sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Oração e fé com qualidades!


29º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Lc 18,1-8

                                                                                                   Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ´Faze-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: “Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!” E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?”


Dentro dos conformes das aspirações de Lucas, o evangelho deste domingo narra mais uma dessas parábolas provocantes: A história da oração insistente da viúva. Trata-se de uma senhora viúva que se empenha em resolver um determinado problema, junto a um juiz de uma determinada comarca, pouco interessado em resolver os problemas, sobretudo, quando dizem respeito aos pobres. Porém, no fim lhe faz justiça, não por virtude e amparo à justiça, mas por estar exausto da insistência e persistência da viúva.
Embora, saibamos que Deus nos quer bem, e que nos atende quando o suplicamos, mesmo assim nos ficam, dependendo das circunstâncias, insatisfações, só porquanto a solução não chegou de imediato.  A questão é quanto ao limite de tempo: quando queremos, tem que ser pra já! Somos imediatistas! Segundo o próprio Jesus, devemos nos encorajar a teimar com Deus. O artifício para alcançarmos tal objetivo, poderá ser encontrado em Mt 21,22: “E tudo o que vocês na oração pedirem com fé, vocês receberão”; e ainda em Lc 11,9-11: “Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem”.
Como ouvintes cristãos, não podemos deixar passar de maneira despercebidas dois elementos:
1º - A finalidade da parábola:
“Exortação aos discípulos, para que perseverem na oração. Deus não abandona os que ele escolheu; é ele quem os socorre e defende”. A oração garante o testemunho de toda a comunidade eclesial de fé.
2º - O que é preciso para compreender a parábola?
O cap. 17 (domingo passado) oferece as coordenadas necessárias para se poder compreender perfeitamente esta parábola: por causa da perseguição em razão da fé, é preciso rezar sempre para “não cair no poder da tentação”, nem desanimar. É preciso rezar sempre para manter vivo o testemunho”. E isto o façamos partilhando a esperança, o que aliás, exige também a partilha da fé. Simplesmente, nós cristãos devemos nos convencer de que, quando prezamos pela fé, terminamos tendo uma responsabilidade maior.
É Lucas o evangelista que, intencionalmente, nos oferece mais uma outra interpretação do texto, quando nos apresenta Jesus recomendando um verdadeiro tirocínio, uma constante batalha. Faça-nos pedir ao Pai, por Jesus Cristo, ó Espírito Santo, um acrescentamento de fé, esperança e caridade. Mas atenção: Não façamos de coração fechado, mesquinho, pensando apenas em nós, mas pensando em todo e qualquer filho e filha de Deus.
Ainda descobrimos no texto uma grande intuição: “Jesus ensinou a rezar pela vinda do Reino; mas quando esta vinda se completar, na parusia (segunda vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos) do Filho do Homem, encontrar-se-á ainda fé na terra?”. Por isso, até lá, é tempo de oração. De certo modo, isto é típico do comportamento cristão. Devemos reconhecer a carência em que vivemos e assumi-la na oração persistente. Como é difícil os cristãos mudarem de mentalidade, mantendo-se firmes, enquanto o mundo inimigo não faz por menos! Rezavam: “Venha o teu Reino!” (Lc 11,20. Por outro lado, ao invés de estremecer de aflição, estremeçamos de alegria, vendo a ressonância da graça de Deus agir nos que a buscam: “Não nos deixe cair em tentação” (11,2). Por isso, Lucas pergunta: se continuar assim, não terão todos caído quando o Filho do Homem vier? Talvez isso seja uma advertência pedagógica, para insistir na necessidade de guardar a fé até que venha o Filho do Homem (1 Pd 3,9).  Ajude-nos, ó Pai, pela fé, a sermos filhos no Filho!
Conclusões:
- Cuidado para não atribuirmos um significado simbólico a cada elemento da parábola;
- “O que Jesus quer sublinhar nesta parábola é o fato de que, às vezes, o Senhor parece não querer nos atender: permanece em silêncio e demora a fazer justiça”: Parecer, não é mesmo que uma afirmação...!;
- Se o juiz malvado acabou por atender a insistente viúva, quanto a Deus, não há como duvidar da sua atenção diante das nossas súplicas;
- Aceitemos uma verdade: precisamos controlar a nossa própria impaciência, caso contrário, poderá significar uma fé negligente (e a parábola do trigo e do joio?): A nossa pressa poder desembocar em alguns desastres;
- Não alimentemos dúvidas: “Deus é paciente e os respeita, como respeita os ciclos das plantas. Ele escuta as nossas súplicas, é sensível aos nossos gritos de socorro, mas nos faz esperar, pois ama todos os homens e espera que cada um lhe abra espontaneamente o próprio coração”.
- Por fim: “Rezar sempre”. Rezar, meus queridos irmãos e irmãs, significa não assumir nenhuma decisão descartando Deus, nunca!  




