sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dom Geraldo vai representar Papa na beatificação de irmã Dulce e Beatificação de João Paulo II terá entrada livre

Dom Geraldo Majella Agnelo

O cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo será o delegado papal na cerimônia de beatificação de Irmã Dulce. Ele representará o pontífice e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos na cerimônia, que acontece no dia 22 de maio, no Parque de Exposição, na Avenida Paralela, em Salvador, a partir das 14 horas. A comunicação que oficializou a data da cerimônia e deu a Dom Geraldo a função de representar o Vaticano foi recebida pela Arquidiocese de Salvador no final do mês passado.

Composta por padres, leigos e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce, a comissão começa a dar os primeiros passos para a realização da cerimônia. "Estamos providenciando para que tudo seja bonito e profundo. Não podemos perder a oportunidade de potencializar ainda mais o grande exemplo de vida deixado por Irmã. Dulce", explica padre Manoel Filho coordenador da comissão organizadora do evento, que também esteve a frente do evento de beatificação de Irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007.

A experiência adquirida na beatificação de Irmã Lindalva será aproveitada e em algumas situações foi ampliada. Uma central de atendimento foi montada para atender as caravanas e os responsáveis devem cadastrar os grupos para conhecer o esquema de distribuição de ingressos. A central funcionará de segunda a sexta, das 8 às 18 horas através do telefone 0800 284 52 84 e do e-mail cerimonial@irmadulce.org.br. Já os fiéis da Arquidiocese receberão nas paróquias os ingressos. A expectativa dos organizadores é reunir 60 mil pessoas entre autoridades civil, religiosas e leigos.


João Paulo II foi Papa durante mais de 25 anos,
entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005

Os fiéis e peregrinos que quiserem participar da cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, no dia 1º de maio próximo, poderão fazê-lo livremente, sem a necessidade de convite ou bilhete de ingresso. As entradas serão controladas para evitar problemas, mas não serão pedidos bilhetes nem tampouco convites.

Geralmente, as cerimônias presididas pelo Pontífice requerem um ingresso - ainda que ele seja gratuito - a fim de que as entradas possam ser mais controladas e para evitar os problemas decorrentes da afluência de multidões em espaços restritos.

Contudo, neste caso especial, a Santa Sé optou por tornar a entrada franca na Praça São Pedro para todos os fiéis e peregrinos que quiserem participar da cerimônia de beatificação. Logicamente, haverá controles no ingresso, com o objetivo de evitar confusões e para garantir a segurança de todos os presentes. Mas não será exigido qualquer bilhete ou convite.

O Vaticano espera a chegada a Roma de cerca de dois milhões de peregrinos e se prepara para os desafios logísticos decorrentes da chegada de todas essas pessoas.

Fonte: Canção Nova notícias

Em Nova Cruz catequese reúne coordenadores e Ministério para as Famílias realiza o seminário

As catequistas coordenadoras da catequese nas comunidades da paróquia de Nova Cruz, participarão de encontro no dia 13, a partir das 8 horas, no Centro Pastoral do Catolé. O objetivo é articular o inicio das aulas de catequese para as crianças da pré-eucaristia e primeira eucaristia, marcado para começar de 12 de março.
Desde o mês de janeiro que a pastoral da catequese está realizando sistematicamente os encontros de formação para as catequistas.

Catequista de Nova Cruz

Terá inicio na noite de sexta-feira, 11, o 4º Seminário de vida para casais, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. O evento se prolongará até o dia 13, quando terminará com missa às 15h30. Cerca de 80 casais de Nova Cruz participarão do seminário. O objetivo é evangelizar as famílias.

Casais membros do Ministério para as Famílias

Igreja das Américas discute Comunicação em reunião nos Estados Unidos



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi uma das sete Conferências Episcopais das Américas, além da Diretoria do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), que se reuniram em Baltimore, nos Estados Unidos, para discutir “a comunicação na vida da Igreja”. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, participou do encontro, sob a organização do Celam.

Segundo dom Dimas, Brasil, Canadá e Estados Unidos têm assento fixo na reunião, realizada anualmente. Outras quatro Conferências Episcopais são convidadas em sistema de rodízio. Desta vez, participaram as Conferências do Chile, Venezuela, Argentina e Panamá.

