sábado, 14 de novembro de 2015

Novacruzense foi homenageado pela Assembleia Legislativa




Por ocasião dos 80 anos de existência do jornal “A Ordem” a Assembleia Legislativa realizou sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (13). A comemoração foi proposta do deputado Souza (PHS), que destacou sua importância para a igreja Católica e a sociedade do Rio Grande do Norte. 

Entre os homenageados está o vice-coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, Flavio Luiz. Ele foi homenageado representando todos os agentes da Pascom que fazem campanha de assinaturas para A Ordem.  

“Com A Ordem, ao longo dessa história, desde o distante ano de 1935, entre duas grandes guerras mundiais, numa Natal bucólica e distante de ser a metrópole de hoje, temos a missão que não muda, apesar das mudanças. Aperfeiçoa-se sem perder sua natureza de informar formando. Questiona sem ser inquisidor. Vetusto, mas não caquético, A Ordem é a própria voz da Igreja Católica, nesses 80 anos de história”, disse o deputado propositor da homenagem.


Dez pessoas foram homenageadas, durante a solenidade, com placas comemorativas: Luiza Caroline de Araújo, Luzia Faustino de Freitas, padre Edilson Soares Nobre, Dom Eugênio de Araújo Sales (In Memoriam), Flávio Luiz da Silva, Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Jaime Vieira Rocha, Manoel Carlos Chaparro, Dom Matias Patrício e Otto de Brito Guerra (In Memoriam).


“A Ordem é hierarquia e é disciplina. É respeito e é autoridade. É amor sadio e é fraternidade. É, numa palavra, cumprimento exato de deveres, virtudes essas que faltam à civilização atual, cujo senso do divino, meta insubstituível da vida, se foi amortecendo a partir do Renascimento”, disse Dom Jaime enaltecendo o significado do título do jornal.

A Sessão foi presidida pelo deputado Hermano Morais (PMDB) e contou na mesa com Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Matias Patrício, Dom Jaime Vieira Rocha e o capelão naval capitão tenente Dalvio José, representando o comandante do III Distrito Naval, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior. A sessão contou ainda com a presença em plenário do deputado Carlos Augusto (PTdoB).

Souza ressaltou que o Jornal firma-se como referência, lança luz sobre a palavra divina e seus dogmas, sem se fechar para o mundo lá fora, que cada dia mais angustia o homem.

Ao falar em nome dos homenageados, o arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha destacou a importância do jornal A Ordem e descreveu as três fases do jornal que atualmente continua sendo impressa em máquina copiadora, com periodicidade semanal.

















Fonte: www.al.rn.gov.br/portal - Texto adpatado
Fotos: Claudio Lima e Cacilda Medeiros


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Capela Mãe Peregrina ganha nova pintura



A capela Mãe Peregrina, conhecida também Mãe Rainha, no bairro Planalto, no município de Nova Cruz, pertencente a Paróquia da Imaculada Conceição, foi completamente pintada. A pintura na frente com massa acrílica e nas laterais foi realizada durante os primeiros dias do mês de novembro, A pintura foi possível com recursos adquiridos com a realização da festa da padroeira Mãe Peregrina, realizada no mês de outubro.

Antes

Arquidiocese de Natal ganha novos diáconos


Seminaristas Andreson Madson e José Marcos 

Os seminaristas Andreson Madson Ferreira do Nascimento e José Marcos Silva de Lima serão ordenados diáconos transitórios no próximo dia 17 de dezembro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Atualmente, o seminarista Andreson está fazendo estágio pastoral na Paróquia de São Gonçalo, em São Gonçalo do Amarante e José Marcos na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim. Após a ordenação, os neo-diáconos receberão funções na Arquidiocese de Natal. 

Fonte:  Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal abre festa de Nossa Senhora da Apresentação


Catedral Metropolitana repleta de fiéis neste primeiro dia da Festa de Nossa Senhora da Apresentação 
Foto: Élmano Barreto

Os festejos em honra de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal tiveram início nesta quarta-feira (11). A programação de abertura começou com uma procissão, saindo da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), com destino à Catedral Metropolitana, onde foi celebrada missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo clero arquidiocesano. Este ano, a festa tem como tema “Mãe da Apresentação: ensinai-nos a cuidar da casa comum”.

Durante a homilia, Dom Jaime ressaltou aspectos da devoção a Nossa Senhora da Apresentação. “A Igreja se volta neste período para aquela que é a Mãe de Deus. Como este momento é gratificante para a Igreja particular de Natal”, ressalta. Ele também falou sobre a escolha do tema dos festejos deste ano, que remete à encíclica Laudato si, do Papa Francisco. “A nossa festa, este ano, vai refletir sobre esta importante encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a casa comum. Tantos problemas estamos enfrentando nos dias atuais, no que diz respeito ao meio ambiente, então é uma reflexão importante para nós, enquanto Igreja. Neste ano, também vamos iniciar em nossa Arquidiocese, a vivência do Ano da Misericórdia, proposto pelo papa Francisco”, frisa.

