sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Festa de São Sebastião começa dia 11


A festa de São Sebastião, padroeiro do bairro do mesmo nome do santo na cidade de Nova Cruz começa no próximo dia 11. Na abertura acontecerá missa às 19 horas, presidida pelo Pe. Orcenival Oliveira, concelebrada pelos Padres Edilson Nobre e Janilson Francisco, seguido do hasteamento das bandeiras. A festa será realizado de 11 a 20 de janeiro, na Igreja de São Sebastião.

No período de 12 a 19 de janeiro acontece diariamente, caminhadas peniteniciais, às 5 horas, pelas ruas do bairro, seguido da reza do oficio da imaculada; missa às 19 horas, presidida por vários padres convidados entre eles Pe. Iranildo Augusto, Pe. Iranildo Virgilio, Pe. Jose Adelson, Pe. Silvio de Brito, Pe. Ednaldo Virgilio, PE. Aerton Sales e os padres de Nova Cruz Edilson E Janilson Francisco. No dia 14, às 9 horas haverá missa da unção; no dia 16, às 10 horas casamentos comunitários; dia 17, às 9 horas missa dos feirantes e Às 10 horas batizados.

Agência Fides divulga balanço de assassinatos de religiosos em 2010


A Congregação para a Evangelização dos Povos, através da Agência Fides, divulgou, no dia 3 de janeiro, o balanço de violências contra religiosos no ano de 2010. De acordo com os dados, 1 bispo, 15 sacerdotes, 1 religioso, 1 freira, 2 seminaristas, e 2 leigos foram assassinados durante o ano passado.

Com esses números, há uma redução significativa comparada a 2009, que houve 37 mortes violentas, dentre elas as de 30 sacerdotes. Entre 2001 e 2010, foram assassinados 253 agentes de pastoral em todo o mundo.

Cabe destacar, pelo seu impacto internacional, em 2010, o assassinato sangrento de dom Luigi Padovese, vigário apostólico de Anatólia e presidente da Conferência Episcopal da Turquia, na véspera da viagem do papa Bento XVI a Chipre.


Fonte: CNBB

Regional Nordeste 2 prepara 4º Mutirão Regional de Comunicação


Em 2010, o tema da Mensagem do papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, ‘O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra’, fez um apelo aos religiosos para evangelização através das novas mídias.
A mensagem fez apelo à necessidade da utilização dos recursos disponíveis no mundo digital, que oferece aos religiosos, em especial os sacerdotes, novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra de Deus.
Atendendo essa necessidade, as coordenações das 21 dioceses da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 já começam a preparar o 4º Mutirão Regional de Comunicação, que será realizado no período de 27 a 30 de outubro deste ano, em Maceió (AL).
Uma das organizadoras do mutirão, Cacilda Medeiros, ressaltou a importância de ações que visem suprir a essa necessidade. “Toda a programação do mutirão está voltada para a comunicação digital, pois entendemos a necessidade de capacitação dos agentes de pastorais para atuar nas dioceses e paróquias”, afirmou.
O 4º Mutirão Regional de Comunicação é aberto a participação do público, em especial voltado para agentes de pastorais da comunicação, religiosos e leigos ligados Igreja.
Cacilda ressaltou também que neste mutirão algumas ações são novidades neste ano.
“O 4º Mutirão trará novidades em relação aos anteriores, como feira de exposições com produções midiáticas e o lançamento da Agência de Notícias do Regional Nordeste 2”, afirmou.
Programação - No dia 27, após a solenidade de abertura, haverá uma conferência sobre o tema do Mutirão: "Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura".
No dia 28 serão oferecidas 15 oficinas. No dia 29 haverá oito seminários e apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados à comunicação. No dia 30 acontecerão mesas redondas. O evento se encerrará no domingo, 30, ao meio-dia. Outra novidade deste Mutirão de Comunicação é a premiação para mídias católicas em destaque.

