quarta-feira, 4 de abril de 2012

Comitê Popular da Copa 2014 visita Dom Jaime e pede apoio

Comitê reunido com o Arcebispo, no gabinete episcopal
Foto: José Bezerra


Um grupo de 10 pessoas do Comitê Popular da Copa 2014, formado pelas famílias prejudicadas com as obras que viabilizarão de Natal como Subsede dos jogos da Copa do Mundo de 2014, foi recebida em audiência pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, neste dia 04 de abril, às 15 horas, no gabinete episcopal. Marcos Dionísio Caldas, da coordenação do Comitê, falou em nome do grupo sobre os problemas que muitas famílias enfrentam com as desapropriações para as obras de mobilidade urbana em função do Projeto da Copa 2014. “A Copa vai trazer benefícios, isso é inegável; mas também está trazendo transtornos, problemas e prejuízos. Hoje, são 449 famílias que terão imóveis desapropriados, alguns totalmente, outros parcialmente”, relatou Marcos Dionísio.

Segundo ele, os valores propostos para as indenizações não correspondem ao valor real de cada imóvel. “Em alguns casos, provavelmente não dá pra comprar metade do terreno que a família possui, hoje”, realçou Marcos. O grupo pediu a Dom Jaime para apoiar a causa, da forma como for possível, através das instituições eclesiais. “A nossa proposta é tentar sensibilizar os gestores no sentido de rever os projetos da Copa e os valores das indenizações pela desapropriação; dessa forma, estaríamos minimizando os prejuízos”, pediu o grupo.

Dom Jaime quis se inteirar mais sobre os passos que o grupo já deu e prometeu apoio no que for possível. “Infelizmente, há muito tempo, no Brasil, se fazem grandes obras, mas não se olha para os que sofrerão com os problemas que elas provocam; muitos dos gestores não têm uma postura que respeite os direitos das pessoas”, lamentou Dom Jaime. Por fim, pediu que o grupo se mantenha unido, lembrando: “Quanto maior for a união de vocês, mais força o grupo terá”, concluiu o Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário