sábado, 4 de janeiro de 2014

Programação da Festa de São Sebastião de Nova Cruz

Mensagem aos Paroquianos

           Graças a Deus, mais uma festa de S. Sebastião. O período da novena e festa do padroeiro, ocorrerá entre os dias 11 a 20 deste mês, de 2014.
         Para alcançarmos o objetivo esperado, o de ajudarmos a nós mesmo a "não separar a vida da missão", escolhemos o tema: S. Sebastião, ajudai-nos a fazer de "nossa vida uma missão"!
            Esperamos contar com a participação das famílias e de toda a comunidade paroquial (cidade e zona rural), bem como do povo de outras cidades e também do brejo paraibano.
          Nesses dias queremos pedir a proteção do nosso padroeiro contra algumas situações contrárias ao plano Divino, como sendo, por exemplo o aborto, o desemprego, a prostituição infantil (...) e outras realidades que tem impedido às pessoas a serem felizes como Deus quer.
           Enquanto nesta novena e festa pedimos as bençãos misericordiosas da Trindade Santa, e a proteção da imaculada conceição, com confiança suplicamos também que São Sebastião rogue junto a Deus por nós.

Pe. Francisco de Assis Inácio (Paróco)
Pe. Pedro Cunha Junior (Vigário)
Irmãs do Amor Divino
Irmãs Franciscanas do Bom Conselho
A Comunidade

Programação


Dia 11/01 - Sábado (ABERTURA)
18h - Carreata, saindo da Matriz para igreja de S. Sebatião
19h - Missa
Oficiante: Pe. Pedro Cunha Junior  - Vigário Paroquial
Noiteiros: Renovação Carismática Católica (RCC), comerciantes, motoristas, motoqueiros, taxistas
Comunidades: Cidade do Sol, Lagoa de Serra, conceição, Trigueiro, Fortaleza, Assentamento José Rodrigues e Maranhão.



Dia 12/01 - Domingo
05h - Caminhada e a recitação do terço
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. Francisco de Assis Inácio - Paróco
Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral familiar, Catequese Batismal.
Comunidade: Frei Damião.



Dia 13/01 - Segunda-feira
05h - Caminhada e a recitação do terço
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Iranildo Virgílio da Cruz - Natal
Noiteiros: Casa do Terço, Movimento Jesus Misericordioso, Movimento N. Sra. de Fátima.
Comunidade: Antônio Peixoto.


Dia 14/01 - Terça-feira
05h - Caminhada e a recitação do terço
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. José Adelson da Silva - Santo Antônio
Noiteiros: Pastoral do Dizimo, Catequese, Infância Missionaria e Pastoral do Menor.
Comunidade: Santa Maria Goretti.




Dia 15/01 - Quarta-feira
05h - Caminhada e a recitação do terço
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. Roberlan Roberto de Oliveira Gomes - Brejinho
Noiteiros: Pastoral da Saúde, Legião de Maria, Pastoral da Comunicação (Pascom), Hospital Municipal Mons. Pedro Moura.
Comunidade: Santa Luzia.



Dia 16/01 - Quinta-feira
05h - Caminhada e a recitação do terço
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. Mario Gomes de França - Serra de São Bento
Noiteiros: Pastoral da Juventude, Coroinhas.
Comunidade: São Judas Tadeu, Primeira Lagoa, Capim Açu, Bom Pastor, Barbaço e Jurití.


Dia 17/01 - Sexta-feira
05h - Caminhada e a recitação do terço
9h - Missa dos enfermos
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. João Firmo - Araruna - PB
Noiteiros: Apostolado da Oração, Ministros extraordinários da Comunhão Eucarística.
Comunidade: Portal, Lagoa Limpa, Serrote dos Bezerras, Arisco, Gravatá, Macacos, Boqueirão I e II, Nova Descoberta, Lagoa Seca e lagoa do Couro.


Dia 18/01 - Sábado
05h - Caminhada e a recitação do terço
10h - Casamentos comunitário
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. Francisco de Assis Inácio - Paróco
Noiteiros: Movimento Mãe Peregrina, Terço dos Homens.
Comunidade: Planalto, Sitío Catolé, Lagoa Verde, Lagoa da Mata, Cedron e Lagoa d'Anta (Cidade e Zona rural).



Dia 19/01 - Domingo
05h - Caminhada e a recitação do terço
18h - Recitação do terço
19h - Missa
Oficiante: Pe. Matias Soares - São José do Mipibu
Noiteiros: Prefeirura Municipal de Nova Cruz e Secretarias, Câmara Municipal, Poder Judiciário, 8º BPM, Rádios AM e FM.




Dia 20/01 - Segunda (DIA DO PADROEIRO)
12h - Pipocaço
16h - Procissão
17h30min - Missa de Encerramento
Oficiante: Dom Matias Patrício de Macedo - Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal

Vaticano promove encontro sobre a situação na Síria


“Síria, com ficar indiferente?”. Este é o tema do encontro que acontecerá no dia 13 de janeiro, no Vaticano. Trata-se de uma iniciativa da Pontifícia Academia das Ciências e que reunirá especialistas do mundo da política, da diplomacia, da cultura e da economia, como o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e o prêmio nobel da Paz, o egípcio Mohamed El Baradei. A abertura do evento será presidida pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Jean Louis Tauran.
Durante o encontro, os participantes debaterão a dramática situação da Síria e da guerra que já se estende por mais de dois anos. Haverá uma reflexão sobre a situação dos cristãos sírios, com atenção às perseguições religiosas e ao diálogo entre as diferentes confissões.
No dia 28 de dezembro, o secretário de Estado da Santa Sé, dom Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados, dom Dominique Mamberti, receberam delegação do governo sírio composta pelo ministro de Estado, Joseph Sweid, acompanhado do embaixador ante a Santa Sé, Hussam Eddin Aala. A delegação levou uma mensagem do presidente Assad para o papa Francisco, informando sobre a posição do governo sírio.
Fonte: Radio Vaticano


Igreja celebra 50 anos da peregrinação de Paulo VI à Terra Santa


Dia 4 de janeiro de 1964, Paulo VI realizava sua peregrinação à Terra Santa. Era a primeira vez que um Sucessor de Pedro voltava à Terra de Jesus. Sua peregrinação de três dias representou também a primeira Viagem Apostólica internacional de um Pontífice na era contemporânea. O atual Bispo auxiliar de Jerusalém, Dom William Shomali, comentou este acontecimento histórico para a Igreja católica:

“Lembro-me muito bem. Era uma manhã muito fria, quando Papa Montini chegava a Belém para celebrar a Missa na Gruta da Natividade. Eu ainda era seminarista e tinha 14 anos. Nós aguardamos Paulo VI na Praça da Natividade, por cerca de uma hora e meia. Era grande a expectativa e estávamos ansiosos de ver o Sucessor de Pedro, que visitava a Terra de Jesus pela primeira vez. Foi um evento extraordinário", relatou.
"Depois - continuou o bispo - li com calma os seus discursos e notei que, realmente, eram muito profundos, sobretudo aquele que pronunciou em Nazaré sobre a família, que ainda é muito atual. A intenção de Papa Montini era fazer uma peregrinação à Terra Santa. Esta visita abriu os horizontes de uma nova era na Igreja”.

A peregrinação de Paulo VI teve um forte cunho ecumênico com o encontro que manteve com o Patriarca Atenágoras I. Este também foi um encontro histórico para a Igreja Católica.

“De fato, a sua peregrinação se revestiu de grande valor com o abraço ao Patriarca Atenágoras, sobretudo no momento em que, juntos, rezaram a oração do Pai Nosso no Monte das Oliveiras. Na verdade, o encontro com Paulo VI foi uma iniciativa ecumênica, que partiu do próprio de Atenágoras”, disse o bispo.

Atenágoras I foi Patriarca de Constantinopla por 24 anos. Seu encontro com o Paulo VI, em Jerusalém, foi significativo pela anulação das excomunhões do Grande Cisma do Oriente de 1054. Foi um passo importante para a restauração da comunhão entre a Igreja de Roma e o Patriarcado de Constantinopla.

Na ocasião, o Papa Montini e o Patriarca Atenágoras assinaram uma declaração conjunta de União Católico-Ortodoxa, em 1965, contemporaneamente ao Concílio Vaticano II. A declaração não só acabou com o cisma, mas foi uma demonstração clara do grande desejo de reconciliação entre ambas as Igrejas.

Fonte: Radio Vaticano

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Paróquia planeja festa de São Sebastião 2014

O Pe. Francisco juntamente com membros, coordenadores, articuladores de pastorais e movimentos, irmãs religiosas e povo em geral realizaram na noite de ontem, dia 2, a reunião de planejamento da festa de São Sebastião. Foram determinadas ações para festa e divisão dos noiteiros. Pe. Francisco divulgou os nomes dos celebrantes para os dias do novenário, são eles: Pe. Pedro Cunha, vigário de nova Cruz; Pe. Mario Gomes; Iranildo Virgílio; Pe. Adelson; Pe. Roberlan, Pe. João Firmino, de Araruna-Pb; incluindo o próprio Pe. Francisco. Uma das novidades para esse ano é a carreata de abertura saindo da Matriz para a igreja de São Sebastião.






Fotos: Robervânio

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Benção do Santíssimo Sacramento no Réveillon 2014







Fotos: Robervânio

Papa Francisco pede mais solidariedade e menos violência na Mensagem para o Dia Mundial da Paz




No dia 1º de janeiro, celebra-se o Dia Mundial da Paz O Papa Francisco mais solidariedade e menos violência no mundo em seu primeiro Angelus do ano, diante de uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro. "Todos nós temos a responsabilidade de trabalhar para tornar o mundo numa comunidade de irmãos que se respeitam, aceitam suas diferenças e cuidam uns dos outros", disse por ocasião do Dia Mundial da Paz celebrado pela Igreja Católica no dia 1º de janeiro.

 Segue, na íntegra, a primeira mensagem do papa Francisco para este dia e que aborda o tema "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz.

 Nesta minha primeira Mensagem para o Dia Mundial da Paz, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dom Jaime Vieira fará visita aos zonais


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, divulgou, no último dia 19 de dezembro, o calendário para os encontros com a juventude, nas paróquias da Arquidiocese de Natal. As reuniões acontecerão de março a novembro do próximo ano, e o objetivo é dar continuidade à vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu no mês de julho deste ano, no Rio de Janeiro. 

As datas e locais das visitas aos zonais do Vicariato Episcopal Norte já foram definidas, segundo o Vigário Episcopal, Padre Bianor Júnior. De 25 a 27 de julho, a visita acontecerá ao 7º Zonal, em João Câmara; de 12 a 14 de setembro, será ao 5º Zonal, na cidade de Lajes; e, de 17 a 19 de outubro, o arcebispo estará em Macau, que pertence ao 6º Zonal. As datas e locais das visitas dos outros dois vicariatos serão divulgadas em breve.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jaime Vieira Rocha celebrará 18 anos de sagração episcopal

Dom Jaime com o Papa Bento XVI, em Roma, quando da entrega o pálio de arcebispo, em 29 de junho de 2012
Crédito: Serviço Fotográfico do Vaticano

O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrara 18 anos de sagração episcopal, dia 6 próximo. A celebração em ação de graças acontecerá às 17 horas, no Santuário de Santos Reis, em Natal, por ocasião do encerramento da festa de Santos Reis.

Dom Jaime foi sagrado bispo em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. "Naquela época, João Paulo II tinha uma prática de ministrar sacramentos, em algumas datas festivas da Igreja. Assim, na festa da Epifania do Senhor, ele, tradicionalmente, ordenava grupos de bispos, de algumas partes do mundo. Para 1996, ele quis que tivesse um do Brasil, no grupo. Daí, eu, que havia sido nomeado bispo em 29 de novembro de 1995, recebi o convite para ser sagrado pelo Papa, em Roma", explica Dom Jaime. "Foi uma surpresa e uma graça para mim", comenta.

Ao longo destes 18 anos, Dom Jaime já exerceu o pastoreio em três lugares. De 1996 a 2005, esteve à frente da Diocese de Caicó; de 2005 a 2011, ficou na Diocese de Campina Grande (PB); e, em 26 de fevereiro de 2012, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Natal. Sobre os 18 anos de vida episcopal, Dom Jaime diz que significa uma graça especial, sobretudo quando passou a entender o sentido do ministério. "Com o tempo, vamos nos sentindo com mais experiência e tirando lições para a vida e para o exercício do ministério", diz o arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da festa de final de ano


 Como acontece todos os anos em Nova Cruz, a Paróquia da Imaculada Conceição promovem mais uma festa de final de ano, na praça da Igreja Matriz. A programação terá às 19 horas com a tradicional missa presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis. Após a missa terá inicio o funcionamento da barraca com leilão. Às 23h30, terá inicio o ritual de preparação para a benção do Santíssimo Sacramento. Esse momento é esperado por milhares de fieis que todos os anos lotam a praça da Matriz. Após a benção começará a tradicional festa de ano novo com atrações musicais, ao vivo. Este ano a paróquia conta com o apoio da prefeitura de Nova Cruz.


Fotos: Reveion 2012

10 conselhos do Papa Francisco aos jovens



1) Ter um coração jovem sempre: “Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!” (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude)

2) Ir contra a corrente: “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que “ir contra a corrente” requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d’Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida”. (Santa Missa dos crismandos em Roma – 28 de abril de 2013)

3) Apostar em grandes ideais: “Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!” (Catequese do dia 24/04/2013).

4) Estar com Deus em silêncio: “Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor”. (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)
5) Rezar o Rosário: “Gostaria de destacar a beleza de uma oração contemplativa simples, acessível a todos, grandes e pequenos, cultos e pouco instruídos: a oração do Santo Rosário. O Rosário é um instrumento eficaz para nos ajudar a nos abrirmos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo.” (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)

6) Fazer barulho: “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos”. (Discurso aos Jovens Argentinos durante a JMJ Rio 2013)

7) Aproximar-se da cruz de Cristo: “Queridos amigos, a Cruz de Cristo nos ensina a sermos como o Cireneu, aquele que ajuda Jesus a levar o madeiro pesado, como Maria e as outras mulheres, que não tiveram medo de acompanhar Jesus até o fim, com amor, com ternura. E você, como é? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria?” (Discurso aos Jovens durante a Via-sacra, em Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)

8) Ser protagonista das mudanças: “Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus”. (Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)

9) Servir sem medo: “Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da Sua misericórdia e do Seu amor”. (Homilia da Missa de encerramento da JMJ Rio 2013)

10) Ser revolucionário: “Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que nos reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” (Discurso aos voluntários da JMJ Rio 2013)

Fonte: Destrave-CançãoNova.

Encerramento do Tríduo da Sagrada Familia


O bairro da Cidade do Sol encerrou ontem, dia 29, o tríduo festivo em honra a Sagrada Família de Nazaré. Desde o dia 26 a comunidade festeja com caminhadas penitenciais, missas e celebrações, e encerrando com procissão, que saiu as 16hs pelas ruas do bairro e terminando com missa. Na ocasião foi apresentada ao povo a nova imagem da Sagrada Família, maior que à anterior, abençoada nos momentos finais da missa pelo pároco de Nova Cruz o Pe. Francisco de Assis Inácio.









Fotos: Washington
Mais Fotos AQUI

Papa ressalta a situação de famílias refugiadas


“José, Maria e Jesus experimentam a condição dramática de refugiados, marcada pelo medo, pela incerteza e pelo incômodo. Infelizmente, em nossos dias, milhões de famílias podem se identificar com esta triste realidade”, disse o papa Francisco, durante a Oração do Angelus, realizada neste domingo, 29, dia dedicado à Sagrada Família.
Segundo o papa, “quase todos os dias, a televisão e os jornais transmitem notícias de refugiados, que fogem da fome, das guerras e de outros graves perigos, à busca de segurança e de uma vida digna, para si e para suas famílias”.
 Francisco lembra que, em terras distantes, quando refugiados e imigrantes encontram trabalho, nem sempre têm uma boa acolhida. “Por isso, quando fixamos nosso olhar na Sagrada Família de Nazaré, quando é obrigada a se refugiar, pensemos no drama daqueles migrantes e refugiados que são vítimas da rejeição e da exploração, que são vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo. Pensemos também nos ‘exilados’ - e eu os chamaria de 'exilados escondidos' - aqueles exilados que podem existir no âmbito das próprias famílias: os idosos, por exemplo, que, às vezes, são tratados como presenças incômodas. Muitas vezes, penso que um sinal, para saber como vai uma família, é ver como são tratados as crianças e os idosos”, acrescentou.
O papa afirmou que Jesus quis pertencer a uma família e que passou por essas dificuldades. “A Fuga para o Egito, por causa das ameaças de Herodes, nos mostra que Deus se encontra onde o homem corre risco, onde o homem sofre, onde é fugitivo, onde experimenta a rejeição e o abandono; mas é também o lugar onde o homem sonha, espera de voltar à sua terra natal, em liberdade, faz projetos e escolhas para a sua vida e a sua dignidade e a dos seus familiares”, explicou.
Ainda, durante o Angelus, o papa convidou os fieis a olhar a Sagrada Família e lembrou três palavras importantes para se viver em paz e alegria em família: dá licença, obrigado e perdão. "Quando em uma família não se é um intruso e se pede ‘com licença’, quando em uma família não se é egoísta e se aprende a dizer ‘obrigado’, e quando em uma família alguém se dá conta que fez uma coisa errada e pede ‘perdão’, então nesta família existe paz e alegria. recordemos estas três palavras: 'com licença, obrigado, perdão'".

Ao final do Angelus, o papa Francisco recitou uma oração dedicada à Sagrada Família, escrita por ele.

ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA


Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor, a Vós, com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.

Fonte: Radio Vaticano