sábado, 21 de maio de 2011

Pascom lança blog para Mutirão


Está no ar o blog do 4º Mutirão de Comunicação, do Regional Nordeste 2, da CNBB: www.4muticom.blogspot.com . O Mutirão será realizado de 28 a 30 de outubro, Maceió(AL), e terá a participação de comunicadores do Rio Grande Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. No blog a Pastoral da Comunicação colocou os menus: Palestrantes, Oficinas e Seminários, Resumo de Oficinas e Seminários, Programação, Galeria de fotos, Imprensa, Fale Conosco, Inscrição Online, Hospedagem.

RCC de Nova Cruz comemorará 17 anos

A Renovação Carismática da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz comemorará 17 anos de atuação. No próximo dia 28 haverá momento de confraternização para os membros da RCC. Em Nova Cruz a RCC tem vários ministérios que atuam em diversas áreas, como família, criança, cura e libertação, música e outros. Atualmente a RCC é coordenada por Sidney Silva (foto abaixo).


Paroquianos de Nova Cruz realizam peregrinação

Santuário de Aparecida

Cerca de 50 pessoas da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participarão de uma peregrinação com destino a São Paulo, de 26 a 30 deste mês. O grupo é formado pelo Pároco Pe. Edilson Nobre, e por agentes de Pastorais. Também integrarão o grupo, o Pe. Severino dos Ramos Vicente, de São Paulo do Potengi e o Pe. Iranildo Augusto, de São Miguel do Gostoso. Eles visitarão o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, a Comunidade Canção Nova, e o Convento Frei Galvão em Guaratinguetá.










Comunidade Canção Nova














Capela Convento Frei Galvão



(Matéria Pascom / Fotos: Divulgação)

Dízimo inicia segunda etapa de Plano

A segunda etapa do Plano da Pastoral do Dízimo,
na A visita domiciliar faz parte da programação dos “dias missionários”
Foto: arquivo Pastoral do Dízimo


Arquidiocese de Natal, para este ano, começa a ser executada. Segundo o coordenador arquidiocesano, Randenclécio Xavier, esta etapa consiste na realização de um dia missionário, em cada zonal, com a participação da equipe de coordenação arquidiocesana da Pastoral do Dízimo, e das paróquias de cada zonal. “Esta etapa está em consonância com a dimensão missionária, proposta pelo Plano Pastoral da Arquidiocese de Natal”, explica Randenclécio.

A primeira paróquia a realizar o dia missionário foi a de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha. No próximo dia 29, a equipe arquidiocesana da Pastoral do Dízimo estará na Paróquia de São José, de São José de Campestre, para o Dia Missionário do 9o Zonal. Em Campestre, as atividades começarão às 7h30, com acolhida aos missionários, e será encerrada às 17 horas, com uma missa campal, em frente à Igreja Matriz.

A primeira etapa foi dedicada à formação dos agentes do dízimo, também realizada nos zonais, durante os meses de março e abril deste ano.

Fonte: Jornal A Ordem online

Arquidiocese ganha mais uma paróquia

Pe. Franklin, responsável pela Área Pastoral
Foto: cedida

O Arcebispo Metropolitano de Natal , Dom Matias Patrício de Macêdo, criará a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, formada pelos municípios de Santa Maria e Ielmo Marinho. A celebração durante a qual será criada a Paróquia acontecerá dia 30 deste mês, às 19h, na Igreja Matriz, em Santa Maria.

A Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição é administrada pelo Pe. Francisco Franklin de Araújo. A partir de 30 de maio, a Arquidiocese de Natal passará a ter 82 paróquias, quatro áreas pastorais e uma diaconia.

Fonte: Jornal A Ordem online

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Morre Padre Alcides Pereira, ex-pároco de Nova Cruz

Pe. Alcides faleceu, aos 88 anos de idade
Foto: Cacilda Medeiros

O pároco emérito da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirm, Pe. Alcides Pereira da Silva, faleceu às 6h20 da manhã desta sexta-feira, no Hospital Natal Center, na capital potiguar. O corpo está sendo velado no Seminário de São Pedro, na Rua Campos Sales, 850, no Tirol, onde, às 17h, haverá celebração eucarística.

Após a missa, o corpo será conduzido até à Igreja Matriz de Parnamirim. Lá, também será celebrada missa, às 19h30. Logo em seguida, o corpo será trasladado para São

José do Mipibu, terra natal do Pe. Alcides. Em São José, o corpo será velado, durante toda a noite, na casa da Irmandade São José, onde haverá missa, às 9 horas, de amanhã, sábado. Após a missa, o corpo será sepultado no cemitério público de São José de Mipibu.

