quarta-feira, 6 de março de 2013

Cardeais estão reunidos em preparação para o conclave



Na manhã desta quarta-feira, realizou-se mais uma Congregação Geral para os membros do Colégio Cardinalício, em preparação ao conclave que deverá eleger o novo Bispo de Roma. Assim como ontem, hoje os cardeais continuaram a reflexão em torno dos temas: a atividade da Santa Sé com seus diversos organismos e a relação com as conferências episcopais; a continuidade do processo de renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II; e as exigências da nova evangelização no mundo e nas diversas situações culturais. 

Até o momento, mais de 50 cardeais já se pronunciaram, dentre os quais o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer. Segundo informações do porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, grande parte das discussões entre os cardeais se concentram na preocupação de como anunciar o Evangelho, nos dias de hoje, de modo positivo e propositivo. Sobre a data de início do conclave, o porta-voz explicou que, daquilo que se entende, “a congregação dos cardeais quer aproveitar todo o tempo necessário para fazer uma adequada preparação para a importante decisão a ser tomada, sem apressar as coisas”, declarou Pe. Lombardi.

A Capela Sistina, onde ocorrerão as votações, já se encontra fechada para a visitação do público, desde as 13h de ontem, tendo em vista a preparação para o conclave. 

Nesta tarde, os cardeais se reunirão para um momento de oração pública, no Altar da Cátedra, na Basílica Vaticana, a partir das 17h. A celebração terá início com a recitação do Terço e se concluirá com um breve tempo de adoração e a oração das Vésperas, seguida da bênção eucarística.

Foto: Maurizio Brambatti (ANSA)

Fonte: Arquidiocese de Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário