sábado, 15 de setembro de 2012

Comissão Debate prorroga data para entrega das perguntas


 A Comissão do Debate Político Democrático decidiu prorrogar a data de entrega das perguntas que serão feitas pelas entidades da sociedade civil organizada, para os candidatos a prefeito de Nova Cruz, que participarão do Debate. As perguntas podem ser entregues até próxima terça-feira, dia 18, na secretaria paroquial. Antes as entidades tinham até dia 14. 

Em reunião realizada na casa paroquial, na noite de sexta-feira, dia 14, com participação do Presidente da Comissão, Pe. Francisco de Assis, representantes das coligações e demais membros da comissão foi abordado diversos assuntos sobre a realização do debate, entre esses assuntos, a participação das pessoas no local do evento, como foi definido na reunião anterior, cada entidade que participou da reunião no dia 10 de setembro, elaborará duas ou uma pergunta por tema, sendo que somente as entidades que elaborarem as perguntas terão direito a 2 representantes terão acesso ao local do debate. As entidades que não enviarem as perguntas até dia 18, não terão acesso ao local do debate.

As perguntas devem ser feitas por tema, colocado em um envelope e lacrado. Depois os envelopes do temas devem está em outro envelope, lacrado, com o nome da instituição ou entidade, para ser entregue. 

A comissão irá cadastrar todos os participantes e credencia-los para o debate. Não será permitida a participação de pessoas que não estejam cadastradas. A data do cadastramento ainda será definida na próxima reunião, marcada para o dia 19, às 20 horas. 

O debate Político Democrático acontecerá dia 27 de setembro, no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 20 horas.

"A proximidade das eleições cria uma consciência mais aguçada pelos temas políticos...Uma forma de conscientizar para o voto cidadão está na realização de momentos de debates, onde haja a possibilidade de ampla troca de ideias". (Cartilha eleições 2012, CNBB - CNLB)

Fotos: Flavio luiz

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fernando da Pista festeja padroeira com show católico







A comunidade do Fernando da Pista/RN, município  de Passa e Fica/RN,  está festejando a Padroeira, Nossa Senhora das Dores, com vasta programação religiosa e sócio-cultural. Este ano, a Festa tem como tema "Maria o teu  sim nos trouxe a vida", acontecendo  de  08 a 15 de setembro.

No dia 15 deste mês acontecerá o encerramento das festividades com  Grande Show Católico e  com a participação da banda "Nossa Juventude" da cidade de Natal/RN, a partir das 20hs no espaço cultural J.A. PLAY. Essa Banda já tocou no Bote Fé Natal e sacudiu a galera jovem que estava presente neste evento religioso. 

Faça sua caravana para juntos louvarmos e agradecer ao nosso Deus. Lembrando que as senhas já estão a venda no preço de R$ 2,00 reais para ajudar a Capela.

Nova Cruz sediará Encontro de Formação Miss@o.com


Miss@o.com realizado em 2011

Agentes da Pastoral da Comunicação de quatro zonais da Arquidiocese de Natal participarão do Miss@o.Com, neste mês. No próximo dia 23, a Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, sediará o encontro, que reunirá agentes da Pascom das paróquias do 8° e do 13° Zonal. Cerca de cem pessoas já fizeram inscrição para participar do encontro, que acontecerá no horário das 8h às 16 horas. Na primeira parte da manhã, haverá uma palestra sobre "A comunicação na vida e missão da Igreja", proferida pelo assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese, Padre Edilson Nobre. Após a palestra, serão oferecidas três oficinas, simultaneamente: Comunicação e Catequese, assessorada pela coordenação arquidiocesana da Catequese; Comunicação e Liturgia, com os seminaristas Ândreson Madson e Antônio Roberto; e Fotografia, assessorada pelo Diácono José Bezerra, da coordenação arquidiocesana da Pascom.

Zonais participam do Miss@o.Com


No dia 29, será a vez dos agentes da Pascom das paróquias do 5° e do 6° zonal se reunirem no Centro Pastoral Dom Tavares, em Angicos. Lá, a programação também começará às 8 horas, com uma palestra sobre "A comunicação na vida e missão da Igreja", proferida pelo Diácono José Bezerra. Após, serão oferecidas duas oficinas: Comunicação e Liturgia, com os seminaristas Ândreson Madson e Antônio Roberto; e Linguagem radiofônica, assessorada por Cacilda Medeiros, todos da coordenação arquidiocesana da Pascom. 


