segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Arquidiocese encerra novenário da festa da padroeira


Neste domingo, 20, completam-se dez dias de festa em honra de Nossa Senhora da Apresentação. Nesta noite, na Catedral Metropolitana, foi celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. “Todo o novenário da festa de Nossa Senhora da Apresentação esteve envolvido pela mensagem profunda do Ano Santo da Misericórdia. E o novenário se conclui, hoje, na festa de Cristo Rei, Aquele que traz a mensagem que reina pelo amor, pela justiça, pela solidariedade, que reina na cruz e no sofrimento”, disse Dom Jaime.
Preparação

Os fiéis começaram a se preparar para a festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, bem antes. De 21 de setembro a 10 de novembro, cerca de cem capelinhas peregrinaram por dezenas de residências de fiéis. Uma imagem maior da padroeira, também peregrinou por instituições governamentais e não governamentais.

Para quem acompanhou a imagem, durante toda a peregrinação, é uma experiência única. “Eu começo a viver a festa, desde o início da peregrinação, quando a imagem sai daqui, da Catedral, e vai visitar as instituições. Eu tenho a graça de ir junto com a imagem, com servir, com meu tocar, com meu cantar”, conta Manoel Neto, funcionário da Paróquia da Catedral. Ele acompanhou toda a peregrinação pelas instituições, animando as missas.

Encerramento


A programação de encerramento dos festejos, nesta segunda-feira, 21, iniciará nos primeiros minutos do dia, na Pedra do Rosário, situada na Avenida do Contorno, na Cidade Alta, com uma vigília, conduzida pela Comunidade Shalom. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem da padroeira, saindo do Iate Clube com destino à Pedra do Rosário, local onde, em 1753, pescadores encontraram um caixote e, dentro dele, havia uma imagem de Nossa Senhora. Na Pedra do Rosário, às 5h, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, Padre Fábio Pinheiro. Após a missa, haverá procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), onde também será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Na Catedral Metropolitana, às 10h, haverá a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, acontecerá o ritual de fechamento da Porta Santa, por ocasião do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia.

À tarde, às 16h, será realizada procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde acontecerá a missa de encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário