sábado, 22 de dezembro de 2012

4º domingo do advento




A Eucaristia é a celebração de um acontecimento vivenciado pelas comunidades cristãs, que se reúnem em meio à graça libertadora: o nascimento, morte e ressurreição de Jesus que, a partir de gestos concretos, nos santificou e nos salvou, perdoando nossos pecados.  
A alternativa salvadora vem com Jesus que se encarna nos irmãos e irmãs, os que são pobres, simples e abertos ao seu projeto de vida, esperança e paz (1ª leitura e Evangelho).
Em toda e qualquer época, especialmente, neste tempo do advento, a nossa reação cristã deve dar a seguinte resposta: “Estamos aqui para fazer a tua santa vontade” (2ª leitura).
Sirvamo-nos ainda do testemunho da Senhora Isabel e, a exemplo dela, perguntemos: “Como posso merecer que... o meu Senhor me venha visitar?”.

I leitura (Mq 5,1-4a)
                A título da contextualização, é possível oferecer algumas informações, tais como:
                No tempo do profeta Miquéias a situação política, social e econômica de Israel era catastrófica, por isso, preocupante. Os sinais de violência, corrupção, dominação patrocinados pelas lideranças que detinham os poderes judiciários, políticos e até religiosos provocavam estarrecimento.  
                O rei Ezequias até que é um homem bom, mas suas qualidades administrativas são fracas.
                E o que dizer do profeta Miquéias? Nessa situação embaraçosa, surge o profeta. Miquéias exerce o seu ministério na pequena Vila de Belém de Judá, da antiquíssima família de Éfrata, de onde está para surgir o “Dominador de Israel”, oferecendo um convite à esperança.
                O cap. 5 de Miquéias fala do messianismo.  De fato, o trecho trata de um soberano que reina a partir dos pobres e pequenos, rompendo com a ideologia palaciana.
                O oráculo inicia privilegiando Belém, desprezível aos olhos da corte instalada em Belém. Portanto, a salvação, não vem da capital, vem de uma vila, da roça, exatamente como no início da monarquia em Israel, quando Deus escolheu Davi, um jovem pastor, para organizar e salvar seu povo.
                O vers. 2 fala da restauração do povo. O profeta mostra, simplesmente, dois sinais: o da mulher que dá a luz e a volta dos exilados. Esses sinais tratam de vida nova e de sociedade alternativa.
                No vers. 3 é descrito as qualidades do poder popular. É poder a serviço do bem e da felicidade plena da comunidade: Paz=shalom! Esta é a lógica de Cristo!

Evangelho (Lc 1,39-45)
                Esta é a seção chamada de “a visitação de Maria a Isabel”.
                Antes de mais nada, é válido dizer que São Lucas narra o nascimento do Menino de Jesus, em Belém de Judá, como sendo o cumprimento da profecia de Miquéias (I leitura). Por aquela que aceita conceber o Filho de Deus, nascerá aquele traz a paz.
                Vejamos o que Lucas quer nos ensinar no episódio de hoje.
1. Comecemos pela observação, aparentemente corriqueira, com a qual começa a narrativa: logo que entrou na casa de Zacarias, Maria “saudou Isabel” (v. 10). É o costumeiro “bom dia!” “Tendo ouvido a saudação” o Batista estremeceu de alegria. Trata-se da saudação judaica: “Paz”=shalom! A paz sintetiza o acúmulo de todos os bens que Deus prometeu ao seu povo.
Nos lábios de Maria a palavra “paz” é uma solene proclamação de que chegou ao mundo o esperado Messias e que com ele teve início o reino de paz anunciado pelos profetas.
Perguntemo-nos: O encontro com um cristão transmite sempre serenidade, alegria, paz? Anunciamos a paz só com palavras ou ajudamos a construí-la com a nossa vida?
2. Palavras que Izabel dirige a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres”. Aplicando a Maria esta mesma frase, Lucas quer afirmar que também ela pertence à categoria dos instrumentos fracos e simples através dos quais Deus realiza suas obras de salvação. Através de Maria ele realizou o acontecimento mais extraordinário da história: deu aos homens o seu próprio Filho.
3. Isabel continua: “donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” (v. 43).
 Há ainda outros detalhes significativos que colocam em paralelo a visita de Maria com o episódio da Arca da Aliança: Maria bem como a Arca permanecem durante três meses numa casa da Judéia. É sabido que a Arca é recebida com danças, com hinos festivos e é portadora de bênçãos para a família que a recebe (2 Sm 6,10-11) e Maria ao entrar na casa de Zacarias, faz estremecer de alegria o pequeno João Batista (que representa todo o povo do Antigo Testamento que está à espera do Messias). Portanto, Maria é a Nova Arca, que porta o seu Filho, o Senhor da Vida.
A nossa missão é também a de portar o Senhor para nós e para os outros. Temos realizado essa missão?


4. Maria é considerada “Bem-aventurada” porque “acreditou no cumprimento das palavras do Senhor” (v. 45). Ela conseguiu depositar sua confiança em Deus, cultivou a certeza de que, não obstante todas as aparências contrárias, a palavra de Deus teria se cumprido.
Não é fácil acreditar, especialmente quando se exige de nós contrariar o nosso “bom senso”. Será que estou sendo claro? É que as atitudes de alguns, às vezes, contariam o discernimento da fé. Será que a qualidade, ou melhor, o nosso estágio de fé, não está precisando se fortalecer melhor, a exemplo do que diz S. Paulo: “Sei em quem acreditei!?”. Não vale brincar de ter fé!
Maria nos ensina que vale a pena confiar sempre nas Palavras e no Projeto do Senhor.

Segunda leitura (Hb 10, 5-10)
                A segunda leitura nos oferece a advertência para que, nas nossas atitudes,  sejamos dóceis e dispostos à obediência, a exemplo de Jesus, permitindo assim, que Deus se manifeste através da fragilidade humana.

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -
Paróquia da Imaculada Conceição – Nova Cruz

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pascom avalia 2012 e planeja 2013




A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, reunirá os membros do grupo, domingo, dia 23, para avaliar as atividades realizadas durante este ano e planejar as ações para 2013. O encontro ocorrerá no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas, e contará com a participação do pároco, padre Francisco de Assis, e vigário paroquial, padre Janilson Macedo. A programação terá início com um momento de espiritualidade, dirigida pelo diácono José Jeová. Em seguida, será elaborado o plano, que terá como base, as atividades planejadas pela Pascom arquidiocesana, com enfoque no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação e comemoração pelos 15 anos de implantação da Pascom na Arquidiocese de Natal. Ainda no encontro, serão definidas as prioridades para 2013. O encontro termina com almoço de confraternização



Fotos do encontro realizado em 2011


Festa da padroeira de Conceição



A comunidade de Conceição da Paróquia de Nova Cruz celebra a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Desde o dia 14, uma vasta programação vem sendo desenvolvida na comunidade. Dia 22 acontece a festa social com barraca, leilão e show musical ao vivo. A festa termina dia 23, com procissão a partir das 17 horas, e missa presidida pelo padre Janilson Macedo, vigário paroquial. Na última terça-feira, dia 18, foi a noite da comunidade Planalto, onde acontece celebração presidida pelo ministro da Eucaristia Rosalvo Soares. 




Membros da comunidade Planalto na festa em Conceição


Juventude de Serrinha realiza Peça do Natal "O Menino da Paz"




A Pastoral da Juventude de Serrinha, pertencente a Paróquia de Lagoa de Pedras, reapresentará a Peça do Natal "O Menino da Paz". Sendo um sucesso em 2011, nesse ano decorrente houveram melhorias nas estruturas cenográficas e nas coreográfias. A apresentação acontecerá dia 24 deste mês em frente a Igreja Matriz de Serrinha, às 22:00 horas. A equipe organizadora convida você para esse momento. 