Para o Miss@o.Com do 5° e 6° Zonal, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Os agentes da Pascom do 5° Zonal devem fazer inscrição com o articulador do zonal, Valdi de Paula, em Angicos. Já, os agentes das paróquias do 6° Zonal devem fazer inscrição com a coordenação arquidiocesana da Pascom, através do e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Neste ano, o Miss@o.Com tem a finalidade de preparar os agentes da Pascom para o 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. O lançamento do 8o Muticom acontecerá dia 31 de outubro deste ano, com dois momentos: às 9 horas, solenidade no auditório do Laboratório de Comunicação, da UFRN, e, às 14 horas, programa especial, na Rádio Rural de Natal.

Mais informações sobre o Mutirão Brasileiro de Comunicação podem ser encontradas no site www.muticom.com.br.

CNBB planeja lançamento nacional da CF em Natal



 Dom Lucena, bispo referencial de Campanhas, no Regional Nordeste 2, da CNBB
Foto: Cacilda Medeiros

Uma equipe da Coordenação Nacional da Campanha da Fraternidade virá a Natal, dia 19 de setembro. Na próxima quarta-feira, às 9 horas, o grupo, tendo à frente o assessor da CF, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Padre Luiz Carlos Dias, se reunirá com o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e a coordenação arquidiocesana de Campanhas. Esta reunião também contará com a participação do bispo referencial de Campanhas, no Regional Nordeste 2, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. 

"A finalidade da reunião é começar a planejar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em nível nacional. A CNBB pretende lançar a CF 2013, em Natal", adianta Táfnes Nóbrega, da Equipe de Campanhas, na Arquidiocese de Natal. Segundo ela, o lançamento da CF, em nível nacional, na capital potiguar, faz parte das comemorações dos 50 anos de história da Campanha. A Campanha da Fraternidade surgiu em Natal, mais precisamente na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, por iniciativa do então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Eugênio de Araújo Sales.

Em 2013, a CF terá como tema: "Fraternidade e Juventude" e como lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6, 8).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo de Natal tem dissertação aprovada no Mestrado em Ciências da Religião da Católica


Fotos: Carolina Nogueira



O Arcebisbo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, teve sua dissertação, “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no sertão potiguar”, aprovada. A defesa ocorreu na manhã do dia 06, no Anfiteatro do bloco G4 da Unicap.
O trabalho, orientado pelo professor Newton Cabral, trata da vida do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros (1916 – 2000), um pastor católico que exerceu, simultaneamente, o ofício de sacerdote e o carisma de profeta do povo de Deus, no sertão potiguar. A pesquisa de ordem bibliográfica se deteve no estudo de fontes documentais, registros biográficos e autobiográficos. Teve como objetivo mostrar o enlace da missão espiritual e política na promoção da dignidade da pessoa humana. O estudo oportuniza compreender como é possível dispor a vocação a serviço dos que estão à margem da sociedade, em um contínuo exercício de inclusão social e religiosa, sem esquecer a racionalidade eclesiástica que combina fé e política. A luta contra a exploração que se realizava através da indústria da seca e a persistente busca pela resolução do problema da falta de água fez o Monsenhor Expedito ser um sinal de esperança e anunciador de um novo tempo.

A banca examinadora foi composta pelo orientador do trabalho, professor Newton Cabral; pelo coordenador do Mestrado e avaliador interno, professor Gilbraz Aragão; pelas avaliadoras externas, professoras Sylvana Maria Brandão de Aguiar e Emanuela Ribeiro, ambas da UFPE.

Após a aprovação, Dom Jaime Vieira Rocha falou sobre o que estava sentindo naquele momento. “O sentimento é de vitória e gratidão para com todas as pessoas que me incentivaram, me compreenderam nesta realidade. Imaginem, eu, como Bispo de uma cidade como Capina Grande (PB), já na reta final do curso, tendo sido transferido para Natal (RN), onde a responsabilidade aumentou mais ainda. Isso aconteceu em fevereiro deste ano. Veja como eu tive de me esforçar bastante. Sei que alguns professores, com toda razão, temiam que eu não concluísse esse mestrado e aqui estamos. Por isso, esse meu sentimento é de muita alegria, gratidão e, também, tendo a certeza de que esta minha atitude tem chamado atenção, incentivado ao clero mais jovem o gosto pelos estudos e pela reatualização. Estou com 65 anos e acho que nós devemos estar abertos a cada momento, não sermos petulantes, acharmos que já somos os donos da verdade, que não temos mais nada a aprender, nem receber dos outros e nem o que temos para partilhar. Isso foi para mim algo muito gratificante e agradeço realmente a Deus. 

