sábado, 8 de março de 2014

Nota da CNBB pelo Dia Internacional da Mulher


NOTA DA CNBB PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

1. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, saúda todas as mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Agradecemos as mulheres que por sua vocação e missão lutam pela superação de todo tipo de violência e possibilitam a construção de uma cultura de paz no ambiente familiar e social.
2. Reconhecemos a enriquecedora atuação das mulheres na sociedade e, especialmente, na vida e missão da Igreja. Partilham responsabilidades pastorais com um estilo e dinâmicas próprias, expressas na solicitude e no cuidado para com as pessoas nos diferentes serviços e ministérios. Contudo, sabemos que ainda é necessário ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja e em outros lugares onde se tomam decisões importantes (Cf. EG 103).
3. No ano em que a CNBB propõe como tema da Campanha da Fraternidade o Tráfico Humano, merece a nossa atenção o fato de muitas mulheres serem vítimas deste crime, especialmente no que tange a exploração sexual. A invisibilidade desta prática abominável se acentua pelo fato das vítimas serem de famílias pobres, o que reforça a constatação da vulnerabilidade social da mulher no Brasil. Diante desta realidade, a Igreja é chamada a ter uma atitude de escuta e acolhida, à semelhança da atitude de Jesus diante dos apelos da mulher cananeia (Cf. Mt 15,28).
4. Preocupa-nos o ambiente ainda adverso para as mulheres na sociedade. É alarmante o número de mulheres mortas de forma violenta, alcançando neste momento histórico o mais alto índice. São vítimas de agressões, principalmente por causa de conflitos de gênero.
5. Não podemos esquecer o crescente número de mulheres que são arrimo de família. Quase 40% dos lares brasileiros têm a mulher como referência. Elas, na maioria das vezes, foram abandonadas pelos maridos ficando com filhos e familiares doentes ou idosos com a responsabilidade de cuidá-los, recebendo, um salário inferior ao dos homens e vivendo em condições insalubres.
6. Desejamos que, no cuidado da vida e no exercício da caridade e da cidadania, as mulheres continuem sendo testemunho de perseverança pelos caminhos que conduzem à dignidade, à liberdade, à justiça e à paz.
7. Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa, modelo de mulher, esposa e trabalhadora, ilumine e proteja às mulheres de nosso país.
Brasília, 08 de março de 2014
Raymundo Damasceno Assis
Cardeal Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís - MA
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo-Auxiliar de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Arquidiocese define programação do Simpósio Teológico Pastoral

A comissão organizadora do I Simpósio Teológico Pastoral da Arquidiocese de Natal definiu a programação do encontro que vai acontecer no dia 05 de abril, e que trará como tema, o "Catecismo da Igreja Católica". As inscrições já tiveram início e estão acontecendo na tesouraria da Arquidiocese, situada no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral metropolitana, no bairro Tirol, em Natal, ao preço de R$ 35, que dá direito ao lanche e ao almoço.

As atividades vão acontecer no dia 05 de abril, a partir das 07h, com credenciamento dos participantes, seguido de animação e oração inicial. Às 08h30, acontece a palavra de abertura, proferida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha e pelo coordenador do simpósio, o padre Matias Soares. Às 08h45 vai ter início a conferência, com assessoria do monsenhor Antônio Luiz Catelan, membro da comissão doutrinal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), seguida de debate entre os participantes, encerrando com almoço, às 13h30. As atividades da tarde terão início às 13h30, com uma apresentação cultural. Na sequência, serão realizadas as oficinas, em grupos coordenados por padres da Arquidiocese. Às 16h10, acontece outra conferência para debater as questões levantadas durante as oficinas, e às 18h encerra a programação.

O I Simpósio Teológico Pastoral foi concebido, tendo como base a campanha "Um Catecismo em cada lar", lançada por Dom Jaime, em novembro do ano passado.
Foto: Alan Valença
Monsenhor Antônio Luiz Catelan será o assessor do Simpósio

sexta-feira, 7 de março de 2014

Abertura da Campanha da fraternidade em Nova Cruz

Convite


Será lançado neste domingo (09), a Campanha da Fraternidade 2014, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Na ocasião, haverá às 18h, uma caminhada saindo da praça São Sebastião, seguida da Santa Missa, na Igreja Matriz, às 19h e 30 min. A Campanha da Fraternidade deste ano, nos leva a refletir sobre o tema: Fraternidade e Tráfico Humano, e o lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1).