Fonte: juventudemissionariaserrinha.blogspot.com.br/

Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa recebe Prêmio Nacional em Brasília



A presidente da república, Dilma Rousseff, realizou a entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2012 na categoria “Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. A Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), irmã Terezinha Tortelli, recebeu o prêmio entregue pela presidente, dia 17 de dezembro, durante solenidade no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

Irmã Terezinha Tortelli, foi agraciada com a maior honraria concedida pelo governo brasileiro a entidades e pessoas que desenvolvem ações na área de direitos humanos. Irmã Terezinha é uma personalidade conhecida e respeitada nacionalmente pelo admirável e expressivo trabalho realizado na Pastoral da Pessoa Idosa - CNBB, entidade comprometida com a efetivação dos direitos das pessoas idosas em todo o Brasil.

Ao receber a homenagem, a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa afirmou que a premiação era: “Esse Prêmio é um reconhecimento ao valoroso trabalho e dedicação de todos os voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa, pessoas cheias de amor e ternura, comprometidas com a causa das pessoas idosas mais fragilizadas, por isso dedico a todos esta homenagem”.

Fonte: CNBB

Papa: "Viver o Natal com a humildade de Nossa Senhora"



A audiência geral  n esta III semana do tempo de Advento, o Papa apresentou aos fiéis uma reflexão sobre a fé de Maria a partir do grande mistério da Anunciação.

Bento XVI começou lembrando que o anjo convidou a Virgem a se alegrar, chamando-a “cheia de graça”. Tal saudação anuncia o fim da tristeza que existe no mundo diante dos limites da vida, do sofrimento, da morte, da maldade, das trevas do mal que parece obscurecer a luz da bondade divina. “É uma saudação que marca o início do Evangelho, da Boa Nova” – prosseguiu o Pontífice.

“A fonte da alegria de Maria é a graça, a comunhão com Deus. Ela é a criatura que, mediante sua atitude de escuta da palavra e da obediência, abriu de modo único as portas a seu Criador, colocando-se em suas mãos, sem limites”.

“Assim como Abraão, Nossa Senhora também confiou plenamente na divina Palavra, convertendo-se em modelo e mãe de todos os cristãos. E do mesmo modo, sua fé também incluiu um momento de incerteza - as trevas da crucificação de seu Filho – antes de chegar à luz da Ressurreição”.

O Papa explicou que o mesmo ocorre no caminho de fé de cada um de nós: existem momentos de luz e passagens onde parece que Deus está ausente; seu silêncio pesa em nossos corações e sua vontade não corresponde à nossa. “Mas – ressalvou Bento XVI – quanto mais nos abrirmos a Deus, acolhermos o dom da fé e depositarmos Nele a nossa confiança – como fizeram Abraão e Maria – mais Ele nos ajudará a viver as situações da vida em paz e com a certeza de sua fidelidade e de seu amor. Isto acarreta que saiamos de nós mesmos e de nossos projetos e deixemos que a Palavra de Deus seja a lâmpada que guie nossos pensamentos e ações”.

“A fé sólida de Maria foi possível graças à sua atitude constante de diálogo íntimo com a Palavra de Deus, à sua humildade profunda e obediente, que aceitou tudo, até o que não compreendia da ação de Deus” – recordou o Papa.

Finalizando, Bento XVI disse que a solenidade do Natal nos convida a viver esta mesma humildade e obediência de fé. “A glória de Deus não se manifesta no triunfo e no poder do Rei, não resplandece numa cidade famosa, num suntuoso palácio, mas habita no ventre de uma virgem, se revela na pobreza de um menino”.

Como faz todas as quartas-feiras, Bento XVI leu aos fiéis breves resumos de sua catequese em várias línguas, inclusive português. Estas foram as suas palavras: 

“No caminho do Advento, ocupa um lugar especial a Virgem Mãe, que acolheu na fé e na carne Jesus, o Filho de Deus. N’Ela vemos a criatura que, de modo incomparável, abriu de par em par as portas ao seu Criador, submetendo-Se livremente à vontade divina na obediência da fé: adere com plena confiança à palavra que Lhe anuncia o Mensageiro de Deus. E este «sim» de Maria à vontade divina repete-se ao longo de toda a sua vida até ao momento mais difícil: o da Cruz. Ela não se contenta com uma percepção imediata e superficial do que sucede na sua vida, mas entra em diálogo íntimo com a Palavra de Deus e deixa-se interpelar pelos acontecimentos, procurando a compreensão que só a fé pode garantir. Maria acolhe mesmo aquilo que não compreende do agir divino, deixando que seja Deus a abrir-Lhe o coração e a mente. Assim se tornou modelo e mãe de todos os crentes. Pela sua fé, todas as gerações A chamarão bem-aventurada”.

“Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga para todos, com votos de um santo Natal de Jesus no coração e na família de cada um, pedindo a mesma humildade e obediência da fé de Maria e José, que vos faça ver, na força indefesa daquele Menino, a vitória final sobre todos os arrogantes e rumorosos poderes do mundo. Bom Natal!”. A  audiência aconteceu na quarta-feira, 19 de dezembro, realizou-se na Sala Paulo VI.

Antes de se despedir dos fiéis, o Papa concedeu a todos a sua bênção. A próxima audiência geral de Bento XVI com os fiéis será em 2 de janeiro de 2013.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Festival de prêmios da Paróquia de Nova Cruz acontece próximo domingo


Entrega dos prêmios do festival realizado no bairro Planalto este ano

O festival de prêmios da Paróquia de Nova Cruz será realizado próximo domingo, dia 23, a partir das 16 horas, em frente a Igreja Matriz. Antes o festival  estava marcado para dia 7 dezembro, mas foi adiado para dia 23. O ano passado o festival de prêmios aconteceu na festa da padroeira. Em todos os festivais realizados pela paróquia aconteceram com êxito e os prêmios foram entregues logo após o encerramento do festival. Aproveite este período para adquirir sua cartela ao preço de R$ 5,00. Serão sorteados 6 prêmios em 5 chamadas:

Prêmios:

1º Prêmio: 1 Garrote

2º Prêmio: 1 TV 21P

3º Prêmio: 1 Fogão e 1 Forno Microondas

4º Prêmio: 1 Micro System

5º Prêmio: 1 Computador

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Missa do Natal na Rua Campo Santo



O Pe. Francisco de Assis, Pároco de Nova Cruz, presidiu a 12º Missa do Natal na Rua Campo Santo, nesta terça-feira, 18. Na ocasião foi apresentado o presépio vivo com os moradores da rua. A oferendas dos fieis foram doados brinquedos para as crianças da rua Campo Santo. A iniciativa da celebração da missa na rua é do casal Lourdinha e Zé Carlo, através da Pastoral da Criança desenvolvem um grande trabalho com os moradores. 







Lourdinha e Zé Carlo
  




Terço dos homens realizou confraternização



O grupo do Terço dos Homens na comunidade São Sebastião, da Paróquia de Nova Cruz, realizou a confraternização natalina, segunda-feira, dia 17, na Igreja de São Sebastião. Uma celebração da palavra, logo após foi servido bolo e salgados no salão paroquial de São Sebastião. O grupo reuniu os familiares para a confraternização. Os homens voltarão a reza o terço dia 7 de janeiro, a partir das 19 horas. 





Pascom de Nova Cruz realiza avaliação e planejamento


Membros da pascom no encontro de avaliação 2011


A Pastoral da Comunicação da paroquia de nova cruz reúne os membros neste domingo, dia 23, para avaliar as atividades realizadas este ano e planejar as ações para 2013. O encontro será no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas e contará com participação dos padres Francisco de Assis e Janilson Macedo. No inicio acontecerá momento de oração dirigida pelo diácono José Jeová. 

