sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dom Jaime empossorá novo Pároco de Nova Cruz


 Dom Jaime Vieira

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, vai acolher o novo Pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, dia 6 de agosto. A missa de posse acontecerá às 19 horas na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Jailme Viera Rocha, concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Janilson Macêdo. O Pe. Francisco de Assis deixa a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco/RN.

Pe. Francisco de Assis

No sábado, dia 21, acontecerá uma reunião com os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços para prepara a missa de posse do novo pároco. A reunião será dirigida pelo Pe. Janilson Macêdo.  Desde o dia 8 de julho, data da saída do Pe. Edilson Nobre, a Paróquia de Nova Cruz vem sendo administrada pelo vigário paroquial, Pe. Janilson Macêdo.


Paróquia de São José do Mipibu festeja padroeiros




Santana e São Joaquim são homenageados pela comunidade de São José do Mipibu, no período de 15 a 26 deste mês. Diariamente, às 5h, há caminhada penitencial e missa; das 9 às 11 horas, atendimento de confissões, e, às 19 horas, há celebração de novena, com a participação de padres e diáconos convidados.

No mesmo período acontece a programação sócio-cultural, com o funcionamento de quermesse, à noite, após as novenas, na Praça Desembargador Celso Sales. Domingo, 22, a partir das 6h30, acontece passeio ciclístico, saindo da Igreja Matriz. Ainda, domingo, a partir das 8 horas, é realizada a Cavalgada de Santana e São Joaquim, percorrendo o caminho da Fazenda Lagoa do Fumo para a Granja Niterói. No dia 25, na Praça Desembargador Celso Sales, haverá “Ação Cidadania e Saúde”, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social.

A programação de encerramento, no dia 26, será intensa, começando às 5 horas, com alvorada; às 8h30, haverá missa para os avós; às 10h, celebração do batismo; às 11 h, adoração ao Santíssimo Sacramento; às 12h, bênção do Santíssimo; às 16 h, procissão com as imagens do padroeiro, seguida de solene concelebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Foto: Igreja Matriz de Santana e São Joaquim
Crédito: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal

Profissionalismo e testemunho da fé: temas da abertura do encontro da Pascom


 

Apesar do clima frio da cidade de Aparecida (SP), o calor dos participantes aqueceu a abertura do 3º Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta quinta, 19 de julho, até o próximo domingo, mais de 600 agentes da Pascom de todo o país participam deste encontro no Santuário Nacional para o aprendizado e a troca de experiência.


A solenidade de abertura contou com a presença de dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a comunicação no Regional Sul 1; os dois assessores da Comissão, Ir. Élide Fogolari e Padre Clóvis Andrade; e os missionários redentoristas padres César Moreira e Evaldo César, representando o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, respectivamente.

“Nós devemos crescer enquanto comunicadores cristãos” – destacou dom Dimas. “Devemos estar a serviço da Boa Nova e quebrar as barreiras, como a dificuldade de transmitir a fé às novas gerações, de modo que a nova linguagem seja fecundante do amor do Evangelho”. Também durante a solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca oficial da Pascom Brasil.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vamos votar e eleger o blog da Pascom



Participe da Maior Eleição de Blogs do Brasil e vote no Blog da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz. Na edição do Prêmio em 2011, o blog ficou entre os 100 melhores blogs do Brasil, na categoria Religião. o que você tá esperando! Vote agora! basta clicar na imagem VOTE AQUI! e confirmar no seu e-mail. 

Começa o Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida



   
“Identidade e missão” é o tema do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), promovido pela CNBB. O evento, que será aberto na noite desta quinta-feira, 19 de julho, vai ocorrer nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), até o próximo domingo.

A extensa programação contempla uma variedade de conteúdos em vista da formação dos agentes da Pascom de todo o país. “Queremos atender as necessidades básicas das pessoas que estão trabalhando no dia a dia em suas dioceses, paróquias e regionais. Sabemos de dioceses que estão enviando quatro, cinco pessoas, e que vão participar cada uma de um seminário”, relata a Ir. Élide Fogolari, Assessora da Comissão Episcopal de Comunicação, que organiza o evento que deve reunir cerca de 600 participantes.

O primeiro encontro nacional da Pascom foi em 2008, reunindo apenas 140 participantes. O segundo, em 2010, reuniu 400 agentes. “Este crescimento no número de participantes mostra como trata-se de um evento importante para a Igreja no Brasil”, completa Élide. “Profissionais ou não, estes agentes tem o carisma da comunicação, é algo nato. Fazem um trabalho brilhante, que pode crescer ainda mais”. 

Durante a abertura do evento, haverá o lançamento oficial da logo da pastoral, que foi construída após um concurso que teve a participação dos agentes de todo o país. A conferência de abertura, com o tema “Comunicação e Informação: Igreja e sociedade” será proferida pelo professor Carlos Alberto Di Franco, da Universidade de Navarro.

“A temática desta palestra de abertura tem como objetivo mostrar que a Igreja também é uma fonte de informação”, explica irmã Élide, que recorda que Di Franco é um conhecedor de todo o processo da comunicação da Igreja no Brasil, e que pode ajudar os agentes da Pascom sobre a necessidade de trabalhar com qualidade e profissionalismo a informação na Igreja. “Nós, na Igreja, temos trabalhos maravilhosos, projetos valiosos, e nem sempre trabalhamos a informação de forma profissional. Mas quem é comunicador da Igreja não é só um profissional, mas é um comunicador de Cristo, e portanto, está exercendo uma missão”, concluiu a assessora.

Fonte: CNBB

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nova Cruz participará da Caminhada Bote Fé



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz a Pastoral da Juventude levará jovens para participar da Caminhada Bote Fé na vida Natal, dia 22, em Natal. O evento marcará a cotagem regressiva de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, marcada para os dias 23 a 28 de julho de 2013.

A coordenação paroquial da PJ está disponibilizando transporte para os jovens que desejarem participar da Caminhada. A passagem custa R$ 20,00 (ida/volta). As passagens estão a venda com Karla Priscila (9175-8678).

A programação da Caminhada terá inicio às 13h, na Catedral Metropolitana de Natal, com missas, shows, trio elétrico, palco no largo Dom Bosco. 

A iniciativa do “Bote Fé na Vida” é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ.

Comunidade festejou Nossa Senhora do Carmo


A comunidade Nova Descoberta da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Caiçara e Logradouro/PB, festejaram a padroeira Nossa Senhora do Carmo. Os festejos tiveram inicio dia 7 e terminaram dia 16. No encerramento aconteceu procissão seguido de missa presidida pelo Pe. Germano Alves Florencio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Fieis paroquianos de Nova Cruz participaram do encerramento da festa que teve a animação do ministério de música da Renovação Carismática da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. 




Agentes da Pastoral da Comunicação participam de retiro


agentes da Pascom de Nova Cruz, por ocasião do retiro, realizado em 2011

Agentes da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de retiro, domingo, 22, a partir das 8 horas, na capela Sagrada Família. Na primeira parte do retiro, a Irmã Maria Gilvanete Santos, FDC, fará uma reflexão sobre a mística da comunicação. Na segunda, o coordenador da Renovação Carismática, Josinaldo dos Santos, conduze momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Ainda, no próximo domingo domingo, a partir das 8 horas, no salão do Encontro de Casais com Cristo - ECC, Ministros da Comunhão Eucaristia participam de formação, sob a orientação do vigário paroquial, Padre Janilson Macêdo.

No segundo semestre, a Paróquia promoverá encontro de formação para novos Ministros, que serão instituídos durante a festa da padroeira, no mês de dezembro.



Santana do Matos festeja padroeira



Igreja Matriz de Santana do Matos
Foto: cedida


A Comunidade de Santana do Matos festeja a padroeira, Santana, no período de 16 a 20 deste mês. Diariamente, às 5h, há caminhada penitencial e missa; às 11h, reza do Ofício de Nossa Senhora; e, às 19 horas, celebração de novena. A cada noite, a pregação é feita por um padre da Arquidiocese de Natal ou da Diocese de Caicó. No dia 25, o pregador será o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

A programação sócio-cultural é desenvolvida no período de 15 a 25, com cavalgada, escolha de miss mirim e da rainha do vaqueiro, festival de quadrilhas, jantar de Santana, entre outras atividades. No dia 25, às 21 horas, no Espaço do Forró, acontecerá show com o Padre Antônio Maria.

