sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pastoral da Juventude lança página na internet


A pastoral da juventude de Nova Cruz acaba de lançar uma página na internet. Você pode acessar a página através do endereço: pjnovacruzrn.blogspot.com, e terá informações sobre os grupos de jovens da pároquia. O objetivo do blog é divulgar as atividades realizadas pela pastoral. além de várias fotos jovens.

Grupos pastorais realizam encontros


A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza várias atividades. Domingo, 28, às 8h30, 25 coordenadores de grupos de jovens participam de formação sobre a Campanha da Fraternidade, no Lar de Maria, com assessoria de Robervânio Hewerton, da coordenação da Pastoral da Juventude. Também neste domingo, acontecerá encontro vocaional para novos membros da comunidade Missão Atos. O encontro será realizado no Centro Pastoral do Catolé, a parti das 8h30, com assessoria da coordenação da comunidade.


Ainda em Nova Cruz acontece neste domingo os encontros para novas turmas da primeira eucarista. A parti das 9 horas na Igreja de São Sebastião as crianças irão se reunir com as catequistas para a divisão das turmas. Antes, no sábado, 27, as crianças do setor Matriz irão pariticipar da celebração de acolhida, no salão do ECC, às 8 horas. Também no sábado, a paróquia reunirá os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, e os representantes das comunidades, na casa paroquial, para a reunião do Conselho Pastoral Paroquial -CPP.

Café com a imprensa abre Campanha da Fraternidade


O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica, na Arquidiocese de Natal, acontecerá com um Café com a Imprensa, dia 5 de março, às 9 horas, no Salão Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária. A solenidade contará com a presença do Secretário Nacional da Campanha da Fraternidade, Pe. José Adalberto Vanzella, além do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. Também estarão presentes o Prof. Aluízio Dantas, doutor em Economia e Professor do Seminário de São Pedro; pastores de Igrejas Evangélicas integradas na Campanha e os coordenadores arquidiocesanos da CF 2010.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem caráter ecumênico e conta com a presença de Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC. O tema é “Economia e Vida” e o lema é um versículo do evangelho de São Mateus: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. O objetivo da campanha é “colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusões”.

Antes, o Pe. José Vanzella terá um encontro com Padres da Arquidiocese e Agentes pastorais de várias paróquias da região metropolitana. Será no dia 4, às 18h30, no salão pastoral da paróquia de Cristo Resuscitado, em Ponta Negra, em Natal.
Fonte: Jornal A Ordem


Pastoral da Juventude tem novo assitente


A Pastoral da Juventude e a Pastoral da Juventude Estudantil têm um novo Assistente Eclesiástico. É o Pe. Iranildo Virgílio da Cruz, que assume o lugar do Pe. Carlos Sávio, agora prestando serviços à Juventude do Brasil, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. O Pe. Virgílio também está assumindo a capelania do Colégio Marista de Natal. O Pe. Virgílio é natural da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. O Setor Juventude, da Arquidiocese, aglutina todos os segmentos jovens, inclusive PJMP. Atualmente, está sendo articulada uma assembleia do Setor para o mês de março.
O Setor Juventude, da Arquidiocese, aglutina todos os segmentos jovens, inclusive PJMP. Atualmente, está sendo articulada uma assembleia do Setor para o mês de março.

Imagem oficial da visita do Papa a Portugal foi apresentada hoje em Lisboa


O coordenador da Comissão Organizadora da Visita de Bento XVI a Portugal, D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, apresentou hoje publicamente a imagem oficial criada para acompanhar do Papa ao país europeu, que se realiza de 11 a 14 de Maio .
Durante o encontro com jornalistas, marcado para as 11:30h no Hotel Real Palácio, em Lisboa, D. Carlos Azevedo e outros responsáveis da comissão apresentam, além do cartaz e logotipo, o site oficial da visita (http://www.bentoxviportugal.pt/), bem como outras informações sobre a organização da viagem de Bento XVI.
O Papa visitará Portugal entre 11 e 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Fonte: catolicanet.com

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em Pernambuco


Foi iniciada na manhã do dia 18, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, da arquidiocese de Olinda e Recife. Uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, marcou a abertura do evento, que conta com aproximadamente 400 participantes entre padres, religiosos e leigos.

