sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Arquidiocese de Brasília tem novo Administrador Apostólico

Dom Waldemar Passini Dalbello
O novo Administrador Apostólico
da Arquidiocese de Brasília


O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Waldemar Passini Dalbello, foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira, 17, pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Goiânia. De acordo com a arquidiocese, a nomeação foi feita pela Congregação para os Bispos.

Dom Waldemar vai conduzir a Arquidiocese de Brasília até ser indicado o sucessor de Dom João Braz de Aviz, que deixou a arquidiocese ao ser nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Dom João se despediu da arquidiocese no domingo, 13.

Antes de ser sagrado bispo, em março do ano passado, Dom Waldemar pertencia ao clero de Brasília, em cujo seminário fez seus estudos de filosofia e teologia. Ele tem mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Fonte: Canção Nova notícias

Seminário São Pedro tem nova direção

Pe. Ajosenildo Nunes, reitor
Arte: José Bezerra

O Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, tem nova equipe de coordenação. O novo reitor é Pe. Ajosenildo Nunes, ex-administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, em Pureza; o vice-reitor é o Pe. Iranildo Virgílio da Cruz, capelão do Colégio Marista. Nas demais funções, permanecem, no Propedêutico, o Pe. Newton Coelho de Oliveira; como diretor de estudos, Pe. Paulo Henrique da Silva; diretor do Curso de Filosofia, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega; diretores espirituais, Pe. Inácio de Loiola Bezerra e o Pe. Agustin Calatayud Salon; e o confessor, o Pe. Luiz Teixeira de Almeida.

O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, deu posse aos novos diretores, durante celebração eucarística, no último dia 14. A celebração também marcou a abertura do ano letivo da instituição.

Fonte: Jornal A Ordem online

Criador do Terço de São José visita Natal

Pe. Luiz Roberto (à dir.) com o Papa Bento XVI
Arte: cedida

O Pe. Luiz Roberto Teixeira de Lascio, da Arquidiocese de Campinas (SP), visita a Arquidiocese de Natal, de 21 a 26 deste mês. Ele é o criador do Terço Abençoado de São José e vem visitar algumas comunidades que já implantaram o terço.

No dia 21, às 19h, ele estará na sede da Comunidade de Casais Vida Nova, na Av. Alexandrino de Alencar, no bairro Barro Vermelho; dia 22, às 16h, participará da missa, na Catedral Metropolitana, e, em seguida, rezará o terço de São José; no mesmo dia, às 19h30, visitará a Comunidade Maria Auxiliadora dos Cristãos, na zona norte de Natal; no dia 23, às 17h30, rezará o terço, transmitido pela Rádio Rural de Natal, e, às 19h30, na Igreja Matriz de Santa Teresinha, no Tirol; dia 24, às 19h30, implantará o terço de São José, na Comunidade Coqueirinhos; na sexta-feira, 25, às 17h, Pe. Luiz Roberto, rezará o terço e presidirá missa, na Capela Rainha da Paz, na Praça Augusto Leite, no Tirol.

Na Arquidiocese de Natal, a devoção ao Terço Abençoado de São José é difundida pelo capelão do Exército, Pe. José Gilberto, e por um grupo da Comunidade de Casais Vida Nova.

Fonte: Jornal A Ordem Online

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CNBB e Dilma discutem reforma política


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) defende uma reforma política com participação efetiva da sociedade brasileira, posição que foi apresentada à presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira, 17, por meio de carta entregue pessoalmente pelo presidente da entidade, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Geraldo afirmou que a reforma política não pode ser feita exclusivamente no gabinete dos parlamentares e que deve levar em consideração a vontade e os anseios da população para que o processo aconteça de forma democrática.

“Nós entregamos nosso documento sobre a reforma do Estado com a participação democrática. Ela [a presidente Dilma] demonstrou interesse e também disse que vai contar com a participação da CNBB, junto com as outras entidades da sociedade civil, nessa discussão”, disse.

O presidente da CNBB informou ainda que temas como aborto e a transposição do Rio São Francisco não foram discutidos com a presidente, já que o encontro era “uma oportunidade para que a presidência da CNBB pudesse saudar a presidente da República no início de seu governo”.

“Nós viemos mais para partilhar nossas posições do que pedir a opinião do governo (…) e também formular votos de sucesso, porque o sucesso do governo significa, para nós, o sucesso do povo brasileiro”, explicou.

Ministério para família realiza IV Seminário para Casais

O Ministério para as Familias da Renovação Carismática de Nova Cruz realizou nos dias 11, 12, e 13 de fevereiro o 4º Seminário no Espírito Santo para casais. O evento foi realizado no Colégio Nossa Senhora do Carmo e contou com a presença de 43 casais que participaram de diversas atividades entre Palestras, momentos de espiritualidade, partilhas, louvor,dinâmicas, adorações e Missa. O tema deste ano foi: " Casamento a prova de Fogo". logo na Sexta feira, dia 11, após o credenciamento dos casais e animação de acolhimento, às 19:30, tiveram como atração principal o cinema com a apresentação do filme "A prova de Fogo", que relata a recuperação pela força da fé de um casamento em destruição. No dia seguinte teve diversas palestras, almoço, e adoração ao Santíssimo Sacramento. A grande surpresa do dia foi o "Enamorando", momento romântico ao som de Musica de MBP, assumido pelo Ministério de Musica da RCC. Após os casais ganharam um Jantar a luz de velas. No ultimo dia do Seminário ouve palestras, animações, partilhas, momento de cura e finalizando o dia e o evento a Missa, celebrada pelo Pe. José Adelson Rodrigues.

Animação de Acolhida e Credenciamento dos Casais

Café da Manhã

Enamorando, Momento romântico para casais
Fotos: Flávio Luiz (Pascom)

Núncio Apostólico no Brasil lança livro sobre diplomacia pontifícia


O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, lançou seu mais novo livro: “Diplomacia Pontifícia – Acordo Brasil – Santa Sé – Intervenções”. A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O lançamento foi na quarta-feira, 16.

“Um momento para trazer ao público conhecimento sobre meus oito anos no exercício da função de núncio apostólico no Brasil”. Foi com esta frase que o núncio definiu a obra durante o lançamento. O livro traz noções conceituais sobre a diplomacia pontifícia e relatos sobre a negociação do acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, celebrado no Vaticano em 2008 e promulgado no Brasil em fevereiro de 2010. O livro também está recheado de reflexões culturais do núncio sobre diversos temas de interesse jurídico.

Em seu pronunciamento o núncio chamou a atenção para o fato de que a presença da Santa Sé na comunidade internacional nem sempre é conhecida pela sociedade. “No entanto, é uma das mais apreciadas do mundo, com destacada participação nos principais organismos internacionais”, ressaltou. Por fim, afirmou ter o desejo de que a obra seja de “benefício para a sociedade”.

Conteúdo

O livro apresenta o que é a diplomacia pontifícia, que vem a ser a atuação da Santa Sé no plano internacional. A segunda parte aborda o Tratado Internacional entre Brasil e a Santa Sé, fazendo um relato sobre que aconteceu quando as duas partes signatárias iniciaram as tratativas para a sua celebração. Na terceira e última parte, por sua vez, - Intervenções, o autor dedica-se a analisar como a Santa Sé entra no campo acadêmico-jurídico. São apresentados trechos de participações do núncio em fóruns, seminários e debates jurídicos e acadêmicos, em intervenções nos campos cultural, jurídico e filosófico.

Fonte: CNBB

Novas missionárias brasileiras embarcam para o Haiti

As religiosas Iolanda de Oliveira Carneiro,
Veraluce Porfirio dos Santos e
Maria Dalvani Sousa Andrade
chegam na próxima semana ao Haiti


Três religiosas embarcam para Porto Príncipe, Haiti, na segunda-feira, dia 21, onde vão atuar especialmente no socorro às crianças e adolescentes. O trabalho que vão desenvolver faz parte do Projeto de Solidariedade entre a Igreja do Brasil e a Igreja do Haiti, criado no ano passado por causa da tragédia que destruiu a capital do Haiti.

Uma missa na sede da CNBB na quarta-feira, 16, marcou o envio das religiosas. Presidida pelo bispo de Tefé (AM) e presidente do Conselho Missionário Nacional (Comina), dom Sérgio Castriani, a missa foi concelebrada pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), reunidos na sede da Conferência desda terça-feira, 15. As provinciais das Congregações que enviam as missionárias também participaram da celebração, além de membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e assessores da CNBB.

Foram enviadas as Irmãs Iolanda de Oliveira Carneiro, da Congregação da Divina Providência; Veraluce Porfirio dos Santos, da Congregação Irmãs de Santa Catarina, e Maria Dalvani Sousa Andrade, da Congregação Catequista Franciscana. Elas vão se unir a outras três religiosas que já estão no Haiti desde setembro do ano passado.

Fonte: CNBB

CNBB divulga nota sobre ética e programas de TV


O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) divulgou uma nota no final da tarde desta quarta-feira, 16, manifestando-se sobre o “baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão”. Os bispos citam especialmente os reality shows “que têm o lucro como seu principal objetivo”.

Após destacar a importância da TV para a sociedade brasileira, reconhecida pelo prêmio Clara de Assis de Televisão dado pela CNBB anualmente, os bispos lamentam que “serviços prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral” sejam “ofuscados” por programas como os reality show.

Para os bispos, os reality shows “atentam contra a dignidade da pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira”.

A nota se dirige tanto às TVs quanto ao Ministério Público, aos pais, mães, educadores, anunciantes e publicitários, conclamando cada um desses atores a refletir sobre sua responsabilidade em relação à qualidade dos programas na televisão.

Veja a íntegra da nota no site da CNBB: www.cnbb.org.br

Fonte: CNBB

Igreja define programação de abertura regional da CF

Pe. Zezinho será um dos palestrantes do seminário
Foto: José Bezrra
Jantar, seminário, celebração eucarística e caminhada compõem a programação de abertura da Campanha da Fraternidade 2011, em nível de Regional Nordeste 2, e que acontecerá em Natal. No dia 10 de março, será oferecido um jantar para a imprensa, autoridades e bispos das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, no Imirá Plaza Hotel, via costeira de Natal.

No dia 11, também no Imirá, será realizado um seminário, com o tema: “Quem desmata a terra, semeia inferno”, uma frase dita pelo Pe. Cícero Romão Batista. Quatro palestrantes estão confirmados: Pe. Zezinho, cantor e compositor; Gabriel Chalita, Deputado Federal, pelo estado de São Paulo; Ivo Poletto, teólogo, sociólogo e assessor de Cáritas Brasileira; e Francisco Alexandre, professor do Departamento de Física e coordenador da pós-graduação em mudanças climáticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

As inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser feitas na sala do Setor Social da Arquidiocese, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. A taxa de inscrição é de trinta reais, dando direito a lanche e almoço.

No dia 12, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, com a participação dos bispos do Nordeste 2. Depois da missa, haverá caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br