sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

RCC de Nova Cruz promoverá Ágape 2016


O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, promoverá de 06 a 09 de fevereiro, o retiro de carnaval, Ágape 2016. O evento acontecerá na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho, e contará com pregadores Andinho Ariadson, da comunidade Resgate/PE, Condinho, coordenador da RCC/RN, João e Cristiane RCC/Natal, além dos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, de Nova Cruz/RN. Este ano os participantes refletirão o tema: Vê a alegria que tem vem de Deus.

Paróquia de Nova Cruz envia jovens para Seminários

 Foto:  Carlos e Ygor

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, por meio do Pároco Francisco de Assis, envia este ano dois jovens vocacionados para o Seminário. São eles, José Carlos Arcelino da Silva e Ygor Patrick da Cunha Silva. A missa de envio de José Carlos será realizado dia 24 de janeiro. Ele fará experiência vocacional no Seminário São Pedro, em Natal/RN. A missa de envio de Ygor Patrick acontecerá dia 31 de janeiro, ambas na Igreja Matriz, às 7h30. Ygor fará experiência vocacional no Seminário Redentorista em Arapiraca/AL.

Comunidades celebram São Sebastião


Abertura dos festejos em honra de São Sebastião, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz - FOTO: Pascom Nova Cruz



Diversas comunidades paroquiais na Arquidiocese de Natal estão festejando São Sebastião. A Comunidade Olho D’água, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, na cidade de Pureza está celebrando o padroeiro, desde o dia 16 de janeiro, com uma programação especial. Este ano, a festa tem como tema “Não tenha medo de ser cristão” e lema: “São Sebastião não temeu manifestar-se como cristão, mesmo sabendo o que poderia lhe haver. Procurava plantar a fé no coração dos seus companheiros”. As atividades contam de missas, recitação de terço, celebração da Palavra e louvor. A programação festiva encerra no dia 20 de janeiro, com procissão e missa pela comunidade.

Em Nova Cruz, o bairro São Sebastião celebra o padroeiro, com diversas atividades, que tiveram início desde o dia 11. A programação consta de caminhadas penitenciais, às 5h e celebração eucarística, às 19h, presididas por padres do clero arquidiocesano. Além disso, a festa conta com atividades culturais, todas as noites. Os festejos se encerram no dia 20 de janeiro, com procissão, às 16h, seguida de missa solene, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macedo. Este ano, a festa tem como tema “A exemplo de São Sebastião, sejamos testemunhas da misericórdia de Deus!”.

A comunidade de Pipa também está festejando São Sebastião, no período de 11 a 20 de janeiro, com diversas atividades, entre elas, caminhada penitencial, às 6h e celebração de missa, às 19h30. Este ano, a festa tem como tema “Com São Sebastião, buscamos a misericórdia”. No dia 20 de janeiro, encerramento dos festejos, a programação começa às 6h, com alvorada e café comunitário. Às 10h, celebração do sacramento do batismo. Às 12h, pipocaço e, às 16h, procissão, seguida de missa solene.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Natal sedia encontro latino americano dos Missionários da Sagrada Família


De 19 a 27 de janeiro, Natal sediará o Encontro latino americano dos Missionários da Sagrada Família. São aguardados membros da Congregação dos seguintes países: Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, bem como, Espanha, por utilizar a língua latina. A programação será realizada no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, bem como, no centro pastoral da Paróquia de São Pedro Apóstolo, no bairro Alecrim, em Natal. As atividades também constarão, ainda, de um momento para os leigos.

Segundo o padre Francisco Mota, pároco da Paróquia de São Pedro e um dos organizadores do evento, o objetivo do encontro é articular a missão e vocação das províncias da Congregação, na América Latina. “Este é um momento único, que acontece a cada três anos, em que podemos nos reunir para refletir estas temáticas”, ressalta. Ainda de acordo com o sacerdote, o encontro é realizado em um local diferente a cada edição. Neste ano, foi escolhida a Província do Nordeste e a cidade de Natal, para sediar a atividade.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Paróquia de Nova Cruz abre Festa de São Sebastião


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a abertura da Festa  de São Sebastião 2016, nesta segunda-feira, 11, com missa presidida pelo  Mons. João Bosco Francisco do Nascimento (Caiçara/PB) e concelebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. A animação da celebração foi feita pelo Coral da Imaculada e teve como noiteiros: Pastorais: Liturgia e Dízimo; Coroinhas e Comunidade São Judas.

