sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mutirão Estadual de Comunicação já tem logomarca

Logomarca do primeiro Mutirão de Comunicação do RN
Arte: Atahan Solon

Um mapa do Rio Grande do Norte, um globo terrestre e três setas, indicando a direção de cada uma das três dioceses do Estado. Estes são os principais elementos que compõem a logomarca do primeiro Mutirão Estadual de Comunicação que será realizado dias 28 e 29 de agosto deste ano, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal. “O primeiro Muticom/RN é, na verdade, o quarto mutirão de comunicação que Natal sedia. Inicialmente, foram dois em nível arquidiocesano, realizados em 2005 e 2006. Em 2007, sediou o segundo Mutirão Regional, com participação de agentes pastorais das Dioceses do Nordeste 2, da CNBB. Agora, as três dioceses do Rio Grande do Norte se juntam para realizar o primeiro, em nível estadual. Como se pode perceber, há uma caminhada exitosa da Igreja neste campo de ação”, diz o Diác. José Bezerra, da equipe de coordenação da Pascom, na Arquidiocese de Natal.

A programação do primeiro Mutirão constará de uma palestra sobre o tema: “A comunicação a serviço da Palavra”. Depois, serão oferecidas 11 oficinas. No domingo, haverá um painel, enfocando o tema: “Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafio”.

As inscrições serão abertas dia primeiro de julho. Mais informações com as coordenações da Pascom na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó e de Mossoró ou no site: www.arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte: Jornal A Ordem online

A Copa do Mundo mexe com emoção das pessoas e a economia

Na Arquidiocese de Natal, o clima também é de Copa do Mundo
Foto: José Bezerra

Emoção! Expectativa! Palpites sobre resultados dos confrontos! Corações batendo mais forte! Esperança na vitória da seleção nacional, por parte de cada povo! Estes são os principais ingredientes neste período da Copa do Mundo de Futebol, aberta sexta-feira, dia 11, na África do Sul. O sentimento nacionalista dos povos de 32 nações são postos à prova, no período que vai da abertura até o dia 11 de julho, data da disputa do título de Campeão do Mundo de Futebol.

A Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos e, quando chega, provoca mudanças em praticamente todos os setores das atividades humanas, principalmente em cada país classificado para a disputa. O comércio é o primeiro a modificar o visual das lojas, anúncios nos meios de comunicações e fazer promoções as mais diversas. Pegando “carona” na Copa, as lojas buscam “aquecer” as vendas de produtos, não importa o gênero ou ramo de comércio. Mas, principalmente no ramo de aparelhos de televisão e celulares com TV, aproveitando a tecnologia móvel, todas as empresas anunciam promoções e facilidades.

Os “olhos” do Mundo estão todos voltados para o continente africano, onde acontece a Copa do Mundo de Seleções de Futebol 2010. Os povos das 32 nações que disputam o título, principalmente, vestem-se das cores e esperanças dos seus países, em cada jogo, nos 30 dias de disputas. Movidas pela Copa, as pessoas ganham novo ânimo, “vestem-se” de verde e amarelo; põem adereços e bandeirolas nos carros, fachadas das lojas e casas... Todos “respiram” os ares da Copa do Mundo de Futebol. Nas empresas, como na Arquidiocese de Natal (foto), o departamento de pessoal “arranja” um jeitinho para que os funcionários vejam os jogos do Brasil, sem faltar ao trabalho. Serão 30 dias de vida agitada, principalmente se o Brasil prosseguir até a disputa final.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Programa Mesa Brasil chega à Nova Cruz

As Pastorais da Criança e do Menor da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz firmaram uma parceria com o Sesc/RN para participar do Programa Mesa Brasil. O programa visa amenizar os problemas nutricionais das populações mais necessitadas. A primeira entrega em Nova Cruz aconteceu no último dia 8 de junho, no Centro Pastoral do Catolé, com a distribuição de arroz para as famílias acompanhadas pelas Pastorais da Criança e do Menor.

Foram distribuídos 4.020 kg de arroz, num total de 134 fardos, sendo que cada família recebeu 5 kg de arroz. A entrega contou com a participação do Diac. Sidney Firmino, representando a Paróquia de Nova Cruz, Ir. Aparecida da Silva representando a Pastoral da Criança Lurdete Franco pela Pastoral do Menor, Evilene Oliveira, coordenadora do programa e Raimundo Martins, Presidente do sindacato Varejista de Nova Cruz.



Fotos: Diogo Oliveira
Com uma iniciativa de ação social permanente na área de segurança alimentar e nutricional sustentável, o programa conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. Além de alimentos, o Programa Mesa Brasil recebe doações de produtos de higiene pessoal, material de limpeza, vestuário, material escolar e utensílios domésticos que são doados as famílias carentes.








Campestre realiza Semana Missionária


A Paróquia São José em São José de Campestre realiza no período de 12 a 19 deste mês a Semana Missionária, com tema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” Mt 28,19, os missionários realizarão visitas as famílias, participam de show louvor e missas. Confira a programação abaixo:

12 de junho( sábado) Abertura
Tema: “Não tenham medo, avancem para águas profundas”Mt 4,18
Visitas dos missionários ao Bairro da Paraíba
Missa na capela de São Judas Tadeu
Show louvor com o Ministério da Paraíba

13 de junho (domingo)
Visitas dos missionários no Centro da cidade
Tema: “Os que haviam dispersado iam por toda parte, anunciando a palavra de Deus”.At. 8,4
Show louvor - Willhivam e Ministérios Vozes Luz Divina
Missa na Matriz de São José

14 de junho( segunda-feira)
Tema: ”Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”.Mc 16,15
Visitas dos missionários ao Loteamento Monte Santos.
Missa na Residência de Tatá ( Rua Padre José Luiz)

15 de junho ( terça-feira)
Tema: ”Ide também vós para a minha vinha”Mt20,24
Visitas dos missionários próximos ao Cruzeiro
Missa na residência de Alzineide ( Zui), próximo a Chico Nunes)

16 de junho( quarta-feira)
Tema: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e da sua vida como resgate por muitos”.Mt20,28
Visitas dos missionários próximos ao Conjunto Largo da Paz
Missa na residência de Joana D’arc

17 de junho ( quinta feira)
Tema: “Coragem!Levanta-te, Ele te Chama”!Mc 10,49
Visitas dos missionários na Rua José Antonio
Missa na residência de D. Daluz ( próximo ao Curral do gado)

18 de junho ( sexta-feira)
Tema: Não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de dizer:Naquele momento vós serás inspirado o que haveis de dizer. Mt 10,19
Visitas dos missionários ao Bairro dos Tanques
Missa na residência de José Minervino( Zé de Libera) Rua Santa Rita

19 de junho ( sábado)
Tema:Por que o vosso coração está cheio de dúvidas? Lc 24,38
07:00 hs – café da manhã no Centro Pastoral
07:30 hs – Missa de envio na Igreja Matriz
08:30 hs – Visitas as famílias
12:00 hs: -Ofício de Nossa Senhora na Matriz
12:30 hs – Almoço e descanso
14:00 hs – Retorno a Matriz e Partilha das missões
14:30 hs – Visitas as famílias
16:00 hs – Arrasta Fé ou Show louvor.

Gruta Nossa Senhora da Conceição realiza mais um dia de devoção mariana


Todo dia 8 de cada mês acontece na Gruta Nossa Senhora da Conceição de Nova Cruz a reza do terço, com reflexão e cânticos marianos. Neste mês de junho a gruta ficou mais uma vez repleto de devotos de Nossa Senhora que vão até a casa do casal Junior e Iracilda e compartilham esse momento de plena alegria com o casal, na casião os fiéis paroquianos rezaram pela viajem dos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto, ambos da Paróquia de Nova Cruz que foram participar do encerramento do ano Sacerdotal, em Roma. Parabenizamos o casal por manter essa devoção e a todos os paroquianos que participam.


Fonte: blog da gruta Nossa Senhora da Conceição

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Reunião prepara o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação


Foi realizada, no Edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro (RJ), mais uma reunião do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2011. O encontro, que foi presidido pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e pelo coordenador do evento, padre Omar Raposo, contou com a presença da assessora do Setor Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Elide Fogolare, e do padre Manuel de Oliveira Filho, da arquidiocese de Salvador (BA), como convidados especiais.

O Comitê organizador do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, composto por sacerdotes ligados à comunicação na arquidiocese do Rio, pela coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), e pela equipe pedagógica do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), se reuniu para dar sequência aos preparativos do evento.

mutiro2Durante o encontro, os presentes puderam ouvir a partilha do padre Manuel sobre o passo-a-passo da organização do Muticom de Salvador, ocorrido em 2003. Padre Omar relatou os passos já dados para a organização do próximo Mutirão e apresentou o pré-projeto do evento.

Envolver toda a comunidade eclesial no Muticom, assim como atingir a juventude, especialmente os universitários, foram metas que ganharam destaque. A programação cultural do evento também está sendo preparada, levando em consideração que o Rio de Janeiro tem várias opções de lazer e uma grande riqueza e diversidade cultural.

