sábado, 19 de agosto de 2017

Posse do padre Assis acontecerá dia 21


Próxima segunda-feira, 21 de agosto, o Pe. Francisco de Assis Inácio, assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Serra Caiada. A programação de acolhida terá inicio às 18h, em frente a câmara municipal, seguida de missa solene de posse, às 19h. Fieis paroquianos de Nova Cruz participarão da posse. Uma caravana está sendo organizada para prestigiar a solenidade. 

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Arcebispo anuncia transferências de padres


Dom Jaime com padres da Arquidiocese, em Aparecida 
(Foto: Pe. Francisco Fernandes)


No encerramento do retiro dos padres da Arquidiocese de Natal, na noite desta quinta-feira, 17, em Aparecida (SP), o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a transferência de alguns sacerdotes.

Padre Inácio Lopes Filho deixa a função de pároco da Paróquia de Santana, em Santana do Matos, para assumir a função de vigário paroquial na Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, em Natal.
Padre Francisco Clodoaldo Leitão de Farias sai da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Afonso Bezerra, para ser pároco na Paróquia de Santana, em Santana do Matos.

Padre Antônio Marinho da Silva Neto, até então vigário paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, assumirá a função de administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Afonso Bezerra.

Padre Lenilson Silva das Chagas sai da Paróquia da Imaculada Conceição, em Lagoa Salgada, para ser o novo pároco da Paróquia de Santa Teresinha, em Tangará.

Padre João Batista de Lima foi transferido da Paróquia de Santa Teresinha, em Tangará, para a função de pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, em Lagoa Salgada.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Encontro fortalece defesa do manancial Piquiri-UNA



O Fórum Permanente S.O.S. rios, Piquiri e Una realizou mais encontro com representantes da sociedade civil e Igrejas, em defesa do manancial dos rios, Piquiri e Una. O objetivo do encontro foi planejar e ampliar os agentes de mobilização desta luta para o grande momento regional que acontecerá no mês de outubro deste ano.

O manancial é o provedor da água potável para a população dos municípios de Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz e, quando da construção da nova adutora pelo governo do estado, se estenderá até os municípios de Santo Antonio e Serrinha. Atualmente o Rio Piquiri abastece uma população de aproximadamente 150 mil habitantes no Agreste e litoral sul potiguares, com uma adutora que já está obsoleta há pelo menos 20 anos. 


O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira, 17 de agosto, no mercado público de Nova Cruz, e contou com representantes de Igrejas Evangélicas, da Igreja Católica – através do Serviço de Assistência Social –SAR da Arquidiocese de Natal e da Pastoral da Comunicação (Pascom da Paróquia de Nova Cruz), da EMATER/Escritório local, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de Associações, do Centro Potiguar de Cultura – CPC/RN, CRAS de Nova Cruz, Câmara Municipal de Nova Cruz, Conselhos: Municipal e Tutelar de Nova Cruz, e de populares, que debateram e definiram as estratégias de mobilização para o grande evento que marca o dia “D” de luta em defesa dos rios. que busca dar visibilidade às diversas autoridades, municipais, estaduais e federais, dos problemas detectados nestes rios, que já afetam suas capacidades de abastecimentos e de promoção do desenvolvimento econômico destas populações.



Estudos relatados pelo Fórum dão conta de que o rio está com capacidade cada vez menor, em virtude do assoreamento desenfreado, dos desvios dos cursos das águas, dos desmatamentos em suas margens promovidos pelas usinas, enfim, por uma gama de fatores apresentados e com um futuro agravante: A construção de uma nova adutora, com vazão direta do manancial até Nova Cruz e com ampliação até os municípios de Santo Antonio e Serrinha. É necessário, portanto, um amplo e permanente trabalho de mobilização para a preservação do rio Piquiri e de implantações de projetos sustentáveis, que permitam sua plena saúde, para que ele possa em retribuição manter estes abastecimentos e o desenvolvimento das populações por ele, beneficiadas.

