quarta-feira, 23 de novembro de 2016

RCC realizará Campanha de arrecadação de alimentos


A Renovação Carismática da Paróquia da Imaculada Conceição realizará a Campanha de arrecadação de alimentos para as famílias carentes. A campanha acontecerá próximo domingo, 27 de novembro, saindo da Igreja Matriz, logo após a missa da manhã. O objetivo da campanha é arrecadar alimentos não perecíveis que serão doadas posteriormente para famílias carentes. A campanha acontece anualmente em Nova Cruz. 


Fotos das edições anteriores da campanha

Reunião do Conselho Pastoral acontecerá próximo sábado 26/11


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta realizará reunião do Conselho Pastoral Paroquial, próximo sábado, 26 de novembro, a partir das 8 horas no salão do ECC. Participarão da reunião os coordenadores das pastorais, movimentos, serviços, irmandades, religiosas, diácono e o pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. A reunião acontece mensalmente no 4º sábado. 
  

Peregrinação continua nas comunidades da Paróquia de Nova Cruz


Em preparação para festa da padroeira a imagem da Imaculada Conceição continua peregrinando pelas comunidades da Paróquia. Momentos de devoção mariana como recitação do terço, louvores, celebrações fazem parte da programação, além das visitas as famílias. Quando a imagem chega na comunidade acontece a celebração de acolhida e no dia seguinte a missa/celebração de envio da imagem para outra comunidade. A participação dos fieis católico tem aumentado em cada comunidade. A peregrinação termina dia 29 de novembro, com uma carreata saindo de Lagoa d'Anta para Nova Cruz, com abertura da festa da padroeira. Confira a programação da peregrinação:


23/11 – CELEBRAÇÃO EM LAGOA LIMPA DO FERNANDO, 
APÓS CARREATA PARA  CAPIM AÇU

24/11 – CELEBRAÇÃO EM CAPIM AÇU, APÓS CARREATA PARA JURITI

25/11 - CELEBRAÇÃO EM JURITI, APÓS CARREATA PARA PAU QUEIMADO

26/11 – CELEBRAÇÃO EM PAU QUEIMADO, APÓS CARREATA PARA CARNAÚBA

27/11 - CELEBRAÇÃO EM CARNAÚBA, APÓS CARREATA PARA LAGOA DO CHICO

28/11 – CELEBRAÇÃO EM LAGOA DO CHICO, APÓS CARREATA PARA LAGOA d´ANTA

29/11 – CELEBRAÇÃO EM LAGOA d´ANTA, APÓS CARREATA PARA NOVA CRUZ










Pastoral do Batismo realiza reunião



A Pastoral do Batismo da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/Lagoa d'Anta, realizou reunião com pais e padrinhos, nesta terça-feira, 22 de novembro. Em Nova Cruz as reuniões acontece mensalmente na 1ª terça-feira, na Igreja Matriz, às 19h, e 2º domingo, na Igreja de São Sebastião, às 8 horas. Os batizados acontece no primeiro sábado, às 15h, e no terceiro domingo, às 8h30, após a missa dominical, na Igreja Matriz.




terça-feira, 22 de novembro de 2016

Arquidiocese de Natal encerra Ano Santo da Misericórdia



A Arquidiocese de Natal encerrou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na manhã desta segunda-feira (21), com Santa Missa, celebrada às 10h, na Catedral Metropolitana. O encerramento aconteceu dentro da programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e contou com a presença de cerca de 4 mil fiéis.

Ao final da celebração, aconteceu o rito de fechamento da Porta Santa, que foi aberta em 13 de dezembro de 2015. Durante o rito, Dom Jaime disse: “Tenhamos a certeza de que a porta do coração misericordioso de Jesus Cristo permanecerá eternamente aberta para todos nós”.



Jubileu Extraordinário da Misericórdia

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi proclamado pelo Papa Francisco, em 11 de abril de 2015, com a publicação da bula Misericordiae Vultus. A abertura do Jubileu, aconteceu em 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição. Em todo o mundo, foram abertas “Portas Santas”, ou “Portas da Misericórdias, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança.”

A abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na Arquidiocese de Natal, aconteceu em 13 de dezembro de 2015. Além da Catedral Metropolitana, outras igrejas também tiveram portas santas: Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, em Natal; Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, em Natal; Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, Touros; Capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, em Canguaretama; Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; Igreja Matriz de Santana, em Santana do Matos, e Santuário dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante.

