sábado, 12 de abril de 2014

Papa lavará os pés de idosos e deficientes na próxima Quinta-Feira Santa

No ano passado, Francisco lavou os pés de 12 jovens em uma penitenciária de Roma


O Papa Francisco lavará os pés de 12 pessoas com necessidades especiais e idosos da Fundação Don Carlo Gnocchi – Centro Santa Maria della Providenza, em Roma, na próxima Quinta-Feira Santa, onde celebrará a missa ‘in Coena Domini’ às 17h30, segundo informou a Santa Sé.

No ano passado, o Pontífice também lavou os pés na Quinta-Feira Santa. Na ocasião, lavou os pés de 12 jovens em uma penitenciária de Roma, entre os quais se encontravam duas mulheres, uma muçulmana sérvia e uma católica italiana.

Na missa deste ano participarão, entre outros, o pessoal da fundação, alguns voluntários e familiares das pessoas com necessidades especiais.

O Centro Santa Maria della Providenza da Fundação Don Gnocchi é uma instituição que oferece reabilitação para pessoas com necessidades especiais e residência sanitária assistencial para idosos.

Carlo Gnocchi foi um padre italiano que durante a Segunda Guerra Mundial fundou a instituição Fondazione Pro Juventute para ajudar crianças mutiladas e deficientes físicos e psíquicos em decorrência da guerra. Seu processo de beatificação começou em 1962, e foi declarado Venerável em 2002 pelo Papa João Paulo II, e Beato em 2009 pelo Papa Bento XVI.

Fonte: Aleteia

Últimos preparativos para 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

A 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil começa em menos de três semanas e a preparação para o maior encontro episcopal do ano, que reúne mais de 300 bispos de todo Brasil, chega em sua reta final. No encontro, que acontecerá de 30 de abril a 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), serão debatidos sete temas prioritários, dez temas diversos e o tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A pauta conta também com retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.
 Na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), do qual participam os presidentes das doze comissões episcopais pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a presidência da entidade, a preparação da AG teve destaque.
O  arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, elencou os principais assuntos que serão tratados. “Durante o evento, os bispos irão refletir sobre temas importantes como a renovação paroquial. Depois nós vamos também iniciar uma reflexão sobre os cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Teremos um tema a ser aprovado sobre a questão agrária, assim como um documento sobre a realidade nacional, referente à situação atual, num momento que estamos nos aproximando das eleições”, disse o cardeal.
Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da AG.
Nos dias da Assembleia haverá reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Outros momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações.
Os bispos são convocados para a Assembleia Geral de acordo com as disposições regimentais da CNBB. A participação dos bispos eméritos não é obrigatória, mas eles são convidados para partilhar suas experiências, como destacou o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch. “Os bispos eméritos são numerosos no Brasil e dão uma rica contribuição para a Assembleia, o que ajuda muito na caminhada da Igreja do Brasil”, disse o padre.
Programação
Algumas atividades já têm data definida no calendário da 52ª AG. No dia 1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida. No dia 4 de maio, às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida,  em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco.
Haverá, ainda, o retiro dos bispos, no dia 3, com o tema “Caminhando na Fé”. O pregador este ano será o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália), dom Bruno Forte. No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos. 
Durante a Assembleia serão divulgadas, ainda,  mensagens sobre o Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Programação da Semana Santa

Paróquia divulga programação da Semana Santa
A programação da Semana Santa na Paróquia de Nova Cruz terá inicio domingo, dia 13, com a tradicional procissão de Ramos pelas ruas da cidade. Confissões, procissão do encontro, missa da ceia, adoração, celebração da paixão, vigília pascal e missa de Páscoa são os principais momentos da Semana Santa. Veja programação completa:
Procissão e Missa de Ramos (13/03)
Manhã:
Procissão às 6h30, em frente à Caixa Econômica Federal, com a benção dos ramos, depois seguindo para Igreja Matriz.
Noite:
Benção dos ramos à partir das 18h30, na Igreja de São Sebastião, seguido depois de procissão ate a  Igreja Matriz, para Missa.
Confissões - (14/03 e 16/03)
Local: Igreja Matriz e São Sebastião
Horário: Das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h.
Procissão do Encontro (16/03)
Local de saída: Imagem de Nossa Senhora sairá da Cidade do Sol. A Imagem de Jesus sairá do São Judas, ambos sairão às 18h30.
Local do Encontro: Igreja de São Sebastião.
Após a Procissão do Encontro será realizada a Celebração Penitencial, com possibilidade de absolvição individual.
Missa dos Santos Óleos (17/03)
Missa do Crisma, em Natal, às 8h30,
Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés (17/03)
Em Lagoa d’Anta Às 19h
Na Igreja Matriz, às 19h30; logo após terá inicio a Adoração ao Santíssimo Sacramento
Celebração da Paixão (18/03)
Continuação da adoração durante o dia;
Ação litúrgica solene da Paixão em Lagoa d’Anta às 15h.
Ação litúrgica solene da Paixão, às 15h, na Igreja Matriz, seguido da Procissão do Senhor Morto, acompanhada pela sua Mãe, Nossa Senhora.
Vigília pascal (19/03)
Em Lagoa d’Anta Às 19h
Na Igreja Matriz, a partir das 21 horas, seguido da procissão da luz até Igreja de São Sebastião.
Domingo de Páscoa (20/03)
Missa na Igreja Matriz, às 7h30 e às 19h30,
Missa na Igreja de São Sebastião e Lagoa d’Anta, às 17h.