No dia 26, a programação de encerramento iniciará às 5 horas, com alvorada: às 9 h, missa solene, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 12h, pipocaço; às 16h, procissão, seguida de missa, presidida pelo vigário geral, Padre Edilson Soares Nobre.

Em preparação para a festa, aconteceu peregrinação com a imagem de Santana pelas comunidades que formam a paróquia, no período de 23 de junho a 15 de julho. Neste ano, a festa tem como tema: “Santana em estado permanente de missão”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral da Saúde realizou missa aos enfermos




A Pastoral da Saúde, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, coordenou a missa dirigida aos enfermos, dia 14 último, na Igreja de São Sebastião, presidida pelo vigário paroquial, Padre Janilson Macêdo. Na ocasião, houve a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. O desejo da Pastoral é que, a partir de agora, anualmente, sempre no dia de São Camilo de Léllis, 14 de julho, seja celebrada missa para os enfermos.







Semana Missionária: uma novidade da JMJ 2013






Nós somos um país extremamente missionário, onde os jovens cada vez mais se destacam pelo seu discipulado', disse padre Sávio


A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Brasil de 23 a 28 de julho de 2013, traz novidades para os participantes. Uma semana antes do evento, jovens de todo o país e também os do exterior poderão vivenciar uma semana preparatória baseada no tripé espiritualidade: solidariedade, missionária e cultura. Trata-se da Semana Missionária, que será realizada daqui a um ano, de 17 a 20 de julho de 2013. 


Esta é a primeira vez, em toda a história da Jornada, que o evento contará com uma Semana Missionária. O assessor nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, explicou que foi feito um pedido oficial ao Pontifício Conselho para os Leigos, que são os responsáveis pelas Jornadas Mundiais da Juventude, para que o período antes chamado de “Dias nas Dioceses” pudesse ser, no Brasil, a Semana.

O caráter missionário desses últimos dias antes da Jornada tem sua origem, segundo o padre, numa característica própria do povo da América Latina: a missionareidade. Além disso, a iniciativa teve motivações no Documento de Aparecida, no Documento 85, que se refere à evangelização da juventude, e na realidade que se vive no Brasil.

“Nós somos um país extremamente missionário, onde os jovens cada vez mais se destacam pelo seu discipulado, por essa vontade de querer evangelizar. Nada melhor, então, do que envolver toda a Igreja no Brasil, não só os jovens, mas todas as nossas forças eclesiais dentro de uma Semana Missionária que é algo que nós já fazemos corriqueiramente”, salienta o assessor.

O padre informou ainda que a proposta foi plenamente aceita pelo Pontifício Conselho para os Leigos e já sinalizou que a novidade, grande diferencial da Jornada no Brasil, pode se estender para as próximas edições do evento. 

“Se tudo der certo aqui no Brasil, como anda tudo caminhando muito bem, é um legado que a Igreja no Brasil, que a nossa Jornada deixa para o mundo inteiro, para que nas próximas edições da JMJ possa acontecer também uma Semana Missionária”, esclarece padre Carlos Sávio.

Fonte: noticia Cançao Nova

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação já tem cartaz



A equipe de coordenação do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação acaba de lançar o cartaz do evento, que será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. A logomarca do Muticom foi criada pelo design natalense Altemar Solon. Já, o cartaz, pela Empresa de Publicidade Noz Comunicação, parceira do Encontro. Em breve, o cartaz estará disponível para download e impressão, no site www.muticom.com.br , que ainda está em construção, sob a responsabilidade da empresa Minha Paróquia, também parceira do Mutirão. Trata-se de uma empresa paulista, que trabalha na produção e atualização de sites, especialmente no ramo católico.

O 8º Muticom terá como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. A programação constará de seminários, grupos de trabalho e atividades culturais.

Ainda, como parte de preparação, a coordenação abriu inscrições para o concurso que escolherá o hino do evento. Compositores e intérpretes podem enviar composições, até o dia 30 de agosto deste ano. O regulamento encontra-se disponível no site www.muticom.com.br .

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vigário Paroquial de Nova Cruz deixa mensagem de acolhida ao novo Pároco



Antes de viajar, para o Retiro do Clero, o Vigário Paróquial, Padre Janilson Macêdo, deixou uma mensagem de acolhida ao novo Pároco de Nova Cruz. 