Esperamos contar com a presença das Pastorais, Grupos, Movimentos e toda Comunidade cristã e católica, para vivenciarmos este momento de fraternidade.

Pe. Francisco Assis
Pároco

quinta-feira, 6 de março de 2014

Papa Francisco envia mensagem para a Campanha da Fraternidade 2014

Por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2014, que aborda o tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou",  o papa Francisco enviou mensagem aos bispos da CNBB e  a todos os fiéis das dioceses, paróquias e comunidades do Brasil. No texto, o papa afirma que o tráfico de pessoas é uma “uma chaga social”.
“Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano!”, destacou Francisco. 
Ao final da mensagem, Francisco concedeu bênção apostólica a todos os brasileiros desejando uma Quaresma de vida nova em Cristo.

Tem início a Campanha da Fraternidade 2014

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2014 nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, em sua sede em Brasília (DF). Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).
Representantes do governo e entidades da sociedade civil marcaram presença na solenidade, entre eles: o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavèrene Machado; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidiu a cerimônia. Segundo dom Leonardo, a Igreja inicia um “tempo de conversão” em se tratando da Quaresma. No Brasil, a Conferência dos Bispos apresenta a Campanha da Fraternidade “como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social”.
Para dom Leonardo Steiner, a CF 2014 quer contribuir na identificação das práticas do tráfico humano em suas várias formas. “O tráfico humano de hoje é, certamente, fruto da cultura que vivemos. A Campanha da Fraternidade, ao trazer à luz um verdadeiro drama humano, deseja despertar a sensibilidade de todas as pessoas de boa vontade”, explicou.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, disse que o governo se une à CNBB e às demais entidades na luta contra o tráfico de pessoas. Para o ministro, o Estado deve reagir frente a essa realidade. “É inaceitável um crime como o tráfico humano e que pessoas sejam tratadas como objetos, como escravos. Não importa a modalidade deste crime. Ele tem que ser objeto de uma reação muito forte da sociedade moderna, do Estado moderno”, disse.
Fonte: CNBB

Lançamento da CF 2014 para imprensa potiguar


Foto: A Arquidiocese de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (06), o lançamento para a imprensa potiguar, da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano abordará a “Fraternidade e Tráfico Humano”. O evento aconteceu no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral), Cidade Alta, e reuniu além do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o coordenador arquidiocesano de campanhas, o padre João Nascimento, bem como, autoridades que atuam no combate à problemática no estado do RN.

Segundo Dom Jaime, o tráfico humano é um problema social, e que vem em constante crescimento. “Um dos fatores que contribuem para esta realidade, são os processos de globalização. O Papa Francisco, em sua mensagem para os brasileiros sobre a campanha, nos alerta para a problemática, considerada uma imoralidade”, diz. Dom Jaime também acrescenta que a proposta da Igreja é refletir sobre este problema e propor um debate junto à sociedade.

De acordo com o padre João Nascimento, o tráfico humano é uma problemática que atenta contra a dignidade da pessoa humana. “A Igreja faz um chamado a todos para uma reflexão, por meio do lema da CF “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, em virtude do período quaresmal. A proposta da Igreja com este tema é identificar as práticas do tráfico, em suas várias formas, além de denunciar a violação da dignidade humana”, frisa.

O lançamento em nível arquidiocesano vai acontecer neste domingo (09), na matriz do Beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro Planalto, em Natal, às 09h, com missa presidida por Dom Jaime. O local foi escolhido tendo em vista o caso de desaparecimento de crianças, nos anos de 1998 a 2001.

FOTO
LEGENDA: Da esq.: Marcos Dionísio, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Adna Dias, coordenadora da coordenadoria estadual de Direitos Humanos; Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal; e Pe. João Maria do Nascimento, coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

A Arquidiocese de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (06), o lançamento para a imprensa potiguar, da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano abordará a “Fraternidade e Tráfico Humano”. O evento aconteceu no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral), Cidade Alta, e reuniu além do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o coordenador arquidiocesano de campanhas, o padre João Nascimento, bem como, autoridades que atuam no combate à problemática no estado do RN.

Segundo Dom Jaime, o tráfico humano é um problema social, e que vem em constante crescimento. “Um dos fatores que contribuem para esta realidade, são os processos de globalização. O Papa Francisco, em sua mensagem para os brasileiros sobre a campanha, nos alerta para a problemática, considerada uma imoralidade”, diz. Dom Jaime também acrescenta que a proposta da Igreja é refletir sobre este problema e propor um debate junto à sociedade.

