sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

8º zonal refletiu tema da CF 2018: Fraternidade e superação da violência



Fraternidade e superação da violência foi o tema do encontro do 8º zonal, realizado no Centro Pastoral do Catolé, em Nova Cruz, sexta-feira, 16/02. No inicio o Pe. Idelbrando, coordenador do zonal fez as boas vindas, seguida de oração com a Irmã Maria José- FDC, e momento de leitura bíblica e reflexão do diácono Alexandre Rossino.

Na ocasião a Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Natal, com Sônia Maria e Verônica Avelino da Rede SAR, apresentou o tema e os objetivos da  Campanha da Fraternidade 2018, além do ver, jugar e agir. Após os trabalhos em grupos foi debatido como fazer para superar a violência a nível pessoal, comunitário e social. No final foi apresentado algumas informações tais como a posse dos novos conselhos econômicos, dia 24/02, em Natal; encontro do clero e articuladores, dia 15 de março, em Natal e o próximo encontro do 8º zonal, dia 20 de abril, em Lagoa de Pedras.

O encontro reuniu padres, diácono, religiosas, articuladores paroquiais e zonais, além de agentes de pastorais, movimentos e serviços das paróquias do 8º zonal. Os padre Aerton Sales e Luciano Inácio, anfitrião do encontro participaram ativamente do encontro. 












quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Paróquia realizará encontro de formação para Pastoral do Dízimo e Batismo


No próximo sábado, 17, a Paróquia da Imaculada Conceição, realizará encontro de formação para agentes das Pastoral do Dízimo, das 8h às 12h. No domingo, 18, o encontro será os agentes da Pastoral do Batismo, no mesmo horário. Ambos acontecerão no Centro Pastoral do Catolé e será assessorado pelo pároco Pe. Aerton Sales.  O encontro é destinado para os atuais e novos membros das respectivas pastorais. Para participar dos encontro basta comparecer ao local da formação, no horário previsto.

Arquidiocese de Natal realizou coletiva de imprensa para a apresentação da CF 2018



Na tarde da quarta-feira, 14, na Arena do Morro, na comunidade de Mãe Luíza, em Natal, foi realiza coletiva de imprensa para a apresentação da Campanha da Fraternidade 2018. Participaram da coletiva, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e o coordenador arquidiocesano de campanhas, Padre Robério Camilo da Silva. Neste ano, a CF tem como tema: "Fraternidade e superação da violência" e como lema: "Somos todos irmãos" (Mt 23,8).




Fieis paroquianos participaram das Missas de Cinzas



fieis paroquianos da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, participaram das missas da quarta-feira de cinzas, 14. Na missa da noite na igreja matriz, foi também pelos 30 dias do falecimento de Eliane Gomes Prudêncio, serva da RCC, e foi presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco. Na ocasião foi abençoada as cinzas e feita a imposição, marcando o inicio do tempo da quaresma na Igreja Católica. 









quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

“Dar o que puderdes para ajudar os irmãos!”, pede o Papa para o tempo da Quaresma



Papa Francisco tem uma mensagem especial para todos os católicos do mundo todo, para os cristãos e para todas as mulheres e homens de boa vontade sobre o significado da Quaresma. Leia a Mensagem do Papa.

PARA A QUARESMA DE 2018

“Porque se multiplicará a iniquidade,vai resfriar o amor de muitos”

(Mt 24, 12)

Amados irmãos e irmãs!

Mais uma vez vamos encontrar-nos com a Páscoa do Senhor! Todos os anos, com a finalidade de nos preparar para ela, Deus na sua providência oferece-nos a Quaresma, «sinal sacramental da nossa conversão», que anuncia e torna possível voltar ao Senhor de todo o coração e com toda a nossa vida.

Com a presente mensagem desejo, este ano também, ajudar toda a Igreja a viver, neste tempo de graça, com alegria e verdade; faço-o deixando-me inspirar pela seguinte afirmação de Jesus, que aparece no evangelho de Mateus: «Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos» (24, 12).

Esta frase situa-se no discurso que trata do fim dos tempos, pronunciado em Jerusalém, no Monte das Oliveiras, precisamente onde terá início a paixão do Senhor. Dando resposta a uma pergunta dos discípulos, Jesus anuncia uma grande tribulação e descreve a situação em que poderia encontrar-se a comunidade dos crentes: à vista de fenómenos espaventosos, alguns falsos profetas enganarão a muitos, a ponto de ameaçar apagar-se, nos corações, o amor que é o centro de todo o Evangelho.

