sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Comunidades celebrarão festa de São Francisco

Festa realizada em Juriti

As comunidades Juriti e Primeira Lagoa, da Paróquia da Imaculada Conceição, realizarão os festejos em comemoração ao padroeiro, São Francisco de Assis. As festas acontecerão de 25 de setembro a 04 de outubro. Na aberturas das festas serão realizadas carreatas, segunda-feira, 25, seguido de missa, com bençãos dos automóveis, motocicletas e objetos. 

Durante o período festivo acontecerão nas comunidades, diariamente, a noite, recitação do terço, seguido de missa às 19h, e logo após,  funcionamento de quermesse e bingo relâmpado. O encerramento das festas acontecerão no dia 04 de outubro, dia do padroeiro. Na comunidade Juriti, será realizado pipocaço, às 12h e procissão iluminada, às 18h30, seguida de missa. Em primeira Lagoa, na programação de encerramento terá procissão às 18h, seguida de missa. Ainda em Primeira Lagoa, acontecerá casamentos comunitários, no dia 30 de setembro, às 16h.


Capelas na comunidade Primeira Lagoa

Pe. João Batista é nomeado administrador da capelania militar



O Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, nomeou o Padre João Batista Chaves da Rocha (foto) para a função de administrador paroquial (interino) da capelania militar do Cristo Rei, da Arquidiocese Militar, na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, sediada em Natal. Padre João Batista continua como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Parnamirim.

A posse acontece dia primeiro de outubro, às 10h30, na capela Cristo Rei, localizada no Hospital da Polícia Militar, no bairro do Tirol, em Natal. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jaime publica decreto sobre Novas Comunidades




O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, publicou dois decretos, dia 8 de setembro. O decreto 08/2017 trata da aprovação dos estatutos da Comunidade Católica Caminhando para a Santidade e do reconhecimento desta como associação privada de fiéis de direito diocesano. A Comunidade Católica Caminhando para a Santidade nasceu em 8 de setembro de 2008, por iniciativa da leiga Cristiane Regina da Silva, com um grupo de amigos e familiares, com sede em Nova Parnamirim.

Também, no dia 8 deste mês, Dom Jaime publicou decreto de aprovação do regimento do Conselho para as Novas Comunidades na Arquidiocese de Natal. Várias comunidades de vida e aliança atuam no território arquidiocesano. A relação e contatos se encontram disponíveis na internet, no endereço: http://arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Congresso PHN acontecerá nos dias 23 e 24 em Nova Cruz





O Ministério Jovem “Renascer”, da Renovação Carismática Católica, da Paróquia Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizará o 13º Congresso “Por Hoje Não Vou Pecar” (PHN), dias 23 e 24 de setembro. Este ano o congresso terá como tema: “Sede Santos, por que eu sou santo (1 Pedro 1,16)” e acontecerá na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho. Pregação, animação, apresentações, adoração e missa fazem parte da programação. O objetivo do PHN é levar os jovens a ter uma experiência com o amor de Deus e viverem uma vida de santidade. A entrega é gratuita.

Fotos do 12º PHN, realizado no ano passado










Arquidiocese de Natal define programação pela Canonização dos Protomártires do Brasil




No dia 15 de outubro, às 10 horas (horário de Roma), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco, canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil. É a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil. 

Além da canonização, no dia 15, também acontecerão outras duas celebrações, em Roma. Antes, no dia 14, às 17 horas, serão rezadas as vésperas solenes, na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. E, no dia 16, às 11 horas, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No Brasil

A Arquidiocese de Natal já definiu um calendário de celebrações em ação de graças pela canonização dos Mártires potiguares. No dia 28 de outubro, no monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, a partir das 15h, haverá show com o grupo Cantores de Deus, de São Paulo, e, às 18h, celebração eucarística.

No dia 29, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 10h, a missa será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

E, no dia 4 de novembro, na capela de Nossa Senhora das Candeias, em Canguaretama, às 16 h, a celebração em ação de graças será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Revista dos Mártires

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal está produzindo a revista “Especial Mártires”. A edição terá 60 páginas, com artigos, textos sobre a história dos massacres ocorridos em 16 de julho e em 3 de outubro de 1645, entrevista com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, matérias sobre as quatro paróquias dedicadas aos Mártires, testemunhos de devotos, entre outros assuntos relacionados à história e devoção aos Protomártires do Brasil. O lançamento da revista ocorrerá dia 28 de outubro, em Uruaçu, por ocasião da festa em ação de graças pela canonização.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ECAN promove curso sobre Artes digitais para redes sociais

Participantes do curso de Webtv, promovido pela ECAN, em agosto passado

A Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN) promove o curso sobre “Artes digitais para redes sociais usando Photoshop”. A atividade acontecerá dia 7 de outubro, das 8 ás 17 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, e será assessorada por José Dantas Júnior, professor do SENAC. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sala do Setor de Comunicação, no subsolo da Catedral. A taxa de inscrição é de 30 reais. São 40 vagas e o curso é destinado a agentes da Pastoral da Comunicação, que atuam nas paróquias.

