sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ministros de Estado confirmam presença para Seminário Regional



 O Ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, o Secretário Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, confirmaram presença, como palestrantes, no Seminário Regional “Nordeste 60 anos depois – mudanças e permanências”. O evento, promovido pela Arquidiocese de Natal e Observatório Social do Nordeste, acontecerá de 27 a 29 de maio, na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal. Roberto Mangabeira participará da solenidade de abertura; Miguel Rossetto será expositor do tema: “Os sentidos da democracia: participação e desenvolvimento”, na manhã do dia 28, e Tereza Campello falará sobre “Convivência com o Semiárido: um novo paradigma, um novo jeito de pensar e viver”.



Além dos dois ministros, o evento contará com a participação de especialistas em questões sociais, como Rosa Furtado, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento; a mestre e doutora em economia, Tânia Bacelar,  da UFPE;  Antônio Divino Moura, diretor do Instituo Nacional de Meteorologia/INMET e vice presidente da Organização Meteorológica Mundial; Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros.

O Seminário terá como foco os desafios e as perspectivas de construir uma agenda de trabalho para 2016, em vista aos 60 anos do primeiro encontro dos bispos da Região Nordeste, realizado em 1956, na cidade de Campina Grande (PB).

Para participar do encontro, é necessário fazer inscrição. O formulário de inscrição e a programação estão disponíveis no site da Arquidiocese de Natal, no endereço http://arquidiocesedenatal.org.br/seminario-regional. As inscrições são gratuitas e o evento é aberto à comunidade.

Fonte: Arquidiocese de Natal

CNBB publica Diretrizes Gerais para 2015 a 2019

Já está disponível nas Edições CNBB o Documento 102 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019” (DGAE 2015-2019). O texto foi o tema central da 53ª Assembleia Geral da Conferência, realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Neste novo documento, as orientações pastorais do quadriênio 2011-2015 foram atualizadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do papa Francisco aos bispos em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Elas expressam a razão da evangelização, da ação evangelizadora, da missionariedade. Indicam os elementos fundamentais para a animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Para dom Leonardo, “a Igreja no Brasil participa do cuidado pela pregação, pelo testemunho” e deseja responder à pergunta do papa Francisco: “O que Deus pede a nós?”. “Os bispos do Brasil, com as Diretrizes da Ação Evangelizadora 2015-2019, fazem repercutir a interrogação do papa”, diz o bispo.

As Diretrizes auxiliarão no processo de planejamento pastoral das Igrejas particulares, do secretariado geral da CNBB, das iniciativas da vida consagrada e dos movimentos eclesiais.

Nesta nova versão das DGAE, estão as urgências missionárias do Documento de Aparecida enriquecidas com as propostas da Alegria do Evangelho e de uma Igreja em saída, bem como das meditações da constituição Verbum Domini. “O magistério de papa Franscisco demonstra que as urgências devem tornar-se prioridade na ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, considera dom Leonardo.

O documento está divido em quatro capítulos. O primeiro  apresenta a reflexão “A partir de Jesus Cristo”. O texto destaca as atitudes fundamentais do discípulo missionário e a Igreja em saída. No segundo capítulo, “Marcas de nosso tempo”, os bispos tratam do contexto atual de mudança de época e mostram os riscos e consequências desta realidade. O terceiro e o quarto capítulos abordam, respectivamente, as urgências da ação evangelizadora  e as perspectivas de ação para cada uma. São cinco as urgências: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.

Assim como nas DGAE 2011-2015, a CNBB organizou o documento com um anexo em que são dadas “Indicações de operacionalização”, com caminhos para as urgências serem colocadas em prática. Esta parte do documento apoiará as Igrejas particulares na construção de seus planos pastorais.

 Adquira o Documento 102 da CBBB: www.edicoescnbb.com.br ou (61) 2193-3019

Fonte: CNBB

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Paróquia de Nova Cruz prepara Festa de pentecostes

Aconteceu nesta terça-feira, dia 19, às 20:30h, no Salão do ECC, reunião para definir últimos preparativos para a celebração do Pentecostes na Paróquia de Nova Cruz. Compareceram na reunião agentes de pastorais, movimentos e serviços juntamente com articuladores e religiosas da Congregação Filhas do Amor Divino. 

A celebração acontecerá no próximo sábado, dia 23, véspera de pentecostes, a partir das 19 horas em frente a matriz da cidade. Haverá um momento de reflexão e louvor na praça, logo após todos fieis entraram na igreja para recitação do terço. Haverá também cânticos, reflexões, orações e testemunhos sobre os Dons do Espírito Santo, encerrando com a Santa Missa. Também foi definido detalhes para missas do domingo.

