos da Camisa de divulgação do Bote Fé
Arte: Noz Comunicação

A equipe de coordenação do “Bote Fé”, da Arquidiocese de Natal, disponibiliza 3 modelos de camisetas, que podem ser encontradas na sala do Setor Juventude e na da Pascom, ambas no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O preço unitário é de vinte reais, nas cores azul, laranja e pink.

A venda é uma das formas de divulgação do “Bote Fé”, evento que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, em Natal, por ocasião da visita da cruz e do ícone de Nossa Senhora, preparando a Jornada Mundial da Juventude 2013. Nos três dias, haverá show, vigília, missa e visita dos símbolos a alguns lugares. Da Arquidiocese de Natal, os símbolos seguirão para a Diocese de Caicó. De setembro deste ano até 2013, a cruz e o ícone passarão por todas as dioceses do Brasil.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Catedral de Natal terá Concerto de Natal



Neste ano, a Arquidiocese de Natal terá um momento cultural realacionado com o Natal do Senhor Jesus, preparando os fiéis para as festividades natalinas. O coral “Canto do Povo” e a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, sob a regência do Pe. Pedro Ferreira de Souza, farão um Concerto de Natal, na próxima terça-feira, dia 20 de dezembro, às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. É uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Cultura, e da Arquidiocese de Natal.

A apresentação terá entrada franca. “O coral vai fazer uma apresentação com quatro músicas. Por sua vez, a Orquestra fará apresentação de 5 peças”, explica o Pe. Pedro Ferreira, regente do Coral e da Orquestra. Ele explica que a

última apresentação será feita conjuntamente pelo Coral e a Orquestra. “O Coral Canto do Povo e a Orquestra Sinfônica, juntas, vão fazer a última apresentação”, conclui o Pe. Pedro Ferreira.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Primeiro aplicativo católico brasileiro voltado para a Jornada Mundial da Juventude


O iJuventude é um aplicativo para smartphone produzido pela Arquidiocese de Campinas com o objetivo de levar à juventude católica do Brasil e dos países de língua portuguesa todas as informações sobre a Jornada Mundial da Juventude, além de contribuir com a espiritualidade dos jovens. Ele é o primeiro aplicativo católico brasileiro voltado para a Jornada Mundial da Juventude.

O iJuventude foi pensado especialmente para o jovem católico e o tempo de graça que a Igreja no Brasil está vivendo em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro.

Pelo Aplicativo é possível conhecer a história das JMJ's, a trajetória da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora e os hinos oficiais (incluindo o MP3 para ouvir!). Tenha “na palma da mão” os Encontros Celebrativos, já disponibilizados pela CNBB, em preparação à JMJ 2013; as mensagens de Bento XVI; e, um acervo de conteúdo especial sobre Espiritualidade para o jovem: Orações, Santa Missa, Confissão e o Santo Rosário.

Por meio do iJuventude é possível ter acesso às últimas novidades dos principais sites sobre a JMJ e temas relacionados a Juventude no Brasil e no mundo. E no canal Multimídia você tem acesso a Rádio Canção Nova ao vivo, galeria de fotos, Youtube, Facebook, Twitter e poderá, ainda, indicar o Aplicativo pelas redes sociais para seus amigos.

E claro, a Cristoteca, uma biblioteca com mais de 70 músicas dos principais cantores e bandas católicos. O aplicativo ainda oferece a opção de navegar pelo conteúdo enquanto você ouve as músicas.

Os músicos católicos presentes no iJuventude são: The Flanders, André Leonno, Marco Frisina, Diego Fernandes, Cantores de Deus, Louvor Acústico, Tribo Maranata, Olívia Ferreira, Celina Borges, Anjos de Resgate, Padre Fábio de Melo, Rosa de Saron, Padre Marcelo Rossi, Padre Joãozinho, Eros Biondini, Adriana Arydes, DOM, Dominus, Dunga, Eliana Ribeiro, Padre Juarez de Castro, Papa Beato João Paulo II, Papa Bento XVI, Shalom, Nilton Junior, Nova Geração, Vida Reluz, Sopro Vital, Kyrios Dei e Cleiton Saraiva.

Produzido pelo JMJCampinas – Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Campinas - SP
Desenvolvido pela empresa Minha paróquia – Sérgio (11)3213.9872
Padre Rodrigo Catini Flaibam - Assessor de Imprensa – (19) 8867.4277
Fabiano Fachini - Jornalista responsável – (19) 8174.8873

Hot site iJuventude - http://www.jmjcampinas.org.br/app/
Página no Facebook - http://www.facebook.com/iJuventude
Twitter @ijuventude - http://twitter.com/#!/iJuventude

Fonte: CNBB

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

8º Zonal se reúne em Nova Cruz


Padres, religiosas e articuladores das Paróquias do 8º zonal se reunirão dia 16, sexta-feira, no Centro Pastoral do Catolé em Nova Cruz para momento de avaliação e planejamento. Na abertura teremos momento de oração, reflexão e acolhida feita pelo Pe. Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz. A reunião será dirigida pelo coordenador do 8º zonal Pe. Mario Gomes.

O 8º zonal é composto pelas paróquias Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antonio; Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre; São Francisco, de Lagoa de Pedras; Divino Espirito Santo, Vera Cruz; Nossa Senhora das Dores, Brejinho; Nossa Senhora de Fátima, Passa e Fica; São Bento, de Serra de São Bento e Imaculada Conceição, de Nova Cruz.

Paróquia de Serra de São Bento tem novo blog


A partir deste mês a Paróquia de São Bento Abade, de Serra de São Bento/RN, conta com seu novo blog. Através do endereço: paroquiadesaobentoabade.blogspot.com o internauta pode fica informado sobre as atividades desenvolvidas pelas pastorais da paróquia. A Paróquia de São Bento é administrada pelo Pe. Mário Gomes, coordenador e articulador da PJ no 8º zonal.

Universitárias realizaram trabalho de pesquisa com a Pascom

Alunas do curso de graduação em Pedagogia e licenciatura da Universidade Vale do Acaraú estiveram na sala da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz, na noite de quarta-feira, 14, para realização de um trabalho de pesquisa. Na ocasião as universitárias Maria Fabiana, Tatiana Nogueira, Jaiza de Oliveira, Neomizia Simplicio e Josélia Cristina foram recebidas pelo coordenador da Pascom, Flavio Luiz. As alunas estão realizando o estágio supervisionado através da execução de uma oficina referente ao o tema coesão e coerência.

Segundo as alunas, o motivo de fazer esse trabalho com a Pastoral da Comunicação surgiu pelo grande trabalho que está sendo realizado na Paróquia de Nova Cruz, através dos meios de comunicação existente na paróquia.

A UVA - Universidade Vale do Acaraú/CE é representado no Rio Grande do Norte pela IBRAPES – Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Arquidiocese de Natal se despediu do Monsenhor Assis


Antes da missa, o Arcebispo põe o Livro dos Evangelhos sobre o caixão

Dezenas de padres, diáconos, religiosos, fiéis e autoridades civis passaram pela Catedral Metropolitana, para se despedir do Monsenhor Francisco de Assis Pereira.

Ele faleceu no início da manhã de terça-feira, 13, na Casa de Saúde São Lucas, em Natal. Às 8 horas da manhã desta quarta-feira, na Catedral, houve a celebração da missa de exéquias, presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo; concelebrada pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales; quase 80

padres e vários diáconos. Após a missa, o corpo foi conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, onde foi sepultado.

A missa de 7° dia de falecimento do Mons. Assis será celebrada dia 19 próximo, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, em Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

ECC convida os casais para participarem da confraternização


A equipe dirigente do ECC da Paróquia de Nova Cruz, convida os casais para participarem da confraternização natalina, dia 17/12 (sábado) no Club do Lion's (antigo Comercial Atlético Club) a partir das 19h30min. Na ocasião haverá a entrega de pastas a nova equipe dirigente 2012. A equipe lembra aos casais que deverão levar um prato (alimento) para partilha e um presente para o amigo secreto.


Fotos: confraternização realizada em 2010
Fonte das fotos: professorjoaomaria.blogspot.com

Autoridades e fiéis se despedem de Mons. Assis

Foto Ivanízio Ramos

Fiéis católicos de várias partes da Arquidiocese de Natal e diversas autoridades estão se despedindo do Monsenhor Francisco de Assis, na catedral de Natal. O velório acontece desde as 14 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, onde haverá missa, na quarta-feira, às 8 horas. Após a missa, o corpo será conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, onde será sepultado.

Ele nasceu em 12 de abril de 1935, em Santa Cruz (RN), e foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958. Em Roma, Itália, fez doutorado em Filosofia e em Teologia.

