sábado, 15 de outubro de 2011

Palavras de Salvação: Liturgia Diária


Sábado, 15 de Outubro de 2011
Sta. Teresa de Jesus

Primeira leitura (Romanos 4,13.16-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 13não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito

, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 104)


— O Senhor se lembra sempre da Aliança.
— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.
— Ele lembrou-se de seu santo juramento, que fizera a Abraão, seu servidor. Fez sair com grande júbilo o seu povo, e seus eleitos, entre gritos de alegria.



Evangelho (Lucas 12,8-12)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

"Pois vós não sois um Deus a quem agrade o mal, o mau não poderia morar junto de vós; os ímpios não podem resistir ao vosso olhar" (Sl 5,5-6)
Leia a Biblia...


Congresso reunirá juventude de Nísia

“Restaurar todas as coisas em Cristo” é o tema do Congresso da Juventude, promovido pela Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, dias 28, 29 e 30 de outubro. A atividade, organizada junto com o Grupo Católico Restauração, terá início às 18h30, com uma caminhada, saindo da Igreja Matriz com destino ao Ginásio Poliesportivo Municipal, onde haverá missa e show louvor. No sábado, no horário da manhã, haverá pregação, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. À tarde, será realizada uma mesa redonda para debater o enfrentamento das drogas no município de Nísia Floresta. No dia 30, haverá pregações e adoração ao Santíssimo, encerrando às 16 horas, com uma celebração eucarística.

O evento contará com a assessoria de profissionais da saúde e do direito, pregadores católicos, entre eles dois membros da Comunidade Servos da Divina Misericórdia, do Rio de Janeiro.

O Congresso é aberto a jovens de outras paróquias. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na secretaria paroquial de Nísia Floresta. Mais informações pelos telefones: 3277-2306 e 8816-4455.

Equipe Referencial para a Juventude discute JMJ-2013

A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília acolheu nos dias 13 e 14, os responsáveis pelo Setor Juventude nos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que são também os referenciais para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai acontecer em 2013, no Rio de Janeiro.

Em pauta, a organização da peregrinação dos símbolos da JMJ: a cruz e o ícone de Nossa Senhora nos Regionais; a elaboração dos projetos ligados à Pré-jornada, que acontecerá uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude do Rio, além de um breve estudo sobre o que é a JMJ, seus objetivos, informes, avisos e como desenvolvê-la para que envolva a juventude do Brasil e do mundo.

padrecarlos_savioDe acordo com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, a reunião discute detalhes que projetam a JMJ-2013, como também a situação dos Setores de Juventude nos 17 Regionais espalhados pelo Brasil.

“Esse encontro ajuda a projetar a Jornada da Juventude que acontecerá no Rio, como também nos informa da situação da juventude em cada Regional para que possamos traçar um trabalho que realmente atinja os jovens nas bases da Igreja no Brasil”, afirmou padre Sávio.

Ainda segundo o assessor, uma das preocupações do grupo é pensar a Jornada Mundial da Juventude como um evento que tem um momento antes, um durante e um depois. “Estamos elaborando um projeto que pensa a JMJ não apenas no período que acontece o evento, mas em três momentos chaves antes, durante e após, através de um projeto de evangelização que deve durar até 2015”, sublinhou o assessor.

padremarcelo_gualbertoPara o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária (JM), padre Marcelo Gualberto, a Igreja no Brasil quer dar prioridade à pré-jornada em 2013, porque, segundo ele, trata-se de um momento forte de evangelização que deve marcar a juventude. “Queremos neste momento reanimar a fé da juventude a partir de Cristo tendo a consciência missionária que nos propõe o Documento de Aparecida (DAp) e o próprio tema da JMJ-2013: “Ide e fazeis discípulos em todos os povos; assim tornará também possível a oportunidade dos Jovens se conscientizarem a respeito de seu protagonismo na evangelização”, disse o secretário.

padrealceoni_berkenbrockkwO padre responsável pelo Setor Juventude do Regional Sul 4 (Santa Catarina), Alceoni Berkenbrock, diz que a reunião é o primeiro impulso para a JMJ do Brasil. “Essa reunião ajuda a construir todo o processo da Jornada Mundial da Juventude que desde já começa a animar as dioceses, divulga a programação, sobretudo nas diferentes regiões do Brasil”, comentou. O Regional Sul 4 acolhe os símbolos da JMJ nos dias 1º a 31 de janeiro. Já o Bote Fé está previsto para acontecer no dia 12 de janeiro.

padrejoaquim_velosoO referencial para o Setor Juventude no Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) padre Joaquim Veloso, afirma que a reunião demonstra a preocupação da Igreja no Brasil em realizar uma Jornada que de fato atinja o seu público-alvo: os jovens brasileiros e de todo o mundo.

“Estamos aqui porque a JMJ é uma grande festa e como todo grande evento precisa de uma preparação. Não é uma festa qualquer, mas uma festa que une a diversidade juvenil do mundo inteiro, portanto precisa desse preparo”, disse. O padre completou afirmando que a reunião serve também para articular conjuntamente a juventude em todo o país. “Além de construirmos um projeto para a juventude em nível nacional, articulamos ao mesmo tempo, em nível regional, as ações necessárias para que a juventude seja protagonista nas bases”, completou. O Maranhão vai receber a peregrinação dos símbolos da JMJ de 1º a 30 de abril e o evento Bote Fé deverá acontecer em São Luís e em outras dioceses do estado no mesmo mês.

A próxima reunião do grupo está marcada para a primeira semana de dezembro em Mariápolis Ginetta, Vargem Grande Paulista (SP). O encontro contará com a participação das pessoas encarregadas do Setor Juventude em todas as dioceses do Brasil.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comissão Fica UERN reúne-se com Pe. Edilson

O Pe. Edilson Nobre recebeu na casa paroquial membros da Comissão Fica UERN para uma reunião que definiu a programação do 1º Debate em Prol da UERN, que acontecerá próxima terça-feira, dia 18, às 9h, no Auditório do IFRN - Campus de Nova Cruz/RN.

Na ocasião foram abordados assuntos vários como estruturação do debate, composição da mesa, participação dos alunos, da assembléia presente, além das propostas para melhoria na qualidade da estrutura do atual núcleo, como também mostrar os objetivos em prol do Núcleo da UERN, como também a transformação em Campus.

O Pe. Edilson será o mediador do debate, convite que aceitou com muito prazer, pois destacou a importância da Igreja em sua preocupação constante em querer o melhor para sociedade. No entanto o Pe. Edilson enfatizou aos membros da comissão que pretente fazer a mediação do debate em prol da universidade em beneficio da comunidade, que não seja um debate de interesse politico partidário. "A Igreja Católica não veste camisa de A ou B e que a mesma está comprometida pelo bem da comunidade", disse Pe. Edilson.


Estiveram presente na reunião Aldemir Aquiar, Marcelo Junior (estadante da turma de Direito), Jeane Xavier, Claudio Lima, Eduardo Vasconcelos, Fernando Luiz, todos são membros da Comissão Fica UERN.

Palavras de Salvação: Liturgia Diária

Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2011
28ª Semana Comum

Primeira leitura (Romanos 4,1-8)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória... mas não perante Deus! 3Com efeito, que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 4Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida. 5Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça. 6É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras: 7“Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; 8feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 31)


— Vós sois para mim proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação.
— Vós sois para mim proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação.

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta”.
— Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!


Evangelho (Lucas 12,1-7)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Pascom cria Escola Arquidiocesana de Comunicação

Reunião da equipe coordeandora da ECAN
Foto: Cacilda Medeiros

A Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN será inaugurada no próximo ano. A primeira atividade da ECAN será o Curso de Comunicação para a Pastoral, que terá duração de um ano, com aulas presenciais, em um final de semana, a cada mês. Durante o Curso serão oferecidas as disciplinas de Pastoral da Comunicação, Metodologia de elaboração de trabalho de conclusão de curso, Expressão Oral e Escrita, Técnicas de Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Comunicação na Liturgia, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Marketing, Rádio, Jornal Impresso, e Comunicação Pessoal e Grupal.

As matrículas serão feitas no período de primeiro a 25 de fevereiro de 2012, na sala da coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, no subsolo da Catedral. No ato da matrícula, o aluno deverá pagar uma taxa de vinte reais. Este também é o valor da mensalidade. Serão oferecidas quarenta vagas.

“A ideia de criar a Escola de Comunicação surgiu no Encontro Arquidiocesano de Avaliação e Planejamento da Pascom, do qual participaram os coordenadores paroquiais e articuladores da Pascom, nos Zonais, realizado em novembro do ano passado”, explica a integrante da coordenação arquidiocesana, Cacilda Medeiros.

O projeto da ECAN foi elaborado por uma equipe formada pelos coordenadores arquidiocesanos e um grupo de agentes da Pascom e pelo professor do Departamento de Comunicação da UFRN, Juciano Lacerda.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Abertas inscrições para o Nordestão de Liturgia


Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Litúrgica para o Nordeste do Brasil, o chamado Nordestão de Liturgia. O evento será realizado nos dias 10 a 21 de janeiro de 2012, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo, em Crato (CE).

A formação tem por objetivo construir, como discípulos-missionários de Jesus Cristo um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas dos participantes à luz da tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito que é fonte de uma liturgia orante e inculturada no chão nordestino.

Podem participar da formação pessoas que atuam na pastoral litúrgica: leigos, religiosos, diáconos, seminaristas e presbíteros, dos Regionais, dioceses, das pastorais ou comundades. As fichas de inscrição podem ser enviadas até o dia 30 de novembro. As vagas são limitadas.

O evento tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

Mais informações (88) 3521-8046 ou contato@nordestaodeliturgia.com

Fonte: CNBB

“Apascenta as minhas ovelhas” é o tema de 2012

logomarca

A RCCBRASIL está divulgando o tema discernido pelo Conselho Nacional para 2012, “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15). Esta temática vai direcionar os trabalhos do Movimento em todas as instâncias para o próximo ano.

A primeira oportunidade para que carismáticos do Brasil inteiro vivenciem este tema será no ENF 2012, de 25 a 29 de janeiro em Lorena/SP.

Em primeira mão, estamos lançando a arte que nos acompanhará durante o ano de 2012, inspirada em uma figura que está na Catacumba de São Calixto, em Roma. Esta imagem, que tem aproximadamente 2000 anos, é uma das primeiras que se tem de Jesus como O Bom Pastor e nos remete à unidade e à vivência frraterna que marcavam as primeiras comunidades cristãs.


Fonte: www.rccbrasil.org.br

Chegamos a 1 milhão de assinaturas contra o aborto!




Comemore conosco essa boa notícia!

Uma boa e esperada notícia para todos os que lutam a favor da vida! Por ocasião do Dia do Nascituro, celebrado dia 8 de outubro pela Igreja do Brasil, a Renovação Carismática Católica comunica o encerramento da Campanha de abaixo-assinado contra a descriminalização do aborto. A marca de 1 milhão de assinaturas foi atingida após quase seis anos de trabalho.

Carismáticos dos mais diversos lugares se engajaram nessa mobilização coletando assinaturas nos Grupos de Oração, no final de missas, no ambiente de trabalho e entre familiares e amigos. Os eventos promovidos pela RCC também foram “campo de missão” para que novas pessoas aderissem à campanha. Enfim, inúmeras iniciativas que evidenciam o comprometimento do Movimento em defesa da vida.

Como tudo começou

A iniciativa do abaixo-assinado iniciou em novembro de 2005 com o Ministério Universidades Renovadas. Nesse período, o Projeto de Lei PL 1135/91, que propõe a descriminalização do aborto, estava em votação na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Diante disso, universitários e profissionais da RCC buscaram uma forma de manifestar publicamente o seu repúdio à proposta e iniciaram uma campanha de coleta de assinaturas via internet.

Durante o Encontro Nacional de Formação de 2006, a campanha do abaixo-assinado foi apresentada para o Conselho Nacional que acolheu a proposta e a estendeu para todo o Movimento. A partir daí, toda a RCC do Brasil, com grande contribuição do Ministério de Fé e Política e de Promoção Humana, começou a se articular na luta contra o aborto.

Fonte: www.rccbrasil.org.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida foi homenagada em Nova Cruz

A padroeira do Brasil também é padroeira de várias comunidades e bairro de Nova Cruz. No dia dedicado a ela, 12 de outubro, aconteceram diversas manifestações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. No bairro Antonio Peixoto o encerramento da festa teve inicio às 16h, com apresentações culturais, seguido de missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre. No final teve festival para as crianças e sorteio de brindes.

Já na comunidade Assentamento a missa de encerramento da festa foi presidida pelo Pe. Janilson Macedo. Outras comunidades Lagoa Seca e Macacos também encerraram festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A equipe da Pastoral da Comunicação esteve em duas dessas comunidades e fizeram a cobertura das festas.

Antonio Peixoto

Fotos: Flavio Luiz

Assentamento
Fotos: Diogo Oliveira

Clique e veja mais fotos: N. S. Aparecida

OS 80 ANOS DO CRISTO REDENTOR

O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros Acima do nível do mar . Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de Outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Rio de Janeiro e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, emLisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma da Novas sete Maravilhas do Mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua do Cirsto Rei, na Polônia.et e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.

Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da America Latina. A pesquisa foi feita pela internet.


Festividades


A Santa Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, celebrou os 80 anos do Cristo Redentor.

Durante a homilia, o arcebispo falou sobre a intercessão de Nossa Senhora nas bodas de Caná, lembrando os fiéis que a Virgem Maria, como Mãe, está sempre junto a seu Filho, intecedendo por todos junto d'Ele. Neste contexto, o prelado enfatizou que os 80 anos do Cristo se destaca por dois aspectos: sinal cristão, pois lembra a estes de devem se tornar luz para o mundo. e também sinal de universalidade da fé, como amar o próximo e fazer sempre o bem a todos.

Ao final da celebração Eucarística, Dom Tempestareforçou sua mensagem de fé e esperança aos presentes, falando da missão da Igreja no Rio de Janeiro e em todo o país.

Morre irmã Maria Gabriela Arns


Faleceu na tarde deste domingo, 9, às 16h, irmã Maria Gabriela Arns (Olívia), da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora.

Gabriela era irmã da Dra. Zilda Arns, fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoas Idosa. Aos 91 anos de idade, residia na Casa Mãe Helena, em Forquilhinha, junto às irmãs também religiosas Helena e Hilda. Irmã Gabriela também era irmã do cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo.

Seu corpo foi velado na capela mortuária do Cemitério de Forquilhinha e a missa de corpo presente se deu às 16h desta segunda-feira, 10, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: CNBB.org.br

Palavras de Salvação: Liturgia Diária

Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2011
28ª Semana Comum

Primeira leitura (Romanos 3,21-30)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 21agora, sem depender do regime da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos Profetas; 22justiça de Deus essa, que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que têm a fé. Pois diante desta justiça não há distinção:23todos pecaram e estão privados da glória de Deus, 24e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Jesus Cristo.
25Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé. Assim Deus mostrou sua justiça em ter deixado sem castigo os pecados cometidos outrora, 26no tempo de sua tolerância. Assim ainda ele demonstra sua justiça no tempo presente, para ser ele mesmo justo, e tornar justo aquele que vive a partir da fé em Jesus.
27Onde estaria, então, o direito de alguém se gloriar? — Foi excluído. Por qual lei? Pela lei das obras? — Absolutamente não, mas, sim, pela lei da fé. 28Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica. 29Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos. 30Pois Deus é um só.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 129)


— No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!
— No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora.

Evangelho (Lucas 11,47-54)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Leia a Bíblia todos os dias, pôs o Senhor diz:
"Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida" - João 14:1–14

Tratado de Tordesilhas


Vaticano vai expor bula papal que deu origem ao Tratado de Tordesilhas

A bula "Inter Cetera", do Papa Alexandre VI, que marcou a delimitação entre os descobridores espanhóis e portugueses pouco depois da chegada à América, será um dos cem valiosos documentos custodiados no Vaticano que serão expostos em Roma em 2012.


A mostra será intitulada "Lux in arcana. O Arquivo Secreto Vaticano se revela", que terá início em fevereiro de 2012 nos Museus Capitolinos de Roma.


Desta bula papal existem duas versões. A original está no Arquivo das Índias, em Sevilha (Espanha), e a outra se encontra no Registro Vaticano 777 do Arquivo Secreto Vaticano.


Depois que Cristóvão Colombo voltou à Espanha, em março de 1493, o Papa Alexandre VI – o espanhol Rodrigo de Borja – a pedido dos reis católicos, preocupados com as reivindicações territoriais do Rei João de Portugal, emanou esta Bula, datada de 4 de maio de 1493, mas que foi enviada e registrada somente no final de junho do mesmo ano.


Com esse documento, conhecido também como "bula intercoetera ou da partição", dividiram-se as concessões espanholas das portuguesas através de uma linha ou meridiano de pólo a pólo, a cem léguas das Ilhas dos Açores e Cabo Verde, passando a pertencer o que dessa linha ficasse para o oriente às conquistas de Portugal e para o poente às da Espanha. Essa bula deu origem, um ano depois, ao Tratado de Tordesilhas.


Além deste documento de incalculável valor, "Lux in arcana" (luz sobre o mistério) exporá as atas do processo a Galileo Galilei (1616-1633) e a carta dos membros do Parlamento inglês ao papa Clemente VII sobre a causa matrimonial de Enrique VIII (1530), entre outros documentos.


Fonte: CatolicaNet