Para encerar o Jubileu, o Papa Francisco publicou uma Carta Apostólica, intitulada “Misericordia et misera”, onde pede que os sacerdotes católicos sejam “guia, apoio e conforto no acompanhamento dos penitentes neste caminho de especial reconciliação”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Papa apresenta carta apostólica na conclusão do Ano Santo da Misericórdia


Após o encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, foi apresentada a Carta Apostólica do papa Francisco “Misericórdia e mísera”. A carta, disponível em português, é dividida em 22 pontos e começa com a explicação do título: misericórdia e mísera são as duas palavras que Santo Agostinho utiliza para descrever o encontro de Jesus com a adúltera. O perdão e a caridade são os dois eixos centrais do documento divulgado nesta segunda-feira, dia 21 de novembro.

No texto, o papa Francisco explica o título que recorda a abordagem de Santo Agostinho da passagem do encontro de Jesus com a mulher adúltera.  “Esta página do Evangelho pode ser considerada como ícone de tudo o que celebramos no Ano Santo. (...) No centro, não temos a lei e a justiça legal, mas o amor de Deus. (...) Não se encontram o pecado e o juízo em abstrato, mas uma pecadora e o Salvador. (...) A miséria do pecado foi revestida pela misericórdia do amor”, escreve o pontífice.

Francisco recorda que ninguém pode pôr condições à misericórdia. “Esta permanece sempre um ato de gratuidade do Pai celeste”. Concluído o Jubileu, há o convite para se olhar para frente e compreender como se pode continuar experimentando a riqueza da misericórdia divina.

Alguns pontos foram destacados do texto do papa pela Rádio Vaticano: Click AQUI

Fonte; CNBB

Paróquia celebra Solenidade de Cristo Rei


Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, celebrou no domingo, 20 de novembro, a Solenidade de Cristo Rei. Em Lagoa d'Anta a missa presidida pelo Pe. Francisco de Assis, às 17h, também foi voltada para reflexão da solenidade. As missas em Nova Cruz, manhã e noite, na Igreja Matriz e a tarde na Igreja de São Sebastião, foram voltadas para Cristo Rei que marca também o encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia. 


Arquidiocese encerra novenário da festa da padroeira


Neste domingo, 20, completam-se dez dias de festa em honra de Nossa Senhora da Apresentação. Nesta noite, na Catedral Metropolitana, foi celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. “Todo o novenário da festa de Nossa Senhora da Apresentação esteve envolvido pela mensagem profunda do Ano Santo da Misericórdia. E o novenário se conclui, hoje, na festa de Cristo Rei, Aquele que traz a mensagem que reina pelo amor, pela justiça, pela solidariedade, que reina na cruz e no sofrimento”, disse Dom Jaime.
Preparação

Os fiéis começaram a se preparar para a festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, bem antes. De 21 de setembro a 10 de novembro, cerca de cem capelinhas peregrinaram por dezenas de residências de fiéis. Uma imagem maior da padroeira, também peregrinou por instituições governamentais e não governamentais.

Para quem acompanhou a imagem, durante toda a peregrinação, é uma experiência única. “Eu começo a viver a festa, desde o início da peregrinação, quando a imagem sai daqui, da Catedral, e vai visitar as instituições. Eu tenho a graça de ir junto com a imagem, com servir, com meu tocar, com meu cantar”, conta Manoel Neto, funcionário da Paróquia da Catedral. Ele acompanhou toda a peregrinação pelas instituições, animando as missas.

Encerramento


A programação de encerramento dos festejos, nesta segunda-feira, 21, iniciará nos primeiros minutos do dia, na Pedra do Rosário, situada na Avenida do Contorno, na Cidade Alta, com uma vigília, conduzida pela Comunidade Shalom. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem da padroeira, saindo do Iate Clube com destino à Pedra do Rosário, local onde, em 1753, pescadores encontraram um caixote e, dentro dele, havia uma imagem de Nossa Senhora. Na Pedra do Rosário, às 5h, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, Padre Fábio Pinheiro. Após a missa, haverá procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), onde também será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Na Catedral Metropolitana, às 10h, haverá a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, acontecerá o ritual de fechamento da Porta Santa, por ocasião do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia.

À tarde, às 16h, será realizada procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde acontecerá a missa de encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.