sábado, 1 de março de 2014

Paróquia de Nova Cruz divulga horários das missas na Quarta-feira de Cinzas



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz através dos padres Francisco de Assis, Pároco, e Pedro Cunha, Vigário Paroquial, divulga os horários das missas na Quarta-feira de Cinzas, dia 05 de março. 

7h30 - Missa na Igreja Matriz
09h - Missa no Serrote
10h - Missa em Lagoa Limpa de Santo Antônio
16h - Missa em Conceição e Primeira Lagoa
17h30 -  Missa no Juriti
19h - Missa em Lagoa d'Anta e na Igreja de São Sebastião



Obs.: Não haverá missa em São Judas, nem em Santa Luzia, em virtude das missas da quarta-feira de Cinzas. 




Participe do Retiro de Carnaval em Nova Cruz


A Renovação Carismática Católica, da Paróquia da Imaculada da Conceição, de Nova Cruz, realiza no período de 02 a 04 de março, retiro de carnaval, o Ágape 2014. As atividades acontecerão na Quadra  de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho, e terá como objetivo, promover para os fiéis, um momento de oração, com vigília, adoração ao santíssimo sacramento, louvor e missa.

Venha Participar do Retiro de carnaval Ágape 2014!!!


FOTOS DO ÁGAPE 2013













sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Serviço de Assistência Rural reúne lideranças para avaliações


O Serviço de Assistência Rural – SAR, da Arquidiocese de Natal, reunirá lideranças comunitárias e conselheiros de políticas públicas dos municípios de Santo Antônio, Nova Cruz, São José de Campestre, São Pedro, São Tomé e São Paulo do Potengi, dia 15 de março, na granja do clero, em Emaús. Segundo a equipe do SAR, a finalidade é avaliar as ações desenvolvidas em 2013, considerando os efeitos e lições aprendidas, nos municípios, no que se refere ao controle social das políticas públicas. Na ocasião, também será elaborado um plano de ação para finalizar o projeto trienal 2012/2014.


Ainda, no mês de março, no dia 29, a equipe do SAR receberá a visita de Almute Heider e Madeleine Brocke, representantes da MISEREOR, uma instituição alemã. A MISEREOR financia projetos do SAR há mais de quatro décadas. Na oportunidade, além de conhecer o relatório das ações desenvolvidas pelo Serviço de Assistência Rural, os alemães farão uma visita ao município de Santo Antônio e, também, terão reunião com o arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Papa canonizará Beato Anchieta em abril

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, comunicou na manhã de hoje, 27, que o papa Francisco irá declarar santo o bento José de Anchieta, missionário que viveu no Brasil.
Dom Raymundo Damasceno esteve em reunião com o papa, no Vaticano, para dar início à preparação da celebração de canonização. Em entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal explicou que o papa Francisco optou por uma cerimônia simples que consistirá na assinatura de um decreto no qual será declarado santo o apóstolo José de Anchieta. O evento ocorrerá no próximo mês de abril, com data e local a serem definidos.
De acordo com dom Damasceno, a missa de canonização será celebrada em uma igreja de Roma. Na ocasião o papa Francisco irá declarar santos o missionário brasileiro e dois beatos canadenses.
“José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele mereça ser cultuado por toda a Igreja”, disse o cardeal.
O arcebispo explicou que no Brasil haverá uma celebração mais solene, em âmbito nacional, possivelmente durante a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), no período de 30 de abril a 09 de maio, com a presença do episcopado brasileiro. Serão propostas outras celebrações nos estados onde o beato José de Anchieta percorreu em sua caminhada missionária como o Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro.
Fonte: CNBB

Papa visitará o Colégio Pio Brasileiro

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, informou em entrevista à Radio Vaticano que o papa Francisco visitará o Colégio Pio Brasileiro em Roma. A instituição comemora 80 anos no dia 3 de abril.
O Colégio Pio Brasileiro nasceu a partir do Pontifício Colégio Pio Latino-americano, uma instituição eclesiástica, criada em 1858 para a formação do clero da América Latina, em Roma. O número de alunos do Pio Latino, como era conhecido, cresceu durante os anos e os responsáveis pensavam no desmembramento da instituição, atendendo ao anseio de bispos brasileiros de ter um colégio eclesiástico próprio, na cidade romana. Na época, o papa Pio XI e as lideranças da Companhia de Jesus apoiaram a ideia.
Após campanha nacional para arrecadar recursos para a obra do colégio, em 1927, a construção iniciou dois anos depois. Em 3 de abril de 1934 o Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado. A primeira turma teve 34 alunos, entre padres e seminaristas.
Cardeal Damasceno disse ainda que a CNBB assumirá a direção do colégio, que esteve aos cuidados do jesuítas desde o início.
A data da visita do papa ao Pio Brasileiro ainda será definida.
Fonte: CNBB

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Papa organiza nova estrutura de gestão econômica


Por meio do Motu Proprio Fidelis dispensator et prudens, o papa Francisco constituiu uma nova estrutura de gerenciamento econômico da Santa Sé e do Vaticano. A Secretaria para a Economia terá o atual arcebispo de Sidney (Austrália), cardeal George Pell, como dirigente.

