sexta-feira, 21 de maio de 2010

8º Zonal se reunirá em Monte Alegre

Pe. Edilson Nobre no encontro do zonal realizado em Vera Cruz
Foto: Flavio Luiz


A Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre, será sede do encontro de padres, religiosas e articuladores paroquiais do 8º Zonal, no próximo dia 28, das 8 às 12 horas. O principal tema da pauta será o “Ano Sacerdotal”, conduzido pelo Vigário Episcopal para o Clero, Pe. Edilson Soares Nobre.

Os participantes também articularão as atividades previstas para serem realizadas no próximo mês, dentre elas o “Miss@o.Com”, que será realizado dia 13 de junho, na cidade de Passa e Fica. O Miss@o.Com é um encontro com os agentes da Pastoral da Comunicação de todas as paróquias e áreas pastorais do zonal.

Ceará-Mirim promove Semana Missionária

Agentes pastorais da Paróquia de N. Sra. da Conceição - Ceará-Mirim
Foto: Cacilda Medeiros

A sexta Semana Missionária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, será realizada no período de 26 a 31 deste mês. A atividade está prevista no Plano Pastoral Paroquial 2010 e deve contar com a participação dos agentes de todas as pastorais, movimentos e serviços.

A programação iniciará no dia 26, com a missa do envio dos missionários. Nos demais dias, haverá visitas às famílias e enfermos, encontros nas comunidades, caminhadas penitenciais, recitação do Ofício da Imaculada Conceição e missas.

No dia 30, será celebrada missa em ação de graças pelo aniversário sacerdotal dos padres Bianor Júnior e Edvaldo Brito, respectivamente administrador e vigário paroquial de Ceará-Mirim.
O encerramento será no dia 31, com a tradicional “Missa de Frei Damião”, celebrada no largo da Igreja Matriz. A coordenação da Semana é da Comissão Missionária Paroquial.

Pascom organiza Mutirão Estadual de Comunicação

Reunião com os coordenadores diocesanos, em preparação para o Mutirão
Foto: José Bezerra

As coordenações da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró estão empenhadas na preparação do primeiro Mutirão Estadual de Comunicação. O evento acontecerá dias 28 e 29 de agosto, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, com o tema: “A comunicação a serviço da Palavra”.

No dia 28, pela manhã, haverá uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo jornalista Ismar de Oliveira Soares, professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo - USP. à tarde, do sábado, serão oferecidas 12 oficinas, todas relacionadas à comunicação. o domingo, 29, haverá missa e um painel que debaterá o tema: “Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafios”, abordado pelos coordenadores da Pascom nas três dioceses.

As inscrições serão abertas no mês de julho. Mais informações, inclusive, detalhes da programação, estão disponíveis no site: www.arquidiocesedenatal.org.br.

COMIDI e articuladores terão reunião

Pe. Francisco das Chagas, coordenador de pastoral
Foto: Cacilda Medeiros

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral reunirá os integrantes da Comissão Missionária Diocesana - COMIDI, dia 26 próximo, das 8 às 13 horas, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. O tema em estudo será “Eclesiologia da Comunhão”, orientado pelo administrador da Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, Pe. Paulo Henrique da Silva.

No dia 29, a Coordenação de Pastoral reunirá os articuladores de zonais e representantes das comissões de formação dos zonais, das 8 às 12 horas, no auditório da Livraria Paulinas, no centro de Natal. A reunião será assessorada pelo pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibu, Pe. Matias Soares.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ficha Limpa é aprovado pelo Senado


Os senadores acabam de aprovar, por unanimidade, o projeto de lei da Ficha Limpa no plenário, encerrando a tramitação da proposta de iniciativa popular no Congresso Nacional. O próximo passo será a sanção presidencial. O texto aprovado é o mesmo encaminhado pela Câmara dos Deputados, sem emendas.

"Hoje é um dia histórico. Eu me sinto emocionado por presidir esta sessão", disse o deputado goiano, Marconi Perillo, depois de uma série de discursos a favor do projeto e após anunciar o resultado da votação nominal (em que o nomes são registrados com o teor dos votos).

O projeto de lei, entregue a deputado Michel Temer, em setembro do ano passado, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), passou por duas alterações, a primeira no grupo de trabalho coordenado pelo deputado Miguel Martini, com relatoria de Índio da Costa, e a segunda com a relatoria de José Eduardo Cardozo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Nos dois casos, o MCCE acredita que o projeto foi aperfeiçoado e permanece de encontro aos anseios da sociedade, expressos em 1,6 milhão de assinaturas coletadas em todo o país. Além destas, a instituição parceira da MCCE, Avaaz, coletou virtualmente mais de 2 milhões de adesões à iniciativa.

