sexta-feira, 6 de abril de 2012

SÁBADO - Celebração pascal começa às 20 horas


Neste sábado, 07 de Março, dentro da programação da Semana Santa, é reservado para a Celebração da Vigilia Pascal. A Celebração começará às 20 horas na Igreja Matriz. Nesta Celebração acontecem as bênçãos de vários ítens como a água e a luz.

Por volta das 22:30 horas se iniciará a VIGILIA PASCAL, com a tradicional Procissão Luminosa saindo da Matriz em direção a Igreja de São Sebastião.

Info: Pascom

Sexta Feira - Adoração, Celebração da Paixão e Procissão marcam o dia.

A sexta feira Santa, na Paróquia de Nova Cruz iniciou com os ritos de Adoração ao Santissimo Sacramento onde fiéis de Pastorais, Movimentos, Serviços e entidades da cidade, se revesaram durante o dia até o meio da tarde.

Logo após às 15 horas foi iniciada a Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, onde uma grande multidão de fiéis lotou a Igreja Matriz para relembrar e refletir os ultimos momentos da vida de Jesus e o seu sofrimento pela nossa salvação.

Em seguida a multidão seguiu em procissão pelas ruas da cidade , em via sacra, conduzindo a imagem de Jesus Morto. Um momento emocionante foi o encontro da Imagem de Maria com seu filho Jesus morto.


Confira outros momentos clique aqui.

Fotos Pascom.

Semana Santa - Confira os principais momentos da Quinta feira.


Clique na imagem e confira os melhores momentos da Missa da Ceia do Senhor - Quinta feira, 05 de Março na Igreja Matriz, com o tradicional ato do "lava pés".

Fotos PASCOM.

SEXTA FEIRA - Dia da Paixão e Morte do Senhor

Durante todo o dia, até às 15 horas, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz, com as participações das pastorais, movimentos, serviços e entidades da cidade.

A partir das 15 horas se inicia, na Igreja Matriz a Celebração da Paixão do Senhor.

Logo em seguida, acontecerá a procissão do Senhor Morto com o seguinte intinerário:

Ruas: Cel. Anisio de carvalho, Praça Dix spt Rosado, 13 de maio, Marechal Dutra, 1º de maio, Praça Barão do Rio Branco, 7 de setembro, Praça Dix sept rosado, Cel. Anisio de carvalho e Igreja Matriz

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEMANA SANTA - Confira a programação desta quinta feira.


Nesta quinta feira, acontecerá às 19 horas na Igreja Matriz a MISSA DA CEIA DO SENHOR, com o tradicional "lava-pés".

A missa relembra a ultima Ceia Pascal de Jesus com seus apóstolos, momento em que instituiu o maior dos mandamentos: " amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei".

Também nesta ultima Ceia, Jesus instituiu a Eucaristia, o pão que seria seu "corpo" e o vinho que seria "seu sangue" que foram sacrificados pela "remissão dos pecados dos homens".

MISSIONÁRIOS SÃO ENVIADOS PARA AS COMUNIDADES


Eles mobilizarão as comunidades para as celebrações da Semana Santa.

A solenidade do envio dos missionários para as comunidades da paróquia para atuarem durante a Semana Santa aconteceu na manhã desta quinta, 05 de Março na Igreja de São Sebastião.

A equipe é formada de religiosas e leigos da paróquia.

Confira os principais momentos. ( Fotos Washington)

PROCISSÃO DO ENCONTRO EMOCIONA FIÉIS


A Paróquia de Nova Cruz realizou na quarta-feira da Semana Santa, 04 de Março, a II PROCISSÃO DO ENCONTRO, com os homens conduzindo velas sairam do bairro Frei Damião e as mulheres conduzindo rosas sairam da Igreja Matriz, se encontrando em frente a Igreja de São Sebastião.

Dois jovens representando Maria e Jesus, relembraram o Encontro doloroso de Maria com seu filho carregando a Cruz a caminho do calvário, momento que emocionou a todos.

Em seguida houve um momento de Oração conduzida pelos Padres Edilson Nobre, Janilson Macedo e pelo diácono José Jeová .

Clique aqui para ver os princiais momentos. (Fotos Washington)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Arcebispo divulga nomes de assessores

Coletiva com a imprensa, na manhã deste dia 4, durante a qual Dom Jaime falou para os jornalistas sobre a Semana Santa e também revelou as primeiras nomeações para o governo arquidiocesano
Foto: Cacilda Medeiros



O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a imprensa, na manhã, desta quarta-feira, no gabinete episcopal, para falar sobre o sentido e celebrações da Semana Santa. Na ocasião, Dom Jaime também divulgou os primeiros nomes que ocuparão funções no governo arquidiocesano.

Os nomes e funções divulgadas pelo Arcebispo são:

. Vigário Geral: Padre Edilson Soares Nobre, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz.
. Secretário: Padre Clemente Medeiros da Rocha, vigário paroquial de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, Natal..
. Chanceler: Padre Valtair Lira Lucas, vigário paroquial de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu.
. Vigário Judicial: Padre Júlio César Souza Cavalcante, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Candelária, Natal.
. Ecônomo: Padre Antônio Gomes da Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de São Rafael e Itajá.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Comitê Popular da Copa 2014 visita Dom Jaime e pede apoio

Comitê reunido com o Arcebispo, no gabinete episcopal
Foto: José Bezerra


Um grupo de 10 pessoas do Comitê Popular da Copa 2014, formado pelas famílias prejudicadas com as obras que viabilizarão de Natal como Subsede dos jogos da Copa do Mundo de 2014, foi recebida em audiência pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, neste dia 04 de abril, às 15 horas, no gabinete episcopal. Marcos Dionísio Caldas, da coordenação do Comitê, falou em nome do grupo sobre os problemas que muitas famílias enfrentam com as desapropriações para as obras de mobilidade urbana em função do Projeto da Copa 2014. “A Copa vai trazer benefícios, isso é inegável; mas também está trazendo transtornos, problemas e prejuízos. Hoje, são 449 famílias que terão imóveis desapropriados, alguns totalmente, outros parcialmente”, relatou Marcos Dionísio.

Segundo ele, os valores propostos para as indenizações não correspondem ao valor real de cada imóvel. “Em alguns casos, provavelmente não dá pra comprar metade do terreno que a família possui, hoje”, realçou Marcos. O grupo pediu a Dom Jaime para apoiar a causa, da forma como for possível, através das instituições eclesiais. “A nossa proposta é tentar sensibilizar os gestores no sentido de rever os projetos da Copa e os valores das indenizações pela desapropriação; dessa forma, estaríamos minimizando os prejuízos”, pediu o grupo.

Dom Jaime quis se inteirar mais sobre os passos que o grupo já deu e prometeu apoio no que for possível. “Infelizmente, há muito tempo, no Brasil, se fazem grandes obras, mas não se olha para os que sofrerão com os problemas que elas provocam; muitos dos gestores não têm uma postura que respeite os direitos das pessoas”, lamentou Dom Jaime. Por fim, pediu que o grupo se mantenha unido, lembrando: “Quanto maior for a união de vocês, mais força o grupo terá”, concluiu o Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral receberá Comenda de Controle Social



A Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, receberá a Comenda do Controle Social do SUS, entregue pelo Conselho Estadual de Saúde, dia 11 próximo, na Assembleia Legislativa. “Criada em 2007 e executada a partir de 2008, o Conselho Estadual de Saúde analiza, no mês de março, as indicações para a comenda. Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Conselho entrega a Comenda às pessoas escolhidas”, explica Francisco Canindé Santos, colaborador do Conselho. Ele diz que pela primeira vez, desde que foi criada, a Comenda será entregue a uma instituição.

Para a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Marlúzia Pessoa, a comenda é um reconhecimento pelas ações desenvolvidas pela Pastoral. “A Pastoral da Criança desenvolve ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Também, trabalhamos no controle de políticas públicas. Neste ano, em consonância com a Campanha da Fraternidade, que tem como tema a Saúde Pública, as coordenações estaduais são orientadas a lutar para que as políticas públicas que dizem respeito à saúde sejam postas em prática”, ressalta a coordenadora.

