sábado, 9 de março de 2013

Paróquia de Nova Cruz inicia Escola Catequética

Pe. Assis falou sobre o funcionamento da escola

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou a primeira aula da Escola Catequética. O primeiro momento com os alunos da escola aconteceu na sexta-feira, dia 8, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, com a participação do Pároco Pe. Francisco de Assis, das religiosas Filhas do Amor Divino e agentes de pastorais, movimentos e serviços. Nesse primeiro momento aconteceu a apresentação da equipe paroquial da escola e como será a metodologia do curso de formação oferecido pela Escola Catequética. 

As aulas acontecerão todas as sexta-feiras, a partir das 19h15, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, em duas turmas, simultaneamente. A formação dos fieis leigos da paróquia é uma das prioridades prevista no plano de ação paroquial para este ano. 









Ir. Maria Aparecida


4º DOMINGO DA QUARESMA - Comentário litúrgico




A 1ª leitura está completamente sintonizada com a 3ª leitura, o Evangelho deste domingo.  Os israelitas não alcançam sozinhos à terra prometida, isto é a planície de Jericó, a terra da liberdade, mas Deus os conduziu através de Moises e, depois, através de Josué. Como haver discordância se, também, o filho mais novo, de que nos fala a parábola, não chegou à casa do pai sozinho, mas conduzido pelo amor misericordioso do pai?
O trecho do Evangelho deste domingo é um apelo para que reflitamos, particularmente, sobre a extraordinária figura do pai do “filho pródigo” e do filho mais velho. Aliás, há quem diga que, é preferível identificar a parábola como sendo a do “pai misericordioso”.
Na 2ª leitura, Paulo escreve para atingir o seguinte objetivo: contestar a atitude dos falsos missionários. Eram missionários desonestos, porque pregam outro evangelho, colocando em perigo a essência do verdadeiro Evangelho.
No texto a ser refletido, o Apóstolo Paulo insiste em dizer que “quem está unido a Cristo é uma criatura nova. As coisas antigas passaram, agora existe uma realidade nova!” (v. 17).

I Leitura (Js 5,9a.10-12)

Deus, que conhece e solidariza-se com os sentimentos dos outros, decide um dia manifestar-lhe o seu plano: libertar o povo de Israel da escravidão dos faraós do Egito. Enquanto Moisés está pastoreando o rebanho no monte Horeb, escuta Deus falar assim: “Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi os seus sofrimentos e desci para os livrar das mãos dos egípcios” (vv. 7-8).
Moisés entendeu que o Senhor precisava dele. E agora, o que dizer a Deus? Moisés coloca uma objeção: “Eu irei aos israelitas e lhes direi: o Deus de vossos pais me enviou até vós. Mas se eles me perguntarem: Qual é o seu nome, o que é que eu lhes direi?” (v. 13). Deus responde a Moisés: dirás aos israelitas: “Eu sou aquele que sou”, ou melhor, “Eu serei aquele que serei”.
A leitura de hoje é a conclusão de uma longa viagem. Aliás, essa história foi tratada na I Leitura do Terceiro domingo, próximo passado, no trecho (Ex 3,1-8a.13-15).
Agora, sim, os israelitas estão livres e podem tomar posse de uma terra fértil, lá na planície de Jericó. Para manifestar a própria alegria e a própria gratidão, os israelitas decidem então celebrar novamente a festa da Páscoa, como tinham feito seus pais na noite da saída do Egito.
Antes, porém, preparam-se para conquistar a terra. José promove a circuncisão de todos os hebreus, requisito indispensável para a festa da Páscoa que será celebrada a seguir. A circuncisão era um sinal na carne. Tinha o objetivo de selar a identidade de Israel enquanto povo da Aliança.
A história deste povo é uma imagem do que acontece a nós cristãos. Como os israelitas, nós também fomos tirados de uma terra da escravidão, isto é, da condição de miséria e de pecado em que nos encontrávamos antes do batismo.

Evangelho (Lc 15,1-3.11-32)
     
A parábola trata do mistério do amor do Pai que se alegra em acolher o pecador arrependido ao lado do justo que persevera. Portanto, a parábola não quer dizer que Deus prefere o pecador ao justo, ou que os justos sejam hipócritas; nada disso.
Vejamos, então, que o processo de conversão começa com a tomada de consciência: o filho mais novo sente-se desapontado, sem rumo e sem direção econômica e moralmente. A acolhida do pai e as medidas tomadas mostram não só o perdão, mas também o restabelecimento da dignidade de filho. Esta é, portanto, a condição sine qua non para se restabelecer a dignidade de alguém. O filho mais velho é justo e perseverante, mas é incapaz de aceitar a volta do irmão e o amor do pai que o colheu. Recusa-se a participar da alegria. Com esta parábola, Jesus faz apelo supremo para que os doutores da Lei e os fariseus aceitem partilhar da alegria de Deus pela volta dos pecadores à dignidade da vida.
A parábola pode ser dividida em quatro partes: 1ª) “O pai e o filho mais novo”; 2ª) “O filho mais novo”; 3ª) “O pai e o filho mais novo”; 4ª) “O pai e o filho mais velho”.
“O pai e o filho mais novo”. O filho mais novo pede sua herança. O pai consente, entendendo que todos os filhos têm os meus direitos.
“O filho mais novo”. Termina pagando o preço da teimosia e da imaturidade. Foi sempre livre e feliz, enquanto estava na companhia dos pais; hoje, não passa de escravo, tendo que comer a comida dos corpos. Após ter perdido a condição de cidadão, procurar retornar e ser admitido como escravo.
“O pai e o filho mais novo”. Como o pai reage ao avistar o seu filho? Vendo-o ainda de longe, encheu-se de compaixão. A ação do pai visa restabelecer plenamente o filho. É ressurreição no ato! Quem estava morto, voltou a viver.
“O pai e o filho mais velho”. Agora, entra em cena o filho mais velho. É válido salientar que suas reações o condenam. É radical e incisivo em não entender a atitude do pai, diante do retorno do seu irmão. O verdadeiro pai quer autênticos filhos, e essa autenticidade requer a reconciliação, custe o que custar.
Pois bem, meus irmãos, São Paulo nos oferece um dos melhores conselhos e mais belos dos programas de vida: Caminhar na caridade (amar a Deus e ao próximo, hoje mais do que ontem e menos que amanhã).
O que nós ouvimos no Evangelho de hoje, nos leva a pensar: É hora de desfazer equívocos; de orientar, a mim, em primeiro lugar, depois aos outros; de colocarmos à mostra nossos corações de irmãos e de pais.
Que nós cristãos levemos a presença de Deus para o meio do mundo. Presença atuante: derrete frieza, desfaz o fechamento do coração de alguns; destrói o egoísmo; acende a caridade. Nada de ódio! Perdão, sim! Acolhimento ao outro.
Fortalecei-nos, ó Espírito Santo na fé e na esperança que nos conduza e nos e faça caminhar com Jesus.

II Leitura (2 Cor 5,17-21)
Na carta de hoje, Paulo escreve aos coríntios, para contestar uma falsa atitude, ou seja, apareceram alguns pregadores de um evangelho diferente, ao sabor dos seus interesses cavilosos. E o mais grave é que o faziam com a intenção de confundir e ridicularizar a orientação do Apóstolo Paulo, colocando em perigo a verdade sobre o evangelho: agarravam-se à Lei, esvaziando a paixão, a morte e ressurreição de Jesus.
São Paulo realça bastante o tema da “reconciliação”. Para ele, “purificar-se dos próprios pecados”, implica também o nascimento de uma criatura completamente nova. O autor da Carta, Paulo, dirige aos coríntios esta exortação: “Deixai-vos reconciliar com Deus!”.
Mas só a partir da cruz de Jesus é anunciado o fim da inimizade com Deus e inaugura a era da reconciliação universal. Enquanto esperamos o dia da ressurreição, Deus escolheu apóstolos para exercer o ministério da reconciliação. Por meio deles, o Senhor Jesus continua sua atividade na terra e convoca todos os homens: “reconciliem-se com Deus”.
    