Na Arquidiocese de Natal, Monsenhor Assis desempenhou várias funções, entre elas pároco das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, da Sagrada Família, nas Rocas, e de São João Batista, em Lagoa Seca, todas na capital; coordenador da cúria metropolitana, nos governos de Dom Alair Vilar e Dom Heitor Sales; Vigário Geral, no governo de Dom Heitor; Vigário Episcopal para o Clero; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; diretor do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro; coordenador do arquivo; Postulador das causas de beatificação e canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; de beatificação de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Arquidiocese de Olinda e Recife), do Padre Ibiapina (Diocese de Guarabira PB) e da reabilitação do Padre Cícero. Até recentemente, era capelão da Igreja de São Judas Tadeu, situada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol, em Natal. Ele escreveu e publicou dois livros, sendo um sobre a história os Protomártires do Brasil e outro sobre o Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Eucaristia. Monsenhor Assis foi também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN.

Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã de terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde o dia 12. No início desde ano, vinha submetendo a um tratamento para curar um câncer na garganta.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Devotos de Santa Luzia participaram da procissão




No dia dedicado a Santa Luzia, 13 de dezembro, fiéis devotos de várias partes da região e das comunidades de Nova Cruz participaram da procissão de encerramento da festa. A festa teve inicio dia 10 e prosseguiu até a tarde desta terça-feira, 13. Após a procissão aconteceu missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. Na ocasião o Pe. Edilson falou sobre a morte do Mons. Assis, falecido na madrugada do dia 13. "A Igreja e toda Arquidiocese de Natal perdeu um grande padre, Mons . Assis, prestou um grande serviço a nossa arquidiocese", lembrou o Pe. Edilson.



Veja as fotos: Galeria de fotos

Confira as fotos da Ordenação Sacerdoal


Os diáconos Antônio Almeida de Oliveira, fsa; José Charles da Silva, fsa; Marcelo de Araújo Cunha; Marcos Roberto do Nascimento e Shirleno Shárlisson de Oliveira foram ordenados sacerdotes, dia 12 de dezembro de 2011, na Catedral Metropolitana de Natal, pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo. Dia 15, o Pe. Shirleno (foto abaixo) preside sua primeira missa, às 19h, na Igreja Matriz de Montanhas/RN.

Vejas as fotos: Click aqui

Morre Monsenhor Assis Pereira



Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde ontem.

Ele nasceu em 12 de abril de 1935 e foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958. Desempenhou funções importantes na Arquidiocese de Natal, como Vigário Geral, no governo de Dom Heitor de Araújo Sales; postulador da causa dos Mártires do Cunhaú e Uruaçu; e responsável pelo arquivo. O horário e local do velório e sepultamento serão divulgados através do site da Arquidiocese de Natal.

Fonte: Arquidioce de Natal

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Catequese reuniu crianças e fez confraternização




A Catequese de Nova Cruz reuniu as turmas de alunos da primeira Eucaristia para a confraternização, realizado na Igreja de São Sebastião e no salão paroquial Grujec. As catequistas fizeram uma celebração Natalina, em seguida foram distribuídos lanches para as crianças. No dia 8 de dezembro essas crianças receberam a primeira Eucaristia na missa realizada no encerramento da festa da padroeira. Mais de 140 crianças participaram da solenidade.


Campanha Natal Sem Fome

A Paroquia Imaculada Conceição juntamente com a Renovação Carismática de Nova Cruz, realizou neste domingo, dia 11, a tradicional Campanha Natal Sem Fome que tem o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis para alimentar famílias carentes neste Natal. A equipe se organizou e se concentrou na igreja matriz logo após a missa matinal, e contou com grande numero de voluntários; crianças, adultos e idosos dividiram-se em grupos e receberam instruções e indicações do coordenador da RCC Naldo.

Coordenador da RCC, Naldo.

Com a divulgação de 5 carros de sons e o apoio de 4 carros particulares as equipes espalharam-se pelos diversos bairros da cidade, realizando um verdadeiro arrastão se solidariedade. o ponto final foi marcado no Bairro Cidade do Sol, onde os alimentos foram descarregados e separados.





O resultado foi a arrecadação de centenas de quilos de alimentos diversos. Também teve arrecadação de roupas, calçados, bebidas (refrigerantes) e ate dinheiro que posteriormente foram revertidos em alimentos.



Equipe de Arrecadação

Mais Fotos Click Aqui

12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe



Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, às 14h30 (horário de Brasília, 17h30 de Roma), o Papa Bento XVI presidirá na Basílica de São Pedro uma missa pelo bicentenário da Independência da América Latina. O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será um dos concelebrantes na missa solene. Também se comemora Nossa Senhora de Guadalupe - "Patrona da Américas", "Rainha do México", a "Moreninha de Tepeyac", a "pedagoga do Evangelho de Cristo", "Estrela da Evangelização", "Missionária Celeste do Novo Mundo".

A missa será transmitida ao vivo pelo CTV - Centro Televisivo Vaticano.