De acordo com a diretora do MCCE, Jovita José Rosa, a aprovação do PLP no Senado Federal representa a vitória da sociedade e das 44 entidades que lutaram pela tramitação da lei. “No início, a Ficha Limpa parecia uma utopia, mas logo todo o Brasil se envolveu com o tema e hoje só podemos comemorar, porque é uma vitória do povo”, afirmou.

Além da sanção presidencial, outro aspecto que deverá ser abordado é a validade da lei já nestas eleições. O MCCE entende que não é preciso o prazo de um ano antes do pleito, para que a legislação passe a vigorar. No entanto, outras interpretações entendem que a lei seria aplicada a partir de 2012. A decisão ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral.

Foto: Agência Brasil

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bento XVI recebe solidariedade da Igreja do Rio de Janeiro


A Igreja do Rio de Janeiro manifestou publicamente seu apoio e solidariedade ao papa Bento XVI neste atual momento da Igreja onde há denúncias de crimes cometidos por membros do clero.

“Queremos que o Santo Padre sinta nossa proximidade, que estamos juntos, na alegria e nas dificuldades. Não somos aqueles que ficam apontando o dedo, mas que vivamente comungamos e ‘sentimos com a Igreja’, porque ela é nossa mãe e o Papa é o sinal visível de sua unidade”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, durante a solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada no final de tarde do último domingo, 16, na igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no centro histórico do Rio de Janeiro.

Em sinal de unidade, o arcebispo concelebrou com diversos presbíteros, representando os Vicariatos da Arquidiocese. Entre os fiéis leigos que lotaram a Antiga Igreja da Sé, a presença expressiva de jovens. A celebração foi iniciada com a participação dos movimentos, apresentando canções religiosas de cunho mariano, finalizando com “vivas” ao Papa e à Igreja.

Na homilia, ao refletir as leituras bíblicas da solenidade da Ascensão do Senhor, dom Orani destacou que os cristãos não estão sozinhos, pois o Cristo ressuscitado continua presente em sua Igreja. Que a ação do Espírito Santo atualiza, através dos tempos, a missão da Igreja, a mesma para a qual Ele veio ao mundo: o anuncio da Boa Nova.

Dia Mundial das Comunicações Sociais


O arcebispo também fez referência ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, neste ano com o tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: a nova mídia a serviço da Palavra”. Lembrou que os presbíteros, e principalmente os fiéis leigos, precisam, sem medo e com a qualidade da presença cristã, utilizar as novas e modernas ferramentas, a fim de anunciar e dar testemunho da fé e dos valores do Evangelho, proporcionando que os irmãos encontrem o caminho de Deus.


Fonte: CNBB

terça-feira, 18 de maio de 2010

Cartilha eleitoral "Eleições 2010: O chão e o horizonte" já está à venda


“Eleições 2010: O chão e o horizonte”, este é o nome da cartilha eleitoral que servirá de subsídio ao eleitor e também de preparação das eleições de 2010. A cartilha foi elaborada pelo Conselho Nacional dos Leigos/as do Brasil (CNLB); Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP); Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP); Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES) e Pastorais Sociais da CNBB.

Para fazer o pedido da cartilha, o interessado deve entrar em contato com a editora Scala nos telefones (62) 4008-2350 08007038353; pela internet no site cpp@cpp.com.br ou no e-mail: vendas@cpp.com.br . O preço da cartilha por unidade e de R$ 1,00.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

92 mil encerram o 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília




Sob um sol forte e uma temperatura que beirava os 32º, o povo brasiliense e demais caravanas vindas de todas as regiões do Brasil, munidos de fé e guarda-sol, compareceram à missa de encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e foi presidida pelo prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes, e concelebrada por centenas de bispos e padres de todo o Brasil. O Congresso teve início na quinta-feira, 13.




Fonte: CNBB

domingo, 16 de maio de 2010

Feira Pastoral

A feira pastoral faz parte do programação do Tríduo da Comunicação, em comemoração ao dia Mundial das Comunicações. As pastorais, movimnetos e serviços estão com stands montadas em frente a Igreja Matriz expondo suas ações.

No domingo, 16 de maio, os agentes das pastorais da Comunicação e da Juventude, de Nova Cruz, participam da Missa do Dia Mundial das Comunicações, hoje, 16 de maio, às 19h, na Matriz. Na missa, as duas pastorais apresentam, de forma simbólica, os instrumentos de comunicação existentes na comunidade, como o jornal A Ordem, o boletim paroquial Comunicação e Fé e o Rádio.