“Um dos pontos altos da reunião foi a partilha dos trabalhos feitos pelas Conferências a partir do tema proposto. Desta vez falamos sobre a Comunicação e a Comunhão na vida da Igreja”, disse o secretário geral da CNBB.

Segundo dom Dimas, os bispos falaram também sobre o uso das novas tecnologias na evangelização e deverão solicitar que o tema da Comunicação seja tratado no Sínodo de 2012, que discutirá a nova evangelização.

Outra proposta que nasceu na reunião foi a de sugerir à próxima Diretoria do Celam, a ser eleita este ano, que o Setor de Comunicação do Celam ganhe mais destaque. Além disso, foi pedido ao Celam que organizasse um curso de Comunicação para os bispos dos países de língua espanhola, a exemplo do que vai acontecer no Brasil, no próximo mês de julho.

Fonte: CNBB

Diácono de Natal participa de curso de missiologia

Diác. Haroldo Lima
Foto: José Bezerra

A Arquidiocese de Natal está presente no Curso de Extensão Universitária em Missiologia e Animação Pastoral, que se realiza desde domingo, dia 6, no Instituto Superior de Filosofia Berthier, em Brasília. É representada pelo Diác. Haroldo Lima, da coordenação de Pastoral da Arquidiocese. O curso tem três módulos de dez dias cada, ao longo de três anos. Este primeiro módulo, que vai até o dia 16 deste mês, tem o seguinte conteúdo: os Fundamentos Bíblicos da Missão, a Missão nas Diferentes Culturas e a Pedagogia do Anúncio Missionário.

O objetivo do curso é oferecer formação específica no campo da missão aos leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária.

Também é destinado, de modo especial, aos coordenadores e membros do Conselho Missionário Diocesano.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dom João se despede de Brasília


Dom João Braz de Aviz, recentemente nomeado novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, se despede da diocese de Brasília esta semana. No domingo (13), será celebrada a missa de despedida do arcebispo. A celebração será na Catedral Metropolitana de Brasília às 9h30, com a presença de todo o clero arquidiocesano. A missa contará com um coral de mil vozes, que se apresentou durante o XVI Congresso Eucarístico Nacional do ano passado.

Em seguida, o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada viajará para Roma e assume o Dicastério romano. O sucessor de Dom João na função de arcebispo de Brasília ainda não foi nomeado.

Transferido como Bispo de Ponta Grossa (PR) em 12 de agosto de 1998, foi nomeado a Arcebispo de Maringá em 17 de julho de 2002 e nomeado Arcebispo de Brasília em 28 de janeiro de 2004. Ele sucede no cargo o Cardeal Franc Rodé, que teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre ao atingir o limite de idade de 75 anos.

Show Deus Caminha Comigo



A missionária Salette Ferreira estará em Natal para lançar o seu mais novo CD, intitulado Deus Caminha Comigo, ministra de música e consagrada de vida da comunidade Canção Nova nasceu no dia 20 de maio, em Salvador-BA. Casada há seis anos com Marcelo Firmino, também consagrado de vida, mãe de Maria Luiza, de quatro anos e de Lucas, nove meses. Salette ministra a música católica brasileira em todo Brasil. Show com Salette Ferreira no dia 12/02 e Kairós com Pe. Paulinho e Salette no dia 13/02, no Ginásio Sagrada Família, em Natal.

Desde 1986 suas atividades são direcionadas a total doação à igreja. Conhecida por seu carisma, jeito simples e discreto, a missionária que já participou de movimentos da Renovação Carismática Católica e coordenou grupo de jovens, realizou também, a criação de um ministério de música em Salvador, onde é fundadora. Atualmente é pregadora da palavra de Deus em retiros e acampamentos, anima as quintas-feiras de adoração na Canção Nova, realiza eventos em várias partes do Brasil e apresenta na TV Canção Nova, o programa “O amor vencerá”, na ausência da apresentadora oficial Luzia Santiago.

Fonte: blog canção nova

Bento XVI divulga mensagem para o 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações



Queridos irmãos e irmãs!