Foto: Mutirão Regional da Comunicação/2010 - Arquidiocese de Natal
Fonte: a12.com

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gruta Nossa Senhora da Conceição faz 15 anos de existência


A Gruta de Nossa Senhora da Conceição, instalada na casa do casal Junior e Iracilda, em Nova Cruz, completará 15 anos de existência, no próximo sábado, dia 8. Para festejar e comemorar essa data, está marcado mais um momento de devoção a nossa mãe Maria Santissima, com a reza do terço e um Cenáculo com Maria.

Como acontece todos os meses, sempre no dia 8, a casa do casal fica lotada de fiéis devotos que vão participar da reza do terço. Esse momento tem feito um bem a muita gente que estão fazendo com que a devoção aumente cada vez mais.

Pe. Edilson Nobre completa 3 anos na Paróquia de Nova Cruz


O Pe. Edilson Soares Nobre, completa neste dia 6 de janeiro de 2011, 3 anos a frente da administração da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. Em apenas 3 anos o Pe. Edilson Nobre já fez muito em prol de nossa paróquia, tanto na formação dos leigos e membros das diversas pastorais, como também em obras.

"É uma pessoa simples, autentica, responsável e muito dedicada na evangelização da Igreja", diz uma paroquiana. O Pe. Edilson Nobre além de ser administrador de paróquia de Nova Cruz, também assume duas funções da Arquiadiocese de Natal, a de Vigário Episcopal para o clero e de Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação.

Queremos agradecer o bem que o Pe. Edilson Nobre tem feito em prol de nossa paróquia e da Igreja de Jesus Cristo.

Nossa paróquia tem avançado bastante no campo da evangelização e sabemos que muito mais irá fazer. O nosso muito obrigado e parabéns pelos 3 anos de convivência em nosso meio.

Comissão Médica aprova milagre de João Paulo II


A Comissão Médica consultada pelo Vaticano aprovou um milagre atribuído a João Paulo II, e assim a causa de beatificação do pontífice polonês, falecido em 2005, avança significativamente, informaram os meios de comunicação italianos ontem, 4.

Os médicos e teólogos consultados pela Congregação para as Causas dos Santos, reunidos no mais estrito sigilo, estimaram que a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de mal de Parkinson, foi "imediata e inexplicável". A comissão liderada pelo médico particular de Bento XVI, Patrizio Polisca, aprovou o milagre apresentado.

A freira francesa, que era enfermeira, curou-se inexplicavelmente após suas orações e pedidos a João Paulo II poucos meses depois de sua morte, em abril de 2005.

A aprovação dos especialistas deverá ser ratificada por uma comissão de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos.

A beatificação é o primeiro passo no caminho para a canonização, que exige a prova de intercessão em dois milagres.

No dia 19 de dezembro de 2009, o papa Bento XVI aprovou as "virtudes heróicas" do papa polonês João Paulo II venerado já em vida. Com elas, iniciou-se a investigação do "milagre" atribuído, que deve ser examinado por várias comissões.

O processo de beatificação de João Paulo II foi iniciado por Bento XVI dois meses após a morte, no dia 2 de abril de 2005, de seu predecessor.

Fonte: CNBB

Dom Odilo é nomeado membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização


O papa Bento XVI nomeou dia 5, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, como um dos membros do recém criado Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Pontifícia Academia de Ciências

O Santo Padre nomeou também um membro regular da Pontifícia Academia de Ciências. Trata-se do professor brasileiro, Miguel Nicolelis, professor de Neurociência da Universidade Duke, em Durham (EUA).

Miguel Nicolelis nasceu em 1961 em São Paulo e recebeu seu diploma de medicina e doutorado em neurofisiologia da Universidade de São Paulo. Ele é professor de Neurociência, Neurobiologia, Engenharia Biomédica e Psicologia da Universidade Duke, co-diretor do Centro de Neuroingegneria Duke, co-fundador e Diretor Científico Lily Safra Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN).

Fonte: CNBB

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nova Cruz festejará São Sebastião


A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebrará a festa de São Sebastião, padroeiro do bairro que recebe o nome do santo e é um dos mais populosos da cidade. A festa será celebrada de 11 a 20 de janeiro, na igreja de São Sebastião. A abertura ocorrerá às 19h, do dia 11, com missa, presidida pelo Pe. Orcenival Oliveira.