Pe. Francisco de Assis Inácio
Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz – RN














quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pastoral do Menor de Nova Cruz recebe doações de brinquedos para crianças



A Pastoral do Menor da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz recebeu alunos e servidores do IFRN Câmpus Nova Cruz e membros da Maçonaria para a entrega de brinquedos arrecadados durante a primeira campanha do projeto Agreste Solidário. A entrega foi realizada na Pastoral do Menor para crianças entre 5 a 14 anos de idade, moradoras do bairro Planalto e circunvizinhanças, localizado na cidade de Nova Cruz. A entrega contou com o apoio da Sr.ª Lurdete, entre outros professores, funcionários e voluntários da Pastoral do Menor que ajudaram na realização do lanche e acompanharam a distribuição dos presentes. Além disso, o projeto também doou brinquedos para a sede da Pastoral do Menor, para compor a brinquedoteca da Pastoral.







Fonte: IFRN Campus Nova Cruz


VEJA MAIS FOTOS AQUI

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Festa da Mãe Peregrina em Nova Cruz acontecerá até dia 18


Teve inicio nesta terça-feira, 15, a Festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.  A programação teve às 19 horas, com missa, presidida pelo vigário paroquial, Padre Pedro Cunha, seguido de quermesse com funcionamento de barracas e musica ao vivo. 

Os festejos seguem até o dia 18, com celebrações às 19h30, seguida de quermesse. O encerramento será no dia 18, às 18h30, com procissão e missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio. Na ocasião, os integrantes do Movimento da Mãe Peregrina farão a consagração a Nossa Senhora.

























CNBB lança álbum com imagens da peregrinação da cruz da JMJ 2013


Pe. Carlos Sávio, assessor do Setor Juventude, da CNBB, segurando o Álbum.
Foto: Cacilda Medeiros

As edições CNBB lançaram um álbum com imagens da peregrinação da cruz da JMJ 2013 e do ícone de Nossa Senhora, que percorreram o Brasil, em preparação à Jornada Mundial da Juventude, ocorrida em julho deste ano, no Rio de Janeiro. O exemplar, com 112 páginas, custa R$ 60,00. Nesta semana, o álbum estará à venda na livraria da Paróquia da Catedral, em Natal, e na feira de comunicação do 8º Muticom, no campus da UFRN. Há várias fotos do Papa Francisco, com os jovens e dos momentos em que esteve nos diversos locais em que ocorreram atividades da JMJ 2013.

A cruz e ícone de Nossa Senhora estiveram na Arquidiocese de Natal, em fevereiro do ano passado, no evento chamado Bote Fé. Na ocasião, foi feita a gravação do DVD com músicas de cantores católicos e o hino da Jornada.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Festa da Mãe Peregrina começa nesta terça-feira


 A programação da Festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto em Nova Cruz. A festa terá inicio com missa às 19 horas, presidida pelo Pe. Pedro Cunha, vigário paroquial, seguido do hasteamento da bandeira e quermesse com barracas e atração musical. 

A festa no bairro Planalto prossegue até dia 18 com vasta programação. Todas as noites com missa, quermesse, atração musical. No dia 19 será realizado festival de prêmios. 




Fotos da festa realizado em 2012

domingo, 13 de outubro de 2013

Pároco apresenta programação religiosa da festa da padroeira 2013


O Pároco de Nova Cruz, Padre Francisco de Assis, reuniu membros das pastorais, movimentos, serviços, irmandades e religiosas da Paróquia da Imaculada Conceição para apresentar a programação religiosa da Festa da Padroeira 2013. Pe. Assis falou sobre a programação novena da festa, sobre os padres que foram convidados e da criação de uma comissão organizadora da festa. Como todos os anos a festa acontecerá logo após a peregrinação da imagem centenária que começará a peregrinar dia primeiro de novembro. Este ano a imagem peregrinará pelos bairros da cidade. 

A festa da padroeira da paróquia de Nova Cruz acontecerá no período de 29 de novembro a 8 de dezembro. Caminhadas penitenciais, reza do oficio, novena, pregação, quermesse, adoração ao Santíssimo Sacramento fazem parte da programação. O Pe. Assis marcará outra reunião para tratar da programação social da festa. 



Um primeiro modelo da camiseta da festa foi apresentado

Pároco de Nova Cruz participa de inauguração da agencia do INSS


O Padre Francisco de Assis, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participou da  solenidade de entrega da Agência da Previdência Social na cidade de Nova Cruz. Na ocasião o Pe. Assis fez o momento da benção da Agência que começará a atender a partir desta segunda-feira, 14 de outubro, normalmente com os atendimentos inerentes à Previdência Social. A nova agência do INSS do Agreste funciona na rua Padre Normando Pignataro, bairro Frei Damião, por traz do CAIC.






 Fotos: Blogs de Nova Cruz

Paróquia de Nova Cruz comemora Dia da Crianças


O dia das Crianças foi comemorado pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz através da Pastoral da Família. A comemoração foi realizado na comunidade Santa Luzia com muita brincadeira, lanche, entrega de cerca de 200 brinquedos, sorteio de uma bicicleta, lancheiras para criançada e palesta com Tenente Santo através do Projeto Guardião Comunitário do 8º BPM. A atividade teve a presença dos casais da Pastoral da Família e alunos acadêmicos/universitários que fizeram uma tarde bastante alegre para as crianças. 







Guardião Comunitário - Projeto do 8º BPM