Ao Revmº Sr. Padre Francisco de Assis Inácio, nosso mais novo hóspede e fraterno amigo, não poderíamos deixar de manifestar os nossos sinceros votos de boas vindas. Nossa comunidade paroquial se regozija de alegria e esperança em acolhê-lo. Como o Profeta Isaías, em seu capítulo 6, versículo 8, disse: [Então ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei e quem irá por nós?” E eu disse: “ Eis-me aqui, envia-me!”]. 

Sem medos ou receios e atendendo mais uma vez a voz de Deus, que outrora o chamou para o Ministério Sacerdotal, respondeu sem hesitar: Eis-me aqui, envia-me! E hoje já faz parte da vida todo povo de Nova Cruz. Sinta-se também acolhido e amado por todos nós, conte com nossas orações e principalmente com a amizade de todos os devotos e filhos da Imaculada Conceição. As portas de nossas casas estão abertas para o senhor.
Deus lhe Abençoe!

Pe. Janilson Francisco de Macêdo
Vigário Paroquial

Nova Cruz já tem novo Pároco




Depois de uma semana a espera do nome do Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a Arquidiocese de Natal acaba de divulgar a relação dos padre que foram transferidos. É o Pe. Francisco de Assis Inácio , que deixa a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Taipu, e assumirá a função de pároco de Nova Cruz.

A data da posse ainda será marcada, pois depende da agenda do Arcebispo Dom Jaime. A partir de hoje, dia 16, todos os padres da Arquidiocese de Natal estarão em Retiro, em Fortaleceza-CE.


Fonte foto: Arquidiocese de Natal e coracaosagradodepb.blogspot.com.br

Arcebispo divulga lista com transferências de padres



Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal
 Foto: Cacilda Medeiros


Antes de viajar, nesta segunda-feira, a Fortaleza (CE), para o retiro com o clero, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, divulgou uma lista com 14 transferências de funções, de sacerdotes:

. Pe. Francisco de Assis Inácio deixa a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Taipu, e assumirá a função de pároco, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz.

. Pe. Helenildo Marques de Morais, deixa de ser vigário paroquial da Catedral para ser administrador paroquial de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu.

. Pe. Paulo Henrique da Silva sai da Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, e assumirá a capelania do Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, Natal.

. Pe. Valdir Cândido de Morais, recém-chegado de Roma, onde concluiu mestrado na área da família, será pároco da Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu.

. Pe. Orcenival Maria de Oliveira, deixa a função de vigário paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha, para ser pároco da Paróquia de Santana, no Soledade 2, Natal.

. Pe. Luiz Paulo da Silva, até então, vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, assumirá as funções de vigário paroquial de Goianinha e responsável pela Área Pastoral de Tibau do Sul, que será criada.

. Pe. Joaquim Ataíde de Araújo sairá da Paróquia de Santana, no Soledade 2, e será pároco da Paróquia de São João Batista, em Arez.

. Pe. Raimundo Renato da Rocha Ciríaco deixará Arez e assumirá a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim.

. Pe. Rogério Ferreira Barros, até então administrador da Paróquia de São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino, foi nomeado vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim.

. Pe. Antônio José do Vale, que é administrador da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Afonso Bezerra, assumirá, provisoriamente, a administração da Paróquia de São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino.

. Pe. Cidinei Firmino da Silva deixa a função de vigário paroquial de Ceará-Mirim e passa a ser vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba.

. Pe. Valberto Messias da Cruz sai da Paróquia de São João Batista, de Pendências, e será paróco da Paróquia de São Gonçalo do Amarante.

. Pe. Jailton da Silva Soares, que era diretor espiritual do Seminário de São Pedro, será o novo pároco da Paróquia de São João Batista, em Pendências.

. Pe. Newton Coelho de Oliveira, responsável pela turma do Propedêutico, do Seminário de São Pedro, assumirá também as funções de diretor espiritual do Seminário e capelão da Escola Nossa Senhora de Fátima, no Tirol.

. Pe. Manoel Henrique de Paiva continua como vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, e será responsável pela futura Área Pastoral da Cidade das Nações, também em Parnamirim.

Fonte: Arquidiocese de Natal