No período de 12 a 19, acontecerão, diariamente, caminhadas penitenciais, às 5h, seguidas da reza do Ofício da Imaculada, e, missa, às 19 horas. No dia 14, às 9h, haverá missa com unção dos enfermos; no dia 16, às 10h, casamentos comunitários; no dia 17, às 9h, missa para os feirantes, seguida da celebração do Batismo.

A programação sócio-cultural será desenvolvida de 15 a 19, com funcionamento de barracas e quermesse, na Praça São Sebastião.

O encerramento da festa acontece no dia 20, feriado no município de Nova Cruz. Às 16h, terá procissão, seguida de missa, presidida pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre. “Nesse dia, tradicionalmente, uma multidão de fiéis, devotos de São Sebastião, acorrem a Nova Cruz. Muitos, vestidos com roupas de cor vermelha, participam do encerramento da festa”, comenta o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz. A coordenação da festa é dos casais José Carlos e Maria de Lourdes, Gilson Lima e Telma Lúcia.

A equipe da Pascom fará a cobertura da festa, através da internet, na página: pascomnovacruzrn.blogspot.com.

Pascom prepara Mutirão Regional

Mutirão Estadual de Comunicação realizado em Natal/RN, em 2010

As coordenações da Pastoral da Comunicação das 21 dioceses do Regional Nordeste 2 preparam o 4o Mutirão Regional de Comunicação, que será realizado no período de 27 a 30 de outubro deste ano, em Maceió (AL).

No dia 27, à noite, após a solenidade de abertura, haverá uma conferência sobre o tema do Mutirão: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”. No dia 28, durante todo o dia serão oferecidas 15 oficinas. No dia 29, pela manhã, serão realizados oito seminários e, à tarde, apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados à comunicação. No dia 30, pela manhã, acontecerão mesas redondas. O evento se encerrará no domingo, 30, ao meio-dia.

“O 4o Mutirão trará novidades em relação aos anteriores. Neste, está programada uma feira de exposições, com produções midiáticas; haverá o lançamento da Agência de Notícias do Regional Nordeste 2, e, também, haverá premiação para mídias católicas em destaque”, explica Cacilda Medeiros, articuladora regional da Pascom e da equipe de coordenação, da Arquidiocese de Natal.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Candelária prepara festa da padroeira


Arte da festa de Nossa Senhora da Candelária
Arte: José Alberto Ramos

Trinta imagens de Nossa Senhora da Candelária peregrinam pelos lares dos fiéis do bairro da Candelária, em Natal, desde o dia 2. É uma preparação para a festa da padroeira, Nossa Senhora da Candelária, que será celebrada no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. A programação será intensa, nos quatro dias, com procissão, carreata, missas, quermesse e show musical. Antes, no dia 28, no Clube Aspetro, haverá jantar dançante, animado pela Banda Dom Cardoso e seus Metais.

Neste ano, a festa terá como tema: “No olhar de Maria, encontramos o amor de Jesus”. De acordo com o pároco, Pe. Júlio César Cavalcante, a proposta é que os fiéis se unam e façam do momento uma homenagem a Nossa Senhora. “Desejo que todas as pessoas participem com carinho, pois é uma festa de comunidade, com momentos fortes de oração e encontro com Deus. É importante que se descubra no olhar de Nossa Senhora, a esperança e a fé”, disse. Ainda segundo Pe. Júlio, cada paroquiano deve convidar a família e amigos para participar do evento. “Viveremos quatro dias de muita oração e alegria. Mesmo janeiro sendo um mês de veraneio, no qual muitas famílias estão nas praias, dá para se organizar previamente e não deixar de participar da celebração”, enfatiza o pároco.

A renda da festa da padroeira, em 2011, será destinada para as obras de acessibilidade do Centro Pastoral.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Paróquia de Nova Cruz fará assembleia pastoral

Assembleia pastoral realizada em 2010

Coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, religiosas e os padres da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, se reunirão dia 9 próximo, no Centro Pastoral do Catolé, para participarem da assembleia pastoral. Às 8 horas terá inicio a assembleia com apresentação do Projeto Arquidiocesano de Pastoral para 2011, feita pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre. Depois, as pastorais, movimentos, serviços e comunidades rurais apresentarão a avaliação de suas respectivas atividades, realizadas em 2010. No final da manhã, o vigário paroquial, Pe. Janilson Francisco, apresentará o plano de ação para 2011, do 8º zonal.