A ideia da Assembleia partiu do próprio dom Fernando, que expressou seu desejo, em agosto do ano passado, na primeira entrevista coletiva que concedeu como pastor da Igreja de Olinda e Recife. Perguntado sobre suas prioridades disse: “Tudo será definido em Assembleia. Quero convocar todo o povo de Deus para construir uma Igreja nova. Todos nós temos o mesmo objetivo, construir uma Igreja voltada para o povo, principalmente para as pessoas carentes”. Para facilitar as reflexões, as paróquias enviaram um pequeno relatório sobre os trabalhos pastorais em suas comunidades.

Leia a notícia na íntegra no: http://www.cnbb.org.br/
Fonte: cnbb

CNBB ratifica indicação de dom Erwin Kräutler para o Nobel Alternativo


A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou carta à fundação Right Livelihood Award ratificando a indicação do nome do bispo da prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, para o prêmio Nobel Alternativo dos Direitos Humanos. De acordo com a CNBB, a indicação é um gesto de reconhecimento à atuação “pastoral e profética” de dom Erwin “junto aos mais fracos e aos povos indígenas”.

Nascido em Koblach, na Áustria, dom Erwin, 70, veio para o Brasil em 1965 e, desde esta data, mora na Amazônia. Ordenado bispo para a Prelazia do Xingu em 1981, dom Erwin tem atuação destacada na defesa dos povos indígenas, sendo presidente do Conselho Indigenista Missionário por dois mandatos.

Dom Erwin ganhou o respeito de todo o episcopado brasileiro também por sua defesa dos direitos das comunidades tradicionais do Pará e do meio ambiente, além de denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e da impunidade dos autores do crime que resultou no assassinato da Irmã Dorothy Stang. Atualmente tem sido uma voz forte contra a construção da usina hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu.

O prêmioCriado em 1980 pelo escritor sueco-alemão Jakob von Uexküll, o prêmio Nobel Alternativo é conhecido também como “Prêmio da Sustentabilidade. É concedido no parlamento da Suécia e visa homenagear as personalidades que trabalham pela sustentabilidade e mudanças positivas para o planeta.

Vários agraciados com o Nobel Alternativo já ganharam depois o Nobel da Paz, como é o caso da keniata Wangari Maathai, que ganhou o primeiro em 1984 e o segundo em 2004.

Fonte: catolicanet.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Arquidiocese celebra dez anos de beatificação dos Protomártires



A realização de uma Romaria Arquidiocesana dos Mártires, para a Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, marca a celebração dos dez anos de beatificação do Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e companheiros. A romaria acontecerá dia 7 de março e sairá dos santuários e das regiões, da Arquidiocese de Natal.


Monumento aos Mártires, na Comunidade de Uruaçu e da grande Natal, se concentrarão no Santuário dos Mártires e na Catedral Metropolitana, de onde seguem para Uruaçu, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Os fiéis da Região Agreste conduzirão a imagem de Nossa Senhora das Candeias, partindo do Santuário Chama de Amor, localizado na comunidade Cunhaú, no município de Canguaretama. Nas Regiões Trairi e Potengi, os fiéis se concentrarão no Santuário de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz. De lá, partirão para Uruaçu, com a imagem de Santa Rita. Os que residem nas Regiões Cabugi e Sertão Central deverão ir para Santana do Matos e, de lá, seguem para Uruaçu, conduzindo a imagem de Santana. E, os fiéis das Regiões Salineira e Mato Grande se concentrarão na cidade de Ceará-Mirim, de onde partem, com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes.


As caravanas se reunirão na Praça dos Mártires, na Vila de Uruaçu. De lá, sairão em caminhada, animada por trios elétricos, com destino ao Monumento. A romaria culminará com a celebração eucarística, às 17 horas, no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Em preparação à romaria, as paróquias farão celebrações, nos dias 4, 5 e 6 de março. A Capelania dos Protomártires do Brasil, que tem como capelão o Pe. Antônio Murilo de Paiva, preparou três folhetos para orientar os padres e fiéis, na celebração do tríduo. “Preparamos os três subsídios para que as paróquias, comunidades, pastorais, serviços, movimentos e todos os segmentos vivos da nossa Igreja Diocesana possam realizar uma boa preparação para a romaria”, explica o Pe. Murilo.

Ainda como parte da programação comemorativa aos dez anos de beatificação, também está prevista a realização de uma Romaria dos Setores Pastorais, para a comunidade Cunhaú, em Canguaretama, dia 16 de julho.

Este ano, a celebração do Dia dos Mártires, na Arquidiocese de Natal, será em 26 de setembro. No calendário da Igreja Católica, a festa dos Bem-aventurados Pe.André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e Companheiros ocorre dia 3 de outubro, mas, em virtude de coincidir com as eleições, neste ano, a Arquidiocese antecipará a data para 26 de setembro.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Hoje às 14h30: coletiva de imprensa com a presidência da CNBB


Na tarde desta quinta-feira, às 14h30, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, darão coletiva de imprensa na sede da Conferência, em Brasília.

Na coletiva os bispos apresentarão aos jornalistas nota da CNBB em solidariedade ao bispo da Prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, e demais organizações que se opõem à construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu. Outros assuntos a serem abordados pela Presidência da CNBB: ajuda da Igreja do Brasil à Igreja do Haiti, projeto Fichas Limpas e apoio da CNBB às reivindicações dos aposentados em relação a perdas salariais.
Fonte: catolicanet.com

Dom Geraldo Lyrio preside missa na reunião do Consep


O arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa nesta quinta-feira, 25, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB. Participaram da celebração os bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, que está reunido deste terça-feira, 23, além dos assessores da CNBB.

Em sua homilia, dom Geraldo destacou que a oração deve marcar a vida dos cristãos no tempo da quaresma. “O tempo quaresmal nos convida a intensificar a oração, a voltar nosso coração para Deus e a perceber sua presença em nossa própria vida, reconhecendo que ele cuida de nós. Pela oração, expressamos a íntima convicção de que Deus está conosco, e manifestamos nossa confiança em sua palavra e em sua presença”, disse.

Dom Geraldo lembrou que a petição faz parte da oração e é motivada pelo próprio Cristo. “O evangelho há pouco proclamado nos garante que todo aquele que pede, recebe (cf. Mt 7,7). Para a maior parte das pessoas, oração é sinônimo de petição. E é esta forma de oração que nos é aqui recomendada.Quem procura, mostra que não se conforma em ficar sem o que busca. Quem, com humildade, bate à porta, reconhece a capacidade de quem lhe pode socorrer”.

Leia a notícia na íntegra na: catolicanet.com
Fonte: catolicanet.com

Bispos Argentinos: pedem solução no campo da saúde


O Bispo de Santiago del Estero, na Argentina, Dom Francisco Polti Santillán, e seu auxiliar, Dom Ariel Edgardo Torrado Mosconi, junto com o Bispo de Añatuya, Dom Adolfo Armando Uriona, escreveram uma mensagem conjunta expressando sua preocupação pelos conflitos no setor da saúde, em andamento na região.

Na missiva, os prelados lamentam a situação precária da assistência médica aos pobres e dos hospitais da região. Médicos e enfermeiros entraram em greve vinte dias atrás, reivindicando aumento de salário e melhorias das precárias condições dos hospitais públicos na província de Santiago del Estero.

Segundo a imprensa local, várias manifestações foram realizadas na capital, Buenos Aires, mas até o momento o Governo ainda não interveio.

Os bispos convidam ao diálogo as partes em conflito para que solucionem de maneira pacífica as dificuldades atuais, a fim de que os hospitais voltem a funcionar normalmente o mais rápido possível.

Fonte: catolicanet.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Portugal: imagem oficial da visita do Papa


A imagem oficial da visita do Papa a Portugal vai ser apresentada na próxima sexta-feira, dia 26, pelo coordenador da Comissão Organizadora da visita, Dom Carlos Azevedo de Pinho Moreira, bispo de Belali, num encontro com jornalistas, em Lisboa. No encontro, que terá lugar às 11h30 no Hotel Real Palácio, em Lisboa, vão estar presentes diversos responsáveis da Comissão Organizadora da visita de Bento XVI.

Além da imagem oficial da visita (cartazes, logotipos) vai ser apresentado também o site oficial (http://www.bentoxviportugal.pt/) e prestadas outras informações aos jornalistas. A visita de Bento XVI a Portugal realiza-se de 11 a 14 de maio, com passagem por Lisboa, Fátima e Porto.

Fonte: catolicanet.com

Colômbia: Igreja pede calma a Uribe e Chaves


O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba Villota, pediu calma e tranquilidade aos presidentes Álvaro Uribe Vélez e Hugo Chávez Frías, à luz das últimas declarações entre ambos mandatários no âmbito da reunião da Cúpula do Rio. “Eu chamaria os dois presidentes e os dois povos a manterem certa atitude, prudência, respeito”, disse Dom Córdoba Villota falando sobre as diferenças entre os dois governantes.

“Todos os cavalheiros devem fazer seus duelos com as normas dos cavalheiros, com decência e altura, nunca com grosseria e baixeza. Isso não leva a nada de bom entre duas nações irmãs”, acrescentou o Secretário do Episcopado colombiano. Recordou ainda que a Igreja Católica, através da Conferência Episcopal de cada país, ofereceu desde o ano 2009 sua mediação para contribuir a superar as diferenças entre Uribe y Chávez.

As declarações do prelado foram feitas em Bogotá, na sede da Conferência Episcopal da Colômbia, durante a apresentação oficial da Campanha de Comunicação Cristã de Bens 2010, organizada pelo Secretariado Nacional de Pastoral Social/Caritas Colombiana.

Fonte: catolicanet.com

Cuba: Cardeal Dziwisz apresenta documentário sobre JPII


O Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, encontra-se desde segunda-feira em Havana para apresentar o documentário “Testemunha”, baseado no seu livro sobre o falecido Papa João Paulo II e reunir-se com comunidades religiosas. O Cardeal Dziwisz, que foi convidado pelo cardeal cubano Jaime Ortega, e pelo embaixador da Ordem de Malta na Ilha, o polonês Przemyslaw Jan Häuser, já visitou as obras do novo seminário católico que está sendo construído nos arredores de Havana.

O Arcebispo de Cracóvia reuniu-se com seminaristas e membros de comunidades religiosas, e ontem, terça-feira, celebrou a Santa Missa para os jovens. Nesta quarta-feira apresentará na catedral da capital cubana o documentário “Testemunha”. Também está previsto um encontro com autoridades do Governo cubano, antes de concluir sua visita amanhã, quinta-feira.

O Cardeal Dziwisz foi secretário pessoal de Karol Wojtyla por quase 40 anos, até a sua morte em 2005, e o acompanhou em sua visita a Cuba em 1998.

“Testemunha” é o documentário que Bento XVI assistiu em "avant première", 16 de outubro de 2008 e se baseia no livro “Uma vida com Karol”, do Cardeal Stanislaw Dziwisz.

Fonte: catolicanet.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CNBB lança blog na internet


Entra no ar, a partir desta terça-feira, 23, o blog da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atendendo ao pedido do papa Bento XVI, que na sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais escreveu que a Igreja deve usar dos “novos meios de comunicação a serviço da Palavra”, a página tem por objetivo complementar o site da Conferência, por meio de notícias, vídeos, áudios, fotos e pequenos posts (comentários). Assim como as outras mídias sociais já existentes: Twitter, youtube, Flickr e Facebook, queremos, por meio dessa nova presença da CNBB na internet, dar mais dinamicidade e agilidade à nossa comunicação.

De acordo com o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a CNBB vem aumentando seu nicho de informações na internet e o blog vem para dar mais força a essa presença. “Cada vez mais nosso site tem que se aperfeiçoar. Já estamos nos Twitter, no youtube, Facebook, Flickr e, agora, o próximo passo é o nosso blog. Eu espero que essa nova presença complemente as outras mídias já existentes para que a CNBB se comunique de forma mais objetiva. Em breve também vamos criar o blog da Missão Continental para que cresçamos ainda mais com essa presença através das novas tecnologias a serviço do Reino de Deus”, sublinhou dom Dimas.

O assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins Dias, encara a presença da Conferência dos Bispos, na blogosfera, como mais uma alternativa de comunicação para ampliar a presença da CNBB através das novas tecnologias de informação. “O blog representa mais uma alternativa de comunicação que a CNBB se serve a partir desse universo oferecido pelas novas tecnologias. Ele representa, portanto, o esforço da Igreja chegar de maneira mais ampla possível a todas as pessoas”.

Um dos diferenciais do blog é a publicação de notícias mais objetivas destacando os últimos vídeos e áudios produzidos pela assessoria de imprensa, como também imagens de eventos além de possibilitar aos internautas comentarem os posts, com moderação do administrador. Outra novidade é que os leitores poderão também seguir o blog da CNBB, assim como seguem a página no twitter através de login e e-mail.

Link: http://www.blogdacnbb.blogspot.com
Fonte: CNBB

Inscrições para os prêmios de comunicação da CNBB 2010



Estão abertas as inscrições, de 1º de março a 31 de maio, para concorrer aos prêmios de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), edição de 2010. Os interessados podem conferir abaixo os regulamentos e fichas de inscrição.

Dividido em quatro categorias, Margarida de Prata para o Cinema, instituído em 1967; Microfone de Prata para o Rádio, 1989; Dom Helder Câmara de Imprensa, 2002; e Clara de Assis para a Televisão, 2005; a premiação é entregue todos os anos com o objetivo de reconhecer a arte e o mérito dos profissionais dos meios de comunicação social, de imprensa, cinema, rádio e televisão que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, bem como a linguagem artística e técnica.


Fonte: catolicanet.com

Bispos de Juiz de Fora e Criciúma internados


O bispo da diocese de Criciúma (SC), dom Jacinto Inácio Flach, passou mal e desmaiou neste sábado, 20, quando presidia missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Caravaggio, Nova Veneza (SC). O mal estar foi causado por uma inflamação do apêndice, a apendicite. O bispo passou por uma cirurgia no Hospital São José de Criciúma, ontem, 21, e passa bem.

De acordo com a assessora de imprensa da diocese de Criciúma, Morgana Rosso, dom Jacinto fica internado até quinta-feira, 25, quando terá alta. Dia 26 será seu aniversário natalício e, no sábado, 27, ele realizará uma ordenação presbiteral.O arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antonio Moreira, também foi hospitalizado ainda na quarta-feira de Cinzas, 17, e passou por uma cirurgia de apêndice. Diferente de dom Jacinto, dom Gil teve uma recaída logo após a cirurgia. “Eu senti muitas dores de cabeça, no corpo, indisposição generalizada. Continuo internado para a recuperação pós-cirúrgica, mas os médicos já me disseram que isso é normal”, disse por telefone na manhã de hoje, dom Gil. O arcebispo também afirmou que no fim de semana ou início da próxima retornará normalmente às atividades pastorais. Ele está internado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Fonte: catolicanet.com

Regional Norte 2 faz encontro de Planejamento Estadual da Pastoral da Criança


Começa nesta terça, 23, na sede do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) o encontro da Pastoral da Criança. A programação inicia-se às 15h. O objetivo é delinear o Planejamento Estadual e Nacional da Pastoral da Criança para 2010.