Na santa missa o Pe. Assis fez a proclamação do evangelho e na homilia o Mons. João Bosco enfatizou o ano da Misericórdia promulgado pelo Papa Francisco e destacou o tema da festa deste ano A exemplo de S. Sebastião, sejamos verdadeiras testemunhas da misericórdia de Deus! 

Antes da benção final os padrinhos e madrinhas da primeira noite receberam a lembrança da festa, em seguida os fieis foram para frente da igreja onde aconteceu o hasteamento das bandeiras, feita pelo Mons. João Bosco, o pároco Pe. Francisco de Assis e o vereador Aluisio Sena.



















segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ECC promovem 6ª carnaval dos casais



Os casais do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz promoverão o 6ª carnaval dos casais, dia 30 de janeiro, na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho, a partir das 20h. A animação ficará por conta da Orquestra Agreste Potiguar. Os interessados devem procurar os casais do ECC para adquirir da camiseta do evento. 

Modelo da camiseta

Orquestra Agreste Potiguar



Festa de São Sebastião começa nesta segunda-feira 11, em Nova Cruz



Os moradores do bairro São Sebastião, em Nova Cruz, vivenciarão os festejos em honra do padroeiro, São Sebastião, a partir desta segunda-feira, 11 até o dia 20 de janeiro, com programação religiosa e social. Este ano a festa tem como tema: A exemplo de S. Sebastião, sejamos verdadeiras testemunhas da misericórdia de Deus! Confira abaixo a programação de abertura:

19h - Hasteamento das bandeiras
19h e 30 min. – Celebração Eucarística
Presidente:  Mons. João Bosco Francisco do Nascimento (Caiçara/PB). Concelebrantes: Pe. Francisco de Assis Inácio e Pe. Antônio Roberto Gomes de Lima  
Noiteiros: Pastorais: Liturgia e Dízimo; Coroinhas e Comunidade São Judas
Ministério de música: Coral da Imaculada.

Papa Francisco batiza 26 crianças no Vaticano e fala do significado do batizado para a vida cristã

Na homilia, recordou o valor do batismo para a vivência da fé


Na celebração litúrgica do Batismo do Senhor, no domingo 10 de janeiro, o papa Francisco falou da importância e significado do batizado para a vida cristã. No Evangelho de Mateus é descrita a passagem onde Jesus recebe o batismo no Rio Jordão.. 

Sobre o texto bíblico, Francisco recordou que, depois de receber o Batismo, o céu se abriu e desceu sobre Ele o Espírito Santo em forma corporal, como pomba, e do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho; eu, hoje, te gerei”. Deste modo, explicou que Jesus é consagrado e manifestado pelo Pai como o Messias Salvador e libertador.

Em gesto concreto, o papa batizou, na Capela Sistina, 26 crianças, sendo treze meninos e treze meninas. De acordo com informações da Santa Sé, as crianças são filhos de funcionários do Vaticano. Na homilia do batismo, Francisco disse aos pais que a maior herança para aos filhos é a fé. “A fé que o batismo nos dá. A fé que o Espírito Santo traz hoje no coração, na alma, na vida destes vossos filhos”, pontou o papa. 

Fonte: CNBB

São Paulo do Potengi celebra missa pelos 16 anos de vida eterna do Monsenhor Expedito



A Paróquia de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi, celebra no próximo dia 16 de janeiro, missa pelos 16 anos de vida eterna do Monsenhor Expedito, que foi pároco daquela comunidade. A celebração vai acontecer às 19h, na Igreja Matriz, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macedo.

Durante este ano de 2016, também será comemorado o centenário do nascimento do monsenhor, com uma programação especial. Em sua caminhada paroquial, monsenhor Expedito esteve à frente de diversos movimentos em favor da água para o sertão nordestino, sendo nomeado como “Profeta das águas”.

Fonte: Arquidiocese de Natal