Convite para missa de aniversário sacerdotal do Padre Luciano


A Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa D’Anta, convida os fieis paroquianos e amigos para Solene Celebração Eucarística em Ação de graças pelo 5º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Pe. Luciano Inácio, Vigário Paroquia. A missa acontecerá dia 24 de agosto, às 19h, na igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz. 

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Vídeo: Padres fazem convite para missa com oração de cura e libertação


Confira o vídeo dos padres Aerton e Luciano, pároco e vigário paroquial , respectivamente, da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa D’Anta, para missa com oração de cura e libertação, agendado para dia 31 de agosto de 2017.

Canonização dos Protomártires do Brasil


Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil

No dia 15 de outubro, às 10 horas (horário de Roma), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre, Papa Francisco, canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil. Grupos de padres e leigos já estão se organizando, em caravanas, para ir a Roma, participar da celebração.

Celebrações em ação de graças

Na Arquidiocese de Natal, serão celebradas missas em ação de graças pela canonização, posteriormente. No dia 28 de outubro, às 17h, a celebração será no monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo.

No dia 29, às 10h, a celebração será no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

No dia 4 de novembro, às 16h, a missa em ação de graças será celebrada na capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal



terça-feira, 15 de agosto de 2017

5º Fala vocações acontecerá dia 20


O Colégio de Nossa Senhora do Carmo e Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa d'Anta, realizará o 5º Fala vocações, próximo domingo, dia 20, das 8h15 às 11h35, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. O objetivo do evento é proporcionar conhecimento sobre as diversas vocações da igreja. Na programação consta momentos de acolhida, animação, oração, apresentação, palestra com Irmã Renata Lisboa, da Congregação Franciscana do Bom Conselho, além de mesa redonda com convidados abordando o tema vocações. 

Participarão da mesa redonda o Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial de Nova Cruz, o casal Maria de Lourdes e Rosalvo Soares (Lourdinha e Rosalvo), Irmã Renata Lisboa, diácono permanente João Aparecido, da Paróquia de Passa e Fica, e religiosas da Congregação Filhas do Amor Divino. 

Padre Aerton marca data da missa com oração de cura e libertação em Nova Cruz

Missa de cura acontecerá dia 31 de agosto


O Pe. Aerton Sales, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, já tem data definida para as missas com oração de cura e libertação. As missas acontecerão na última quinta-feira de cada mês. A primeira missa será realizada na quinta-feira, 31 de agosto de 2017, na igreja matriz de Nova Cruz, a partir das 19h.

Renovação da Aliança da Mãe Rainha acontecerá dia 18


Mensalmente no dia 18 acontece na capela Mãe Peregrina no bairro Planalto em Nova Cruz, a renovação da aliança de amor da Mãe Rainha. Na próxima sexta-feira, 18 de agosto, será realizado mais uma renovação da aliança com a presença das missionárias da Mãe Rainha. A celebração acontecerá às 19h. 

Fotos: Renovação da aliança realizada em 18 de julho

Setorização: espaço de protagonismo


A expressão e prática sem as quais essa postura missionária não terá êxito é conversão pastoral
Por Pe. Matias Soares *

Estamos para celebrar os dez anos da V Conferência de Aparecida, que aconteceu em 2007. Esta foi, sem dúvida, uma das mais belas experiências eclesiais pós-conciliares que já houve depois do Concílio Vaticano II. A América Latina foi agraciada com cinco destes eventos. Um, antes do Concílio (Rio de Janeiro) e quatro depois (Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida). A leitura das conclusões destes momentos é obrigatória para quem quiser sentir o caminhar da Igreja latino-americana nestes últimos tempos.

Tirando a primeira, as demais não podem ser entendidas e interpretadas sem a leitura dos dezesseis documentos conciliares. É imprescindível, não só os quatro principais, a saber: Lumen Gentium, Gaudium et Spes, Sacrossantum Concilium e Dei Verbum, mas maxresdefaulttodos os demais. Na introdução do sétimo volume das Obras Completas do teólogo Ratzinger, ele menciona a importância da Dignitatis Humanae, justamente sobre a Liberdade Religiosa, tema tão relevante nos dias atuais. Isso para dizer que há referenciais teológicos e eclesiais ainda a serem explorados dos ensinamentos conciliares.