Neste ano, três pessoas também receberão a comenda: Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça; Tarcísio de Brito Guerra, dentista e ex-conselheiro estadual de saúde; e Maria das Dores Sá, parteira, 98 anos, residente em Ceará-Mirim.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 3 de abril de 2012

Procissão do encontro nesta quarta-feira tem novidades

Encenação do Encontro de Jesus e Maria será em frente a Igreja de São Sebastião

Pelo 2º ano a Paróquia de Nova Cruz realizará a Procissão do encontro, na quarta-feira da Semana Santa, dia 4 de abril. Este ano a novidade é que as mulheres irão levar uma rosa e os homens levarão lanternas com velas. As procissões sairão no mesmo horário, às 18h, sendo que os homens sairão da Igreja N.Sra. da Piedade – Frei Damião, passando pelas Ruas: Sargento Pinheiro, Senador Georgino Avelino, Frei Serafim de Caetanea, Dr. Mário Negócio.

Já as mulheres sairão da Igreja Matriz, e passarão pelas Ruas: Dr. Pedro Velho, 15 de novembro, Cel. José Abdon, Getulio Vargas, Praça Dix sept rosado; 13 de maio, 18 de abril, Prof. Mário Pinotti, Cap. José da Penha, ambas com destino a Igreja de São Sebastião, onde haverá a encenação do encontro de Jesus com Maria.


A primeira procissão do encontro em Nova Cruz aconteceu em 2010. No ano passado por motivo da chuva, não possível realizar a procissão do encontro. Este ano após a procissão haverá o envio dos missionários que irão fazer missão durante os dias da Semana Santa nas comunidades da Paróquia.

JAD de Nova Cruz/RN se reuniu no Domingo de Ramos

A Juventude do Amor Divino se reuniu no último domingo, dia primeiro, na comunidade Catolé. O encontro começou com o canto de acolhida, oração inicial e logo após a Ir. Flaviana falou sobre a Quaresma, após o tema ela leu trechos do livro Orientações do JAD. Em seguida, dividiu os grupos e cada grupo ficou com perguntas para responder e apresentar os resultados aos colegas, em forma de dramatização, música ou com outra criatividade.

Foram feitas perguntas do tipo: Qual o carisma do JAD? Qual a missão do JAD? Como convidar outros jovens para participar do JAD? Quem pode participar do JAD? E outras perguntas do gênero. Cada grupo apresentou suas respostas. Após as apresentações tivemos o momento de descontração com dinâmicas e louvor, seguido da oração final.


Fonte: fdc-br.blogspot.com.br/

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jovens de todo o mundo já se preparam para a JMJ Rio 2013



A Cruz e o ícone mariano, símbolos da JMJ, já percorreram 130 dioceses brasileiras tocando cerca de 2 milhões de jovens

Em todo o mundo, jovens já se preparam para o encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013. O movimento já começou nas dioceses, paróquias, comunidades e movimentos eclesiais, salientou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, na manhã desta segunda-feira, 2, durante uma coletiva de imprensa da Sala João Paulo II, no Vaticano.

Para ele, a JMJ foi realmente uma intuição profética do Beato João Paulo II que realizou uma revolução no campo da Pastoral da Juventude. Em seu discurso de 22 de dezembro à Cúria Romana, o Papa Bento XVI, por sua vez, ressaltou que a JMJ abre um novo modo de ser cristão.

A JMJ Rio 2013 será a terceira Jornada na América Latina, a primeira foi há 26 anos em Buenos Aires, a primeira jornada fora da Itália. Dom Rylko lembra que a Jornada no Rio acontece dentro do contexto da nova evangelização e do Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI, que será celebrado de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.

“O Beato João Paulo II dizia que ‘a fé se reforça questionando-a’. Assim, a JMJ tem como objetivo o crescimento da fé dos jovens do mundo para a missão”, ressalta o presidente do dicastério.

Dom Rylko afirma que o Vaticano está satisfeito com todo o trabalho que está sendo feito pelo Brasil. Durante sua recente visita ao Rio, disse ter sido testemunha do grande empenho de toda a Igreja no Brasil neste processo de preparação pastoral. “Basta ver como todas as dioceses brasileiras acolheram, desde outubro passado, a Cruz da JMJ”, conta.


Fonte:noticias.cancaonova.com


Pe. Janilson presidiu primeira missa no Portal

A primeira missa no bairro Portal do Agreste em Nova Cruz aconteceu na última sexta-feira, dia 30 de março. O Vigário Paroquial, Pe. Janilson Macedo presidiu a missa na casa de Dona Dapaz, com participação de vários fieis moradores daquele bairro. Na ocasião o padre propos aos moradores uma missa mensal e os fieis logo atenderam. Neste mês de abril a missa será na casa de Maltide, conhecida por Zelinha. A cada mês a missa será na casa de um dos moradores, sempre na 2ª quinta-feira do mês.


Papa no Domingo de Ramos: “acolher e seguir Jesus até o fim”


Milhares de fiéis se reuniram na manhã de domingo, 1º de abril, na Praça São Pedro para acompanhar a celebração do Domingo de Ramos.

Depois da bênção dos ramos, logo no início de sua homilia, o papa Bento XVI resumiu o significado da celebração. “O Domingo de Ramos é o grande portal de entrada na Semana Santa, a Semana em que o Senhor Jesus caminha até ao ponto culminante da sua existência terrena. Ele sobe a Jerusalém para dar pleno cumprimento às Escrituras e ser pregado no lenho da cruz, o trono onde reinará para sempre, atraindo a Si a humanidade de todos os tempos e oferecendo a todos o dom da redenção”, disse o papa.

Bento XVI lembrou ainda a entrada de Jesus em Jerusalém. “Aquele que a multidão aclama como o Bendito é aquele que abençoa a humanidade inteira. Assim, na luz de Cristo, a humanidade reconhece profundamente unida e, de certo modo, envolvida pelo manto da bênção divina, uma bênção que tudo permeia, tudo sustenta, tudo redime, tudo santifica”.

O papa prosseguiu, destacando qual seria a primeira grande incumbência: “o convite a adotar a visão reta sobre a humanidade inteira, sobre os povos que formam o mundo, sobre suas diversas culturas e civilizações”.

Bento XVI lançou ainda algumas questões. “Quais são as nossas reais expectativas? Quais são os desejos mais profundos que nos animaram a vir aqui, hoje, celebrar o Domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa?”

Dirigindo-se especialmente aos jovens, o Santo Padre desejou que o Domingo de Ramos pudesse ser para eles o dia da decisão. “A decisão de acolher o Senhor e segui-Lo até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição o sentido da suas vidas cristãs”.

Fonte: CNBB

domingo, 1 de abril de 2012

Paróquia celebra Domingo de Ramos

A Paróquia de Nova Cruz celebrou neste domingo, 1 de Abril, o Domingo de Ramos, abrindo as celebrações da Semana Santa.

Pela manhã um grande número de fiéis iniciaram a celebração na frente da Igreja Matriz onde os ramos que cada um trazia foram abençoados pelo Padre Janilson. Em seguida uma mini procissão adentrou à Igreja Matriz onde o padre Janilson e o diácono Jeová Santos celebraram a Missa de Ramos.

Já a noite, os fiéis se concentraram em frente ao Hospital Monsenhor Pedro Moura, seguindo a tradição de levar seus ramos, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém na sua ultima semana de vida.

Padre Edilson Nobre iniciou a celebração abençoando os ramos e depois a procissão teve início, com um novacruzense sentado em um jumentinho, representou a figura de Jesus. Outros novacruzenses, vestindo mantos de várias cores, representaram os apóstolos de Jesus.

Os fiéis entoavam hinos e a saudação HOSANA NAS ALTURAS, repetindo as saudações feitas pelas pessoas a Jesus.

Na igreja Matriz, ao chegarem, os fiéis participaram de Celebração do Domingo de Ramos. Ao final da Missa, Padre Edilson aproveitou para esclarecer a notícia sobre sua nomeação como VIAGARIO GERAL DA ARQUIDIOCESE. Segundo ele, as atividades como Vigário Geral o levará a passar boa parte da semana em Natal, porém continuará suas funções na nossa Paróquia enquanto puder. " Ficarei nesta paróquia realizando minhas atividades até enquanto eu ver que dá pra continuar. Se for necessário nomear mais um padre para ficar aqui durante a semana, assim o faremos", concluiu Padre Edilson, tranquilizando os fiéis de Nova Cruz.

A programação continua na terça feira, destinada às confissões dos fiéis a partir das 9 h da manhã e das 3 horas da tarde.

Confira as demais fotos:

Matéria e Fotos Pascom