A convivência aqui no ambiente universitário, na Unicap, no mundo acadêmico, foi realmente uma graça e sei que esse meu gesto tem servido muito como algo que chama atenção.”

Leia mais AQUI

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Comissão e Coligações definiram regras do debate


Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 12, a reunião com a Comissão Paroquial do Debate, representantes das duas coligações: "Nova Cruz no Rumo Certo" e "A força do Povo", e do Setor Social da Arquidiocese de Natal, através do SAR - Serviço de Assistência Rural, para definição das regras do Debate Político Democrático, que será promovido pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. 

A reunião começou com as boas vindas do Pároco e Presidente da Comissão, Pe. Francisco de Assis Inácio, que abordou o objetivo do debate: A realização de um debate eleitoral democrático consiste no convite aos fiéis leigos para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana tendo como a política correta uma das ferramentas de contribuição ao surgimento de um “novo céu e uma nova terra” (Apo 21,1)

Pe. Assis disse da iniciativa da realização do debate está de acordo com as normas da Igreja Católica, através da CNBB, Arquidiocese e Documentos da Igreja. "Tal iniciativa encontra-se amparada na insistência da Igreja na participação na política, uma vez que é sabido que os últimos papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente, considerando que a política correta é um meio forte de viver a caridade, devendo visar o bem comum", falou Pe. Assis e ainda citou um trecho do Concilio Vaticano II  através do Documento“Gaudium et Spes”:

O Concilio Vaticano II declara : “Lembre-se, portanto, todos os cidadãos ao mesmo tempo do direito do dever de usar livremente o seu voto para promover o bem comum. A Igreja considera digno de louvor e consideração o trabalho daqueles que se dedicam ao bem da coisa pública serviço dos homens e assumem os trabalhos deste cargo” (GDS 75)
 .



O Diácono Marcio Francisco falou sobre o convite feito do Pe. Assis ao Setor Social para o debate de Nova Cruz, cuja finalidade é apenas apresentar a todos os fieis as propostas dos candidatos a prefeito e que a comissão não pretende induzir na escolha do candidato. "O debate consiste exclusivamente em apresentar e defender as propostas de gestão para os próximos quatro anos no exercício do cargo de prefeito do município de Nova Cruz", disse Diácono Márcio.


As regras foram esplanadas ponto a ponto e definida por todos os participantes da reunião. Na ocasião foram feitas alguma alterações, entre essas, o local do debate, que anteriormente estava previsto para o Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz, por motivo de segurança externa por se tratar da RN 120, cuja movimentação de veículos é constante, foi definido um novo local  que será o Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo.  

O Debate Politico Democrático acontecerá dia 27 de setembro a partir das 20 horas, no CNSC e será transmitido pelas rádio locais. Na próxima sexta-feira, dia 14, acontecerá mais uma reunião com os membros da comissão. 
Membros da Comissão

Membros da Coligação A Força do Povo

Membros da Coligação Nova Cruz no rumo certo

Diácono Márcio e Evaldo do Setor Social da Arquidiocese de Natal


Pe. Assis falando aos participantes da reunião

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Debate em Nova Cruz: entidades elaborarão perguntas para os candidatos



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz reuniu diversos segmentos da sociedade civil organizada para democraticamente opinarem sobre a realização do debate político entre os candidatos a prefeito. A reunião aconteceu no salão do ECC, na tarde de segunda-feira, dia 10, dirigida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis e membros da Comissão Debate.

No inicio da reunião o Pe. Assis falou da importância de uma sociedade organizada e participativa em prol da vida e da comunidade. Disse também da realização do debate político democrático e participativo, onde as entidades de forma organizada possam analisar as propostas dos candidatos.



Na reunião o Pe. Assis apresentou o objetivo: Apresentar os temas que serão discutidos entre os candidatos no debate e solicitar aos diversos segmentos da sociedade civil organizada para elaboração de perguntas para referido debate. Em seguida apresentou os 10 temas: Educação, Saúde, Segurança, Cultura, Esporte/Lazer, Infraestrutura/Limpeza urbana, Meio ambiente, Geração de emprego e renda, Ação social e Gestão pública.

Após discussão dos temas algumas entidades deram sugestão de implantar aos temas Desenvolvimento sustentável, habitação e transparência, na qual foram adaptado junto aos temas anteriormente sugeridos e decidido para o debate os temas abaixo:

1.       Educação
2.       Habitação
3.       Saúde
4.       Segurança
5.       Cultura
6.       Esporte/lazer
7.       Infraestrutura/Limpeza urbana e rural
8.       Meio ambiente/Desenvolvimento sustentável
9.       Geração de emprego e renda
10.   Ação social
11.     Transparência na gestão pública

Foi também decidido que cada entidade/instituição elaborará uma ou duas perguntas para cada tema e enviará até sexta-feira, dia 14, para a comissão debate. As perguntas serão entregues na secretaria paroquial. Sobre a quantidade de perguntas para cada candidato no debate, foi sugerido que cada candidato responda apenas uma pergunta de cada tema.

Na próxima quarta-feira, dia 12, essas sugestões serão apresentados aos representantes das duas coligações, em reunião marcada para casa paroquial, às 10 horas, com participação do setor social da Arquidiocese de Natal e da comissão debate.

Participaram da reunião representante das seguintes entidades: Lions Clube, Sinte/RN, Igreja Assembléia de Deus, APAE, UERN, IFRN, CPC, AMES, Pastoral do Menor, ANE/RN, Ibrapes/UVA, Sindicato dos trabalhadores Rurais, 8º BPM, CDL, Conselho Tutelar, 3º Dired e membros da comissão debate.










A busca de um processo político mais consistente, é condição básica que se mostre a importância e a necessidade do debate para a construção de um espaço democrático e eficaz, para construirmos um novo Estado e uma nova Democracia, a partir dos povos que estão na base da pirâmide e não das elites que sempre mantiveram esses entes sob a sua guarda e a  seu serviço. (Cartilha CNBB: Eleições 2012)

Pe. Zezinho faz show em favor de Mosteiro


Padre Zezinho fará show beneficente, dia 23, em Natal
Foto: José Bezerra 

A Arquidiocese de Natal promoverá um show com o Pe. Zezinho, dia 23 deste mês, às 16 horas, no antigo estádio de futebol Juvenal Lamartine, em Natal, com o tema: "Melhores Filhos, Melhores Pais". A senha custará R$ 20,00. Estarão à venda nas paróquias da Arquidiocese de Natal e nos livrarias Paulinas e Paulus, de Natal.

A renda será toda doada para as obras do Mosteiro Nossa Senhora do Sorriso, das Carmelitas Descalças. Atualmente, o Mosteiro está em fase de construção, nas proximidades do cemitério Morada da Paz, ao lado da BR 101.

As irmãs estão numa sede provisória, numa casa no terreno da Casa do Clero, em Emaús, desde que foi constituído o Mosteiro, com o nome de Nossa Senhora do Sorriso, pelo então arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Comissão convida coligações para definir regras do debate




A Paróquia de Nova Cruz, através da comissão debate, convidou o coordenador da duas coligação partidária para uma reunião que definirá as regras do debate entre os dois candidatos a prefeito. A reunião será dia 12, na casa paroquial, às 10 horas, com a presença dos representantes do setor social da Arquidiocese de Natal. 

O pároco, Pe. Francisco de Assis, enviou convite através de oficio solicitando a presença do coordenador de cada coligação e de um assessor para tratar junto a comissão paroquial dos assuntos sobre o referido debate. Antes a Paróquia tinha enviado oficio marcando a reunião para o dia 19, mas em reunião com a comissão marcando uma nova reunião e antecipadando para quarta-feira, dia 12.

Reunião da comissão com Pe. Assis



domingo, 9 de setembro de 2012

CNBB lança no TSE campanha “Voto Consciente”




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), a campanha “Voto Consciente”. Estiveram presentes no auditório 2 do TSE a ministra-presidente do Tribunal, Cármen Lúcia Antunes Rocha e o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. O lançamento aconteceu dia 06 de setembro.

Produzida em parceria com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), a campanha Voto Consciente conta com vídeos, spots para rádios e texto com orientações para o voto consciente/cidadão e pelo voto limpo.

“Com esta iniciativa, a CNBB faz valer a tradição de sempre dar sua contribuição nas campanhas eleitorais com orientações aos seus fieis e todos os cidadãos, firmadas na ética e na cidadania à luz do Evangelho. A CNBB sempre se preocupou com o voto consciente e se preocupou também com as pessoas que estão à frente das nossas cidades, estado e municípios, para que pensem o bem comum. Então, poder participar de uma campanha como esta, junto com o TSE, é uma satisfação para a entidade. O nosso objetivo é poder ajudar a eleger, homens e mulheres, que pensem no bem da comunidade, das pessoas e, especialmente, dos mais pobres”, disse dom Leonardo no ato de lançamento.



A ministra-presidente do TSE também destacou a importância histórica da CNBB na luta pelo voto cidadão. “Gostaria de parabenizar a CNBB, em nome do Tribunal Superior Eleitoral, pois a entidade cumpre um papel histórico no Brasil no sentido de fazer com que a cidadania seja respeitada e que ela se respeite, e para isso é preciso que sua participação seja coerente com que ela espera do outro, que cada um cumpra seu papel. Por isso me sinto muito honrada, representando o TSE, de estar junto com a CNBB nesta caminhada, que é uma caminhada por um Brasil em que cada um assuma a responsabilidade com a sua história e, principalmente, com a história que é de todos”.

Citando a Lei Complementar nº 135/2010, mais conhecida com lei da Ficha Limpa, a ministra destacou sua importância social, e não apenas a questão jurídica em si. “É muito importante que a lei da Ficha Limpa se torne efetiva do ponto de vista social, e não do ponto de vista apenas formal e jurídico. E aí, só cada cidadão pode fazer isso, ou seja, na hora que ele escolhe bem o candidato, sabe quem ele está escolhendo e porque ele está escolhendo, o cidadão se torna coresponsável pela administração da cidade”, ressaltou.

No site da CNBB há um espaço com todo o material produzido pelo NESP e que está à disposição. Acesse www.cnbb.org.br e assista aos vídeos, leia os textos e ouça os spots.

Na quarta-feira, 5 de setembro, o TSE deu início à segunda fase da campanha Voto Limpo, que desde o dia 21 de agosto está sendo veiculada no rádio e na televisão. O objetivo é conscientizar o eleitor sobre a importância de sua participação nas eleições e evitar a troca de votos por vantagens indevidas.

Fonte: CNBB

Dois bispos eméritos faleceram



Na manhã deste domingo, 9 de setembro, a Igreja do Brasil recebe a notícia do falecimento de dois bispos eméritos: dom José Rodrigues de Sousa, bispo emérito de Juazeiro (BA), aos 86 anos; e dom Luís D’Andrea, bispo emérito de Caxias (MA), aos 78 anos.

Dom José Rodrigues de Sousa era natural de Paraíba do Sul (RJ), mas viveu a infância e adolescência em Aparecida (SP). Ingressou no Seminário dos Redentoristas em 1938. Na Congregação Redentorista, atuou como formador, nas Santas Missões Populares e como e superior vice-provincial em Goiás. 

Foi nomeado bispo de Juazeiro (BA) em 1974. Durante seu episcopado, acompanhou a Comissão Pastoral da Terra e a Pastoral da Juventude do Meio Popular no Regional Nordeste 3 da CNBB. Foi ainda presidente nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores. Desde sua renúncia, em 2003, dom José vivia no Convento Redentorista de Trindade (GO).
Dom Luís D’Andrea era italiano e membro da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Em sua congregação religiosa, atuou como formador e pároco. Era especialista em Teologia Pastoral Latino-americana e em parapsicologia. Foi nomeado Bispo de Caxias, no Maranhão, em 1988, e renunciou ao governo da diocese em 2010, por motivo de idade. Durante seu episcopado, acompanhou a Catequese e a Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5 da CNBB. Nos últimos anos, dom Luís vivia no Convento dos Franciscanos Conventuais, em Fortaleza (CE), mas faleceu em sua terra natal, a Itália, na madrugada deste domingo.

Fonte: CNBB

23º Domingo do Tempo Comum




A Palavra de Deus é geradora de sentido, criadora de relações, promotora de vida. Por isso, as leituras deste domingo proporcionam aos ouvintes consciência e fidelidade ao projeto de Deus: “Vida em abundância para todos”.
Por isso, a vinda de Jesus ao mundo é motivo de alegria e libertação de tudo o que opressão. Ele é a esperança dos que sofrem, de todos os que não têm voz nem vez.

