sábado, 24 de setembro de 2011

Na galeria dos ex-presidentes



Um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 11, inclui o nome do mineiro, Pedro Aleixo, na galeria dos ex-presidentes. “O cidadão Pedro Aleixo, vice-presidente da República impedido de exercer a Presidência em 1969, em desrespeito à Constituição Federal então em vigor, figurará na galeria dos que foram ungidos pela Nação Brasileira para a Suprema Magistratura, para todos os efeitos legais”, diz o decreto.

Em 1969, Pedro Aleixo, que era vice de Costa e Silva mesmo com a doença e morte do presidente, não assumiu o cargo. A Presidência da República passou a ser exercida por uma junta militar até a posse do general Emílio Garrastazu Médici.

Em 11 de abril de 1967, o vice-presidente Pedro Aleixo, no exercício da Presidência da República por causa de uma viagem do presidente Costa e Silva, assinou o decreto 60.581, declarando de utilidade pública a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na época, a CNBB tinha sede no Rio de Janeiro.

Pedro Aleixo, que era pai do padre jesuíta José Carlos Brandi Aleixo, nasceu em Mariana, em 1901, e morreu em 1975, em Belo Horizonte (MG).

Fonte: CNBB

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nova Cruz encerra Mês da Bíblia e do Dízimo



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará caminhada de encerramento do mês da Bíblia e do Dízimo, próximo domingo, 25. A caminhada sairá da praça de São Sebastião, às 18h, em direção a Igreja Matriz, onde haverá missa, às 19h. Antes várias mini-caminhadas serão realizadas pelas comunidades e bairros. Como a comunidade de Santa Maria Goretti, que reunirá os fiéis na igreja e sairão em caminhada para praça de São Sebastião. Todas as minis-caminhadas sairão com destino a praça de São Sebastião.

Para a caminhada estão sendo confeccionados faixas e cartazes com mensagens bíblicas, como também diversos simbolos que identificarão como foi vivenciado o Mês da Bíblia e do Dízimo em Nova Cruz, como exemplo a Catequese que levará os nomes de todos os livros contidos na Bíblia.


Arquidiocese prepara Assembleia Pastoral

Padre Mário de França vai assessorar o Encontro
Foto: assessoria de imprensa da CNBB


A Arquidiocese de Natal realiza um encontro, reunindo padres, diáconos, coordenadores arquidiocesanos de setores pastorais, articuladores de zonais e de paróquias, dia 11 de outubro, das 8 às 12 h, no Colégio Marista de Natal.

O tema do encontro é: “As transformações sócio-culturais como desafios para a Igreja”, abordado pelo Padre Mário França, assessor da CNBB. O Padre Mário pede que os participantes leiam, antes do encontro, o livro “Igreja e Sociedade”, de autoria dele, publicado pela Paulinas.

A coordenação também orienta que as pessoas façam inscrição para poder participar do encontro. As inscrições serão feitas até o dia 7, na sala da tesouraria da Arquidiocese, no Centro

Pastoral Pio X - subsolo da Catedral. A taxa de inscrição é de cinco reais.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Padre seridoense é incardinado em Natal

Padre João Medeiros, oficialmente do clero natalense
Foto: José Bezerra


Padre João Medeiros Filho (foto), que pertencia ao clero da Diocese de Caicó, foi incardinado na Arquidiocese de Natal. O pedido, feito pelo próprio Padre João Medeiros, foi aceito pelo bispo de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e acolhido pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. O padre fez o juramento de obediência ao Arcebispo e às normas da Arquidiocese, no último dia 15, na cúria metropolitana de Natal.

Padre João Medeiros nasceu em 16 de março de 1941, em Jurucutu (RN), onde também foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1965. Jucurutu pertence à Diocese de Caicó, onde o padre passou dez anos da vida sacerdotal. Durante 30 anos residiu no Rio de Janeiro e, há seis, mora em Natal. Atualmente, é assessor acadêmico da Faculdade de Filosofia e Teologia, Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal, e da Faculdade Diocesana de Mossoró. Padre João Medeiros também é membro da Academia Norteriograndese de Letras.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ato na CNBB pede justiça e ética na aprovação do novo Código Florestal


Ao som de “Cio da Terra”, música de Milton Nascimento, foi plantada na tarde de hoje, 21, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, uma muda de Ipê Branco, em celebração ao Dia da Árvore e também num ato público, organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, fundado em junho deste ano, na qual a Conferência dos Bispos faz parte.


Representantes de diversas entidades da sociedade civil, ligadas a preservação do meio ambiente, das florestas, dos biomas, e também, os interessados com a configuração do texto do novo Código Florestal, que tramita no Senado, estiveram presentes.

domdamascenoatocnbbA Presidência da CNBB, juntamente com vários outros bispos e religiosos, que participam da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), participaram do ato. O presidente da CNBB, cardeal arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, deu as boas vindas aos presentes. Segundo o cardeal, a CNBB está acompanhando atenta o trâmite do Código Florestal no Senado. “Queremos que este Código esteja em sintonia com as necessidades dos pequenos agricultores”, afirmou. Saiba mais clicando no link: CNBB.

Fonte: CNBB


Congregação Filhas do Amor Divino em festa pela beatificação das Mártires do Drina


No próximo sábado, dia 24, em Sarajevo (Bósnia Herzegovina) haverá a celebração de beatificação das irmãs: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), mais conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). As irmãs serão as primeiras da congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas.

Segundo a provincial superiora da congregação Filhas do Amor Divino, da região sul do Brasil, irmã Zoeli Maria Pletsch, um grupo de brasileiros já está em Sarajevo para acompanhar a beatificação das irmãs. “Nós, da Região Sul, acompanharemos a beatificação em um grupo de cinco pessoas, todas religiosas, representando o Brasil. Na congregação da região norte, além de irmãs, irá acompanhá-las alguns leigos”, explicou.

Para a irmã Zoeli Pletsch, a preparação espiritual dela para acompanhar a beatificação está sendo enorme. “Estou rezando muito e me preparando psicologicamente e espiritualmente para essa beatificação. As Mártires são um exemplo e uma comprovação pública de que vale a pena viver uma vida santa, uma vida pura. Essa beatificação será o primeiro passo para declará-las santas. É um verdadeiro testemunho a ser seguido por todos”, ressaltou. Confira mais esse este assunto aqui.


Fonte: CNBB

Pastoral da Criança promove exposição fotográfica em homenagem a dom Paulo Evaristo Arns


“Os caminhos de dom Paulo”. Com este tema, a Pastoral da Criança promove até o dia 23 de outubro, no Memorial de Curitiba, a exposição do repórter fotográfico Douglas Mansur que homenageia o cardeal dom Paulo Evaristo Arns.

A abertura da exposição aconteceu na sexta-feira, 16, com a presença do vice-governador Flávio Arns, do bispo auxiliar de Curitiba dom Rafael Biernaski e do coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann.

A exposição é um instrumento pedagógico e de evangelização para as comunidades de base e para a sociedade civil discutir a história da Igreja e dos movimentos sociais na trajetória do trabalho e vida do cardeal dom Paulo Evaristo Arns ao longo de 20 anos, como presença missionária em defesa dos direitos humanos, sobretudo a atitude profética na efervescência da Ditadura Militar.

Em 2008, a mesma exposição teve abertura em São Paulo numa Ação Educativa. Depois percorreu as comunidades de São Paulo, para discutir o trabalho do cardeal nos anos que esteve à frente da arquidiocese. Isso para mostrar a importância do engajamento da Igreja com os movimentos sociais, com os indígenas, com os negros e com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e sua presença nas prisões e nos hospitais, com os menos favorecidos e com os torturados pelo Regime Militar.

É possível ver na série das 55 fotos expostas, imagens marcantes e históricas que retratam o momento da missa celebrada por dom Paulo na Igreja da Sé, dos corpos presentes do estudante preso, torturado e morto nas dependências do DOI/CODI-SP no dia 16 de março de 1973, Alexandre Vanucchi Leme e do frade dominicano Frei Tito de Alencar submetido a variados tipos de tortura física e psicológica. Saiba mais aqui.

Fonte: CNBB

Uruaçu celebrará festa dos Mártires


A festa dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, começa dia 24 e se estende a até o dia 3 de outubro, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Até o dia 2, diariamente, às 19 horas, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de novena. No dia 2, às 18 h, haverá reza do terço luminoso, saindo da capela de Uruaçu, com destino ao Monumento dos Mártires.

No dia 3, data em que a Igreja celebra a festa dos Protomártires do Brasil, feriado no estado do Rio Grande do Norte, a programação é intensa. Serão celebradas missas às 8h, às 10h e às 12 horas. No horário das 10 às 14 horas, haverá atendimento de confissões, reza do terço e do Ofício e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, acontecerá show com a Banda Nova Aliança e, às 16h, show com a cantora Maria do Rosário. A festa será encerrada às 18 horas, com uma concelebração eucarística.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cruz e Ícone da JMJ começam peregrinação pela Catedral da Sé, em SP



Após um dia de intensa programação com shows, apresentações teatrais, momentos de oração, pregações e celebração Eucarística no evento Bote Fé, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, iniciaram na noite de domingo (18), uma peregrinação pela Arquidiocese de São Paulo.

Acompanhados pelo olhar de milhares de jovens, os símbolos deixaram o Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, no carro do corpo de bombeiros, em direção a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Sé), na região central. Nas escadarias da catedral, foram acolhidos pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, pelo cura da catedral, cônego Walter Caldera e por outros padres e fiéis, com uma salva de palmas.

No início da celebração de acolhida, dom Odilo destacou que “a cruz inicia sua peregrinação na Catedral da Sé, que é coração da Igreja na cidade de São Paulo”.

Durante uma breve reflexão sobre o Evangelho de São Mateus (10, 37-39), o purpurado afirmou que “a cruz que recebemos não tem Jesus crucificado. Lembra o crucificado, mas é sinal do ressuscitado. O crucificado é o ressuscitado que caminha conosco”. E continuou: “A cruz é símbolo de vida que triunfou sobre a morte na cruz de Jesus e de esperança de libertação”.

Curso Bíblico será encerrado em outubro

A Paróquia de Nova Cruz está realizando Curso Bíblico para mais de 100 pessoas. O curso está acontecendo no Centro Pastoral do Catolé, aos sábados. Já foram realizados dois encontros, dia 10 e 17. O próximo aconteceria dia 24, mas por motivo dos compromissos que o assessor Pe. Edilson Nobre, tem na Arquidiocese de Natal, o 3º encontro será realizado dia 8 de outubro. Veja as fotos dos encontros clique aqui.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Confira mais fotos do show de Rosa

A equipe da Pascom de Nova Cruz inseriu mais fotos do show de Rosa de Saron realizado em Nova Cruz, no último dia 17. Clique aqui e veja as fotos.

Fotos: Flavio, Natana, Washington, Tabata e Edinaldo

domingo, 18 de setembro de 2011

Show de Rosa de Saron movimentou Nova Cruz



A Banda Rosa de Saron de Campina/SP movimentou Nova Cruz com o grande show realizado no último dia 17. O show promovido pelo grupo de jovens Comunicart da Paróquia de Nova Cruz. Várias pastorais contribuíram para o êxito do evento. A Pascom esteve lá e fez uma grande cobertura, com membros acolhendo as caravanas nas ruas adjacentes ao local do show e simultaneamente outros membros estavam na palco anunciando as caravanas. Enquanto outros estavam passando as informações, ao vivo, para o blog da pascom.

Antes de começar o show, a fila estava formada na entrada do estádio aguardando a abertura dos portões. Assim que abriu, os primeiros correram para ficar logo a frente do palco. Antes do banda Rosa de Saron, o Pe. Héliton Marconi fez a abertura do show e só por volta das 22h30 os músicos de Rosa de Saron subiram ao palco, para delírio dos fãs. Foi uma agitação total. Show ficou marcado na história dos grandes show´s que já aconteceram em Nova Cruz. A palavra chave para noite de sábado, 17, foi “DECISÃO”, disse o vocalista da banda. “...Quando tomamos decisão na vida é por que somos capazes de assume o compromisso...” . No final do show a banda agradeceu ao Pe. Edilson Nobre, paróco de Nova Cruz, e também a Gil Nei, empresário do Rede Mais Supermercado Nova Cruz, pois sem eles o show sido: “agradecemos ao Pe. Edilson e a Gil Nei, por que se não fosse eles esse show não teria acontecido”.

A caravana de Macaíba foi a primeira a chegar em Nova Cruz

A cidade que recebeu diversas caravanas e fã clubes, oriundas de cidades do Rio Grande e da Paraíba. Veja os nomes de algumas cidades que tiveram caravanas em Nova Cruz para participar do show de Rosa de Saron: Pedro Velho, Várzea, Montanhas, Serra de São Bento, Goianinha, Santo Antonio, Espirito Santo, Bom Jesus, Pipa, Nisia Floresta, Santa Cruz, Cruzeta, Canguaretama, Natal, Macaíba (foto acima), Passa e Fica, Parnamirim, Vera Cruz, Arez, Monte Alegre, Barra do Cunhaú, Nova Cruz, todos do RN, e mais outras da Paraíba: Araruna, Logradouro, Jandira, João Pessoa, Algodão de Jandira, Guarabira, Duas Estradas, Belém/PB. Depois do show os musicos receberam vários fãs para fotos e autografos.

Veja algumas fotos: clique aqui

Foto do Show de Rosa de Saron: aqui