O encontro também terá um momento especial em memória de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança que faleceu este ano vítima do terremoto no Haiti, durante a “Roda de Conversa sobre a Dra. Zilda Arns”.

A estimativa da coordenadora estadual da PC, irmã Veneranda Alencar, é que 25 coordenadoras de 14 dioceses e prelazias do regional participem do encontro.

Formar e manter os líderes têm sido ainda o principal desafio para a Pastoral. “Somente no ano passado tivemos uma redução de 7% no número de voluntários em todo o país”, explica irmã Venerada.

De acordo com a coordenadora, o Pará que possuía mais de 1,7 mil líderes, em 2009, tem hoje pouco mais de 1,2 mil voluntários.

Leia a notícia na íntegra no: http://www.cnbb.org.br/
Fonte: cnbb

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nova Cruz abre Campanha da Fraternidade 2010

A Paróquia de Nova Cruz realizou no domingo, 21, a abertura da CF 2010, com uma caminhada saindo da Igreja de São Sebastião para a Matriz. Lá aconteceu a missa e o grupo de jovens fizeram apresentações aborbando o tema da campanha: Economia e Vida.

A caminhada foi animada e teve uma boa participação dos fiéis


Na Igreja membros da Infancia missionaria estraram com o cartaz



No final aconteceu a apresentação do grupo de jovens


Madri: dia mundial da juventude


A organização do Dia Mundial da Juventude (DMJ) que se realizará na cidade de Madri em agosto de 2011 espera mais de dois milhões de participantes: um milhão de espanhóis, meio milhão de outros países europeus e até 200 mil jovens procedentes dos países da imigração. Esses são alguns dos dados divulgados na última sexta-feira pelo Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela.

Durante uma coletiva de imprensa na presença de cerca 30 jornalistas estrangeiros, o Cardeal Rouco Varela destacou a presença de jovens brasileiros, pois o Brasil é “candidato” a acolher o Dia Mundial da Juventude após Madri.

A Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) publicou em 2007 um manifesto onde propôs que o DMJ após Madri seja realizado no país, apresentando as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro como possíveis sedes do evento.

Além destas atividades, haverá “momentos de reflexão” – como catequeses com bispos marcadas pelo lema 'Edificados e arraigados em Cristo, firmes na fé' e visitas às igrejas, que manterão suas portas abertas com o Santíssimo exposto – e momentos de diversão. Madri é conhecida por isso, brincou o cardeal com visitas a museus, noites musicais, etc.

Leia o texto na íntegra na: catolicanet.com
Fonte: catolicanet.com

Pascom inicia preparação para o Tríduo de Comunicação


A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realizou no último dia 20 uma reunião com os coordenadores das diversas pastorais, movimentos e serviços. O objetivo foi começar os preparativos para o Tríduo da Comunicação que acontecerá de 14 a 16 de maio deste ano. Na ocasião foi apresentado como será realizado o tríduo incluido as três atividades que são: o Fórum de Comunicação, a Feira Pastoral e a Missa da Comunicação. A reunião foi dirigida por Flavio luiz, da coordenação paroquial da Pascom.


Anuário Pontifício 2010 apresenta crescimento de Católicos no mundo


“Aumentou o número de Católicos, de sacerdotes e seminaristas no mundo, em particular na Ásia e África”, foi o que mostraram os dados do Anuário Pontifício 2010, apresentado no dia 20, ao papa Bento XVI, pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e pelo substituto da secretaria de Estado para os Assuntos Gerais, dom Fernando Filoni.