Mais informações pelo telefone 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Fonte: Arquidiocese de Natal

Lagoa d’Anta festeja padroeira


A Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d’Anta, realizará a festa de Santa Terezinha, padroeira da cidade de Lagoa d’Anta, no período de 22 de setembro a primeiro de outubro. Na abertura da festa acontecerá carreata, saindo da comunidade Pau Queimado, às 18h, para igreja Santa Terezinha, em Lagoa d'Anta, onde haverá hasteamento da bandeira e missa às 19h. 

Durante o período festivo acontecerá missa às 19h, seguida de quermesse, às 20h30. No dia 24, acontecerá encontrão da juventude, às 9h. De 25 a 29 de setembro será realizado madrugada do sorriso de Maria, às 5h. No dia 29, acontecerá confissões, às 8h. No dia 30, encontrão com as crianças, 15h.  

Encerramento será realizado no dia primeiro de outubro com alvorada às 6h, manhã de chuvas de rosas 9h, batizados as 16h, e 17h ou 19h procissão e missa de encerramento, arreamento da bandeira. 

Confira programação completa: 

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Peregrinação inicia preparativos para festa da padroeira de Natal


Pe. Joãozinho (Foto: divulgação)



A partir desta quinta-feira, 21, mais de cem capelinhas com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação vão visitar lares de fiéis e devotos, em preparação para a festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. No dia 21, às 18h, acontece a concentração, na Pedra do Rosário, às margens do Rio Potengi. De lá, os fiéis seguem em procissão luminosa, rezando o terço, até à Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida pelo Padre Joãozinho, SCJ, residente em São Paulo. Da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos, Padre Joãozinho é escritor, professor universitário, conferencista, cantos e compositor.

A peregrinação das capelinhas acontece no período de 21 de setembro a 10 de novembro. No mesmo período, uma imagem da padroeira também peregrina por escolas, instituições governamentais e não governamentais.

A festa de Nossa Senhora da Apresentação será celebrada no período de 11 a 21 de novembro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia ganha novos coroinhas



A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, ganhou 13 novos coroinhas. A vestição aconteceu na missa dominical, dia 17/09, na Igreja Matriz, com missa presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco. Os novos coroinhas participaram dos momentos de formação e depois da solenidade de vestição começarão a servir nas atividades e missas da paróquia.






Legião de Maria realizou Sarau




Membros da Legião de Maria, da Paróquia de Nossa Imaculada Conceição, em Nova Cruz, participaram do Sarau legionário, neste domingo, 17, na Igreja Matriz. Na ocasião, a benção do Santíssimo foi presidida pelo pároco, Padre Aerton Sales. Momentos de orações, apresentações e homenagens fizeram parte da programação. 













Veja mais fotos AQUI




segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Nova Cruz participou comemorações dos 20 anos da Pastoral do Dízimo




Membros da Pastoral da Dízimo da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participaram das comemorações dos 20 anos de atuação da Pastoral do Dízimo, na Arquidiocese de Natal. Uma missa em ação de graças Uma missa em ação de graças marcou o encerramento.  A celebração aconteceu na tarde do sábado, 16/09, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelos arcebispos eméritos, Dom Heitor Sales e Dom Matias Patrício, e por vários sacerdotes.








Encontro de formação para coroinhas



Foi realizado no dia 16 de setembro, o encontro de formação para coroinhas da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta. O encontro aconteceu no Centro Pastoral do Catolé, e contou com a presença de cerca de 100 adolescentes, entre coroinhas e postulantes, além dos padres Aerton Sales e Luciano Inácio, diácono Alexandres e Irmã Fabíola - FSP.







Paróquia divulga programação do encerramento do mês da Bíblia e do Dízimo


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta divulga a programação encerramento do mês da Bíblia e do Dízimo,  a ser realizado no dia 30 de setembro de 2017, com carreatas pelas ruas da cidade e missa na praça de São Sebastião. 

As carreatas sairão às 17h30, de cada capela da cidade de Nova Cruz, com carros alegóricos aos livros bíblicos. Serão 8 carreatas, conforme números de capelas na cidade, percorrerás algumas ruas até a Igreja Matriz, de lá, às  18h, uma grande carreata sairá com destino a praça de São Sebastião. 

A comunidade Antônio Peixoto terá como tema os livros Pentataeuco, sobre criação e Moisés com tábua da Lei; a comunidade Matriz abordará os livros históricos Antigo Testamento, alusivo ao Rei Salomão; a comunidade Planalto, abordará os livros Sapienciais, alusivo a Davi e os Salmos; a comunidade São Sebastião abordará Proféticos Antigo Testamento, alusivo aos profetas; a comunidade Santa Luzia, abordará os Evangelhos; a comunidade Frei Damião, abordará os livros históricos Novo Testamento; a comunidade Santa Maria Goretti, abordará as Cartas de Paulo e Cartas Gerais; a comunidade Cidade do Sol, abordará os livros Proféticos Novo Testamento.


Encerramento da Festa Nossa Senhora das Dores



Aconteceu na tarde/noite do dia 15 de setembro, o encerramento da festa festa Nossa Senhora das Dores, padroeira da comunidade Xique-xique, na Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz. A programação de encerramento contou com a realização de com procissão, com a imagem da padroeira, seguida de missa presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco. A festa teve como tema: Com a mãe Das Dore, no Ano Mariano, Abraçando a fé, e aconteceu no período de 8 a 15 deste mês. 











Veja mais fotos: AQUI