Reflitamos com as disponibilidades do coração de Deus:
- É impressionante, como em plena perplexidade, segundo nos mostra Lucas, no Evangelho, o pai demonstra uma extraordinária misericórdia para com o filho pródigo. É realmente uma imagem do Deus de bondade.
- Para o filho que voltou, nenhum castigo; mas o seu “anel”, a “melhor roupa”. Tudo como antes!
- Estamos convictos de que só seremos cristãos se reproduzirmos em nossa vida, a compreensão, a bondade, a justiça e o acolhimento ao outro?
“Obrigado, Pai querido, porque tua ação é graça sobre graça (e ela apenas) me dá a felicidade de não parar nas belas teorias, mas vivê-las em profundidade! Obrigado, porque me fazes voltar mais um com Teu Filho. (Palavras do querido pastor, poeta e profeta Dom Helder Câmara).

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz - RN



sexta-feira, 8 de março de 2013

Conclave começa na terça-feira, 12


O conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira (12), anunciou o Vaticano nesta sexta (8). A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo com a definição, está mantida uma nova congregação a ser realizada no sábado.

Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais com direito a voto, as congregações têm participação de todos os cardeais que estão no Vaticano.

Na manhã de terça deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos.

Isolamento
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu mais detalhes sobre como será conclave.

Os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões.

Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina. local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.

Fonte: Globo.com

Equipes do 8º Muticom se reúnem para dar encaminhamentos do evento


Reunião da Equipe 
Crédito: Cacilda Medeiros



Coordenadores das cinco equipes organizadoras do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) se reuniram, na manhã de quinta-feira, 7 de março, para avaliar as atividades já realizadas, e planejar os próximos encaminhamentos para o evento, que vai ser realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro, em Natal (RN).

A reunião foi mediada pelo padre Edilson Nobre, coordenador geral do evento e os participantes também planejaram o roteiro de atividades para o encontro geral de organização do Muticom, que vai acontecer no dia 23 de março, em Natal (RN), e que contará com a participação do presidente da comissão episcopal pastoral para a comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Barbosa;  da assessora nacional da comissão, Irmã Élide Fogolari, e da presidente da Signis Brasil, Irmã Helena Corazza.

Segundo as equipes, o andamento das atividades está dentro do planejado, com enfoque na abertura das inscrições, neste mês de março, e intensificação da divulgação do evento, bem como, das parcerias.

O 8º Muticom é uma realização da CNBB, Arquidiocese de Natal, Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação (Comunica), Departamento de Comunicação (DECOM), Centro Acadêmico Berilo Wanderley (CABW) e Mestrado em Estudos da Mídia (PPGem).


Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pascom arquidiocesana visita paróquias


Momento do Encontro de Avaliação, em novembro de 2012
Foto: Cacilda Medeiros



A Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação inicia uma série de "visitas pastorais" às paróquias, neste mês de março. Neste domingo, dia 10, serão visitadas as paróquias de Santo Antônio de Pádua, no parque dos Coqueiros; Santana, no Soledade II; e São Miguel Arcanjo, de Extremoz. As atividades começam às 9 horas e terminam ao meio dia. O trabalho faz parte das metas definidas no Plano da Pastoral da Comunicação, neste ano, em substituição ao Miss@o.Com.

O objetivo é conhecer as equipes paroquiais da PASCOM e o trabalho que realizam; proporcionar momentos de formação; divulgar o Dia Mundial das Comunicações e o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação; encaminhar os preparativos para a comemoração dos 15 anos da PASCOM na Arquidiocese e implantar a Pastoral da Comunicação nas paróquias que ainda não a têm. Das três visitadas neste domingo, a de Extremoz ainda não tem a PASCOM. O trabalho, lá, é orientar a equipe sobre o que é a Pastoral da Comunicação, como funciona a equipe e quais são as atividades que uma equipe paroquial da PASCOM realiza. No dia 16 deste mês, a visita será feita à paróquia de Várzea e às Áreas Pastorais de Tibau do Sul e Espírito Santo. A previsão da Equipe Arquidiocesana da Pascom é visitar cerca de 20 paróquias até o final do mês de abril.


Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 6 de março de 2013

Missa de 30º dia pela alma de José Carlos será dia 10



José Carlos e Lourdinha

Os fiéis em geral e agentes pastorais da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participarão da missa de 30º dia em sufrágio da alma de José Carlos, esposo de Maria de Lourdes, que participavam das Pastorais da Comunicação e da Criança. José Carlos faleceu repentinamente, vítima de enfarto. A missa será domingo, dia 10, às 7h30, na Igreja Matriz.


José Carlos a agentes da Pascom

VIII zonal se reunirá em Lagoa de Pedras



Agentes pastorais do VIII zonal

Os padres, articuladores e coordenadores das paróquias do 8º Zonal terão encontro no dia 15 deste mês, a partir das 8 horas, em Lagoa de Pedras. O tema de formação será Juventude, dentro do espírito da Campanha da Fraternidade. O 8º Zonal, atualmente, tem como coordenador o Pe. Iranildo Augusto, pároco de Nossa Senhora de Fátima, de Passa e Fica.


Padres do VIII zonal

Dia Mundial das Comunicações é tratado na reunião do Conselho Permanente



Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, fez um breve relato sobre o significado do 47o Dia Mundial das Comunicações, 12 de maio de 2013, que já recebeu do Papa emérito, Bento XVI, uma mensagem especial.

“Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização” é o tema deste ano. Dom Dimas, na apresentação da Mensagem, recorda que Bento XVI considera que “o desenvolvimento das redes sociais estão contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões, e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade”.

Dom Dimas também enviou uma carta a todas as dioceses do Brasil para informar e animar a celebração do Dia Mundial das Comunicações. Nesta carta se comunica que cada diocese vai receber um exemplar da Mensagem do Papa para ser enviado às comunidades de modo que se possa dar ênfase ao dia mundial de forma festiva e celebrativa e, desse modo, aprofundar uma verdadeira cultura de comunicação.

A seguir, a íntegra da carta:

Aos Senhores
Cardeais, Arcebispos e Bispos da Igreja no Brasil
Em suas sedes

Prezados irmãos no episcopado,

A Editora “Paulinas”, atendendo às solicitações da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, publicou, como cortesia, o livreto para o Dia Mundial das Comunicações com uma tiragem de 15.000 exemplares. Esses livretos serão encaminhados às diversas (Arqui) Dioceses, em quantidade proporcional ao número de Paróquias de cada uma. Pedimos que eles sejam direcionados aos senhores Párocos ou Administradores Paroquiais, ou às equipes de comunicação ou liturgia das diversas Paróquias ou Comunidades, para que possam, com a mensagem do Santo Padre, organizar a Liturgia do dia, e outras atividades comemorativas ao Dia Mundial das Comunicações.

O livreto contém, além da mensagem do Papa, uma reflexão de Dom Luiz Mancilla Vilela, sugestões de como celebrar o Dia Mundial das Comunicações e uma relação de todos os temas já abordados nessa mesma circunstância ao longo da história. E é desejo do Santo Padre que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação.

Muito obrigado por sua atenção. Desejo a todos muita alegria e paz no Senhor.

Fraternalmente,


Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo de Campo Grande
Presidente da  Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação



Pe. Clovis Andrade de Melo
Assessor de Comunicação Social
  

Ir. Élide Maria Fogolari
Assessora de Comunicação Social

Fonte: CNBB

Apresentado projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida


Foto: dom Darci José

Durante a reunião do Conselho Permanente, na tarde desta quarta-feira, 06 de março, o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli, apresentou aos bispos o projeto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A proposta foi elaborada em conjunto pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.

A programação, que já começou e deverá se estender até o ano de 2017, busca promover a evangelização e reavivar o sentimento de corpo eclesial no país, pela devoção à Nossa Senhora Aparecida, a partir do Santuário e das Igrejas Particulares. “Nosso povo tem grande devoção à Mãe de Deus. A oportunidade deste jubileu deve favorecer o agir missionário, o kerigma e o aprofundamento da fé”, afirmou dom Darci.

A temática das novenas oficiais da Padroeira do Brasil, entre 2012 e 2015, são os mistérios do rosário. Em 2016, a proposta é de que seja refletido “Os rostos do Brasil – O Brasil se encontra em Aparecida”. No ano de 2017, em sintonia com o Santuário de Fátima – que celebra os 100 anos das aparições de Maria – as cerimônias ganharão caráter internacional.

Também há o desejo de se realizar uma peregrinação com a imagem da padroeira do Brasil pelas capitais do país, e uma conferência teológica sobre Nossa Senhora em Aparecida, no ano de 2017. “300 anos de bênçãos: esse será o lema das comemorações!”, afirmou dom Darci. O projeto está aberto a sugestões e será oficialmente apresentado ao episcopado brasileiro na próxima Assembleia Geral dos Bispos, em abril.

Fonte: CNBB

Cardeais estão reunidos em preparação para o conclave



Na manhã desta quarta-feira, realizou-se mais uma Congregação Geral para os membros do Colégio Cardinalício, em preparação ao conclave que deverá eleger o novo Bispo de Roma. Assim como ontem, hoje os cardeais continuaram a reflexão em torno dos temas: a atividade da Santa Sé com seus diversos organismos e a relação com as conferências episcopais; a continuidade do processo de renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II; e as exigências da nova evangelização no mundo e nas diversas situações culturais. 

Até o momento, mais de 50 cardeais já se pronunciaram, dentre os quais o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer. Segundo informações do porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, grande parte das discussões entre os cardeais se concentram na preocupação de como anunciar o Evangelho, nos dias de hoje, de modo positivo e propositivo. Sobre a data de início do conclave, o porta-voz explicou que, daquilo que se entende, “a congregação dos cardeais quer aproveitar todo o tempo necessário para fazer uma adequada preparação para a importante decisão a ser tomada, sem apressar as coisas”, declarou Pe. Lombardi.

A Capela Sistina, onde ocorrerão as votações, já se encontra fechada para a visitação do público, desde as 13h de ontem, tendo em vista a preparação para o conclave. 

Nesta tarde, os cardeais se reunirão para um momento de oração pública, no Altar da Cátedra, na Basílica Vaticana, a partir das 17h. A celebração terá início com a recitação do Terço e se concluirá com um breve tempo de adoração e a oração das Vésperas, seguida da bênção eucarística.

Foto: Maurizio Brambatti (ANSA)

Fonte: Arquidiocese de Natal 

terça-feira, 5 de março de 2013

Os cinco brasileiros do colégio cardinalício


conheça os cardeais brasileiros que participarão da eleição do novo Papa
O mundo estará com os olhos voltados para o Vaticano, nos próximos dias, quando os cardeais de 46 países escolherão o novo Papa. 
A Igreja do Brasil será representada pelo Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; por Dom João Braz de Aviz, até então Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano; pelo Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis; pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio Hummes; e pelo Arcebispo Emérito de Salvador (BA), Dom Geraldo Majella Agnelo.

Dom Frei Cláudio Hummes, 78 anos, Arcebispo Emérito de São Paulo
Nascimento: Nascimento: 08/08/1934 – Montenegro (RS)
Ordenação Sacerdotal: 03/08/1958 – Divinópolis (MG)
Nomeação Episcopal: 22/03/1975
Nomeação Cardinalícia: em 2001 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II




Dom Raymundo Damasceno, 76 anos, Arcebispo de Aparecida
Nascimento: 15/02/1937 – Capela Nova (MG)
Ordenação Sacerdotal: 19/03/1968 – Conselheiro Lafaiete (MG)
Nomeação Episcopal: 15/09/1986
Nomeação Cardinalícia: em 2010 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II.




Dom Geraldo Majella Agnelo, 79 anos, Arcebispo Emérito de Salvador (BA)
Nascimento: 19/10/1933 – Juiz de Fora (MG).
Ordenação Sacerdotal: 29/06/1957 – São Paulo
Nomeação Episcopal: 05/05/1978
Nomeação Cardinalícia: em 2001 foi criado Cardeal por João Paulo II.



Dom João Braz de Aviz, 65 anos, Arcebispo emérito de Brasília
Nascimento: 24/04/1947 – Mafra (SC)
Ordenação Sacerdotal: 26/11/1972 – Apucarana (PR)
Nomeação Episcopal: 06/04/1994
Nomeação Cardinalícia: em 2012 foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI



Dom Odilo Pedro Scherer, 63 anos, Arcebispo de São Paulo
Nascimento: 21/09/1949 – Cerro Largo (RS)
Ordenação Sacerdotal: 07/12/1976 – Quatro Pontes (PR)
Nomeação Episcopal: 28/11/2001
Nomeação Cardinalícia: em 2007 foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI


Fonte:Alessandra Borges
Da Redação Canção Nova

Arcebispo de Natal fez visita à sede da CNBB

Dom Jaime
Foto: Cacilda Medeiros)

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, esteve em Brasília, na última segunda-feira, 4. Ele fez uma visita à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Na ocasião, agradeceu à presidência da instituição pela presença nas comemorações alusivas aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, ocorridas em Natal, dias 14 e 15 de fevereiro. Também, na sede da CNBB, o Arcebispo visitou a Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia, da qual ele é membro.

Ainda, em Brasília, Dom Jaime conversou com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’aniello. Segundo o Arcebispo, na pauta da conversa estiveram assuntos que deveriam ter sido tratados com o Núncio, em Natal, quando da participação dele nas festividades dos 50 anos da Campanha da Fraternidade. “Com a renúncia de Bento XVI, o Núncio cancelou a vinda dele a Natal, em fevereiro. Por isso, fui até à sede da Nunciatura, em Brasília. O Núncio manifestou interesse de vir à Arquidiocese de Natal, quando for possível”, explicou Dom Jaime.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cardeais decidem que enviarão mensagem ao Papa emérito

 

Na sala nova do Sínodo, no Vaticano, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de março, a primeira congregação geral do Colégio Cardinalício. Às 17h , hora de Roma, está marcada para ser a segunda reunião. Trata-se dos primeiros passos que levarão os cardeais a escolher, nos próximos dias, a data do início do Conclave para eleger o novo Papa.

Na entrevista coletiva com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi afirmou que estavam presentes 142 cardeais dos quais 103 são eleitores, portanto devem ainda chegar a Roma 12 cardeais eleitores, uma vez que são esperados para o Conclave, 115 cardeais. No início da primeira congregação foi feita a oração do “Veni Sancte Spiritus”. Em seguida, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio, falou sobre o significado do evento. Depois foi realizada a cerimônia do juramento de cada cardeal. O cardeal Camerlengo Tarcisio Bertone antecipou a proposta, aprovada, que o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, tenha na tarde de hoje, a primeira meditação das congregações gerais. O Colégio dos cardeais aprovou também a proposta do cardeal decano de enviar uma mensagem ao Papa emérito.

Uma outra providência da congregação realizada na manhã de hoje, disse padre Lombardi, foi a eleição, por sorteio, dos três assistentes do Camerlengo. Na Constituição sobre o Conclave se fala da Congregação Particular, aquela que trata dos assuntos de caráter prático, guiada pelo Camerlengo, mas constituída também de seus assistentes que são sorteados pelos eleitores presentes em Roma.. Foram sorteados e, portanto, nomeados como assistentes: o cardeal Crescencio Sepe, pela ordem dos Bispos; o cardeal Giovanni Battista Re, pela Ordem dos Presbíteros; e o cardeal Franc Rodé pela Ordem dos Diáconos. Esses cardeais, portanto, por três dias, serão os assistentes do Camerlengo na Congregação Particular. Depois de três dias, serão sorteados outros três afim de que se faça um rodízio. Na primeira congregação de hoje, 13 cardeais fizeram intervenções breves, mas intensas.