Feijoada e festival de prêmio

A Paróquia de Nova Cruz realiza juntamente com o Encontro de Casais com Cristo (ECC), feijoada e festival de prêmios em prol da pintura da Igreja Matriz da paróquia. Realizar-se-a no dia 1º de maio, no Centro pastoral do Catolé, a partir das 11 horas, com a feijoada. Logo após as 14 horas começará as chamadas do festival de prêmio. São cinco chamadas, todas com Garrote e carneiros e na quinta chamada acrescenta-se um capacete. A cartela do  festival de prêmios custa R$ 5,00, e pode ser adquirida na Secretaria paroquial ou com os casais do ECC.


Paróquia promoveu formação sobre Semana Santa

A Paróquia da Imaculada Conceição de nova Cruz, através de seu administrador, o pároco Pe. Francisco de Assis Inácio, promoveu nesta quarta-feira, dia 09, uma reunião de formação sobre Semana Santa. O encontro contou com a presença de representantes de diversas pastorais, movimentos e serviços da paroquia, também das Irmãs do Amor Divino e representantes das comunidades circunvizinhas.

Foram abordadas temas importantes de aspectos gerais para este tempo litúrgico como Quaresma, Campanha da fraternidade, e aprofundou o sentido da pascoa. Foi feito uma analise sobre cada dia que compõe a semana Santa, esclarecendo ponto a ponto cada duvida.

Ao final do encontro a Irmã Aparecida, da Congregação do Amor Divino, fez a divulgação da escala dos missionários que irão atuar nas diversas comunidades que compõe a paróquia, auxiliando o Pe. Francisco e Pe. Pedro Cunha nas celebrações da Semana Santa.

O Pe. Francisco de Assis divulgou que além dos missionários e freiras, a paróquia terá a ajuda neste período do Pe. Iranildo Virgílio, padre de Natal.






Fotos: Robervânio Heverton

Comissão divulga subsídio para as Jornadas Diocesanas da Juventude



Com o objetivo de auxiliar as dioceses e as comunidades na realização das Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ), foi produzido subsídio pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e pela coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (PJN), disponível para download.

A JDJ será celebrada no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3), proposto pelo papa Francisco.

Segundo o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o subsídio quer ser um apoio aos grupos que atuam na evangelização da juventude.

“Quer contribuir com as dioceses e comunidades eclesiais de todo o Brasil para que possam dar continuidade ao espírito da JMJ, promovendo o aprofundamento do tema, trazendo reflexões e propostas para concentrações com os jovens”, explicou o bispo.

Propostas

O subsídio apresenta sugestões metodológicas para encontros de preparação dos grupos, como a realização de Vigília Eucarística, roteiro de encontro, leitura orante da Bíblia, momento mariano, cine debate, caminhada celebrativa, entre outros. Também indica atividades para a celebração da JDJ em nível diocesano.

De acordo com a organização, a Jornada tem a proposta de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.

No Brasil, a JDJ está inserida dentro das atividades da Campanha da Fraternidade, buscando ser realizada em sintonia com as reflexões propostas pela CNBB. A CF 2014 traz como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Fonte: CNBB

Escola de Comunicação inicia mais dois módulos,



Os alunos do Curso de Comunicação para a Pastoral, da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN), iniciam mais dois módulos, neste final de semana. No sábado, 12, eles têm aula de Expressão Oral e Escrita, mininistrada pelo Professor Milton Dantas.No domingo, 13, a aula é de Comunicação na Liturgia, ministrada pelo Padre Elielson Cassimiro de Almeida, coordenador arquidiocesano da Comissão de Liturgia e Sacramentos. As duas disciplinas serão concluídas no mês de maio.

Essa é a terceira turma do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela ECAN, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales. As aulas acontecem no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta - Natal, e são ministradas uma vez por mês, sempre em um final de semana, de março a dezembro. Neste ano, 41 alunos participam do Curso.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 8 de abril de 2014

Pascom realiza reunião mensal

A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz realizou no ultimo domingo, dia 6 de abril, mais uma reunião de planejamento e ações para os próximos eventos de abril. Desta vez a reunião foi realizada na cidade de Lagoa d'Antas, área pastoral de Nova Cruz. Quatro membros de Nova Cruz, Robervânio, coordenador, Larissa, Secretária, Emily, tesoureira, Josias e seu filho Nicolas, deslocaram-se até a cidade, e juntamente ao grupo a Pascom de Lagoa d'Antas traçar metas e ações para este mês. Após a reunião na casa paroquia, o grupo seguiu para a igreja da cidade para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.



Queremos agradecer a Equipe da Pascom de Lagoa d'Antas, pelo acolhimento e parceria na missão de evangelizar e comunicar.(Coordenação da Pascom de Nova Cruz)

Formação sobre a Semana Santa

A Paróquia da Imaculada Conceição e nova Cruz convida dos os agentes de pastorais, movimentos e serviços, juntamente com irmandades e fieis das comunidades para reunião de formação para Semana Santa 2014. Realizar-se-a, nesta quarta feira, dia 09/04, ás 19h no Salão Paroquial do E.C.C (Próx. a Igreja Matriz). Desde a paróquia agradece a nossa presença.