Mas, o que é pentecostes? Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". 

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).




Fotos: Robervânio Heverton

Pastoral da Comunicação realizará retiro em Nova Cruz




A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação vai realizar, ao longo deste ano, retiros junto aos agentes da Pascom, divididos por Vicariatos. O primeiro retiro vai acontecer no Vicariato Sul, na Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, no dia 07 de junho. 

O evento será realizado no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 7h, encerrando às 16h, com assessoria do padre Edilson Nobre, coordenador do setor de comunicação da Arquidiocese de Natal. O encontro é aberto a todos os agentes da Pascom que estão presentes nas paróquias do 8º, 9º, 10º e 13º zonais da Arquidiocese. 


Os interessados em participar, devem confirmar presença até o dia 31 de maio, por meio do e-mail: pascom.novacruz@gmail.com ou ligar para: (84) 9115-8571 (falar com Flávio Luiz) e pagar uma taxa de R$ 10 reais, que dá direito ao almoço. O retiro da Pascom foi uma das ações aprovadas durante a reunião de avaliação e planejamento com os coordenadores da pastoral, realizada no ano passado.


terça-feira, 19 de maio de 2015

Entrevista feita com Dom Eugênio Sales é transformada em livro


 “Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política” é o título do livro que será lançado nesta quinta-feira, 21, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, da FIERN, situada Senador Salgado Filho, bairro de Lagoa Nova, em Natal. O livro é a publicação de uma entrevista feita em 1963, pelo  jornalista norte-americano Michael Murphy, ao então Administrador Apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales.

A entrevista, feita em inglês, e nunca publicada, agora se transforma no livro. O texto foi traduzido pelo professor da USP e jornalista Manuel Carlos Chaparro e pela americana Camy Harland Condon. Ela foi voluntária do Papa, em Natal, na década de 60.  O livro foi organizado por Safira Bezerra Ammann, Marcos José de Castro Guerra e por Otto Euphrásio de Santana.  

Participarão do lançamento, além dos organizadores e dos tradutores do livro, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o jornalista Michael Murphy, autor da entrevista.

 O livro

“Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política” é um livro com 187 páginas, divididas em quatro capítulos. O primeiro trata da situação econômica e social da Região Nordeste, no início da década de 60. O segundo e o terceiro tratam do Movimento de Natal (série de ações sociais desenvolvidas pela Arquidiocese de Natal). E o quarto capítulo destaca a ação dos padres, religiosos e leigos, em Natal, na época.

Dom Eugênio Sales

Natural de Acari (RN), Dom Eugênio foi bispo auxiliar (1954 – 1962) e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal (1962-1965). Em seguida, foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador (BA) e, em 1969, Arcebispo da mesma Arquidiocese e primaz do Brasil. Dom Eugênio foi nomeado cardeal também Papa Paulo VI e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 1971, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001. Ele faleceu em 9 de julho de 2012, no Rio de Janeiro.

Michael Murphy

Nascido nos Estados Unidos, é mestre em Sociologia e Filosofia e doutor em Ciências Sociais. De 1961 a 1964, trabalhou em Natal, como diretor da Catholic Relief Services, no Nordeste, e de 1964 a 1967, na sede da instituição, em Nova York. Atualmente, reside em Maryland, nos Estados Unidos.

Fonte: Arquidiocese de Natal



segunda-feira, 18 de maio de 2015

Visita Pastoral - Assembleia Pastoral e Missa de encerramento


No domingo, 17, último dia da visita, aconteceu a Assembleia Pastoral, reunindo agentes pastorais de todas as paróquias do Zonal, com presença do Arcebispo Dom Jaime, vigário geral, Pe. Edilson Nobre e padres de todas as paróquias do zonal. A programação foi encerrada às 11 horas, com a missa, transmitida pela Rádio Rural de Natal. As atividades aconteceram no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora do Carmo, Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz.





Missa de encerramento da visita pastoral do Arcebispo ao 8º Zonal 















Visita Pastoral - Encontro e missa com a juventude do 8º zonal


Mais de 500 jovens de todas as paróquias que compõem o 8º Zonal estiveram reunidos no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, durante o sábado, 16, para o encontro com arcebispo. 

Apresentações culturais e roda de conversa com Dom Jaime, sorteios de brindes, depoimentos sobre a Jornada Mundial da Juventude, fizeram parte da programação da visita pastoral do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ao Zonal. 



















A missa foi presidida por Dom Jaime