O 48.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no dia 15 de Maio de 2011, IV Domingo de Páscoa, convida-nos a refletir sobre o tema: «Propor as vocações na Igreja local». Há sessenta anos, o Venerável Papa Pio XII instituiu a Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais. Depois, em muitas dioceses, foram fundadas pelos Bispos obras semelhantes, animadas por sacerdotes e leigos, correspondendo ao convite do Bom Pastor, quando, «ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão por elas, por andarem fatigadas e abatidas como ovelhas sem pastor» e disse: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe» (Mt 9, 36-38).


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Seminário para casais começa dia 11

O Ministério para as famílias da Renovação Carismática de Nova Cruz promoverá o 4º Seminário de vida para casais, nos dia 11,12 e 13 deste mês, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. A abertura do seminário será na sexta-feira, dia 11, às 19h30.

Cerca de 80 casais participarão do seminário cujo objetivo é evangelizar as famílias católicas. A programação constará de palestra, adoração ao Santíssimo, louvor, oração e missa. Serão três dias de muito aprofundamento sobre o tema do seminário: Casamento a prova de fogo.

Alguns dos casais que participaram do seminário em 2010

PJ reza missa por Mons. Penha


Integrantes da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Natal mandam celebrar missa de 30 dias pela alma do Mons. João Penha Filho, dia 17, às 19h30, na capela do Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim. A celebração será presidida pelo Pe. Mário Gomes.

O Mons. Penha foi o coordenador da Pastoral da Juventude durante vários anos.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Comissão de Bioética discute “fecundação assistida” e “questões de fronteiras em bioética”


A Comissão de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na sede da Conferência para discutir os temas “fecundação assistida” e “questões de fronteiras em bioética”. Além desses temas, os participantes do encontro [médicos, juristas, biólogos, bioeticistas e teólogos] também falaram sobre o 2º Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família, que acontecerá em Brasília, de 28 a 30 de outubro deste ano.

O objetivo da reunião, segundo o coordenador da Comissão, padre Luiz Antônio Bento, foi debater encaminhamentos e subsidiar a CNBB sobre os temas de bioética.

A Comissão

É um grupo interdisciplinar de profissionais, sem fins lucrativos, de reconhecida qualidade humana e acadêmica, conhecedores dos grandes questionamentos dos avanços biomédicos atuais, relacionados com as ciências da vida, da saúde e humanas. Cabe a esses profissionais oferecerem seus conhecimentos à luz da ciência e da fé e, iluminados pelo Magistério da Igreja, têm missão de apoiar o episcopado brasileiro no serviço evangelizador do Povo de Deus, acerca do valor e dignidade da vida humana e para a construção de uma cultura da vida.

Fonte: CNBB

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Arquidiocese publica calendário de atividades

Capa do Calendário
Arte: Altemar Solon

A coordenação Arquidiocesana de Pastoral, da Arquidiocese de Natal, publicou o calendário das atividades para 2011. “Todo nosso esforço deve priorizar os quatro programas decididos e aprovados em assembleia: Animação Missionária, Setorização, Formação e Pastoral dos Santuários e lugares de peregrinações”, conclama Dom Matias Patrício de Macêdo, na apresentação do calendário.

Os padres, diáconos, coordenadores arquidiocesanos de pastorais e os articuladores paroquiais receberão um livreto cada. Quem quiser mais, pode adquirir ao preço unitário de R$ 2,00.

Nele, estão definidas as datas dos encontros das Regiões Pastorais, curso do clero (15 a 17 de fevereiro), e os encontros do clero específicos para os padres e diáconos (dias 19 de maio e 15 de setembro), em Emaús, além de outras datas, como a missa dos Santos Óleos, dia 21 de abril, às 9 horas, na catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, e os encontros dos zonais. Neste ano, o dia 16 de cada mês será dedicado ao “dia de oração pela beatificação do Pe. João Maria”.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Equipe avaliou a festa de São Sebastião

A paróquia de Nova Cruz reuniu membros da equipe da festa de São Sebastião para um momento de avaliação da festa realizada em janeiro deste ano. Estiveram presentes o Padres Edilson Nobre e Janilson Francisco, o seminarista Shirleno Sharlisson, as Irmã Aparecida e Lúcia, o secretário de obras Gelson Vitor, representando a prefeitura, os casais coordenadores da festa e demais pessoas que fizeram parte das equipes que foram formada para atuarem durante os festejos.