Pe. Alcides nasceu em 20 de junho de 1923 e foi ordenado padre em 4 de dezembro de 1949. Há alguns anos, já doente, residia no Seminário de São Pedro. Pe. Alcides Pereira da Silva foi pároco em Nova Cruz no ano de 1955.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Confira a programação completa da beatificação de Irmã Dulce


Faltam poucos dias para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, marcada para o dia 22 de maio, em Salvador (BA). A Santa Missa, marcada para às 17h, será presidida pelo Arcebispo Emérito de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella. A programação se estende até o dia 28 de maio, com Missas em Ação de Graças pela beatificação do ''Anjo Bom do Brasil''


Na ocasião, Dom Geraldo irá representar o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.

Entre as atrações para o dia da beatificação, está a exibição de um espetáculo artístico sobre a vida de Irmã Dulce. A apresentação, que reunirá dança, música e teatro, será realizada por 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da Obras Socias Irmãs Dulce (OSID).

E a programação já terá início no sábado, 21. Às 16h, no Santuário de Irmã Dulce, será celebrada uma Missa de preparação e, em seguida, acontecerá a vigília que vai até a manhã seguinte.

Confira a programação completa que se estenderá até o dia 28/05

21 de maio - sábado

16h – Missa no (Largo de Roma), seguida de vigília

22 de maio - domingo

Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce
Local: Parque de Exposições de Salvador

12h – Abertura dos portões

14h – Apresentação artística sobre a vida e obra de Irmã Dulce

17h – Missa de Beatificação

24 de maio - terça-feira

8h30 – Missa de agradecimento pela beatificação, no santuário de Irmã Dulce, seguida de carreata com a imagem da Bem-aventurada.

26 de maio - quinta-feira

9h – Missa no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho

28 de maio - sábado

8h30 – Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce

Fonte: Canção Nova noticias

8º zonal se reune em Monte Alegre


Padres, religiosas, articuladores zonais e paroquiais, representantes de algumas pastorais, movimentos e serviços participam das paróquias que compõe o 8º zonal da Arquidiocese de Natal, participam de encontro em Monte Alegre, na manhã desta sexta-feira, 20. Na ocasião os participantes irão articular as atividades previstas para serem desenvolvidas nos próximos meses, entre essas atividades estão o Encontro do povo de Deus, que acontecerá em Santo Antonio, no mês de agosto.

Tvs transmitem ao vivo cerimônia de beatificação de irmã Dulce



As redes de televisão Canção Nova e TVE/Bahia serão as responsáveis pela transmissão da beatificação de irmã Dulce para todo o Brasil, no próximo dia 22. As emissoras de todo o país que desejarem o sinal gratuito de transmissão poderão entrar em contato diretamente com o Departamento de Mídia ( tvmidia@cancaonova.com ) da TV Canção Nova com sede em Cachoeira Paulista (SP).

Além da cobertura da TV Canção Nova, mais de 30 profissionais estarão envolvidos com o evento, direto de Salvador (BA) com flashs ao vivo no sábado, 21, e no domingo, 22, e a transmissão da missa de beatificação marcada para as 17h. A emissora também transmitirá dois documentários sobre a vida de irmã Dulce. O primeiro vai ao ar no domingo, às 16h; o segundo será veiculado após a missa e conta a história do milagre que a elevou aos altares.

Beatificação

A Cerimônia de Beatificação, presidida por dom Geraldo Majella Agnelo, nomeado Delegado Papal, terá inicio com o rito de beatificação, que consiste em leitura da biografia resumida da religiosa, leitura da proclamação de beatificação e descerramento da imagem oficial de irmã Dulce como “Bem Aventurada Dulce dos Pobres”. Este será o auge do evento, que espera receber cerca de 60 mil fieis no Parque de Exposições da capital baiana.

Fonte: CNBB

Semana Teológica discute os 50 anos do Concílio Vaticano Semana Teológica discute os 50 anos do Concílio Vaticano II


Nos próximos dias 31 de maio a 2 de junho, o Seminário Diocesano São João Maria Vianney, de Campina Grande (PB), realiza uma Semana Teológica com o tema “50 anos do Concílio Vaticano II”. O evento é aberto a toda comunidade.

As palestras e assessorias da Semana Teológica ficarão por conta do arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires e do padre Manoel José Godoy, que é Teólogo e professor da PUC Minas (MG).

As inscrições serão feitas na chegada ao Seminário no primeiro dia do evento. Será cobrada uma taxa de R$ 5,00 e será fornecido Certificado de participação. Mais informações pelo telefone (83) 3343 4226 ou no email seminariovianney@uol.com.br

Fonte: CNBB

terça-feira, 17 de maio de 2011

Aparecida recebe a Peregrinação Nacional da Família


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, como nos últimos três anos, promove a Peregrinação Nacional da Família. O evento acontece na cidade de Aparecida do Norte (SP), nos dias 28 e 29, e o tema proposto é “Família, Pessoa e Sociedade”.

Segundo a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, por meio de seu assessor, padre Luiz Antônio Bento, a Peregrinação é a “ocasião para o povo brasileiro demonstrar que é na família onde se dá e se recebe ternura, carinho, apreço, segurança, generosidade e amor”.