A expressão Fidelis dispensator et prudens pode ser traduzida como “gerente fiel e prudente”. Para o papa, no texto do Motu Proprio, o administrador “tem a tarefa de cuidar atentamente daquilo que lhe foi confiado, assim a Igreja tem consciência da responsabilidade de tutelar e gerir com atenção os próprios bens, à luz da sua missão de evangelização e com particular solicitude para com os necessitados."

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticano, o novo organismo é a autoridade sobre todas as atividades econômicas e administrativas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. “Uma instituição forte, que coordena toda esta dimensão da realidade operativa dentro da Santa Sé e da Cidade do Vaticano: prepara os balanços, publica os balanços e responde a um Conselho”. O conselho é composto por 15 membros, sendo oito eclesiásticos (cardeais ou bispos) e sete leigos especialistas em problemas econômicos e financeiros.

Outra instituição é o Setor do Revisor Geral que tem a incumbência de executar as tarefas de revisão nos balanços e situações econômicas.

Algumas funções e estruturas permanecem sem alteração, como a Autoridade de Informação Financeira (AIF), instituição autônoma em relação às outras, responsável por colaborar com as unidades de informação financeira de outros Estados, No que se refere ao combate à lavagem de dinheiro; a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Aspa), com a função reiterada de Banco Centro para o Estado da Cidade do Vaticano; e o Instituto para as Obras de Religião (IOR), que, segundo Lombardi, continua sendo objeto de estudo e reflexão, mas é apenas uma pequena parte dentro do horizonte mais amplo “que diz respeito às dimensões econômicas e administrativas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano em seu conjunto”.

Fonte: CNBB

Arquidiocese da Paraíba celebra centenário



Para comemorar 100 anos de elevação da diocese ao título de arquidiocese da Paraíba, foi realizada uma missa solene, presidida pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, no dia 22 de fevereiro, na Igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa (PB). 

 “Resta-nos agradecer a Deus pelo seu imenso amor manifestado por nós, ao tempo em que nos dispomos a servi-lo em sua Igreja, para em tudo amar e servir, para a sua maior honra e glória e para o crescimento do reino de Deus”, disse dom Aldo Pagotto.

Na ocasião, o presidente do regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dom Genival Saraiva França, leu a homilia escrita pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, que não pôde comparecer ao evento.

A missa reuniu cerca de 8 mil pessoas e dezenas de padres e bispos do regional.

História
Em 27 de abril de 1892, o papa Leão XIII, por meio da Bula Ad Universas Orbis Ecclesias, desmembrou o território que compreendia os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Dessa forma, constituiu uma nova diocese com sede em João Pessoa, instalada no dia 4 de março de 1894, com a presença do seu primeiro bispo, dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques. Em fevereiro de 1914, o papa São Pio X elevou a diocese da Paraíba à condição e dignidade de arquidiocese e de sede metropolitana.

Fonte: CNBB/Regional Nordeste 2

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cardeal Damasceno é nomeado para a presidência do Sínodo


O papa Francisco o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, para a presidência do Sínodo Extraordinário sobre a Família, que ocorrerá de 9 a 15 de outubro, no Vaticano.

Foram nomeados também para compor a presidência do Sínodo Extraordinário: o arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois (à direita), e o arcebispo de Manila, cardeal Luis Antonio Tagle (ao centro). Os três cardeais serão responsáveis por acompanhar a preparação dos trabalhos do Sínodo que tratará dos desafios pastorais da família, no contexto da evangelização.

No ano passado, o papa enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo Sínodo, com 35 questões, sobre a família. As Conferências Episcopais já repassaram as contribuições ao Vaticano. A nomeação aconteceu dia 21 de fevereiro. 

Fonte: CNBB

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Francisco abre Consistório sobre a Família pedindo pastoral inteligente, corajosa e amorosa

Com a presença do Papa e 185 Cardeais e futuros Cardeais, teve início na manhã desta quinta-feira, 20, o Consistório extraordinário que deve refletir sobre temas relacionados à Família.

Francisco abriu o encontro com uma saudação aos participantes “destes dias de encontro e trabalho sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana”.

“Desde o início, o Criador colocou a sua bênção sobre o homem e a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a terra; e assim a família torna presente, no mundo, como que o reflexo de Deus, Uno e Trino”, afirmou.

Prosseguindo, o Papa disse que “a nossa reflexão terá sempre presente a beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade humana, tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como o é toda a vida”.

O Papa disse ainda que serão aprofundadas “a teologia da família e a pastoral que devemos implementar nas condições atuais. Façamo-lo com profundidade e sem cairmos na casística”, advertiu, “porque decairia, inevitavelmente, o nível do nosso trabalho. Hoje, a família é desprezada, é maltratada, pelo que nos é pedido para reconhecermos como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; reconhecermos como isso é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade”.

"É-nos pedido que ponhamos em evidência o plano luminoso de Deus para a família, e ajudemos os esposos a viverem-no com alegria ao longo dos seus dias, acompanhando-os no meio de tantas dificuldades com uma pastoral intellgente, corajosa e amorosa".

Após a intervenção do Papa, o Cardeal Walter Kasper, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, apresentou uma palestra de teor “reservado aos participantes”.

Ao longo dos dois dias de reunião estão previstas outras intervenções, com a participação dos 19 prelados que serão criados Cardeais pelo Papa Francisco sábado, 22, no primeiro Consistório de seu Pontificado.

A reflexão sobre a Família inclui-se na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2014.



Fonte: Rádio Vaticano

Dom Orani Tempesta é criado cardeal

Bento XVI participa da cerimônia para novos cardeais 

Com a presença do Papa emérito Bento XVI, o Papa Francisco presidiu neste sábado, 22, o primeiro consistório de seu pontificado, para a criação de 19 cardeais, incluindo 16 eleitores que poderão participar dos próximos eventuais conclaves.

Na homilia, o Papa Francisco disse aos novos cardeais: “a Igreja precisa de vós, da vossa colaboração e, antes disso, da vossa comunhão, comunhão comigo e entre vós”.
“A Igreja precisa da vossa coragem, para anunciar o Evangelho a tempo e fora de tempo, e para dar testemunho da verdade. A Igreja precisa da vossa oração pelo bom caminho do rebanho de Cristo; oração que é, juntamente com o anúncio da Palavra, a primeira tarefa do Bispo. A Igreja precisa da vossa compaixão, sobretudo neste momento de tribulação e sofrimento em tantos países do mundo”, prosseguiu.
Neste contexto, o Papa pediu proximidade espiritual às comunidades eclesiais e a todos os cristãos que sofrem discriminações e perseguições.
“A Igreja precisa da nossa oração em favor deles, para que sejam fortes na fé e saibam reagir ao mal com o bem. E esta nossa oração estende-se a todo o homem e mulher que sofre injustiça por causa das suas convicções religiosas”, disse o Pontífice. 
Depois, Francisco afirmou que a Igreja precisa deste novos cardeais como homens de paz. “Precisa que façamos a paz com as nossas obras, os nossos desejos, as nossas orações: por isso invocamos a paz e a reconciliação para os povos que, nestes tempos, vivem provados pela violência e a guerra”.
Em seguida, os novos cardeais fizeram a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência a Francisco e seus sucessores. Um a um ajoelharam-se aos pés do Papa, para dele receberem o barrete cardinalício, “sinal da dignidade do cardinalato”, significando que todos devem estar prontos a comportar-se “com fortaleza, até à efusão do sangue”, como refere o ritual.Após a homilia e um profundo silêncio de recolhimento, o Papa Francisco procedeu à leitura da fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito à Sé de Pedro”.
O Papa entregou depois aos novos cardeais o respectivo anel, para que se “reforce o amor pela Igreja”. Em seguida, foi atribuído a cada cardeal uma igreja de Roma (título ou diaconia) – simbolizando a “participação na solicitude pastoral do Papa” na cidade -, recebendo ainda a bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz.
Francisco preside cerimônia de criação dos novos cardeais 

O brasileiro Dom Orani João Cardeal Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebeu o título da igreja de Santa Maria Mãe da Providência, em Monte Verde, próxima ao Vaticano.
Na tarde de hoje, entre as 16h30 e as 18h30, têm lugar as visitas de cortesia aos novos cardeais, distribuídos por diversos locais do Palácio Apostólico do Vaticano e da sala Paulo VI.
Dom Orani_cardeal

Neste domingo, 23, o Papa presidirá à Missa com os novos cardeais, a partir das 10h, também na Basílica de São Pedro.
Com os novos purpurados, o Colégio Cardinalício passa a ter 218 cardeais vindos de 68 países (53 com cardeais eleitores).
No final da celebração, Francisco foi saudar o Papa emérito Bento XVI.

Fonte: Radio Vaticano