sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cardeal Geraldo Majella anuncia a beatificação de irmã Dulce


O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Geraldo Majella Agnelo anunciou a beatificação da irmã Dulce. O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, no dia 27, e o cardeal informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa; fato que aconteceu esta semana em Roma. O processo ainda precisa ser assinado pelo papa para ser concluído.
De acordo com dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”.

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano. A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

Fonte: CNBB

Dom Matias celebra em Nova Cruz e Paróquia adia festival de prêmios

A missa das crianças, celebrada aos domingos, às 17h, na Igreja de São Sebastião, em Nova Cruz, será presidida, neste dia 31, pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo. A missa tem a participação das crianças das comunidades e das turmas da catequese, sendo elas da pré-catequese e primeira eucaristia. Um coral formado por crianças animam a liturgia.

Também em Nova Cruz, a paróquia vai realizar um festival de prêmios, que estava marcado pra próximo domingo, dia 31. Por ocasião do segundo turno das eleições 2010, o festival vai acontecer no dia 7 de novembro, a partir das 17 horas, em frente a Igreja Matriz. Serão sorteados 7 prêmios em 5 chamada e no 5º prêmio, uma Moto 0 KM. Cada cartela custa R$ 10,00 e já está a venda na secretaria paroquial ou membros das pastorais.



Dom Eugênio Sales celebrará 90 anos

Cardeal Dom Eugênio Sale
Foto: José Bezerra

O Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio Sales, celebrará 90 anos de vida. A missa em ação de graças será celebrada dia 6 de novembro, às 9h, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Um grupo de natalenses, incluindo o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e o Arcebispo emérito, Dom Heitor Sales, que é irmão do aniversariante, participarão da celebração.

Dom Eugênio Sales nasceu em 8 de novembro de 1920, em Acari (RN). Foi ordenado padre em 21 de novembro de 1943, em Natal. Em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal. Sete anos depois foi nomeado administrador apostólico da Arquidiocese potiguar. Em 9 de julho de 1964 foi transferido para a Arquidiocese de Salvador (BA), onde permaneceu por seis anos, quando foi transferido para o Rio de Janeiro. O Cardeal Sales ficou à frente da arquidiocese carioca durante 31 anos. Destes 90 anos, 67 são dedicados ao sacerdócio. Neste tempo, sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes.

No pastoreio de Dom Eugênio, na Arquidiocese de Natal, surgiram ações como a Campanha da Fraternidade, que depois se projetou nacionalmente; a administração de paróquias por freiras; a distribuição da Sagrada Comunhão pelas freiras, com autorização do Papa, entre outras.

Semanalmente, o Cardeal escreve um artigo sobre assuntos relacionados à Igreja. Os artigos, bem como diversas informações sobre a vida e ações, além de fotos podem ser encontradas na internet, no endereço: www.cardealsales.blogspot.com.


Fonte: Jornal A Ordem online

Faculdade oferece cursos de extensão

Mons. Lucas Batista, diretor da Faculdade
Foto: José Bezerra

A Faculdade Dom Heitor Sales oferece cursos de extensão sobre “Iniciação à Sagrada Escritura” e outro sobre “Mariologia”. O primeiro será ministrado pelo Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz, e o segundo pelo Frei Joacy Borges. As aulas serão ministradas aos sábados, das 14 às 17h, no período de 6 a 27 de novembro, na sede da Faculdade, instalada no ITEPAN, no bairro da Ribeira, em Natal.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de novembro, no ITEPAN. A taxa de inscrição é de cinquenta reais. Os dois cursos são abertos a qualquer pessoa. Também, no período de 8 a 30 de novembro, a Faculdade abrirá inscrições para o processo seletivo 2011, para os cursos de licenciatura em Filosofia e de bacharelado em Teologia.

O processo seletivo acontecerá no dia 19 de dezembro deste ano, constituído de uma prova objetiva e uma redação. A taxa de inscrição para o processo seletivo é de vinte reais. Mais informações pelo telefone: (84) 3615-2827.

Fonte: Jornal A Ordem online

Igreja do Rosário dos Pretos é a única com missa em latim

Mons. Lucilo Machado
Fotos: José Bezerra




A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a segunda mais antiga de Natal, é a única da Arquidiocese que tem a missa celebrada em latim. “Nós começamos a celebrar a missa em latim logo depois que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, publicou o Motu Proprio Summorum Pontificum, há cerca de três anos”, informa o Mons. Lucilo Alves Machado, Reitor da Igreja. A missa, também chamada Trindentina, é celebrada todos os domingos, às 9 horas.

“Um domingo desses, após a celebração, fui procurado por um grupo de turistas, espanhóis. Eles eram de São Tiago de Compostela, onde também participam da missa, em Latim, e foram me agradecer”, relatou o Mons. Lucilo. Segundo ele, os turistas descobriram a Igreja e o fato de ter a missa em latim, numa pesquisa que fizeram na Internet. “Muitos turistas também procuram a Igreja”, informa o monsenhor.



Foto: Igreja do Rosário
Fonte: Jornal A Ordem online

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Festa em homenagem a São Judas encerra dia 28

Festa em homenagem a São Judas Tadeu, padroeiro do bairro São Judas, em Nova Cruz, termina no dia 28, com procissão e missa, a partir das 16 horas. A festa teve inicio no dia 19, e durante o período festivo aconteceu celebrações, louvor e quermesse. Hoje, dia 27, é o último dia de novena, a partir das 19 horas. No encerramento a procissão percorrerá várias ruas do bairro conduzindo a imagem do padroeiro, logo em seguida acontecerá missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre. A comunidade de São Judas conseguiu a doação de um terreno onde será construída a capela.

Fotos: Encerramento da festa realizado em 2009

Papa Bento XVI anuncia Sínodo para a Nova Evangelização em 2012


No encerramento do Sínodo para o Oriente Médio, no domingo, 24, o papa Bento XVI anunciou um Sínodo para a Nova Evangelização em 2012. O pontífice reiterou a “urgente necessidade” de uma nova evangelização, sobretudo “nos países de antiga cristianização”.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente do recém-criado dicastério para a “Nova Evangelização”, arcebispo Rino Fisichella, disse que acolheu a notícia com “grande admiração”, porém “surpreso e alegre” pelo papa tratar o tema com atenção.

“Em primeiro lugar, com grande admiração acolho a grande surpresa pela relevância que o papa dá a esse tema que se torna sempre mais importante uma nota característica de seu Pontificado. Portanto, uma surpresa unida ao sentido de profunda alegria ao saber que o papa, além de ter instituído semanas atrás o novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, agora pense também em envolver todo o episcopado no mundo para esse Sínodo de 2012”.

Dom Rino, no entanto, considera a importância da Igreja rever seus métodos de evangelização. “Creio que existam alguns pontos fundamentais que retornam à mente e, em primeiro lugar, diria, a exigência de renovar tudo aquilo que é a capacidade da Igreja de querer estar em condições de ainda levar o Evangelho de Jesus Cristo ao homem de hoje”. O tema da secularização é outra atenção que deve ser dada à Igreja, de acordo com o presidente da Congregação. “Inevitavelmente há o grande tema da secularização, um fenômeno que deve ser olhado e estudado com atenção, dando, porém, uma resposta positiva”.

Fonte: CNBB
Informações: Rádio Vaticano

Aparecida recebe com alegria o novo Cardeal



A arquidiocese de Aparecida está em festa com a chegada do seu arcebispo metropolitano, Dom Raymundo Damasceno Assis, nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI na última quarta-feira (20).
O novo Cardeal foi recepcionado na entrada da cidade de Aparecida (SP) e conduzido por carros batedores da Segurança Patrimonial do Santuário Nacional, viaturas da Policia Militar e guarda municipal até a Matriz Basílica, onde os fiéis e autoridades civis, eclesiásticas e militares o aguardavam ansiosos.

Dom Raymundo participou, em Roma, do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que se concluiu no último domingo. Hoje, o Arcebispo de Aparecida será recebido na entrada da cidade, quando os batedores do Santuário Nacional irão à frente do carro que levará Dom Raymundo, conduzindo-o até a Basílica Velha, onde o arcebispo receberá as homenagens.

Fonte:www. a.12.com

Padre Marcelo Rossi foi recebido pelo Papa em Roma


O Papa Bento XVI recebeu o padre Marcelo Rossi no Vaticano. O sacerdote da diocese de Santo Amaro, foi visitar a cidade de Roma em razão do recebimento do prêmio “Evangelizador Moderno”, concedido pela Fundação São Mateus em memória do Cardeal Van Thuân do Vietnã. O padre disse estar feliz pelo reconhecimento do trabalho evangelizador.

Acompanhados do Cardeal Martino, presidente Emérito do Pontifício Conselho Justiça e Paz, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI saudou outros premiados como o Monsenhor Giuseppe Molinari, arcebispo de L'Aquila, e a comunidade haitiana de Irmãs da Caridade de São Vicente de Paula de Porto Príncipe. Muitos vietnamitas estavam presentes entre eles duas irmãs e alguns sobrinhos do Cardeal Van Thuân.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pe. Cidinei preside primeira missa

O Pe. Cidinei Firmino, ordenado no último dia 21, preside sua primeira missa hoje, terça-feira, 26, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica, cidade natal do padre. A missa será às 19 horas e contará com a presença de vários padres da arquidiocese de Natal e alguns dos novos padres que foram ordenados no dia 21.

A Paroquia de Nova Cruz está organizando uma carreata com saída da Igreja Matriz, às 18 horas, para Passa e Fica, conduzindo o padre Cidinei, que fez o estágio pastoral em Nova Cruz.


Paróquia da Catedral lança "Rosário do Potengi"

Capa da Revista Rosário do Potengi
Foto: Cacilda Medeiros

A 9ª edição da Revista Rosário do Potengi acaba de ser lançada, pela Paróquia da Catedral. A revista é publicada sempre por ocasião da festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação.

Com 28 páginas, o impresso traz uma mensagem do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo; a programação da festa, para este ano; um artigo sobre a Apresentação de Nossa Senhora, escrito pelo Pe. João Medeiros Filho; uma matéria sobre as ações da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta; outra com informações sobre a arquitetura da Catedral; dados sobre a Paróquia da Catedral, criada em 29 de dezembro do ano passado; um artigo sobre o Cardeal Dom Eugênio, escrito pelo Pe. Valquimar Nogueira; um texto sobre os 20 anos de episcopado de Dom Matias, escrito pelo chanceler, Pe. Júlio César; entre outros artigos e matérias.

A revista está à venda, na Catedral, diariamente, no valor de cinco reais, o exemplar.
A festa de Nossa Senhora da Apresentação será celebrada no período de 11 a 21 de novembro.

Fonte: wwwarquidiocesedenatal.org.br