Os festejos seguem até o próximo dia 21 de novembro, com diversas atividades. Outras informações acesse: www.arquidiocesedenatal.org.br/festa-da-apresentacao-2015.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Peregrinação continua nas comunidades de Nova Cruz



A Programação da peregrinação da imagem centenária da Imaculada Conceição na Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, consta de momentos de devoção a Nossa Senhora, como recitação do terço e ofício de Nossa Senhora, como também visitas aos enfermos. Em cada comunidade acontece o momento de acolhida. No dia seguinte acontece a celebração de envio da imagem para outra comunidade.

Nesta semana a imagem peregrinará pelas seguintes comunidades Lagoa da Mata, dia 10/11, com missa de envio às 19h, seguido de carreata para comunidade Lagoa Verde onde acontecerá acolhida. Sítio Catolé, dia 11; Boqueirão, dia 12; Xique-xique, dia 13; Lagoa de Limpa, dia 14 e Lagoa do couro, dia 15.

Fotos da chegada da imagem na comunidade Conceição
















Peregrinação movimenta comunidades da Paróquia de Nova Cruz

Pe. Antônio Roberto presidiu missa de envio na comunidade Assentamento

É grande a movimentação nas comunidades da Paróquia de Nova Cruz por ocasião da peregrinação. A cada comunidade visitada os fieis devotos preparam uma bonita recepção e uma programação para celebrar a visita da imagem. A imagem centenária da Imaculada Conceição peregrinará pelas comunidades rurais do município de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, no período de 4 a 29 de novembro. 

Ao chegar na comunidade acontece o momento de acolhida. No dia seguinte acontece celebração eucarística de envio da imagem para outra comunidade, presidida pelos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto. Durante todo o dia diversas atividades estão sendo realizadas em devoção a Nossa Senhora, tais como recitação do terço e ofício de Nossa Senhora, como também visitas aos enfermos. A peregrinação é uma preparação para a festa da padroeira que será celebrada a partir do dia 29. 

Fotos da peregrinação na comunidade Assentamento











Jornal A Ordem receberá homenagem da Assembleia

Momento de homenagens, promovido pela Arquidiocese, em setembro passado 
(Foto: José Bezerra)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai realizar uma sessão solene, em homenagem aos 80 anos do jornal A Ordem, dia 13 próximo, às 9 horas. A proposição é do deputado estadual Souza Neto. Na ocasião, dez pessoas, que participaram ou participam da história do jornal da Arquidiocese de Natal, receberão uma comenda. Para sessão, que acontecerá na sede da Assembleia, situada na Praça 7 de Setembro, na Cidade Alta, são convidados padres, diáconos, religiosos, agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais, assinantes, leitores e admiradores de A Ordem.

Entre as dez pessoas que serão homenageadas está o vice-coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz, Flavio Luiz da Silva. Também serão homenageados o Pe. Edilson Soares Nobre, Dom Matias Patrício de Macêdo, Dom Jaime Vieira Rocha, Dom Heitor de Araújo Sales, Luiza Caroline de Araújo Gualberto Rocha, Manoel Carlos Chaparro, Otto de Brito Guerra e Dom Eugênio de Araújo Sales (in memorian).

Flavio Luiz, vice coordenador da Pascom de Nova Cruz


A primeira edição do jornal foi publicada em julho de 1935. No dia 9 de setembro último, a Arquidiocese também realizou um momento de homenagem pelas oito décadas de história do periódico. O momento, que aconteceu no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, constou de uma mesa redonda e palestra, proferida pelo jornalista Diego Amorim, de Brasília.

Festa de Nossa Senhora da Apresentação começa dia 11



“Mãe da Apresentação: ensina-nos a cuidar da casa comum”. Este é o tema da festa, que terá início na próxima quarta-feira, 11. As atividades acontecerão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana, ambas no centro da capital.

No dia 11, quarta-feira, a programação de abertura iniciará às 17h, com louvores a Maria, na antiga Catedral, de onde sai a procissão das bandeiras com destino à Catedral Metropolitana.  Às 19h30, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

 O noverário acontecerá de 12 a 20, às 19h, na Catedral Metropolitana, com a participação de bispos de dioceses vizinhas. Todas as noites, após a novena, haverá funcionamento de quermesse.   No mesmo período, na antiga Catedral, também haverá caminhada, às 5h, saindo da Igreja do Rosário, e louvores a Nossa Senhora, às 17h30, seguida de missa.

 A programação festiva será encerrada no dia 21, com uma vasta programação, que iniciará às 3h30, com procissão fluvial, no Rio Potengi. Às 5h, será celebrada a tradicional ‘Missa da Pedra do Rosário’, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Padre Antônio Nunes. Às 7h30, na antiga Catedral, haverá missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 10h, na Catedral, será celebrada missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, acontecerá a abertura da porta santa da Catedral, como parte da programação do Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco. Às 16h, será realizada a procissão, saindo da antiga Catedral, animada pela Banda Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau.

A programação completa da festa está disponível na internet, no endereço: http://arquidiocesedenatal.org.br/festa-da-apresentacao-2015

Fonte: Arquidiocese de Natal

Encontro com as famílias da Mãe Rainha



Missionárias do Movimento da Mãe Rainha da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta participaram do 1º Encontro com as famílias da Mãe Rainha. O encontro foi realizado na Igreja de São Sebastião, dia primeiro de novembro e contou com assessoria da equipe arquidiocesana. Na paróquia existe 30 grupos da Mãe Rainha e todo dia 18 de cada eles fazem a renovação da aliança.