Houve um intervalo durante a primeira congregação que durou cerca de meia hora. Padre Lombardi precisou que este momento foi importante para um significativo contato pessoal de encontros, troca de ideais, também em âmbito particular e não somente na assembleia. A primeira reunião dos cardeais, portanto, segundo padre Lomabrdi, foi marcada por um clima de grande serenidade. Um início muito positivo, sereno e que promete um caminho intenso que vai durar toda a semana. Padre Lombardi lembrou que nos próximos dias será decidida a data de início do Conclave, evento que já recebeu 4.300 credenciamentos de jornalistas do mundo inteiro.



Fonte: CNBB

Cardeais brasileiros eleitores iniciam participação na preparação do conclave

 
Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz estão em Roma e começaram, na sexta-feira, 1. de março, a participar dos encontros do Colégio Cardinalício em vista da convocação do Conclave que deverá ocorrer na próxima segunda-feira.

Segundo a Rádio Vaticano, também estão sendo ultimados os preparativos para a cobertura jornalística do conclave. Até agora foram credenicados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, para acompanhar os eventos que seguiram à renúncia do Papa e que levarão ao Conclave para a eleição de seu sucessor, 3.641 jornalistas de 968 meios de comunicação e de 24 línguas.

A informação foi dada pelo Diretor da Sala de Imprensa vaticana, o jesuíta Pe. Federico Lombardi, durante a coletiva com os jornalistas. Com relação aos vários meios de comunicação, os jornalistas de jornais são 336, 156 os fotógrafos, 2.470 os reportes e técnicos, 231 os jornalistas de emissoras de rádio, 115 os acreditados através da internet.


Fonte: CNBB

CNBB divulga Orientações litúrgicas para o período de Sé Vacante


Apresentamos as orientações litúrgicas para o período de Sé Vacante.

1 – OMISSÃO DA CITAÇÃO DO NOME DO PAPA NA ORAÇÃO EUCARÍSTICA E NA LITURGIA DAS HORAS.
Durante todo o período de Sé Vacante, ou seja, desde as 16:00 horas do dia 28 de fevereiro de 2013 até a eleição do novo Papa, se omite a citação do nome do Santo Padre na Oração Eucarística e o mesmo não é substituído por nenhum outro nome. Na oração da Liturgia das Horas se omitem as intercessões pelo Papa.

2 –  ORAÇÃO PELA ELEIÇÃO DO PONTÍFICE
Durante este período, se recomenda, entretanto, que os pastores e fiéis permaneçam em oração pela eleição do novo Papa. Pode-se celebrar nos dias de semana a Missa “Por várias necessidades: Para a Eleição do Papa” (Missal Romano), com a cor litúrgica do tempo da quaresma. Encoraja-se também realização de Hora Santa ou a recitação pública do rosário pela eleição do Papa.

3. APÓS A ELEIÇÃO DO SANTO PADRE
Como estabelece a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis:
“88. Depois da aceitação, o eleito que tenha já recebido a Ordenação episcopal, é imediatamente o Bispo da Igreja de Roma, verdadeiro Papa e Cabeça do Colégio Episcopal; e adquire efetivamente o poder pleno e absoluto sobre a Igreja universal, e pode exercê-lo. Se, pelo contrário, o eleito não possuir o caráter episcopal, seja imediatamente ordenado Bispo.”
Assim sendo, a partir do momento do anúncio da eleição do Pontífice, toda a Igreja passa a recordar do Papa como de costume.

Fonte: CNBB

Padre Janilson faz aniversário natalício nesta terça-feira


Missa em ação de graça, realizada em 2012

Fiéis da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, festejam o aniversário natalício do Padre Janilson Macedo. No próximo dia 5 de março, às 19 horas, na Igreja Matriz, o Padre Janilson celebrará em ação de graças. A missa será concelebrada pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio. Padre Janilson está em Nova Cruz, desde 2010, onde é vigário paroquial. Atualmente, ele também é responsável pelo Setor dos Movimentos Leigos, em nível do 8º Zonal.