Foto: Robervanio




















Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais

Abertura do Tríduo da Comunicação 2009, na Paróquia de Santa Maria Mãe
Foto: Xavier

“O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra”. Com este tema, a Igreja Católica celebra, neste domingo, 16, o 44° Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Na Arquidiocese de Natal, as equipes da Pastoral da Comunicação, nas paróquias, vivem o Tríduo da Comunicação, desde o dia 14, encerramento neste domingo, com várias atividades: fórum, mesa redonda, palestra, feira pastoral, show e a “missa da comunicação”.

Na segunda-feira, dia 17, a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação e a turma do 3º ano do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro promoverão, também, uma mesa redonda, sobre o tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra”, o mesmo da mensagem do Papa. O evento acontecerá a partir das 19h30, no auditório do Seminário de São Pedro e é destinado apenas aos seminaristas. Os palestrantes serão o assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Nobre; o professor da UFRN, Juciano Lacerda, e o diretor do Jornal de Hoje, jornalista Marcos Aurélio de Sá.

Fonte: Jornal A Ordem online

Fiéis do nono Zonal realizam romaria


Fiéis de Campestre na Romaria realizada em 2008

A paróquia de São José, de São José de Campestre, realizará a III Romaria de Frei Damião, das paróquias do IX Zonal, de 26 a 29 de maio. As atividades constarão de um tríduo, de 26 a 28, às 5 horas, com caminhada pelas ruas da cidade e Ofício de Nossa Senhora. No dia 29, a programação começa às 14h30, com a acolhida aos romeiros de Frei Damião, na Igreja Matriz, e romaria saindo da matriz para o Cruzeiro, às 15 horas. A previsão é cehgar ao Cruzeiro às 16 hors, momento em que haverá o lançamento de um CD do cantor willivan. Às 16h30, haverá a celebração da Missa de Frei Damião, encerrando as atividades.

Fonte: Jornal A Ordem online

Santuário dos Bem-Avewnturados Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Santuário recebe romaria dos Ministros da Eucaristia
Foto: Cacilda Medeiros

Os Ministros Extraordinários da Comunhão realizarão a Primeira Romaria à Paróquia do Santuário dos Bem-Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, bairro de Nazaré, Natal, dia 27 de maio. Caravanas de Ministros sairão de todas as paróquias da Região Pastoral Urbana, devendo chegar à Paróquia do Santuário às 15 horas.

“Todos serão acolhidos e, em seguida, faremos uma reflexão sobre a Eucaristia. Depois, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Aproveitamos para reverenciar o Beato Mateus Moreira, que é o Patrono dos Ministros da Eucaristia”, lembra o Pároco do Santuário, Pe. Francisco das Chagas de Souza.

As atividades serão encerradas com a missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Fonte: Jornal A Ordem online

Clero define local e data do retiro 2010

Dom Fernando Guimarães será um dos pregadores do retiro
Foto: Diocese de Garanhuns

Os organizadores do Retiro do Clero da Arquidiocese de Natal fizeram mudanças, neste ano. As mudanças dizem respeito ao local e à data: será de 12 a 15 de julho, no Centro Marista de Pastoral, na Lagoa de Extremoz. “O retiro começará e terminará com o almoço”, informa o Chanceler da Cúria, Pe. Júlio César Souza Cavalcante. Será cobrada taça de R$ 300,00. Os pregadores deste ano serão o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e o Bispo da Diocese de Garanhuns, Pernambuco, Dom Fernando Guimarães.

O retiro é uma exigência canônica e deve ser feito uma vez por ano pelos clérigos - Padres e Diáconos. Alguns padres e diáconos da Arquidiocese farão o Retiro com o Papa, em Roma. Os demais farão aqui mesmo, no Centro Marista de Pastoral.

Fonte: Jornal A Ordem online

Fórum debate a comunicação a serviço da vida

Com a palavra padre Edilson Nobre, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação e admisnitrador paroquia de Nova Cruz, teve inicio o Fórum de Comunicação Social, realizado na noite de Sexta-feira, 14 de maio, no auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo.

Professores, estudantes, agentes das diversas pastorais e movimentos, além de representantes de diversos meios de comunicação existente em Nova Cruz, participaram do Fórum. Depois da palestra sobre o tema: A Comunicação a serviço da vida, feita por Milton Dantas, Professor e coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Criança, houve a participação do público na mesa redonda.

Fotos: Robervanio e Sidney





Milton Dantas fez a palestra

O casal Junior e Iracilda falou sobre blog

Eduardo Vasconcelos representou Claudio Lima, e falou sobre rádio



Eduardo Lúcio falou sobre Site



O Fórum terminou com as considerações finais do padre Edilson Nobre