A parte da tarde será destinada à elaboração do Plano Pastoral da Paróquia de Nova Cruz, para 2011. Ainda durante a assembleia haverá um momento para serem discutidas as atribuições dos membros do Conselho Pastoral Paroquial.

Missa de 30º dia de Glorinha será às 17 horas


A missa de 30º dia de falecimento de Maria da Glória Ferreira de Oliveira, mais conhecida por Glorinha, acontecerá nesta terça-feira, 4, às 17 horas na Igreja Matriz. Glorinha, faleceu no dia 4 de dezembro do ano passado. Ela foi catequista desde os 20 anos de idade, ainda quando Dom Matias Patrício era padre em Nova Cruz. Ela também desenvolveu a função de ministra da Eucaristia por muito anos.

Exemplo de dedicação e doação na evangelização, Glorinha, viveu para servir a Igreja e ao próximo. Agradecemos o grande trabalho que ela fez em nossa paróquia.

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da festa de São Sebastião


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz acaba de divulgar a programação da festa de São Sebastião, padroeiro de bairro do mesmo nome do santo e um dos bairros mais populosos da cidade. A festa acontecerá de 11 a 20 de janeiro, na Igreja de Sâo Sebastião. A abertura ocorrerá no dia 11, com missa às 19 horas, presidida pelo Pe. Orcenival Maria, concelebrada pelos Padres Edilson e Janilson, seguido do hasteamento das bandeiras. Este ano com o tema: Fraternidade e A Vida no Planeta.

No período de 12 a 19 de janeiro acontece diariamente, caminhadas peniteniciais, às 5 horas, pelas ruas do bairro, seguido da reza do oficio da imaculada; missa às 19 horas, presidida por vários padres convidados entre eles Pe. Iranildo Augusto, Pe. Iranildo Virgilio, Pe. Jose Adelson, Pe. Silvio de Brito, Pe. Ednaldo Virgilio, PE. Aerton Sales e os padres de Nova Cruz Edilson E Janilson Francisco. No dia 14, às 9 horas haverá missa da unção; no dia 16, às 10 horas casamentos comunitários; dia 17, às 9 horas missa dos feirantes e Às 10 horas batizados.

A programação sócio-cultural será realizada de 15 a 19, com funcionamento de quermesse e barracas ao lado da Praça de Sâo Sebastião. Nos dia 18 e 19, haverá atrações musicais. No dia 19, é a noite da tradicional festa de São Sebastião, milhares de pessoas oriundo de várias regiões do país participam do leilão e da festa.

O encerramento da festa acontecerá no dia 20, dia de São Sebastião, feriado municipal em Nova Cruz, com procissão às 16 horas, pelas principais ruas do bairro, seguido de missa predida pelo Pe. Edilson Edilson e concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco. Neste uma multidão de fiéis devotos de São Sebastião vindo de vários estados, muitos com roupas de cor vermelha, participam do encerramento da festa. A pascom fará a cobertura de toda festa com fotos e depoimentos dos participantes através do blog: pascomnovacruzrn.blogspot.com


Dom João Braz é o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica


O arcebispo de Brasília foi nomeado pelo papa Bento XVI como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom João Braz de Aviz sucederá o cardeal francês Franc Rodé, 76, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.

O arcebispo de Brasília nasceu em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947. Após frequentar os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR), completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.

Foi ordenado padre da diocese de Apucarana (PR) em novembro de 1972. Foi reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina e professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, em Londrina (PR). Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador geral da pastoral diocesana de Apucarana.