Neste encontro foram ainda estabelecidas as coordenações de equipes e algumas metas com relação à atualização e dinamização do site do Muticom 2011, para que seja efetivamente um meio de divulgação do evento.

O 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que tem como tema "Comunicação e vida: diversidades e mobilidades", acontecerá de 17 a 22 de julho de 2011, no Campus da PUC-Rio, na Gávea. Para cadastro e mais informações, acesse: www.arquidiocese.org.br/mutirao.

Fonte: CNBB

Arquidiocese tem novo Conselho e Pastoral Presbiteral

Padres elegem novos membros para o Conselho e Pastoral Presbiteral
Foto: José Bezerra


Os padres da Arquidiocese de Natal escolheram os novos membros para o Conselho Presbiteral e para a Pastoral Presbiteral. A escolha aconteceu durante a reunião do clero, realizada dia 2 de junho, em Emaús. A partir de agora, além dos membros natos e dos indicados pelo Arcebispo, o Conselho Presbiteral é composto pelos seguintes membros, representantes dos zonais da Arquidiocese: Pe. José Mário de Medeiros, Pe. Paulo Henrique da Silva, Pe. Vicente Fernandes Neto, Pe. AIlson Bezerra, Pe. Ajosenildo Nunes,

Pe. José Adelson Rodrigues, Pe. Valtair Lira Lucas, Pe. Severino Ramos Vicente, Pe. José Sìlvio de Brito e Pe. Matias Soares. Como representantes dos religiosos, o clero escolheu o Frei Magnos Lopes, frade capuchinho.

Os membros natos do Conselho são o vigário geral, Pe. Aerton Sales; o chanceler, Pe. Júlio César Cavalcante; o reitor do Seminário, Pe. Antônio Gomes; o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Francisco das Chagas de Souza, e o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Orcenival Oliveira. O Arcebispo também indicou o nome do Pe. Pedro Ferreira de Souza, para fazer parte do Conselho.

Já, a Pastoral Presbiteral tem novo coordenador. É o Pe. Orcenival Maria de Oliveira, auxiliado pelo vice-coordenador, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega, pelo secretário, Pe. José Adelson Rodrigues, e pelo tesoureiro, Pe. José Sílvio de Brito.

Passagem implanta Pastoral da Comunicação

Membros da Pascom de Passagem
Foto: Flavio Luiz

A cidade de Passagem, da Área Pastoral de Nossa Senhora das Dores, acaba de implantar a Pastoral da Comunicação. O encontro, no qual foi oficializada a implantação da Pascom, aconteceu no último dia 5 de junho, com assessoria do articulador da Pastoral, no 8º Zonal, Flávio Luiz. “Cinco jovens ficaram responsáveis pela articulação e trabalhos da Pastoral, em Passagem. Eles também pretendem organizar uma equipe para atuar na Pascom, na cidade de Brejinho, sede Área Pastoral”, explica Flávio. O grupo, em Passagem, é formado por Maria Rafael, com a função de coordenadora, Eliene Amâncio, Edvaldo Aguiar, José Ribeiro e José Augusto.

Neste domingo, a nova equipe, juntamente com as das demais paróquias do 8º Zonal, participam do Miss@o.Com, das 8 às 12h, na cidade de Passa e Fica. O Miss@o.Com será conduzido pela coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Coroação movimenta Nova Cruz

Desde o dia 31 de maio que na Paróquia de Nova Cruz as diversas comunidades realizam os festejos em homenagem a Nossa Senhora com a coroação, encerrando o mês mariano. Veja nas fotos como foi algumas delas.
Comunidade do Planalto Fotos: Flavio Luiz





Comunidade Santa Maria Goretti






Comunidade de Santa Luzia



Comunidade Lajedo do Paiva







segunda-feira, 7 de junho de 2010

Papa Bento XVI se despede do Chipre e destaca a “unidade profunda na fé”

No voo de volta ao Vaticano, o papa Bento XVI manteve o habitual diálogo com os jornalistas que o acompanharam em visita a outros países, no caso ao Chipre. O Papa ressaltou que quis leva ao Chipre uma mensagem religiosa e não política para marcar o caminho da paz na região. “Não venho com uma mensagem política, mas com uma mensagem religiosa, que deveria preparar mais as almas para estarem abertas à paz. Estas não são coisas feitas de um dia para outro”.

Sobre a divisão que ainda fere a ilha cipriota, o Santo Padre assinalou que esta viagem, em continuidade com a da Terra Santa, no ano passado, quer ser um testemunho de paz e diálogo, sobre a base da fé no único Deus.

Ao ser perguntado pelo ataque israelense contra a frota pró-palestina, o Pontífice assinalou que “diante de casos de violência, é necessário não perder a paciência, o valor, a capacidade de voltar ao início. É necessário gerar essas disposições do coração e começar sempre de novo, na certeza de que podemos avançar, que podemos chegar à paz e que a violência não é a solução, mas sim a paciência pelo bem. Criar estas disposições me parece o principal trabalho que o Vaticano, seus organismos e o Papa podem fazer”.

Quanto ao diálogo com os ortodoxos, o Santo Padre ressaltou a necessidade do testemunho comum dos cristãos, diante das diferenças: “quando somos capazes de testemunhar estes valores, de nos esforçarmos no diálogo para viver estes valores, já demos um testemunho fundamental de uma unidade muito profunda na fé”.

No final do encontro com os jornalistas Bento XVI se referiu ao próximo Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que será realizado em outubro, no Vaticano, e que estimulará a fé e a esperança no futuro.

Fonte: CNBB

Presidente Lula sanciona o projeto Ficha Limpa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira, 4, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos. Segundo a Casa Civil, Lula não fez qualquer veto ao texto aprovado pelo Senado. O Diário Oficial de segunda-feira, 7, deverá trazer a sanção de Lula.

Como a sanção aconteceu antes do dia 9 de junho, caberá agora ao Judiciário decidir se o projeto provocará efeitos já nas eleições de outubro. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que apresentou o projeto ao Congresso com mais de 1,6 milhão de assinaturas, entende ser possível aplicar já.

O projeto ficha limpa sofreu mudanças no Congresso. A versão inicial, do movimento, desejava a proibição de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado.

O texto que sai do Congresso permite um recurso extra para condenados em colegiados a um órgão superior. Neste caso, se o outro órgão permitir a candidatura ele terá de julgar com prioridade o processo em andamento.

domingo, 6 de junho de 2010

Santa Cruz começa a preparar inauguração do Santuário

O Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, Padre Aerton Sales, participou da reunião que traçou metas para a inauguração do Complexo Turístico-Religioso de Santa Cruz.

Padre Aerton apresentou a proposta de programação para as festividades de inauguração do Santuário. "Durante os dias 26 e 27 de junho, Santa Cruz estará em Festa com a inauguração do Santuário", disse Padre Aerton.

O diácono Neto participou da reunião representando a Paróquia de Santa Rita de Cássia, pois o nosso pároco, Padre Valtair Lira, encontra-se viajando pela Europa, precisamente em Portugal. A Paróquia de Santa Rita já está preparando as equipes que irão ajudar na inauguração do Santuário.

Precisamos definir os espaços que cada um pode ocupar. Acesso da população, horários de visitação, estacionamento, espaço para ônibus, acesso dos deficientes e outras várias necessidades foram observadas pela PM e o Corpo de Bombeiros que deverão formar uma grande equipe para cuidar da segurança dos romeiros durante as festividades de inauguração do Santuário de Santa Rita.

Com data marcada para inauguração, o Santuário de Santa Rita terá a instalação do seu resplendor ainda esta semana. As peças chegaram e aguardam a vinda do engenheiro calculista Dr. Brito, de João pessoa-PB, para orientar a colocação do resplendor. A festa de inauguração, que acontecerá no dia 27 de junho.

Durante a reunião, a Polícia Militar demonstrou uma imensa preocupação com a segurança dos fiéis devotos que chegaram a cidade de Santa Cruz para a inauguração do Santuário.

Para o comando da PM, o volume de pessoas na cidade vai aumentar consideravelmente, bem como aconteceu durante a realização da Procissão de Santa Rita de Cássia, no último sábado (22).

O Prefeito Péricles, em entrevista a Rádio Santa Cruz AM, descartou os boatos de que o cantor Roberto Carlos já estivesse contratado para fazer um grande show na inauguração do Santuário.

"Ainda não fechamos contrato com nenhuma atração. O Padre Fábio de Melo estará em uma turnê durante a inauguração do Santuário", confirmou Péricles.

O Prefeito confirmou que o show de inauguração irá contar com uma grande atração nacional, mas que tudo será acertado ao seu tempo. "Vamos contratar atrações conforme o estilo do evento, ou seja, atrações do mundo religioso ou da MPB. Será um grande evento para toda Santa Cruz e o estado do RN", comentou o Prefeito.