O plano será elaborado com base nas atividades previstas e planejadas pela pascom arquidiocesena, entre elas o 8º Muticom e a comemoração dos  15 anos de implantação da Pascom na Arquidiocese de Natal. A Pascom de Nova Cruz também definirá as prioridades para 2013. O encontro termina com almoço de confraternização. 

Batizado na comunidade do Planalto



 Aconteceu nesta segunda-feira, 17, na comunidade Planalto da Paróquia de Nova Cruz, o segundo batizado na Capela Mãe Peregrina. O diácono José Jeová presidiu a celebração do Batismo. Na ocasião foram batizadas três crianças de uma mesma família O primeiro batizado na capela aconteceu em setembro, deste ano com o Pe. Francisco de Assis, pároco de Nova Cruz.






Missa do Natal na rua Campo Santo acontece hoje




Acontece na noite desta terça feira, 18, a 12ª Missa do Natal da rua Campo Santo em Nova Cruz, a partir das 19 horas presidida pelo Pároco de Nova Cruz, Padre Francisco Assis Inácio. A equipe Organizadora orienta que as pessoas que queiram participar da celebração tragam brinquedos para serem ofertados na Missa para serem doados às crianças daquele local.

A missa do Natal da Rua Campo Santo é uma organização da Paróquia de Nova Cruz, da Equipe da Rua Campo Santo e da Pastoral da Criança e do casal Lourdinha e José Carlos e equipe.

Pastorais de Nova Cruz realizam Natal em Familia


Os membros das diversas pastorais, movimentos e serviços da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz estão realizando os encontros do Natal em Familia. Cada dia acontece encontros da casa de uma familia, utilizando o livreto Natal em Familia do Regional Nordeste 2. O livro disponibiliza 9 encontros com temas voltado para evangelização. No último domingo, 16, um dos grupos refletiram o 3º encontro cujo tema foi Os meios de comunicação e a evangelização. Na ocasiãoo membro da Pascom Josias Oliveira, apresentou os meios existente na Paroquia de Nova Cruz.





 Josias mostrando o jornal A Ordem no encontro do Natal em Familia




Renovação Carismática realizou campanha Natal sem fome



 Na tarde do domingo, 16, membros da Renovação Carismática Católica, e de outras pastorais, da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, saíram as ruas, visitando as familias novacruzense em busca de alimentos não perecíveis. Essa ação é chamada de Campanha Natal sem fome, realizada a mais de 10 anos, cujo objetivo é  saciar algumas famílias carentes da cidade. Através destes alimentos serão feito cestas básicas e serão doadas na semana do natal para diversas familiais. Para a coordenadora do grupo Renascer da RCC de Nova Cruz, Rita de Cássia, esse gesto significa solidariedade, entre todos que participam doando um pouco de alimentos.






Vários carros de som e paredões estavam na campanha





Crismandos participaram de retiro

Josinaldo foi um dos pregadores do retiro

Os 200 jovens que se preparam para receber o sacramento da Crisma participaram de retiro no último final de semana, 15 e 16 deste mês, no Centro Pastoral do Catolé. Foram dois dias de muita formação, pregação, momentos de adoração e louvor fizeram parte da programação. O Pe. Janilson, o diácono José Jeová, a Irmã Maria Gilvanete e Josinaldo dos Santos foram os assessores do retiro. No final do retiro o Pe. Janilson falou sobre a celebração da Crisma marcado para o dia 26, na Igreja Matriz, com a presença do Arcebispo Dom Matias. Veja algumas fotos:





Pe. Janilson participou do retiro


 Momento da adoração
 


Ir. Gilvanete 

Geraldo animando o retiro

Pe. Janilson mostrou como será o momento da Crisma