quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Crismando de Nova Cruz participarão de encontros e reuniões



Jovens da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, que estão se preparando para receber o Sacramento da Crisma, vão participar de uma série de encontros. O calendário foi organizado pela coordenação paroquial da Pastoral da Catequese. O primeiro encontro acontece próximo domingo, 01 de março, das 8 às 12 horas, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Na ocasião, haverá uma apresentação das ações realizadas pelas pastorais, movimentos e serviços da Paróquia. No período de 2 a 5 de março, os jovens participarão de uma bate papo com o pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, na casa paroquial. No mês de abril, no dia 12, haverá outro encontrão. Nos dias 21 e 22, acontecerá atendimento de confissões. A celebração do Sacramento da Crisma está agendada para o dia 26 de abril.



FOTOS:
LEGENDA: Encontro com os Crismandos, da Paróquia da Imaculada Conceição, em 2014
CRÉDITO: Flávio Luiz

Pascom organiza pacote para o 3º Muticom RN

Coordenadores diocesanos da Pascom em reunião de preparação para o 3º Muticom
(Foto: Ezilda Batista)


A coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, organizou um pacote para facilitar a participação de agentes paroquiais da Pascom e de outras pessoas no 3º Mutirão Estadual de Comunicação, que acontecerá de 24 a 26 de abril, na cidade de Caicó. 

O pacote, dividido em três parcelas, inclui inscrição no evento, hospedagem e transporte. Os interessados devem procurar a sala da Pascom, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. O 3º Muticom RN terá como tema: “A comunicação interpessoal na era digital” e contará com uma programação com palestras, oficinas e seminários. O tema principal será abordado através de uma palestra, na abertura do evento, proferida pelo Padre Manoel Filho, da equipe da Pascom, da Arquidiocese de Salvador (BA). No sábado, dia 25, serão oferecidas oito oficinas, como Gestão e Comunicação na Igreja, Leitura Crítica da Comunicação, Rádio e roteiro para programas, Comunicação Pessoal e Grupal, Pastoral da Comunicação, entre outras. No domingo, a programação constará de missa e de dois painéis.

O primeiro  Mutirão Estadual de Comunicação foi realizado no ano de 2010, em Natal, e o segundo aconteceu em 2012, em Mossoró.

Fonte: Arquidiocese de Natal

CNBB e OAB apresentam Manifesto em defesa da Democracia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram hoje, 25, o Manifesto em Defesa da Democracia. A cerimônia aconteceu na sede da CNBB, em Brasília, com a presença dos presidentes das respectivas entidades - o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Participaram do lançamento autoridades civis e políticas, sacerdotes, religiosos e representantes de entidades e organismos.

O Manifesto é uma iniciativa da Rede de instituições que compõem a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, para a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular e da defesa do Projeto de Lei (PL) 6316/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados.

A leitura do Manifesto foi realizada pelo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.  “Ao lançar este manifesto, fazemos votos de que o Congresso Nacional, enquanto representante da vontade do povo brasileiro, possa levar a bom termo a esperada reforma política, para o bem do nosso país”, disse dom Damasceno. Confira a íntegra do texto:

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Considerando as graves dificuldades político-sociais que afligem atualmente o País, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB –  e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – se veem no dever de vir a público expressar –  a exemplo do que já fizeram em ocasiões semelhantes anteriores – a convicção de que acima das divergências políticas, naturais numa República, estão a ordem constitucional e a normalidade democrática.

Aos três Poderes da República cabe relacionarem-se entre si, de maneira independente, porém harmônica e cooperativa, não se admitindo que dissensões menores ou interesses  particulares – de indivíduos ou de grupos - possam comprometer o exercício das atribuições constitucionais que a cada um deles compete exercer.

Submetidos que são tais Poderes ao primordial princípio democrático pelo qual “todo poder emana do povo e em seu favor deve ser exercido”, cumpre-nos lembrar que as decisões deles emanadas somente se legitimam se estiverem adequadas a esse princípio maior.

A inquestionável crise por que passam, no Brasil, as instituições da Democracia Representativa, especialmente o processo eleitoral, decorrente este de persistentes vícios e distorções, tem produzido efeitos gravemente danosos ao próprio sistema representativo, à legitimidade dos pleitos e à credibilidade dos mandatários eleitos para exercer a soberania popular.

Urge, portanto, para restaurar o prestígio de tais instituições, que se proceda, entre outras inadiáveis mudanças, à proibição de financiamento empresarial nos certames eleitorais, causa  dos principais e reincidentes escândalos que têm abalado a Nação, afastando-se, assim, a censurável influência do poder econômico do resultado das eleições, o que constitui uma prática inconstitucional, conforme os votos já proferidos pela maioria dos Excelentíssimos Senhores Ministros integrantes do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4650),  ora em andamento naquela egrégia Corte.

Em vista do exposto, as entidades abaixo firmadas entendem inadiável a aprovação nas Casas do Congresso Nacional de uma Reforma Política Democrática que estabeleça normas e procedimentos capazes de assegurar, de forma efetiva e sem influências indevidas, a liberdade das decisões do eleitor.

Com este Manifesto, a CNBB e a OAB, unidas a inumeráveis organizações e movimentos sociais integrantes da sociedade civil, conclamam o povo brasileiro a acompanhar ativamente a tramitação, no Congresso Nacional, das proposições que tratam da Reforma Política e a manter-se vigilante e atento aos acontecimentos políticos atuais para que não ocorra nenhum retrocesso em nossa Democracia, tão arduamente conquistada.

Para tanto, é necessário que todos os cidadãos colaborem no esforço comum de enfrentar os desafios, que só pode obter resultados válidos se forem respeitados os cânones constitucionais, sem que a Nação corra o risco de interromper a normalidade da vida democrática.

Por fim, reivindicam as entidades subscritoras que, cada vez mais, seja admitida e estimulada a participação popular nas decisões que dizem respeito à construção do futuro da Pátria, obra comum que não pode dispensar a cooperação de cada cidadão, de cada organização, dando-se, assim, plena eficácia ao conteúdo do artigo 14 da Constituição da República. 

Fonte: CNBB

CF 2015 é apresentada à imprensa potiguar

Na foto, da esquerda para a direita: Pe. Antônio Teixeira, pároco de Felipe Camarão; Pe. João Nascimento, coordenador arquidiocesano de Campanhas; Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo metropolitano de Natal; e o padre Francisco Lucas, coordenador do 4º zonal – 
FOTO: Luiza Gualberto



A Arquidiocese de Natal apresentou à imprensa potiguar, na manhã desta terça-feira (24), as ações da Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e sociedade” e lema “Eu vim para servir (Mc 10,45)”. Entre as atividades previstas, em nível de Arquidiocese, estão a missa de lançamento, na Escola Veríssimo de Melo, no bairro Felipe Camarão, em Natal, às 09h, além de sessão solene na Assembleia Legislativa, no dia 06 de março e na Câmara Municipal de Natal, no dia 17, ambas às 10h. Estiveram presentes na coletiva, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o coordenador arquidiocesano de Campanhas, o padre João Nascimento e os padres Francisco Lucas e Antônio Teixeira, coordenador do 4º zonal e pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Felipe Camarão, respectivamente, representando o local escolhido para a missa de abertura.

De acordo com o arcebispo, Dom Jaime, a proposta da CF 2015 é aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo com a sociedade. “A Igreja sempre esteve inserida na realidade social, dialogando o com o povo. A proposta deste ano nos chama a atenção para o aprofundamento das relações da Igreja com a sociedade. Podemos citar como exemplo, a iniciativa da reforma política, proposta pela CNBB”, destaca.

Segundo o padre João Nascimento, o bairro de Felipe Camarão foi o local escolhido para o lançamento da Campanha, em virtude do trabalho social que desenvolve junto ao povo. “Lá, a Igreja tem uma atuação significativa, principalmente no que diz respeito à promoção humana”, diz. Ainda de acordo com o sacerdote, desde o ano passado a Arquidiocese de Natal, em parceria com entidades da sociedade civil organizada, formaram uma equipe, no sentido de combater e propor um debate sobre as situações e problemas enfrentados pela sociedade atual. “Como a CF do ano passado tratou sobre a questão do tráfico humano, pensamos em unir forças para dialogar sobre as mazelas enfrentadas pelo povo na atualidade e intitulamos de “Rede pela vida”. Tivemos uma forte atuação durante a realização da Copa do Mundo, em Natal, no ano passado, e permanecemos com encontros periódicos, com o objetivo de buscar soluções para os problemas sociais”, pontua. Em nível nacional, a Campanha da Fraternidade foi lançada no último dia 18 de fevereiro, quando a Igreja viveu a celebração da quarta-feira de cinzas e início do período quaresmal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Grupo Juventude Shekinah completa 1 ano de vida!

Neste domingo, dia 22, dia da abertura da CF 2015 na paróquia de Nova Cruz, também foi motivo de alegria e agradecimento para o Grupo juventude Shekinah. Durante a missa celebrada no bairro o São Judas Tadeu, o coordenador do grupo Diogo Oliveira fez uma breve homenagem e agradecimento aos membros e apoiadores por um ano de criação e serviço do grupo. Juventude Shekinah e formado por uma grande quantidade de jovens, e a reunião acontece todos os sábados, no Salão paroquial do São Sebastião, ao lado do hospital municipal, a partir das 19h.




Paróquia realizou formação e abertura da CF 2015

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizou neste ultimo domingo, dia 22, formação e abertura da Campanha da Fraternidade 2015. Agentes de pastorais, serviços e movimentos, representantes de comunidades e irmandades compareceram ao primeiro momento de formação, que aconteceu na quadra do Colégio Nossa Senhora do Carmo, às 14h. 

A formação foi ministrada pela equipe responsável pela CF na arquidiocese de Natal. Tomando base sobre o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), foi falado da importância da participação das pastorais, serviços e movimentos no empenho de alcançar o objetivo proposto pela campanha, pela unidade da população para o combate da pobreza e das necessidades sociais. O destaque do encontro foi a grande participação da juventude do crisma e dos grupos de jovens. Pe. Francisco de Assis Inácio, pároco, não pôde comparecer e participar por motivos de saúde.

Após o momento de formação os participantes saíram em caminhada pelas ruas da cidade com a animação de ministério de música até o bairro de São Judas Tadeu, comunidade carente, onde aconteceu a missa de abertura da CF 2015. A missa foi celebrada pelo vigário paroquial Pe. pedro Cunha.

Veja as fotos da abertura:

























Fotos: Robervânio Heverton