Em 6 de abril de 1994, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Foi também bispo de Ponta Grossa (PR) e arcebispo de Maringá (PR). Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo de Brasília. Em maio do ano passado organizou o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu paralelo ao 50º da Capital Federal.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O centro Cultural Missionário - CCM, organismo da CNBB, divulgou o Relatório de Atividades de 2010 no último dia 31 de dezembro. D


Foram oferecidos oito cursos pelo Centro Cultural Missionário: dois cursos para os missionários estrangeiros, de 90 dias cada um; dois cursos de formação missionárias para brasileiras e brasileiros enviados a outros países ou regiões missionárias; um curso para animadores missionários; um curso para os presbíteros; uma Semana Brasileira sobre Missão Continental e um Congresso Missionários que reuniu 160 seminaristas.

Outra atividade desenvolvida pelo CCM foi a assistência jurídica do Serviço de Colaboração Apostólica (SCAI) aos missionários.

O CCM ofereceu ainda, serviço de hospedagem a religiosos e religiosas, agentes de pastoral e assessores de passagem por Brasília, assim como o acolhimento de iniciativas de outras entidades. O CCM encerrou suas atividades, em dezembro, com a celebração dos 50 anos do Centro de Formação Intercultural.

De acordo com o diretor do CCM, padre Estêvão Raschietti, foi ampliada durante o ano de 2010 a atuação do Centro Cultural Missionário na animação e formação missionária com uma assessoria qualificada em dezenas de eventos e atividades pelo Brasil.

Com informações da CNBB

Papa lembra o 25º aniversário do Dia Mundial de Oração pela Paz


Após a oração mariana do Angelus, no dia 1º, o papa Bento XVI disse aos fieis que em sua mensagem para o 44° Dia Mundial da Paz teve a oportunidade de sublinhar como as grandes religiões podem constituir um importante fator de unidade e de paz para a família humana. O papa recordou, a este propósito, que em 2011 será celebrado o 25° aniversário do Dia Mundial de Oração pela Paz que o papa João Paulo II convocou em Assis em 1986.

O Santo Padre frisou que, em outubro deste ano, irá a Assis, cidade de São Francisco, em peregrinação, e convidou a se unirem neste caminho os irmãos cristãos de várias confissões, os expoentes das tradições religiosas do mundo e todos os homens de boa vontade, a fim de recordar aquele gesto histórico de João Paulo II e renovar solenemente o compromisso dos fieis de toda religião a viverem sua fé religiosa como serviço em favor da paz.

"Quem caminha em direção a Deus transmite paz, quem constrói a paz se aproxima de Deus", sublinhou Bento XVI encorajando as pessoas para que neste dia rezem pela paz e pela liberdade religiosa.

"Saúdo os peregrinos de língua portuguesa nesta solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Ela interceda junto ao seu Divino Filho, Príncipe da Paz, para que a humanidade se abra sempre mais ao Evangelho, único caminho para a verdadeira fraternidade”, disse o papa, em Português, saudando os peregrinos de língua portuguesa.

Fonte: CNBB

Pastoral da Comunicação realizou sorteio da camiseta do Jornal A Ordem

Na missa da Epifania do Senhor, na noite de 2 de janeiro, na Igreja Matriz, em Nova Cruz, a Pastoral da Comunicação realizou o sorteio da camiseta do Jornal A Ordem, o jornal da Arquidiocese de Natal.

O sorteio foi feito pelo Pe. Edilson Nobre, que presidiu a missa, e logo entregou a camiseta a ganhadora, que estava na missa, Ozanira da Costa. Também na missa o Pe. Edilson, apresentou o calendário 2011, produzido pelo Arquidiocese de Natal, divulgando os locais de romaria. Para este ano, além das camisetas, serão sorteados outros brindes, oferecidos pela pascom diocesana.


O Pe. Edilson mostrou o calendário diocesano e o jornal A Ordem
Ozanira foi a ganhadora da camiseta
Fotos: Elias Gabriel

Festa de ano novo em Nova Cruz atrai milhares de fiéis

Como acontece todos os finais de ano e na noite de 31 de dezembro, a frente da Igreja Matriz, da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, ficou completamente lotado de fiéis que foram receber a benção de ano novo. No coro da Igreja, o Pe. Edilson Nobre presidiu a benção, logo em seguida um show pirotécnico, com fogos, patrocinado pela prefeitura municipal e show musical, com a tradicional barraca fizeram da festa um momento de confraternização.


Fotos: www.folhadoagreste.com