Na ocasião foram avaliada a festa em todos os aspectos, como religioso, sócio-cultural, organização e coordenação. No aspecto religioso todos avaliaram como excelente, em tudo em que foi preparado, organizado e planejado, todas as equipes atuaram muito bem na programação religiosa, a igreja estava sempre lotada nos horários das missas e as caminhadas como sempre teve boa participação dos fiéis.

Na parte sócio-cultural, foi muito boa a participação das familias que vieram prestigiar e se confraternizar em um ambiente muito agradável e familiar durante as noites de funcionamento da quermesse.

"Este ano a festa foi muito uma das melhores, disse Pe. Edilson, eu não via festa de São Sebastião somente dia 20, mas durante todo o novenário", todas as equipes estão de parabéns pelo empenho e dedicação, frisou o padre.


A equipe fez o momento de avaliação no Centro Pastoral do Catolé e lá mesmo aconteceu o momento de confraternização para os que fizeram da festa de São Sebastião um grande sucesso e uma boa festa em homenagem ao padroeiro do bairro mais populoso de Nova Cruz.

Movimentos protestam contra a Usina Belo Monte



Centenas de indígenas, ribeirinhos, ameaçados e atingidos por barragens, lideranças e movimentos sociais da Bacia do Xingu e de outros rios amazônicos farão, nesta terça-feira, 8, em Brasília (DF), uma manifestação contra o Complexo Belo Monte e outras mega-hidrelétricas destrutivas na região. Os manifestantes exigem que o governo rediscuta a política energética brasileira, abrindo um espaço democrático para a participação da sociedade civil nos processos de tomada de decisão.

A concentração para o ato de protesto começou às 9hs, em frente ao Congresso Nacional. Após o protesto, uma delegação do movimento entregará à Presidência da República uma agenda de reivindicações e as petições contra Belo Monte.

O ato é organizado pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Instituto Socioambiental (ISA).

Fonte: CNBB

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Assinante do jornal A Ordem ganha camiseta

O casal Milton e Cristiane foram os ganhadores da camiseta do jornal A Ordem, o jornal da Arquidiocese de Natal. O sorteio ocorreu no final da missa, à noite, na Igreja Matriz, no dia 6. O Pe. Janilson Francisco presidiu a missa e fez o sorteio, aproveitando o momento para falar um pouco sobre o jornal.

A camiseta é um brinde da pascom para os assinantes do jornal A Ordem que renovaram as assinaturas no mês de janeiro. O casal Milton e Cristiane estavam na Igreja no momento do sorteio e logo receberam a camiseta.

Pe. Janilson apresentou o jornal e a camiseta antes do sorteio,
depois entregou ao casal

Na ocasião o Pe. Janilson falou sobre a ida do coroinha Elias Gabriel para a Congregação Oblatos de Maria Imaculada. Elias viajou na madrugada desta segunda-feira, dia 7, para Recife/PE, de lá vai para Belém/PA fazer uma experiência vocacional.


Catequista participaram de formação

A Paróquia de Nova Cruz realizou momento de formação para as nova catequistas. O encontro aconteceu na manhã de domingo, 6, no Centro Pastoral do Catolé e contou a assesoria dos membros equipe de coordenação da catequese. O objetivo foi capacitar os catequistas para atuarem com mais qualidade e dinamismo nas reuniões com as crianças de pré-eucaristia e primeira eucaristia.

No próximo domingo, dia 13, reunirá os catequistas coordenadores da catequese nas comunidades e bairros da cidade. No mês de março terá inicio as reuniões de catequese para as crianças que vão se preparar para a primeira eucaristia.



domingo, 6 de fevereiro de 2011

7º Mutirão Brasileiro de Comunicação apresenta página na internet


Acontecerá no período de 17 a 22 de julho deste ano o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação.
A equipe lançou o site oficial : o Blog Muticom Rio 2011 (www.muticomrio2011.blogspot.com)
Não deixem de visitá-lo e espalhem essa grande novidade!

Lá você vai encontrar todas as informações sobre o mutirão. Acesse e vamos participar!