A Europa pensou as linhas mestras do Concílio; todavia, a América Latina, com o protagonismo pastoral dos seus padres conciliares, com uma aplicação contextualizada, inclusive com a opção feita no Pacto das Catacumbas, é quem mais avançou na consecução das propostas e orientações pastorais. Até uma teologia contextualizada surgiu, como em outras partes do Mundo, a chamada “Teologia da Libertação”. Aqui me vem em mente, necessariamente, a obra fantástica e de necessária leitura para os estudantes de teologia da América Latina: Teologia de la Liberacion, (Gutierrez, G.).

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Padres participam de retiro em Aparecida/SP




Padres da Arquidiocese de Natal, acompanhados do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, estão em Aparecida (SP), no período de 14 a 18 deste mês, participando de retiro espiritual. O pregador é bispo de Garanhuns (PE), Dom Paulo Jackson. Nesta terça-feira, às 9 horas, o grupo participará da missa, no Santuário Nacional de Aparecida. A celebração será presidida por Dom Jaime e transmitida, ao vivo, pela Rede Aparecida de Comunicação.

Nesta semana, na maioria das paróquias da Arquidiocese de Natal, não haverá celebração eucarística. Apenas padres enfermos e os pertencentes a Congregações Religiosas não estão participando do retiro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Missa e celebrações comemorativo ao dia dos pais


A Paróquia da Imaculada Conceição celebrou o 19º Domingo do Tempo Comum (13/08) em comemoração ao Dia dos Pais. Na igreja matriz a missa foi presidida pelo arcebispo emérito Dom Matias Patrício de Macedo. Na ocasião aconteceu homenagens os pais. Nas capelas das comunidades também aconteceram celebrações e homenagens. 

Missa na igreja matriz



Celebração em Primeira Lagoa

Celebração em Conceição


Celebração em Serrote



Dom Matias presidiu missa em Santa Luzia


No último sábado 12 de agosto, dom Matias Patrício de Macedo, presidiu missa na capela Santa Luzia. Lá ele reencontrou várias famílias que estiveram com ele durante o período em que foi padre na Paróquia de Nova Cruz, por 22 anos, até ser ordenado bispo. Dom Matias esteve presidindo as missas do último final de semana em várias comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta.





Missa do Dizimista no Planalto foi presidida por Dom Matia


A missa do dizimista na comunidade Planalto, em Nova Cruz, foi presidida pelo arcebispo emérito, dom Matias Patrício de Macedo. A missa aconteceu na última sexta-feira, 11 de agosto, e foi a primeira missa de dom Matias na comunidade. Na próxima sexta-feira, 18 de agosto, acontecerá a missa com renovação da Aliança da Mãe Rainha, às 19h.






Fieis rezaram terço na Gruta Nossa Senhora da Conceição


Mensalmente fieis paroquianos participam da recitação do terço mariano na Gruta Nossa Senhora da Conceição. A gruta fica na residência do casal Junior e Iracilda. No último dia 08 de agosto, aconteceu mais um momento de evangelização com reza do terço, louvor e reflexão da Palavra. Na ocasião aconteceu a comemoração de mais um ano de vida de Iracilda. A recitação do terço acontece todo dia 08 de cada mês, às 19h.







Padre Luciano Inácio celebrará 5 anos de sacerdócio


O vigário paroquial, Pe. Luciano Inácio da Silva, da Paróquia da Imaculada Conceição celebrará missa em ação de graças pelos 5 anos de ordenação sacerdotal. A missa acontecerá dia 24 de agosto, na Igreja Matriz, às 19h00. Pe. Luciano foi Ordenado Presbítero no dia 24 de Agosto de 2012 e presidiu a sua Primeira Missa na Igreja Matriz de São João Batista, em sua cidade natal, Arez-RN, no dia 25 de Agosto de 2012.