1ª Leitura (Isaias 35,4-7)

Contextualizando a primeira leitura, Isaías faz o leitor tomar conhecimento que os israelitas foram exilados e se encontram na Babilônia. 
Imaginemos a situação em que se encontram: distantes de seus parentes, massacrados pelos soldados caldeus, das suas casas destruídas, de seus roçados destruídos, de suas casas devastadas, totalmente desanimados, tomados pelo desânimo.
Na visão do profeta Isaías, os israelitas são como que cegos, considerados escravos, surdos e mudos, isto é, perderam totalmente a liberdade.

Finalmente o profeta propõe uma mensagem-promessa de esperança, dizendo assim: “Coragem! Não temas! O vosso Deus vem para salvar!” Agora, sim, não é possível que os aflitos não se reanimem com esse anúncio extraordinário. E mais, não é qualquer profeta, trata-se de Isaías que, na sua mensagem ainda acrescenta: “Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um cervo e a língua do mudo dará gritos alegres” (vv. 5-6).

  Na conclusão da leitura (vv. 6-7), é percebível a manifestação de uma transformação também para a terra que irá acolher os israelitas quando do seu regresso da Babilônia para Israel, “o solo árido se transformará em nascentes de água...”.
Atenção, irmãos, todas essas promessas trazidas por esse texto indicam que a sua realização serão totalizadas com a vinda de Jesus.

Evangelho (Mc 7,31-37)

Marcos, ao narrar o trecho do evangelho deste domingo, trás a cura de um homem “surdo e mal podia falar”. Tal revelação nos faz entender que os tempos messiânicos prometidos pelo profeta Isaías na primeira leitura, chegou despontando por todos os lados, pelo feito realizado por Jesus. Que maravilha! Haja graça sobre graça! Não há margem para dúvida alguma; é só comprovar: “Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente”.
Todos devem ter observados que na narração aparecem alguns por menores:
1. Quem é o surdo-mudo?
É o homem impossibilitado de relacionar-se com os outros: não pode ouvir o que lhe é dito. E o pior é que, no tempo de Jesus todas as doenças eram consideradas como um castigo de Deus. A surdez era considerada uma maldição, porque não permitia escutar a Palavra de Deus.
2. Os gestos de colocar os dedos nos ouvidos? É o mesmo que se faz na celebração do sacramento do batismo. Num determinado momento o ministro toca os ouvidos do batizando com o polegar e diz: “O Senhor Jesus que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem te conceda a dádiva de escutar prontamente a sua Palavra e de professar a tua fé”. O cristão não é só aquele que pode escutar o evangelho, mas é também aquele que anuncia a mensagem que ele escuta.
3. Saliva na língua do mudo? É preciso compreender que naquele tempo a saliva era considerada uma espécie de concentrado no hálito, uma materialização da respiração. Portanto, não demais dizer que Jesus comunicou ao mundo a sua respiração, o seu Espírito.
4. “Efatá”? É uma palavra usada na língua hebraica, e quer dizer “abre-te”. É convite para abrir-se completamente a Cristo e à vida nova.
5. A última parte da narrativa (vv. 35-37). Descreve, em detalhes, o resultado da intervenção milagrosa de Jesus e se encerra como se fosse uma entonação de uma “orquestra bem afinada”: a multidão canta a própria alegria porque se cumpriu a profecia de Isaías: Deus fez os surdos ouvirem e os mudos falarem” (Is 35,5-6). Ele fez a experiência da força renovadora que o contato com Cristo comunica e vê renovar-se, para si e para os outros, aqueles mesmos gestos que lhe infundirem a salvação.

Segunda leitura (Tg 2,1-5)

“O rico comete uma injustiça e em seguida se põe a gritar; o pobre, ofendido, ainda deve pedir desculpas” (Sir 13,3). Esta é a constatação amarga de um sábio israelita e é também o que cada um de nós pode verificar na vida de todos os dias: os ricos e os poderosos desfrutam de privilégios.
Tiago responde a essa constatação com um questionamento: “Porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do reino prometido por Deus aos que o amam?” (v. 5).
Cuidado! Porque, tanto dentro como fora da igreja, ou seja, não só enquanto lemos a bíblia, refletimos, rezamos e louvamos, mas depois dessas concepções e práticas espirituais e pastorais, deveriam os nossos irmãos pobres ter um lugar de destaque no coração de cada um de nós e na comunidade e serem eles merecedoras de um maior respeito, a ponto de podermos ver Jesus em cada um.
Vejamos bem: Devemos concluir que somos hipócritas? Não! Fracos e pecadores, sim! Na fé, na esperança e na caridade compradas, chegaremos lá! Amém! 

Pe. Francisco de Assis Inácio
      Pároco