De acordo com o padre João Nascimento, o tráfico humano é uma problemática que atenta contra a dignidade da pessoa humana. “A Igreja faz um chamado a todos para uma reflexão, por meio do lema da CF “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, em virtude do período quaresmal. A proposta da Igreja com este tema é identificar as práticas do tráfico, em suas várias formas, além de denunciar a violação da dignidade humana”, frisa.

O lançamento em nível arquidiocesano vai acontecer neste domingo (09), na matriz do Beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro Planalto, em Natal, às 09h, com missa presidida por Dom Jaime. O local foi escolhido tendo em vista o caso de desaparecimento de crianças, nos anos de 1998 a 2001.

CRÉDITO: Cacilda Medeiros

Paróquia celebra Quarta-feira de Cinzas

A paróquia da Imaculada Conceição celebrou neste ultimo dia 05, a Quarta-feira de Cinzas, finalizando o tempo comum e dando inicio ao tempo da Quaresma. Durante este dia foi celebrado missas em algumas comunidades da paróquia, e também na igreja matriz da cidade. a Noite a celebração aconteceu na Igreja de São Sebastião, com a presença de muitos fieis. O presidente da celebração foi o vigário paroquial Pe. Pedro Cunha, que enfatizou a importância deste tempo para conversão dos pecados através do jejum, oração, penitência, confissões... veja as fotos da celebração na Igreja de São Sebastião:






Fotos: Robervânio Heverton

quarta-feira, 5 de março de 2014

Ágape 2014

O Grupo de Oração Renascer, da Renovação Carismática Católica, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizou no período de 02 a 04 de março, o 17º Retiro de carnaval Ágape de Nova Cruz. Com muita alegria, louvores, orações, pregações, shows e também missas e adoração foi vivenciado o carnaval com cristo, meditando o seguinte tema: "reunidos num só corpo, pela força da cruz" (Efésios 2, 16b). O local escolhido para o evento foi mais uma vez a Escola Municipal Nestor Marinho.

No primeiro dia a abertura deu-se inicio as 9hr, com a Santa Missa celebrada pelo Vigário Paroquial Pe. Pedro, e com grande numero de fieis que lotaram a quadra da escola. Logo após a missa deu-se inicio às animações e louvores ministradas pelo Ministério de Música Renascer. O evento deste ano contou com a presença especial de pregadores da RCC vindos de Natal que, ministraram todos os temas do evento, foram eles: Amália, Expedita, Diógenes e Miguel. Os mesmos já haviam pregado neste evento, a muito tempo, no inicio do grupo de oração na cidade de Nova Cruz. Na parte da noite houve shows com o DJ Diogo Oliveira e a Banda Católica Jesus e Nós, com a presença de muitos jovens e adultos.

Segundo dia segui-se com muita animação e louvor. O momento especial na manhã foi o momento de oração e apresentação das crianças, preparada e articulada pelo Ministério para as Crianças. Este momento proporcionou um momento de oração, encontro, perdão das crianças e os pais. Apos um dia de pregações, orações e louvores, aconteceu pela parte da noite um dos momentos mais esperados do evento; a Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de muita fé, bençãos, emoção, cura, libertação para o grande publico que se encontrava na quadra de esporte. ao final da adoração o  Pe. Iranildo Virgílio ministrou a benção do Santíssimo aos presentes.

No terceiro dia seguiu a programação, sempre meditando o tema do evento. A tarde, mais uma vez os fieis se encontraram em grande quantidade para a missa de encerramento do evento, celebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis. Ao final da missa o Coordenador do Grupo de Oração, Marquinhos, fez os agradecimentos e finalizou assim o evento.

 Tema do Ágape 2014

 Missa de Abertura com Pe. Pedro Cunha

 Quadra de Esporte da Escola Nestor Marinho

Missa de Abertura

 Juventude

 Animação

 Pregador Miguel

 Pregadora Expedita

 DJ Diogo Oliveira

 Shows

 Banda Jesus e Nós

 Momento com as crianças

 Pais e Filhos

 Pais e Filhos

 Pregadora Amália

 Adoração ao Santíssimo

  Adoração ao Santíssimo

 Adoração ao Santíssimo
 Pregador Diógenes

 Missa de Encerramento com Pe. Francisco de Assis


Fotos: Robervânio e Washigton Baraúna