sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pascom do I Zonal realiza Miss@o.Com


Agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias do Primeiro Zonal da Arquidiocese de Natal participarão do Miss@o.Com, neste domingo, dia 3, das 8h30 às 12 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, situado ao lado da Antiga Catedral, Cidade Alta. O Miss@o.Com é um encontro de formação realizado pela Coordenação Arquidiocesana da Pascom, em cada zonal. O tema deste ano é “Motivação e Liderança no trabalho pastoral”, abordado pela coordenação arquidiocesana da Pascom.

O primeiro Zonal é formado pelas paróquias de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral), Cidade Alta; Nossa Senhora de Lourdes, Petrópolis; Sagrada Família, Rocas; Bom Jesus das Dores, Ribeira; São Pedro

Apóstolo, Alecrim; São João Batista, Lagoa Seca; Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, Tirol; e Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, cidade Alta.


Padres da Arquidiocese de Natal partcipam de retiro

Foto: Pe. Edilson Nobre


Os padres da Arquidiocese de Natal, acompanhados do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, farão o retiro espiritual anual, no período de 4 a 8 deste mês, em Fortaleza (CE). O pregador do retiro será o Arcebispo de Maceió (AL) e ex-presidente do Regional Nordeste 2, Dom Antônio Muniz.

O retiro espiritual é uma exigência do Código de Direito Canônico para bispos, padres e diáconos. O Cânon 276 estabelece a obrigação para os clérigos de “participar dos retiros espirituais”. O mesmo Cânon dá o motivo para tal exigência: “os clérigos são obrigados por peculiar razão a procurar a santidade, já que, consagrados a Deus por novo título na recepção da ordem, são dispensadores dos mistérios de Deus a serviço do povo”.

Fonte: Jornal A Ordem online

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Parnamirim sedia Encontro Regional da Juventude





O Setor Juventude, do Regional Nordeste 2, da CNBB, realiza encontro regional, de 30 de junho a 3 de julho, no Centro Pastoral João Correia de Aquino, em Parnamirim. Os participantes aprofundarão o significado do tema da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no mês de agosto, em Madrid, Espanha: “Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé”.

A assessoria será feita pelo Bispo Referencial da Juventude da CNBB Nordeste 2, Dom Beranrdino Marchió, que falará sobre a evangelização da juventude. A Secretária do Setor Juventude, da Arquidiocese de Natal, Daniely Barbosa, falará sobre a Jornada Mundial da Juventude.

Os participantes vivenciarão outros dois momentos: um, sobre a Comunicação no Setor Juventude, sob a orientação do Secretário Regional do Setor, Luiz Adriano, e a secretária do Setor Juventude de Natal, Daniely Barbosa. O outro ocorrerá no sábado, com a presença dos participantes na marcha contra a violência e o extermínio de Jovens, realizada no município de Monte Alegre.

Fonte: site Arquidiocese de Natal

Juvino Barreto e Caern firmam parceria

Pe. João Maria, diretor do Juvino Barreto
Foto: Cacilda Medeiros

O Abrigo Juvino Barreto acaba de firmar parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN, para um período de cinco anos. O objetivo é possibilitar o recebimento de ajuda ao Abrigo, da parte dos doadores, através da conta de água. “É nos mesmos moldes da parceria firmada entre a Arquidiocese e a COSERN, para a ajuda ao Seminário de São Pedro”, esclarece o Pe. João Maria do Nascimento, Diretor do Abrigo.

A adesão dos doadores será feita já a partir deste mês, através de formulário que a CAERN está providenciando e que será distribuído através do Abrigo. “Faremos uma campanha de adesão, em todas as paróquias da Arquidiocese. Nossa meta é conseguir 50 mil doadores. Com isso, daremos sustentabilidade ao abrigo, através da contribuição da sociedade”, comenta o Pe. João Maria. As adesões poderão ser feitas com valor a partir de R$ 2,00. Para aderir, a pessoa tem que ser o titular da conta da CAERN.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jovens viverão momento especiais junto ao Santíssimo Sacramento na jornada mundial

Foto: Divulgação

A Jornada Mundial da Juventude – JMJ, nasceu com o desejo de propor às novas gerações os tesouros da fé: a beleza da mensagem cristã, a eucaristia e a confissão. Desta forma a adoração Eucarística será um dos pontos centrais também da JMJ.

No dia 20 de agosto, será realizada a vigília de oração do papa Bento XVI junto aos jovens, no Aeródromo de Cuatro Vientos. O Santíssimo será exposto na Custódia de Arfe, uma obra-mestra da ourivesaria espanhola com 500 anos de história, que é conhecida por sair na procissão do Corpus Christi pelas ruas de Toledo.

A JMJ terá durante a programação atos de adoração ao Santíssimo Sacramento, e mais de 50 Igrejas no centro da cidade terão vigílias de adoração e oração.

A iniciativa de manter as Igrejas abertas ao jovens para que realizassem momentos de oração durante a JMJ surgiu em Roma, no ano de 2000 quando o então papa João Paulo II pediu que mantivesse todas as Igrejas abertas com o Santíssimo Sacramento exposto.

Desta forma os jovens poderiam encontrar diversos momentos e lugares para interiorizar as vivências e emoções da Jornada à luz da Eucaristia. O resultado foi surpreendente. Igualmente surpreendeu a ininterrupta procissão de jovens que procurava reconciliar-se com Deus no sacramento da Confissão. Também por iniciativa de João Paulo II, o recinto do Coliseu foi preparado para esse efeito.

Fonte: Redação A12

Bento XVI escreve seu primeiro tweet e lança portal news.va



Através de um simples clique e uma mensagem no twitter, Bento XVI deu início na noite (hora local) desta terça-feira, 28, a uma nova aventura extraordinária para os meios de comunicação do Vaticano.

A partir do Palácio Apostólico, o Pontífice lançou o novo portal noticioso do vaticano, www.news.va, e também acolheu a proposta de abençoar os usuários da rede através de uma mensagem no twitter.

A ideia foi do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli. "Devo dizer que o Papa aceitou imediatamente e de bom grado [abençoar os usuários da rede e lançar o portal]. Além disso, ele estima muitíssimo a comunicação e, sobretudo, deseja que a Igreja esteja presente lá onde o homem vive e se encontra", disse Dom Celli à edição em italiano do jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano.

O foco das notícias serão as atividades e intervenções do Magistério do Santo Padre, as tomadas de posição dos Dicastérios da Santa Sé e os mais importantes acontecimentos ou situações ligados às várias igrejas particulares espalhadas mundo afora.

Nos primeiros meses, o portal estará disponível em apenas duas línguas: italiano e inglês. Após o término do verão europeu, haverá a primeira remodelação e abertura do site em ao menos uma outra língua, provavelmente espanhol. No entanto, também se deseja que haja disponibilidade em francês e português.

Fonte: Canção nova noticias

Apostolado da oração realiza festa do Sagrado Coração de Jesus


A Paróquia da Imaculada Conceição através do Apostolado da Oração realizará o Tríduo do Sagrado Coração de Jesus, no período de 28 de junho a primeiro de julho, na Igreja de São Sebastião. A programação teve inicio com celebração da palavra, presidida pelo seminarista Shirleno Sharlisson. Durante os dias festivos acontecerão celebrações eucarísticas, às 19h. Convidamos você e sua família para participarem dessa oportunidade de graças e benção que Deus proporciona para nossas vidas.

Programação:

28/06 - terça-feira

19h celebração de abertura

Presidente da celebração:seminarista Shirleno

Noiteiros: Terço do homens, Casa do terço

Animação; ECC

29/06 - quarta-feira

19h celebração eucaristica

Presidende da celebração; Pe. Edilson Nobre

Noiteiros: Legião de Maria, Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima

Animação: Renovo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comunidade realiza festival de prêmios


A comunidade de Santa Maria Goretti, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, está festejando a padroeira, no período de 25 de junho a 6 de julho. Dentro da programação sócio-cultural, acontecerá dia 2 de julho, o festival de prêmios, em prol da continuidade da construção da capela do Santissimo Sacramento. O festival de prêmios terá inicio por volta das 20h, em frente a Igreja de Santa Maria Goretti, logo após a celebração eucaristica.

Confira abaixo os prêmios que serão sorteados:

1º prêmio
1 Ventilador e 1 Ferro elétrico

2º prêmio
1 Liquidificador e 1 Multiprocessador

3º prêmio
1 Batedeira e 1 Ferro elétrico

4º prêmio
1 Aparelho de DVD e 1 Panela de pressão

5º prêmio
1 Caneiro

6º prêmio
1 Bicicleta

As cartelas estão sendo vendidas durante o período da festa, ao preço de R$ 5,00, com vendedores autorizados.

Conselho Pastoral de Nova Cruz articula atividades


O conselho Pastoral Paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, definiu as atividades que serão realizadas nos próximos meses. Entre as atividades estão a semana missionária que acontecerá de 10 a 17 de julho, com a participação de 11 seminaristas do Seminário São Pedro, em Natal.

A programação da semana missionária consta de visitas as familias, celebrações, encontros com crianças e jovens, caminhada luminosa e missas. A missão acontecerá nos bairros da cidade e contará com a participação dos agentes pastorais. Outra atividade será a participação da paróquia de Nova Cruz, no dia da missão do dízimo do 8º zonal, que será realizado em Santo Antonio, em 10 de julho.

A reunião do conselho serviu também articular as atividades previstas para o mês de agosto, tais como a realização de um festival de prêmios, em parceria com rádio 107 FM, que será realizado dia 21 de agosto. Antes, no dia 6 de agosto, a paróquia de Nova Cruz vai reinaugurar o Centro Pastoral do Catolé, que passou com reforma nas instalações. Uma missa marcará a reinauguração na Igreja de Santa Maria Goretti, às 19h, seguido de benção solene.

O conselho pastoral se reuniu no último sábado, 25 de junho, na Igreja Matriz, e contou com a participação dos padres Edilson Nobre e Janilson Macedo, das Irmãs Filhas do Amor Divino, e demais membros. O conselho reune-se mensalmente no quarto sábado de cada mês.

Abertura da festa de Santa Maria Goretti

Teve inicio na noite de sábado, 25, a festa em homenagem a Santa Maria Goretti, padroeira do bairro do mesmo nome da santa, em Nova Cruz. Uma caminhada e celebração eucaristica fizeram parte da programação que se estende até dia 6 de julho. A missa de abertura foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre e contou com a participação de vários fiéis. Durante o período da festa uma vasta programação será desenvolvida diariamente.



Fotos: Flavio Luiz

Bento XVI celebra 60 anos de ordenação presbiteral e entrega Pálio a 40 arcebispos



O papa Bento XVI preside, na quarta-feira, 29, na Basílica Vaticana, às 9h30 (hora local), a festa de São Pedro e São Paulo. A celebração comemora também os 60 anos de ordenação presbiteral do papa.

Durante a missa, Bento XVI fará a imposição do Pálio a 40 arcebispos metropolitanos, entre os quais sete brasileiros: os arcebispos de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães; os arcebispos das recém-criadas arquidioceses gaúchas de Pelotas, dom Jacinto Bergmann; de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, e de Passo Fundo, dom Pedro Ercílio Simon; e os arcebispos eleitos de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, e de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.

O Pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda. É uma insígnia litúrgica de "honra e jurisdição", símbolo do laço particular que une os arcebispos metropolitanos ao Sucessor de Pedro.

A lã usada para confeccionar o Pálio é extraída de dois cordeiros brancos bentos pelo papa em 21 de janeiro, dia de Santa Inês. Esta tradição tem suas raízes no martírio de Santa Inês, adolescente romana, martirizada durante a perseguição de Décio ou de Diocleciano, entre os Séculos III e IV. Com apenas doze anos, Inês não renegou Jesus e, por isso, teve a garganta cortada com uma espada do modo como se matavam os cordeiros.



Os sete novos Arcebispos Metropolitanos brasileiros nomeados ao longo do último ano estão na lista dos que receberão a imposição do pálio das mãos do Papa Bento XVI na próxima quarta-feira, 29, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Os prelados são:
- Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger;
- Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães;
- Arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann;
- Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert;
- Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Pedro Ercílio Simon;
- Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa;
- Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha.

Confira a lista dos que receberão o Pálio:

http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/6923-bento-xvi-celebra-60-anos-de-ordenacao-presbiteral-e-entrega-palio-a-40-arcebispos-

Fonte: CNBB

Irmãs da congregação Filhas do Amor Divino serão beatificadas em Sarajevo



No próximo dia 24 de setembro, em Sarajevo – Bósnia Herzegovina haverá a beatificação das irmãs: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), mais conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). As irmãs serão as primeiras da congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas.

Segundo a provincial superiora da congregação Filhas do Amor Divino, da região sul do Brasil, irmã Zoeli Maria Pletsch, um grupo de brasileiros seguirá para Sarajevo para acompanhar a beatificação das irmãs. “Nós, da região sul estamos indo para acompanhar a beatificação em um grupo de cinco pessoas, todas religiosas. Na congregação da região norte, além de irmãs, irá acompanhá-las alguns leigos”, explicou.

Para a superiora provincial, Zoeli Pletsch, a preparação espiritual dela para acompanhar a beatificação está sendo enorme. “Estou rezando muito e me preparando psicologicamente e espiritualmente para essa beatificação, pois as irmãs Mártires do Drina serão as primeiras em nossa congregação a tornarem-se beatas, ou seja, é uma comprovação pública de que elas viveram uma vida santa, uma vida pura. Essa beatificação será o primeiro passo para declará-las santas. É um verdadeiro testemunho a ser seguido por todos”, ressaltou.

Fonte: CNBB

Divulgado o programa de viagem do papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude


A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa oficial da viagem do papa Bento XVI a Madri (Espanha), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá na capital espanhola, de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o papa. Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira, 18 de agosto. Ali fará o seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas.

Às 19h30, do dia 18, presidirá a celebração de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde fará o seu segundo discurso em território espanhol.

Na sexta-feira, 19, Bento XVI iniciará seus trabalhos às 7h30 com uma missa privativa, na Capela da Nunciatura Apostólica em Madri. Às 10h, realizará uma visita de cortesia aos Reis da Espanha, no Palácio de La Zarzuela, de Madri. Às 11h30 presidirá um encontro com jovens religiosas no “Patio de los Reyes de El Escorial”.

Às 12h o papa presidirá um encontro com os jovens professores universitários na Basílica de San Lorenzo del Escorial. Às 13h45 almoçará com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da Nunciatura.

Às 17h o Santo Padre participará de um encontro oficial com o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na Nunciatura. Logo em seguida, às 19h30 presidirá a Via Sacra com os jovens na Praça de Cibeles.

Para o sábado, 20, está programada a confissão de alguns jovens da JMJ, nos Jardins del Buen Retíro. Às 10h presidirá uma missa com os seminaristas na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madri.

Às 12h45 almoçará com os cardeais da Espanha, os bispos da província de Madri e o séquito papal na residência do arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Antônio Maria Rouco Varela.

Às 17h o papa se encontrará com os membros do Comitê Organizador da JMJ Madri 2011, na Nunciatura. Às 19h40 visitará a Fundação Instituto San José de Madri onde pronunciará um discurso.

Às 20h30 presidirá a Vigília de Oração com os Jovens no Aeródromo de Quatro Ventos em Madri aonde pronunciará um discurso.

No domingo 21 de agosto, o papa Bento XVI presidirá a missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude, às 9h30, no Aeródromo de Quatro Ventos, logo depois rezará com os presentes a Oração Mariana do Angelus.

Às 12h45 o papa almoçará com os cardeais da Espanha. Às 17h00 se despedirá dos presentes e, às 17h30, presidirá um Encontro com os voluntários da JMJ no Pavilhão 9 do novo centro de exposições Madrid.

Às 18h30 a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Barajas, de Madri, onde fará seu último discurso em solo espanhol. Seu avião deverá decolar às 19h em direção a Roma.

Fonte: CNBB

Dom Delson na Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social


A CNBB divulgou a lista com os nomes dos bispos eleitos para compor as 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. Ao contrário dos presidentes de cada Comissão, que são eleitos pela Assembleia Geral, os membros das Comissões são escolhidos, por eleição, pelo Conselho Permanente.

As eleições foram um dos principais pontos de pauta da primeira reunião do novo Conselho Permanente, na semana passada, dias 15 a 17. Foram escolhidos os bispos para compor outras Comissões e Conselhos que fazem parte da estrutura da CNBB. Há Conselhos e Comissões cujos membros são nomeados pela Presidência. O número de membros de cada Comissão não é o mesmo, variando de três a seis, incluído seu presidente.

O bispo referencial do Nordeste 2, Dom Delson, de Caicó/RN, compõe a comissão a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social:

Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó (RN)
Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

acesse o link abaixo e conheça a relação completa:

www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/6913-divulgados-os-nomes-dos-eleitos-para-as-comissoes-episcopais-pastorais-da-cnbb