Os dados estatísticos, referentes ao ano 2008, fornecem uma análise da Igreja Católica nas 2.945 circunscrições eclesiásticas do planeta.

Os dados coletados mostram um aumento geral dos católicos no mundo: em 2008 foi registrada a quantidade de 1 bilhão 166 milhões de fiéis batizados, com um incremento de 19 milhões (aumento de 1,7% em relação ao ano precedente). Também considerando o crescimento da população mundial atingindo a cifra de seis bilhões e 700 milhões de pessoas, se observa um aumento percentual da incidência dos católicos no mundo de 17,33% para 17,40%.

O Anuário registrou também o aumento do número de bispos no mundo, passado de 4.946 para 5.002 (entre 2007 e 2008) um aumento de 1,13%. Só na África houve o crescimento de 1,83% e nas Américas 1,57%, enquanto na Ásia 1,09% e na Europa 0,70%. A Oceania registra no mesmo período uma taxa de variação de -3%, porém, esses dados, não causaram substanciais variações na distribuição dos bispos por continente.

Outra evolução positiva, em torno de 1% no período compreendido entre os anos 2000 e 2008, diz respeito ao número de sacerdotes, tanto diocesanos quanto religiosos, aumentado ao longo dos últimos nove anos, tendo passado de 405.178 mil no ano 2000 para 409.166 mil em 2008.

Fonte: CNBB

Câmara dos Deputados realiza audiência pública sobre Ficha Limpa


Ficha LimpaNa próxima terça-feira, 23, a Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública a respeito do projeto de lei 518/09, da Ficha Limpa. Esta foi a primeira e mais importante resolução do grupo de trabalho sobre o PLP, criado no Congresso, por determinação do presidente da casa, Michel Temer. A audiência será às 14h, no Plenário 2 da casa.

O Grupo de Trabalho da Câmara (GT), com 16 integrantes de diferentes partidos políticos, foi delegado para fazer o substitutivo do projeto e apresentá-lo ao presidente Temer até o dia 17 de março. Além da audiência, em que a sociedade civil, representada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), será ouvida, haverá reunião do GT todas as quartas-feiras, às 16h30, aberta ao público.

A audiência pública será a oportunidade do MCCE, propositor do projeto, dar sugestões e propor diretrizes ao substitutivo. Por esta razão, o movimento convoca a sociedade a participar da audiência. Não será permitida a entrada de manifestantes com apitos ou demais objetos barulhentos. A segurança da Câmara permite a manifestação com faixas, uma vez que estas não sejam expostas com madeiras.

O GT sobre o PLP da Ficha Limpa também não descarta a realização de audiências em alguns estados. A sugestão do relator do grupo de trabalho, deputado Índio da Costa, é de que o PLP seja discutido com diferentes segmentos da sociedade civil antes de seguir ao plenário.

Fonte: CNBB

Diaconato permanente


Nos últimos anos temos visto na Igreja o incremento do ministério do Diácono Permanente. Não resta dúvida de que os padres conciliares foram inspirados para esta restauração. A retomada desse ministério, como uma vocação própria, é uma grande riqueza para nós.


Tive a oportunidade de poder vivenciar várias experiências ligadas ao diaconato permanente, seja em minha paróquia, seja iniciando a escola diaconal em minha primeira diocese ou então continuando uma caminhada das mais antigas do Brasil, na arquidiocese anterior a que servi.


Peço ao Senhor da Messe que nos envie boas e santas vocações diaconais para a nossa Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro. O cânon 385 nos recorda que: “O Bispo diocesano incentive ao máximo as vocações para os diversos ministérios”.


Assim respondo com alegria ao pedido que a Mãe Igreja me pede: promover as vocações em todos os seus ministérios, e, agora, aqui, especialmente, o ministério diaconal.


Leia o texto na íntegra na: catolicanet.com

Fonte: catolicanet.com