terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Conselho Pastoral avalia e define prioridades para 2019


 

Os Conselhos das Pastorais, Comunidades e de Assuntos Econômicos da Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz fizeram avaliação das ações e atividades realizadas em 2018 e definiram as metas para serem executadas durante o ano 2019. As metas são baseadas nas orientações e ações prioritárias do Marco Referencial da Arquidiocese de Natal. 

Na avaliação o Pároco Pe. Aerton Sales fez uma exposição da síntese das avaliações recebidas pelas pastorais, movimentos, serviços e comunidades, com os pontos positivos, negativas e sugestões para melhorar as atividades. 

O Marco Referencial estabelece sete metas e respectivas estratégias, construídas com base nos problemas-desafios constatados em uma visão diagnóstica, num process que envolve paróquias, zonais e vicariatos. As metas estabelecidas são: 1 - Formação Missionária Integral; 2 - Setorização Missionária; 3 - Políticas Públicas; 3 - Comunicação Social; 5 a - Setor Família Fortalecido; 5 b - Setor Juventude Fortalecido; 6 - Descentralização Pastoral; 7 - Devoção aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu e 8 - Meta Paroquial - Celebração do Centenária de Nova Cruz.

Para Paróquia da Imaculada Conceição os conselheiros definiram para 2019 em casa setor: 1 - Criar curso intensivo anual abordando temas gerais da Igreja; 2 - Criar equipe de formação para liderança; 3 - Criar Pastoral do Idoso; 4 - Criar equipe da Pascom em todas as comunidades; 5 a -Criar equipe da Pastoral Familiar em todas comunidades; 5 b - Criar grupo de jovens em todas comunidades; 6 - realizar retiro e lazer para os membros do Conselho; 7 - realizar Missa votiva  Devoção aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, todo dia 03 de cada mês; e 8 - será formada uma equipe para organização da programação alusiva ao ano do Centenário em Nova Cruz. 

A reunião dos conselhos aconteceu no último sábado, 26 de janeiro de 2019, no Centro Pastoral do Catolé, com a participação dos padres Aerton Sales e Luciano Inácio, além das religiosas Filhas do Amor Divino e Francisca do Bom Conselho. 






Bairro Frei Damião em Nova Cruz festeja padroeira



O Bairro Frei Damião em Nova Cruz na Paróquia da Imaculada Conceição, celebra a padroeira Nossa Senhora da Piedade de 26 de janeiro a 02 de fevereiro. Diariamente, às 12 horas, há recitação do Ofício de Nossa Senhora, e, às 19hoo, Missa, seguida de quermesse com funcionamento das barracas. 

No dia 2, o encerramento dos festejos a programação começa às 12 horas com pipocaço. Às 16h30, procissão com Imagema da padroeira pelas ruas do Bairro, seguida de Missa e arreamento da bandeira. Após a Missa de encerramento acontecerá o festival de prêmios. 

A festa está sendo transmitida. ao vivo, pela TV Imaculada Conceição, através da página da paróquia no Facebook: https://www.facebook.com/paroquiadaimaculadaconceicaorn, através da equipe da Pastoral da Comunicação.








JMJ de 2022 será em Lisboa




O anúncio oficial foi feito ao final da missa conclusiva da Jornada Mundial da Juventude do Panamá, realizada neste domingo (27/01) no Campo São João Paulo II, no Metro Park, na Cidade do Panamá. Lisboa vai sediar a próxima edição da JMJ.

O Presidente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, anunciou a próxima cidade que irá receber a Jornada Mundial da Juventude ao final da missa conclusiva do evento do Panamá neste domingo (27/01), no Campo São João Paulo II. A cidade de Lisboa, em Portugal, vai sediar a JMJ de 2022.

A preparação para a próxima festa mundial dos jovens começa já nesta semana, segundo afirma o Pe. José Manuel Pereira de Almeida, teólogo e vice-reitor da Universidade Católica de Portugal: “será uma ocasião extraordinária ter os jovens do mundo inteiro e o Papa aqui. Começamos a trabalhar já nesta semana!”.

Além da alegria de receber a JMJ em Lisboa, seja pela realidade da Igreja que pela situação da juventude local e também dos africanos de expressão portuguesa que podem chegar facilmente ao país, Pe. José acredita que "devem trabalhar para que o evento possa ser aquilo para o que é chamado ser: o encontro entre nós, com o Papa e com o Senhor Jesus, que nos chama para estar presentes com coragem, com fé e como serviço à vida e à esperança de todos".

O vice-reitor também disse que o Papa vai encontrar em Portugal uma Igreja "de um lado tradicional, ligada à fé simples das pessoas que, por exemplo, vê a mensagem de Fátima como um gancho de segurança; mas vai encontrar a possibilidade de renovar uma Igreja que gostaria de estar mais próxima do Evangelho, mais simples, mais em sintonia com os apelos que o Papa nos faz. É uma Igreja dos pobres, em saída, uma Igreja que espera ser, de fato, mais evangélica no dia a dia. Comunidades pequenas, mas cheias de vida e sentido missionário", finalizou o Pe. José.

Fonte: www.vaticannews.va

Arquidiocese de Natal se solidariza com as vítimas da tragédia em Brumadinho



NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Arquidiocese de Natal se solidariza com o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e com as vítimas do rompimento da barragem 1 da mina Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho – MG, ocorrido nesta sexta-feira (25/01), atingindo funcionários da empresa e a comunidade local.

Esta reiterada tragédia testifica, de uma vez por todas, que o verdadeiro desenvolvimento não se dá sem a preservação ambiental, cultural e social.

Unamo-nos, pois, em orações e os que desejarem podem também fazer chegar às vítimas suas doações, na forma de depósito bancário, através da conta disponibilizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte:

Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
Banco do Brasil
Agência – 3494-0
Conta Corrente: 26227-7
CNPJ : 17.505.249/0280-80

Natal (RN), 26 de janeiro de 2019

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo metropolitano de Natal

Arquidiocese de Natal faz campanha solidária para país africano



A Arquidiocese de Natal, em atenção ao pedido do bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe, Dom Manoel Mendes dos Santos, está realizando uma campanha de donativos para aquele sofrido país do Continente Africano.

As doações podem ser material de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dentes e shampoo), fraldas descartáveis (infantil e geriátrica) e roupas leves (camisas, camisetas, calças, blusas, bermudas e vestidos). Os donativos devem ser entregues na Catedral Metropolitana, até o dia 31 de janeiro, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 8h às 14h, e, no sábado e domingo, das 8h às 18 horas.

Todo material arrecadado será levado a São Tomé e Príncipe por um navio da Marinha do Brasil, que sairá de Natal e passará por aquele país africano em missão.

Fonte: Arquidiocese de Natal