Os falsos profetas

Escutemos este trecho, interrogando-nos sobre as formas que assumem os falsos profetas?

Uns assemelham-se a «encantadores de serpentes», ou seja, aproveitam-se das emoções humanas para escravizar as pessoas e levá-las para onde eles querem. Quantos filhos de Deus acabam encandeados pelas adulações dum prazer de poucos instantes que se confunde com a felicidade! Quantos homens e mulheres vivem fascinados pela ilusão do dinheiro, quando este, na realidade, os torna escravos do lucro ou de interesses mesquinhos! Quantos vivem pensando que se bastam a si mesmos e caem vítimas da solidão!

Outros falsos profetas são aqueles «charlatães» que oferecem soluções simples e imediatas para todas as aflições, mas são remédios que se mostram completamente ineficazes: a quantos jovens se oferece o falso remédio da droga, de relações passageiras, de lucros fáceis mas desonestos! Quantos acabam enredados numa vida completamente virtual, onde as relações parecem mais simples e ágeis, mas depois revelam-se dramaticamente sem sentido! Estes impostores, ao mesmo tempo que oferecem coisas sem valor, tiram aquilo que é mais precioso como a dignidade, a liberdade e a capacidade de amar. É o engano da vaidade, que nos leva a fazer a figura de pavões para, depois, nos precipitar no ridículo; e, do ridículo, não se volta atrás. Não nos admiremos! Desde sempre o demónio, que é «mentiroso e pai da mentira» (Jo 8, 44), apresenta o mal como bem e o falso como verdadeiro, para confundir o coração do homem. Por isso, cada um de nós é chamado a discernir, no seu coração, e verificar se está ameaçado pelas mentiras destes falsos profetas. É preciso aprender a não se deter no nível imediato, superficial, mas reconhecer o que deixa dentro de nós um rasto bom e mais duradouro, porque vem de Deus e visa verdadeiramente o nosso bem.

Paróquia inicia tempo da quaresma com missa de cinzas


A partir desta quarta-feira, 14/02, chamada de quarta-feira de cinzas, a Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta, inicia o Tempo da Quaresma, tempo litúrgico devotado à penitência e a conversão em preparação à Páscoa. A primeira missa do dia aconteceu na Igreja Matriz e foi presidida pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial. Na ocasião aconteceu a bênção e imposição das cinzas, sinal de penitência. Na imposição o ministro ou o padre fala: Convertei-vos e crede no Evangelho! Lembra-te que és pó hás de volta!, e a pessoa responde: Amém. 









Missa e bênção do Santíssimo Sacramento no encerramento do Ágape 2018


Foram três dias de muita oração, meditação, pregação, adoração, louvor, conversão, graça e bênção de Deus, no período do retiro de carnaval, promovido pelo Grupo de Oração Renascer. O Ágape 2018 ficará marcado pela emoção diante de todos os momentos que foram vivenciados pelos fieis de várias cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Durante o período de 11 a 13 de fevereiro a quadra do Colégio de Nossa Senhora do Carmo recebeu centenas de pessoas que participaram de uma grande obra da graça de Deus. 

No final da tarde e inicio da noite da terça-feira, 13/02, aconteceu a missa de encerramento, presidida pelo Pe. Aerton Sales, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio, e participação do diácono Alexandre Rossino. O retiro foi encerrado com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. 









terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

RCC fez homenagem a Eliene Prudêncio no Ágape


Antes da missa de encerramento do retiro de carnaval - Ágape, 13/02, o Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição, fez uma grande homenagem a Eliene Prudêncio (in memoriam) com a presença de todos os servos do grupo. Foram momentos de muita emoção para todos os participantes do retiro, já que esse foi o primeiro ágape sem a presença física dela, que faleceu no dia 15 de janeiro de 2018.










Momento de adoração no 3º dia do Ágape em Nova Cruz


O momento da adoração ao Santíssimo Sacramento foram bastante cheio da graça de Deus no retiro de carnaval - Ágape 2018. Na tarde da terça-feira, 13/02, os participantes do retiro vivenciaram mais uma vez do momento de adoração com a recitação do terço da misericórdia, conduzida pelo diácono Alexandre Rossino.