A programação da 3ª Peregrinação Nacional da Família contará com missas, procissões, orações e pregações dos bispos participantes, animação, debates e uma série de conferências, como: “A missão da família cristã no mundo contemporâneo”, do padre Rinaldo Roberto de Rezende, de São José dos Campos (SP), ou “Família e transmissão da fé” (pais pedagogos), ministrada pelo padre Zezinho. Tem também a conferência “Família e políticas familiares”, feita por dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e “Família e afetividade: educar para o amor”, de Cleusa Thewes, assistente social, terapeuta familiar, especialista em gerontologia, psicologia transpessoal e Orientação Familiar.

Até o momento já confirmaram presença os bispos: dom Salvador Paruzzo, bispo de Ourinhos (SP); dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano; dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina (PR); dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil; dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba (PI); dom Ceslau Stanula, bispo de Itabuna (BA) e dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo.
No sábado, 28, a missa das 18h, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, será presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis.

Histórico

A primeira edição da Peregrinação Nacional da Família aconteceu em 24 de maio de 2009. A cidade escolhida para receber este evento foi Aparecida. O tema, em 2009, foi: “Família Discípula Missionária a Serviço da Vida”. Neste ano o público foi de 130 mil pessoal, segundo dados da polícia militar do estado de São Paulo.

A segunda edição, que tradicionalmente passa a ser em Aparecida, reuniu 150 mil pessoas. O tema deste ano foi “Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Para a terceira edição se espera um número recorde de participantes, que gire em torno de 170 a 200 mil pessoas.

Fonte CNBB

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Devotos participam das noites mariana

Durante as noites do mês de maio as igrejas estão abertas para momento de louvor e agradecimento a Nossa Senhora. Já é tradicional 31 noites em que várias pessoas vão participar desses momentos, seja ela criança, adulto ou demais pessoas que tem devoção por nossa Mãe Maria Santissima. Em Nova Cruz, como em outras paróquia, as crianças se veste de anjos, e participam de forma muito significante da novena mariana.

Missa, reza do terço, louvor, celebração da palavra fazem parte da programação do mes de maio, dedicado a Nossa Senhora. Tudo vai ate o dia 31, quando acontece a coroação, e encerra o mes. Na foto abaixo fieis participando da celebração na comunidade de Santa Maria Goretti.

Documentário sobre a vida de Irmã Dulce será exibido no dia da beatificação da irmã baiana


Irmã Dulce será beatificada em Salvador (BA) no dia 22 de maio, a partir do decreto assinado pelo papa Bento XVI em dezembro de 2010. Em celebração a essa beatificação, a Rede Aparecida de Comunicação produziu um documentário sobre a vida, a obra e o legado de irmã Dulce, a primeira baiana a se tornar beata. Histórias e relatos de sua atenção e cuidado com os mais carentes, desde criança, estão reunidos em ‘Irmã Dulce, o documentário’, que será exibido dia 22 de maio.

O documentário, dirigido pelo padre Josafá Moraes, apresentará depoimentos de pessoas que conviveram e cuidaram da irmã, entre eles, padre Antônio Maria, amigo de irmã Dulce; cardeal dom Geraldo Majella, escolhido pelo Vaticano para presidir sua beatificação; dom Murilo Krieger, arcebispo Primaz de Salvador; irmãs Josefa e Ana Angélica, que conviveram com irmã Dulce; e ainda, a enfermeira Walkiria, que cuidou de Dulce durante seus últimos dias.

Irmã Dulce, cujo nome era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, começou a praticar caridade aos 13 anos, ajudando mendigos que moravam nas ruas da capital baiana. Aos 18 anos, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Dedicou toda sua vida à caridade e ficou conhecida como ‘Anjo bom da Bahia’.

Acesse www.a12.com/irmadulce e conheça a história do ‘Anjo bom da Bahia’.

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz lançará site oficial

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz já está articulando os preparativos para o lançamento do site oficial, que acontecerá dia 5 de junho, no Dia Mundial das Comunicações. A Pastoral da Comunicação está atualizando e publicando todas as informações necessárias da paróquia para que o site tenha todos os dados da história, a estrutura pastoral, os padres que já passaram por Nova Cruz, informações das pastorais movimentos e serviços. Antes do lançamento do site, no dia 4 de junho, acontecerá a II Feira das Pastorais, na praça de São Sebastião, com stand´s das diversas pastorais, atração musical e muita animação. O evento faz parte da programação da comemoração ao dia das comunicações.

No dia 14, aconteceu uma reunião com as coordenações das pastorais, os padres Edilson e Janilson, além das religiosas do Amor Divino, onde definiram a programação da Feira Pastoral. Já os Membros da Pastoral Comunicação estão trabalhando para atualizar todas as informações que estarão no site.

Reunião com as coordenações

Claudio Lima, membro da Pascom atualizando as informações do site